Semana 44: Júlia descobre a falsa doença de Urbano

Episódio 105 (01 de novembro de 2012)

Júlia discute com Urbano, num misto de fúria e amargura, por ter sido enganada por ele. Exige o divórcio e diz que vai devolver tudo o que ele lhe deu, incluindo o carro e a casa. Urbano, muito abalado, justifica que fingiu estar a morrer e armou a cilada a Duarte, por ter medo de a perder. O médico consegue acalmar Júlia, conseguindo que ele continue a fazer parte da sua vida, mas apenas na condição de amiga.

Alberto quer ir visitar Urbano mas Amélia é de opinião que não o deve fazer, para não perturbar o descanso que o marido de Júlia precisa. Ester concorda com a empregada e Alberto fica amuado. Bruno e Paulo, tomam o pequeno-almoço e justificam-se por terem posto perfume com o facto de quererem causar impacto nas miúdas. Ester lembra que têm de se portar bem para irem a Londres nas férias. Ao ouvir a mãe, Áurea fica furiosa e barafusta, saindo disparada para o quarto. Vera chega nesse instante e Amélia comenta que ela está magra e cheia de olheiras. Alberto aproveita para tentar fazer gazeta ao trabalho, mas Ester tem outros planos e diz que precisa de ajuda. Ele contrapõe que a criada é que é paga para carregar coisas e Amélia reaje com azedume. Ester põe fim à discussão, repreendendo o marido, antes de ir ver como está Áurea. Alberto também fica preocupado com a filha.

Inês elogia Teresa, mas Duarte não entende como é que a namorada pode achar que a mãe é uma pessoa simpática. Depois dele sair, Inês telefona a Teresa e convida-a para jantar. Teresa fica entusiasmada e avisa Francisco para que não marque nada, pois vão jantar a casa do filho. O marido teme que Duarte não saiba de nada, mas Teresa apressa-se a dizer que, desta vez, não está a interferir em nada.

Gui decide abandonar o curso de Direito e começar a procurar emprego. Cátia não aprova a ideia mas conforma-se com a escolha do namorado. No entanto, Cátia avisa Gui de que têm de ser mais poupados, pois o dinheiro não abunda.

Ricardo reafirma a Vera que não tem alternativa, senão fazer de correio de droga para Hugo, a menos que ela lhe dê o dinheiro de que precisa para que ele pague a Roberto. Vera rejeita a responsabilidade, mas o namorado lembra-lhe que também consumiu. Ricardo apercebe-se que não está a ser justo e pede desculpa pelo que disse, e diz a Vera que tem uma porção de droga para lhe oferecer quando estiverem no parque.

Isabel brinca com Jorge, pois o irmão está derreado depois de a ajudar nas mudanças. Isabel sugere que peça a Carminho uma massagem, mas ele responde que ela não tem tempo para isso.

Júlia conta a Carminho e Madalena que vai separar-se de Urbano, porque ele a enganou quando disse que estava a morrer de doença incurável. As amigas prometem apoiá-la, avisando que as revistas cor-de-rosa vão esgravatar toda a sua vida. Júlia diz estar preparada e que a fama não é só proveito.

Emília está atormentada com a proximidade do julgamento de Zé Maria e com a possibilidade de ele vir a ser preso, Raul abraça a mãe e para a reconfortar diz que pode suceder que o empresário apanhe uma pena leve.

Zé Maria desabafa com Mariana, desejando que Raquel, ao testemunhar contra ele, diga toda a verdade sobre os motivos que levaram ao divórcio, bem como os esquemas em que participou com Hugo.

Hugo surpreende Babi ao telefone a desejar sorte a Raquel para o novo emprego. Fica surpreendido quando Babi lhe conta que Júlia perdoou a Raquel e fez as pazes com ela, oferecendo-lhe um emprego para a ajudar. Hugo aproveita para pedir a Babi que avise Raquel para que não falte ao julgamento de Zé Maria, pois a multa é pesada para as testemunhas que não comparecerem.

Urbano descansa em casa e aproveita a visita de Júlia para tentar evitar o divórcio. No entanto ela está determinada em separar-se e limita-se a dizer que o casamento foi um erro. Urbano sorri, resignado, mas quando Júlia se vai embora, adopta uma expressão taciturna.

Duarte fica apreensivo quando Gui lhe comunica que desistiu do curso e adverte o irmão de que terá de fazer algo da vida. Gui exclama que ele encarnou a mãe e conta que tenciona começar a trabalhar e escolher outro curso de que goste.

Sónia não concorda que Cátia esteja a procurar emprego para Gui e aconselha-a a tratar o namorado tal como ela trata Cristóvão. A prima responde que ela exagera. Miguel aparece nesse momento para comprar uns doces para Tânia, que está triste porque os amigos mudaram de escola. Sónia não se faz rogada e começa a seduzi-lo. Cátia repreende-a por estar a meter-se com o homem de Nicole.

Bruno, confessa que adorou a escola nova e os novos colegas. Paulo, adianta que já conheceu cinco miúdas com quem tem de tentar a sorte a Amélia apressa-se a lembrar ao neto que está na escola para estudar. Áurea, obcecada pela homossexualidade do ex-marido, adverte a empregada que não deve castrar o interesse de Paulo pelas raparigas.

Ester põe fim à conversa e dá ordem de partida para o armazém. Alberto confirma que já tem a carrinha carregada, enquanto Ester convence Áurea a acompanhá-los para a controlar, a pretexto de conhecer a nova fábrica de salgadinhos.

Duarte regressa a casa e vê a mesa posta para quatro. Inês esclarece que tomou a liberdade de convidar os pais dele para jantar. Duarte fica contrariado mas tenta disfarçar à chegada de Teresa e Francisco. A mãe não resiste a dar opinião sobre tudo, irritando Duarte à medida que a noite avança. Inês vai intervindo para evitar o confronto entre ambos.

Júlia conta a Mariana que vai divorciar-se de Urbano, embora reconheça que ele lhe mentiu, num acto desesperado de amor. Confessa ainda à filha que não conseguiu esquecer Duarte, o amor da sua vida. Perante a tristeza de Júlia, Mariana faz-lhe ver que com ela, Carolina e Raquel, podem construir a família que sempre desejaram.

Raquel vive o dilema de ter de ir a tribunal testemunhar a favor de Hugo e contra Zé Maria, situação que pode prejudicar a sua reaproximação a Mariana.

Depois de Teresa e Francisco irem embora, Duarte recusa brindar com Inês, furioso por ela os ter convidado sem o seu consentimento.

Júlia garante a Madalena que está resignada por ter perdido Duarte e que não vai intrometer-se entre ele e Inês.

Na manhã seguinte Duarte levanta-se muito cedo e trata Inês com frieza, embora negue estar zangado com ela. Depois dele sair, Inês fica pensativa.

Insatisfeitos com as suas vidas, Júlia e Duarte encontram-se, por coincidência, no parque onde estiveram antes. Frente a frente, nenhum deles sabe o que dizer, tal a surpresa que sentem com este reencontro. 

 

Pages: 1 2 3 4