Semana 51: Raquel dorme com Artur

 139º Episódio

Mariana lê a carta que o hospital lhe enviou e diz que é totalmente compatível com Tomás. Salvador e Marta explicam que o transplante de medula tem de ser feito nesse mesmo dia porque o filho está muito debilitado devido aos tratamentos de quimioterapia a que tem sido sujeito. Mariana contorna a apreensão inicial e pede a Nonô que a ajude a preparar tudo o que necessita de levar para o hospital. Emocionada, Marta agradece a Mariana a ajuda que está a dar para salvar o irmão.

Júlia comenta com Madalena que se resignou por não estar com Duarte, uma vez que ele escolheu outra mulher para passar com ele o resto da vida. Nesse instante, recebe a chamada de Mariana, que a previne que está de saída para o hospital, para se submeter ao transplante que pode salvar a vida de Tomás. Júlia fica agitada e combina ir ter com ela imediatamente. Quando desliga a chamada recrimina-se por estar a pensar em Duarte quando devia estar preocupada com o sofrimento que anda à sua volta. Madalena conforta-a com uma festa no ombro e pede a Júlia que não a deixe sem notícias sobre Mariana.

Duarte comenta com Inês que, se fosse Gui, recusava ir jantar a casa dos pais, já que Teresa não quis convidar Cátia. Sobre o noivado, combina com Inês contar à mãe que decidiram casar, durante esse jantar, mas com a condição de não lhe darem espaço para querer organizar a festa de casamento, nem decidir quem convidar. Inês, deixa claro que não quer hostilizar a sogra e Duarte troça do medo que ela tem que Teresa se zangue.

Teresa tem uma forte tontura e consegue sentar-se no sofá da sala com grande dificuldade, perguntando a si própria o estará a acontecer-lhe. Com sacrifício, tem de entrevistar Lurdes, que se candidata a ocupar o lugar de empregada interna deixado vago por Natércia.

Gui confessa a Cátia que não lhe apetece ir jantar em casa da mãe ainda mais porque ela não a convidou. Cátia insiste que ele deve estar presente, uma vez que o irmão deverá anunciar o casamento com Inês. Gui sisma que tem de ir buscar Cátia ao bar de striptease quando ela terminar a sua actuação, desconfiado de que o patrão pode tentar seduzi-la. Ela reafirma que só tem olhos para ele e Gui rouba-lhe um beijo. Cristóvão assiste a tudo de longe e pergunta para si próprio quando perceberá Cátia que merece melhor. Cristóvão volta-se repentinamente para entrar na loja de som mas dá uma cabeçada na porta, que está fechada. Depois de muito insistir, consegue que Ivo abra a porta. Este queixa-se de ter trabalho a mais e que isso já lhe está a afectar a saúde, justificando que precisou de fechar a loja para descansar. Cristóvão põe em causa o diagnóstico do amigo, que nem sequer foi ao médico e, mesmo assim, julga estar prestes a ter um ataque cardíaco. Ivo fica amuado com Cristóvão, pois este recusa tomar conta da loja durante a sua hora de expediente, para que ele possa visitar Hugo na prisão.

Sónia fica furiosa ao perceber que Cristóvão e Gustavo a deixaram sozinha na loja. Miguel chega nesse instante e começa a excitá-la com os seus jogos de sedução, dizendo que está à sua espera na carrinha. Quando Gustavo chega, Sónia manda-o limpar o chão do sótão e vai ter com Miguel ao parque de estacionamento do shoping.

Mariana não consegue disfarçar o nervosismo nos momentos que antecedem o transplante de medula para Tomás. Já preparada para seguir para o bloco, recebe coragem de Júlia, Nonô, Marta e Salvador.

Carminho conversa com Madalena e Lúcia, assegurando que Mariana não corre qualquer perigo por doar medula ao irmão. Raquel chega nesse instante à clínica e não entende o que Lúcia quer dizer, quando lhe pergunta se já sabe mais alguma coisa de Mariana. A recepcionista fica constrangida, pois percebe que Raquel desconhece que a sobrinha está internada.

Luísa dispara perguntas atrás de perguntas, surpreendida pelo facto de Mariana ter um irmão, até aqui, desconhecido. Chocada com a forma desdenhosa como a amiga fala da rapariga, Isabel repreende Luísa. Esta, venenosa, muda de assunto e pergunta-lhe se já chegou a vias de facto com Urbano, recomendando-lhe que seja rápida, pois ele já não é novo. Emília sai em defesa de Isabel e lembra entre risos a Luísa que Hernâni também está longe de ser um jovem.

Hernâni vê Miguel e Sónia escaparem-se para o parque de estacionamento e vai direito a Nicole para lhe contar que anda a ser traída. No entanto, perde a coragem e inventa que a carrinha foi vandalizada, aconselhando-a a ir ver os estragos. Nicole, muito irritada, critica o ex-marido por não desempenhar as suas funções de segurança como devia. Quando chega ao parque de estacionamento, Nicole vê a carrinha a abanar e chama um vigilante. Ao abrir a porta da viatura, depara-se com Miguel e Sónia a tentarem vestir-se à pressa. Nicole solta a sua fúria e agride o namorado, enquanto vocifera impropérios contra Sónia, que foge apavorada.

Ivo visita Hugo na prisão e este mente-lhe, dizendo que não teve nada a ver com o negócio da droga que foi apreendida e que foi apenas tramado pelo tipo que trabalhava com ele. Hugo tenta saber pelo irmão quem fez a denuncia mas Ivo responde que não sabe de nada. Hugo zanga-se quando o irmão lhe reclama mais um funcionário para a loja, explicando que nem dinheiro tem para pagar as contas.

Vera conta a Alberto com o ocupou o dia, dividindo-se entra uma massagem dada por Carminho e uma visita à fábrica. Ester lamenta não lhe ter dado muita atenção, mas anuncia para gáudio de todos que Inês vai casar com Duarte. Áurea, também está muito satisfeita porque Bruno lhe telefonou, eufórico com as férias que está a ter em Londres, com o pai. Alberto deixa todos surpreendidos com a revelação de que o seu jogo de golfe terminou mais cedo porque Zé Maria teve de acompanhar a filha, que foi internada para doar medula a uma criança.

No hospital, Raquel protesta por não ter sido avisada que Mariana ia ser operada. Zé Maria tenta atenuar-lhe a frustração, informando que tudo correu bem e que em breve poderá falar com ela. Salvador agradece emocionado a Júlia, tudo o que fez por ele. Júlia limita-se a dizer que tem de agradecer a Mariana e também a Zé Maria, que foi o pai que ele não soube ser.

Gui bebe demais e Teresa chama-lhe à atenção. Francisco diz que quem não sabe beber, faz figuras tristes, abrindo uma guerra com o filho. Gui responde de imediato, rindo a dizer que, em matéria de figuras tristes, Francisco lhe ganha com grande avanço. Teresa, fica desconfortável com as insinuações do filho e Francisco furioso. Duarte e Inês estão desconfortáveis e Gui pressiona o irmão para contar que pediu Inês em casamento. Teresa fica radiante, enquanto Francisco cumprimenta o filho. Gui volta a incendiar o jantar, perguntando à mãe porque é que não convidou Cátia.

Sónia e Miguel são o tema de conversa no shoping por terem sido apanhados em flagrante por Nicole. Cátia diz que a prima teve muita sorte em não ter levado uma tareia da manicura, enquanto Gustavo chama ingénuo a Cristóvão por achar que Sónia é uma santinha. Cátia vai embora, justificando que tem de ir para o coro. Cristóvão pergunta se é mesmo para lá que ela vai e Cátia indigna-se com a insinuação.

Luísa comenta a traição de Miguel a Nicole e afirma que a manicura não tem mãos para aquele homem, afirmando que era desperdício ele ficar para uma só. Isabel mostra mais compreensão e defende que Nicole não tem tido sorte com os homens que lhe têm tocado.

Hernâni pede conselho a Isabel, sobre se há-de ir ver se Nicole precisa de alguma coisa. Isabel recomenda-lhe que leve reforços, pois pode vir a enfrentar uma situação perigosa. Hernâni ganha coragem e vai ter com a ex-mulher. É mal recebido mas aguenta o desabafo magoado de Nicole que tem os olhos inchados de tanto chorar. Apesar de tudo, Hernâni oferece o seu ombro como amigo, surpreendendo Nicole que percebe a sua sinceridade. Hernâni vai à sua vida e Nicole suspira, sem saber o que fazer da sua.

Júlia reconhece que Raquel gosta muito de Mariana. Madalena muda de assunto e pergunta-lhe como está a gerir o casamento de Duarte com Inês. Júlia, com discurso duro, deseja que sejam muito felizes e garante que está a esquecer Duarte com grande rapidez. Madalena não acredita numa palavra.

Duarte mostra-se enfadado porque Teresa começa a querer comandar os preparativos do seu casamento. Gui, completamente embriagado não cessa de fazer provocações e decide ir embora de repente. Duarte é obrigado a levar o irmão a casa, enquanto Francisco defende que deviam cortar de vez com o filho mais novo, para ver se ele ganhava consciência dos seus actos.

Miguel tenta acalmar Nicole e entra em casa para se desculpar por tê-la traído. O máximo que consegue é fugir a tempo de evitar o bibelô que ela lhe atira à cabeça.

Duarte leva Gui a casa e este deita-se, fingindo que vai dormis. Assim que o irmão sai de casa, ele levanta-se e apanha um táxi que o leva ao clube de striptease. Completamente bêbado, Gui vê o patrão de Cátia dar-lhe um abraço encorajador antes dela começar a actuar. Quando o homem passa por ele, tira satisfações e falo cair sobre uma mesa, derrubando as bebidas dos clientes. Os seguranças acorrem para protegerem o dono do clube e um deles atinge Gui com um violento soco na cara deixando-o inanimado. Cátia grita desesperada. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5