Saiba como vão ser os primeiros episódios de “Belmonte”

Episódio 3

Após a revelação de Sofia, o ambiente é tenso. José revolta-se e insulta Sofia. João tenta acalmar o irmão, mas este está fora de si e coloca Sofia em causa, questionando a veracidade de toda a história acerca dela e de Paula. O Padre Artur intervém e pede para que se respeite a privacidade da família, fazendo com que todos abandonem a igreja. Pela primeira vez, Paula tem conhecimento de que Julieta é noiva de João e fica em choque. Também Sofia toma conhecimento da existência de Lucas. Emílio nunca lhe contara que tinha adotado um quinto rapaz, depois da morte de Clarisse.

Nessa noite, em casa dos Belmonte, Mário dá a conhecer a distribuição da herança fazendo com que Sofia e Paula, juntas, fiquem com a maioria da fortuna. Ao tomar conhecimento desta situação, José volta a insurgir enquanto Carlos tenta escrutinar o passado de Sofia, que se apresenta como antiga professora primária. Carlos pretende saber o valor a pagar para que Sofia repudie a herança. No entanto, Sofia recusa tal hipótese e aproveita para reafirmar que quer ser reconhecida como mulher legítima de Emílio e que quer ter voz ativa em tudo o que diga respeito ao grupo Belmonte, assim como a sua filha. Paula não se mostra muito interessada na fortuna, apenas deseja ser aceite pelos irmãos e conhecer a sua genealogia. José recusa aceitar Sofia e Paula como parte da família e nem mesmo João consegue fazê-lo mudar de ideias. Gera-se um clima de conflito, em que João tenta fazer o papel de mediador mas onde todos viram as costas descontentes.

Após a discussão com Sofia e Paula, os irmãos retiram-se para junto do corpo do pai, na capela. A sós, os cinco irmãos interpelam João sobre se este procurou provas no Brasil, sobre a história de Sofia. João afirma ter confirmado tudo com a ajuda de Mário. Todos os irmãos aceitam, à exceção de José.

Na receção da estalagem, Gustavo faz check-in. Nesse momento, Susana procura por Henrique e pelas cópias dos vídeos de vigilância da estalagem onde Laura aparece mas é informada de que Henrique não se encontra, nem que tenha deixado alguma cópia para si. Gustavo ouve a conversa entre a rececionista e Susana e fica curioso, sobre quem terá desaparecido, mas nenhuma das duas o elucida.

Depois da confusão gerada acerca das partilhas, Paula e Sofia recolhem-se para o seu quarto. Paula confessa à mãe que ficou magoada com as especulações de José e dos restantes irmãos sobre se será ou não filha legítima de Emílio. Paula esperava que reagissem da mesma forma que João, que apesar de surpreso, respeitou-a. Sofia tenta acalmar a filha.

No dia seguinte, durante o pequeno-almoço, ninguém em casa dos Belmonte profere uma palavra. A ausência de Lucas é notada. Este sobrevoa o Alentejo e do alto, numa avioneta, atira-se. Abre mais tarde o paraquedas. Antes do salto, Lucas olha para a foto do pai que traz consigo no bolso. Tinha sido um plano fazerem o salto juntos, mas em vez de abandonar o plano, Lucas decide fazê-lo sozinho como forma de homenagear o pai.

Quando Lucas chega do salto skydiving é confrontado por Sofia que se mostra autoritária e impositiva. Lucas repudia Sofia, achando-a intrusiva demais. Este despreze-a, deixando-a irritada, no entanto aguça-lhe a curiosidade, sobre as origens de Lucas.

Na casa dos Milheiro, João procura Julieta para conversarem. João pede a Julieta para adiarem por cerca de dois a três meses o casamento, até tudo se resolver no seu seio familiar. Julieta mostra-se compreensiva e acede ao pedido de João.

Nessa manhã, tem lugar o funeral de Emílio Belmonte. Durante o cortejo fúnebre, Sofia protagoniza uma cena de choro dramática deixando os irmãos Belmonte desconfortáveis e toda a população curiosa.

Nessa tarde, no final de mais um dia de escola, os três escuteiros, Ivo, Leonor e António, despedem-se à porta da escola. Ivo segue com a mãe para casa, enquanto Leonor e António dirigem-se ao café de Beatriz. Quando chegam, Beatriz nem repara no filho, de tão preocupada e concentrada que está no telemóvel, enquanto manda mensagens para uma suposta amiga. Joaquim, que está sentado a ler o jornal, repara em toda a situação e tenta chamar a mulher à razão mas esta não se mostra minimamente preocupada. António e Leonor, que são ambos duas crianças perspicazes, também testemunham atentamente o comportamento de Beatriz e até de Joaquim, que tenta disfarçar.

Na estalagem, após o funeral de Emílio, Sofia procura Gustavo. Pede-lhe para tente investigar a história da adoção de Lucas. Esta teme que Lucas, tal como Paula, seja filho biológico de Emílio. Temendo um outro relacionamento, Sofia quer ter acesso à vida de Emílio em Portugal, durante o tempo que esteve no Pantanal. Gustavo acede veemente o pedido de Sofia.

No castelo, Lucas e Luísa voltam a encontrar-se às escondidas de Fernando, pai de Luísa. Lucas tenta mais uma vez beijar Luísa e fazer com que esta confie nele mas Luísa mostra-se irredutível e não permite qualquer investida. Lucas não percebe que Luísa tem medo de se apaixonar ainda mais por ele, uma vez que este contempla a fama de pinga amor da terra. Rosário observa-os e, durante uma breve ausência de Lucas para atender um telefonema, aproveita para intimidar e ultimar Luísa a afastar-se de Lucas, ameaçando contar a Fernando sobre aquele encontro. Abalada, Luísa esquiva-se rapidamente do castelo e da companhia de Lucas, deixando-o atónito.

Na sua mota, o Padre Artur é travado pela constatação de Carol e Marta paradas na berma da estrada, atrapalhadas. Percebendo que as raparigas estão em apuros, socorre-as e ajuda-as a mudar o pneu do carro. Ambas aproveitam para conhecer o Padre e divulgar o seu novo projeto, o restaurante vegetariano. Ao longe, escondida, Joana espia tudo ainda que não oiça a conversa entre os três.

Em casa dos Belmonte, Sofia tem um momento de cólera que deixa todos chocados. Assumindo o seu papel de líder, impõe regras na casa e humilha a empregada D. Maria na frente de Paula. A filha mostra- se surpresa com atitude da mãe e tenta chamá-la à razão, no entanto, não parece surtir qualquer efeito pois Sofia parece possuída pelo poder e vontade de afirmá-lo perante todos. Ainda assim, Inês tenta defender a empregada. Sofia dá ordens a Fernando para retirar o quadro de Clarisse da sala. José e Carlos, ao perceberem que o retrato da mãe está a ser retirado por ordem de Sofia, exaltam-se e José tenta mesmo intimidar fisicamente Sofia que se mostra fria e calculista. Ambos trocam ofensas verbais quando João chega a casa e depara-se com toda a situação, tenta mediá-la mas José sai de casa revoltado. Sofia mostra-se menos insolente perante João.

Na estalagem, Lucas evita ir para casa e confessa ao amigo de longa data, Hugo, como está loucamente apaixonado por Luísa, deixando o amigo surpreso com a mudança de comportamento de Lucas.

No quarto de Sofia e Paula, esta última mostra-se desapontada com a atitude da mãe para com os irmãos e tenta que se acalme e perceba que agiu mal. Sofia, falsamente, desculpabiliza-se para com a filha dizendo estar arrependida.

Na rua, Pedro e Julieta encontram-se inesperadamente. Julieta conta o adiamento do casamento. Pedro tenta esconder a satisfação da notícia e aproveita para mostrar, mais uma vez, o seu nível de interesse por Julieta. Julieta não alimenta as esperanças de Pedro.

No moinho, Flip e Íris começam a ficar desconfiados do antigo casal proprietário e os seus receios são corroborados pela descoberta da arma de Rafael. Ficam assustados.

Depois de toda a situação em casa, todos os irmãos e Inês decidem jantar na estalagem à exceção de João, que janta com Sofia e Paula. São interrompidos pela visita de Julieta, deixando Paula desconfortável ao observar a intimidade do casal. Quando os irmãos regressam do jantar, José anuncia que irá ao Brasil averiguar os contornos do acidente de Emílio e sobre a história em torno de Sofia e Paula. Ainda zangado com o conflito com Sofia, ofende Paula verbalmente, deixando João fora de controlo e insurgindo-se contra o irmão. José ao perceber que João poderá estar interessado em Paula e compreende a razão para a atitude defensiva em relação a ela. Os restantes irmãos e Inês testemunham, surpresos, toda a situação.

Nessa noite, sem conseguir dormir, João desloca-se até à cozinha onde encontra Paula. Os dois conversam calmamente. No fim, Paula despede-se com dois beijos na face de João, deixando-o desorientado e vulnerável, com a aproximação dos dois corpos. Escondido, Pedro fotografa o momento em que Paula e João quase se tocam com os lábios mas pela distância e o ângulo escolhidos para fotografia, parece que de facto se beijam na boca.

Pages: 1 2 3 4 5