Resumo dos episódios de “Sol de Inverno” de 2 a 8 de outubro de 2017
10º Episódio
Laura insiste para que Matilde aceite o cheque que lhe oferece, reforçando que lhe está a proporcionar um futuro melhor, longe de Salvador. Matilde rejeita a oferta, vincando que não troca o seu amor por um cheque em branco. Laura sai da livraria mas atira o cheque a Matilde que fica a digerir tudo o que acabou de ouvir.
Inês convence Margarida a ir com ela à festa para a qual recebeu um convite, arquitectando uma mentira para que possam dormir fora.
Salvador, Eduardo e Teresa reúnem com Laura para prepararem a apresentação da nova colecção de sapatos. Salvador elogia o trabalho da irmã na promoção do produto mas Eduardo mantém-se mais céptico, preferindo aguardar pelos resultados. No entanto, acaba por ficar incomodado quando Laura aceita pensar na sugestão de Salvador, que aconselha a que a empresa reduza a utilização das peles de animais na confecção do calçado, como forma de colocar a Boheme na vanguarda da protecção ambiental.
Sofia vai a casa de Manel e agradece-lhe a ajuda que está a dar-lhe para voltar outra vez à actividade como designer de calçado. Manel acaba por desempenhar as funções de conselheiro familiar, recomendando-lhe que tenha mais abertura para aceitar a relação de Matilde com Salvador. O antigo contabilista tenta insinuar-se a Sofia, com quem começa a sentir grande empatia, mas ela rejeita o compromisso para saírem, uma vez que já combinou almoçar com Matilde para conversarem.
Rosa e Horácio ficam apreensivos quando Vasco lhes conta que Manel teve de o tirar do colégio por não ter dinheiro para pagar a mensalidade. Os avós esperam que o miúdo os deixe a sós e combinam falar com o genro para que ele os deixe pagar a educação do neto.
Matilde desabafa com Concha e conta à amiga que foi pressionada por Laura, em plena livraria, para deixar Salvador a troco de um cheque, ainda por cima contando-lhe que a mãe teve um caso com o seu marido.
Teresa recebe uma chamada do hospital a comunicar que tem cirurgia marcada para iniciar a diálise dentro de três dias. Eduardo tem um rasgo inédito de carinho e diz que vai correr tudo bem. A irmã conta que está cansada e quando Salvador se oferece para a levar a casa conta que combinou ir almoçar com Andreia. Eduardo fica surpreendido e nervoso porque a mulher não lhe contou nada. Andreia chega nesse momento e cumprimenta-o com um beijo na boca, causando constrangimento a Benedita, pela forma simpática como também a cumprimenta. Eduardo pede a Teresa que tome conta da mulher. Quando fica a sós com a secretária, Eduardo desvaloriza o encontro inusitado que viveram e lembra-lhe o compromisso que têm marcado para a noite. Benedita fica incomodada, consciente de que está a agir mal.
Isabel e Lurdes apertam com Fábio, tentando que ele confesse que está de caso com Rita. Ele resiste à pressão, embora muito atrapalhado. Ciumenta, Célia propõe-lhe que troquem uns livros já que têm o mesmo gosto pela leitura. Fábio aceita bem a ideia mas a conversa é abruptamente interrompida por Rita que volta a implicar com as operárias, em particular com Isabel, ameaçando fiscalizar o seu trabalho ainda mais ao pormenor. Rita manda todas as mulheres acabarem a pausa porque a patroa está a chegar e deixa Isabel muito nervosa. Laura observa com toda a atenção a linha de produção da fábrica, guiada por Horácio. Como quem não quer a coisa. Rita insinua-se à patroa e ao encarregado, para salientar o trabalho que tem desenvolvido. Antes de passar a outra zona da fábrica, Laura informa-se sobre a rapariga que se atreveu a dirigir-lhes a palavra.
Matilde confronta a mãe e pergunta-lhe olhos nos olhos de ele traiu o pai, tendo um caso com Francisco. Sofia, magoada e ofendida, reafirma vezes sem conta que Laura lhe mentiu sobre tudo o que lhe contou na livraria, jurando que sempre foi fiel a Álvaro. Matilde parece aceitar a versão da mãe mas não lhe faz a vontade e repete que vai viver com Salvador, informando que já estão à procura de uma casa. Matilde reforça à mãe que ela e Laura podem destruir-se, desde que não coloquem a sua relação com o namorado em causa.
Margarida e Inês chegam a casa dos Aragão, desejosas de experimentarem as roupas novas que compraram para a festa. Andreia que acompanha Teresa, chegando ao mesmo tempo, mostra saudades de também ter uns trapinhos novos. No entanto a vontade esbarra no facto de estar grávida e não poder comprar muitas coisas, por deixarem rapidamente de servir. Teresa defende que há roupas adequadas ao seu estado mas Andreia rejeita as jardineiras e lamenta não ser uma mãe pinguim, para poder por um ovo que o pai da criança chocaria a seguir. Teresa ri da situação afirmando que gosta da imagem do irmão Eduardo como pinguim.
Salvador liga desiludido a Matilde e conta-lhe que não conseguiu a casa que queriam. A namorada conforma-se e para lhe atenuar a tristeza desvaloriza a situação, dizendo que no final do dia procurarão uma solução. Depois de desligar, Matilde conta a Mariano que não teve coragem de contar ao namorado que a mãe dele a foi tentar demover de ir viver com o filho a troco de um cheque.
Simão pressiona Nuno para que convide a família para visitar a casa onde vão viver juntos. Simão duvida que o pai do namorado aceite reconhecer a relação homossexual que eles têm e até adivinha que Horácio diga que o filho está a dividir o apartamento com um amigo, porque sai mais barato. Nuno desvaloriza a situação mas fica magoado quando Simão não o acompanha peremptoriamente no desejo de adoptarem uma criança.
Rita e Fábio despistam Horácio para ficarem sozinhos depois do fecho da fábrica. O casal refugia-se mais uma vez no balneário das senhoras e começa a fazer amor. Isabel e Lurdes desconfiam por não os verem sair e vão descobri-los trancados nas casas de
Banho, escutando os seus gemidos de prazer. Como a porta está trancada, Isabel faz um escândalo e obriga Rita a abrir, depois de ter mandado Fábio esconder-se. Isabel e Lurdes quase a desmascaram mas preferem deixar a vingança para quando puderem ter provas.
Horácio e Rosa pressionam Manel para que os deixe pagar a mensalidade do colégio de Vasco e o genro promete perguntar ao filho o que pensa da ideia. Horácio pede desculpa a Manel quando, por impulso, lhe atribui responsabilidades, esquecendo que ela se deve ao facto de a sua própria filha, Ana, ter abandonado o genro e o neto.
Salvador mostra a Matilde a casa que conseguiu para morarem juntos e ela, embora sem grande entusiasmo, acaba por aceitar a escolha. Tal como tinha pensado, Matilde conta ao namorado a chantagem e a pressão que Laura exerceu sobre si, ao oferecer-lhe um cheque em branco para o deixar. Salvador fica indignado e com vontade de reagir contra a mãe mas Matilde convence-o de que é melhor afastarem-se do conflito entre Laura e Sofia.
Margarida despede-se da família para ir com Inês á festa e mente a Laura dizendo-lhe que vão dormir a casa de Natacha. A mãe vinca que não gosta que ele passe noites fora mas Inês encarrega-se de desfazer a insegurança de Laura. Esta pergunta por Eduardo e Andreia conta que ele vai chegar mais tarde porque tinha um jogo com amigos.
Jacinto e Lurdes jantam em casa de Horácio e Rosa. A conversa fica tensa quando Jacinto, depois de lamentar estar desempregado, comenta o namoro de Simão, filho gay dos amigos, bem como a fuga de Ana, que nunca mais lhes deu notícias.
Eduardo envolve-se com Benedita em clima de grande paixão
No hotel de luxo onde marcou uma noite que pretende seja inesquecível.
Margarida entra em paragem respiratória, depois de uma noite de excessos de sexo, dança e drogas, durante uma festa privada. Margarida não aguenta e é socorrida pelas equipas do INEM, sob o olhar desesperado de Inês.