“Sol de Inverno”: Resumo de 14 a 20 de abril

 187º Episódio 

Destaque: Sofia invade o gabinete de Sofia e aponta-lhe uma pistola à cabeça, ameaçando matá-la se ela não confessar que armou uma cilada a Matilde para a incriminar de tráfico de droga

Fátima conta no palacete que Manel tentou violar Andreia. Célia e Acácio são o espelho da indignação mas Isabel tem dificuldade em aceitar a situação. Lé recusa-se a acreditar que Manel tenha sido capaz de atacar Andreia e não acredita na versão que ela deu.

Em casa dos Aragão a suposta violação de Andreia também é o tema de conversa. Simão acha que quando a notícia chegar aos ouvidos de Ana, ela pode inclusivamente querer recuperar a guarda de Vasco. Vicente assume que quer ver os seus filhos afastados de Manel mas Eduardo surpreende todos ao atacar a ex-mulher, que suspeita terá provocado Manel e depois tentado fugir dele. Margarida fica chocada com o comentário do irmão. Laura, que planeou com Andreia o plano para destruir Manel, dispara que em face do que ele fez, perder o filho é pouco. Simão confessa não saber em quem acreditar, enquanto Teresa sai em defesa do amigo, chamando a atenção para o facto de que Andreia é que é descompensada e não Manel. Margarida é a mais crédula na encenação da ex-cunhada, pois frisa que ela chegou mal tratada ao bar da praia. Entretanto, Rita entra na sala sem farda e Eduardo detém Margarida, que se preparava para ir para o quarto e anuncia, dando a mão à empregada que estão juntos. Vicente diz que não está surpreendido, uma vez que eles até saíram nas revistas. Rita afirma que não conta ser aceite imediatamente como membro da família e que vai manter as suas funções em casa. Laura aprova, tentando parecer simpática. A campainha toca e Margarida antecipa-se a Rita e vai abrir. Margarida dá passagem a Salvador e cumprimenta o irmão com carinho, pois sabe o que ele está a sofrer com a acusação feita a Matilde, que corre o risco de cumprir pena de prisão, acusada de tráfico de droga. Salvador diz a Laura que só ali foi para falar com ela e a mãe acede a conversar na biblioteca. Salvador não esconde que desconfia que foi ela a montar um esquema para afastar Matilde de vez. Laura nega que tenha algo a ver com a prisão da ex-nora mas Salvador é muito claro quando garante que descobrir que foi ela a responsável pelo que aconteceu, deixará de lhe falar para sempre.

Sofia acaba de aconchegar Matilde, que descansa no quarto e desabafa as suas preocupações com Beatriz, confessando á irmã que teme que não seja possível à filha e também a Concha, conseguirem demonstrar que foram vítimas de uma armadilha e que nada têm a ver com a droga encontrada na autocaravana em que seguiam para Espanha. Beatriz acarinha a irmã e beija-a despedindo-se para ir dormir. Sofia fica sozinha e dirige-se a uma gaveta e, abrindo-a, fica a olhar, muito pensativa, para o que ela contém.

De manhã, Teresa vai a casa de Andreia para lhe dizer que não acredita numa única palavra do que ela disse para incriminar Manel e acusá-lo de violação. A ex-cunhada faz-se de vítima mas Teresa reafirma que a conhece bem e que tem a certeza de que ela está a mentir, garantindo que vai descobrir porquê. Andreia, muito irritada, põe Teresa fora de casa mas fica apreensiva com a ameaça que ela lhe fez.

Manel está apressado para ir trabalhar e, por outro lado, confessa a Gonçalo que não pregou olho durante a noite, tentando perceber porque é que Andreia o está a perseguir com a acusação de a ter tentado violar. Manel pede ao primo que leve Vasco à escola e que não comente o assunto com ele, pois não quer perturbar o filho com mais um incidente.

Sofia entra na Boheme e Ângela não consegue evitar que ela invada o gabinete de Laura. Esta pede à secretária que as deixe a sós e ironiza perguntando a que deve a honra da visita da concorrência. Sofia responde que ela sabe perfeitamente que ela está ali por causa de Matilde e Laura ainda provoca mais, concluindo que ela lhe foi pedir que lhe arranje um bom advogado. Sofia acaba com o tom provocatório e afirma que ali está para lhe fazer uma proposta irrecusável. Perante o espanto de Laura, tira da mala uma pistola que lhe aponta à cabeça, dizendo que acabará com ela dentro de segundos, caso não prometa ir à polícia inocentar Matilde do crime de que é acusada. Laura fica assustada mas consegue fazer com que Sofia desista de cometer uma loucura, questionando-a sobre o que vai fazer depois de a matar, fazendo-lhe ver que terá de responder perante a justiça. Sofia cai em si e, antes de sair do gabinete, deixa a ameaça à rival que, depois de provar a inocência de Matilde, a deixará na mais profunda miséria, obrigada a mendigar comida, escondida algures num qualquer buraco do mundo, pois nenhum dos filhos lhe falará por essa altura. Laura não dá parte fraca mas fica assustada.

Sofia deixa o gabinete de Laura e cruza-se com Teresa no hall da Boheme, disparando que já avisou a mãe e que agora a avisa a ela de que não vai permitir que destruam a sua família. Teresa fica preocupada e vai ter com Laura, perguntar à mãe o que se passou. Ela responde que, mais uma vez, Sofia foi culpá-la dos males da família, acusando-a de ter metido Matilde na cadeia. Teresa não contraria a mãe e afirma que tem de tirar a limpo o que se passa com Andreia para ter decidido acusar Manel de a querer violar. Laura insiste em afirmar que lhe parece evidente o que se passou.

Rosa aconselha Ana a não passar tanto tempo ao computador mas a filha insiste em não desistir de mandar currículos para arranjar em prego. Nuno vai propositadamente a casa dos pais contar o que se diz de Manel. Rosa e Ana ficam chocadas com a possibilidade de Manel ter tentado violar Andreia. Ana confirma que o ex-marido nunca indiciou ter comportamentos estranhos em termos sexuais e Nuno contrapõe que as pessoas às vezes mudam, preocupado com os efeitos que a acusação pode provocar em Vasco. Ana, muito equilibrada, afirma que primeiro há que apurar o que realmente aconteceu. Nuno diz que vai regressar rapidamente à florista e queixa-se de nem sequer ter almoçado. Rosa vai fazer uns ovos para que ele leve para comer e mostra desejo de voltar a ajudá-lo nos arranjos, logo que Ana volte a estar empregada.

Adelino repreende Sofia por ter usado a sua arma para ameaçar Laura e conclui que se devia ter desfeito da pistola, até porque já não conduz o táxi e não precisa dela. Matilde entra na sala, fazendo com que a mãe e o avô se obriguem a disfarçar a conversa.

Salvador conta a Margarida que a mãe jurou nada ter a ver com a prisão de Matilde e a irmã fica muito desconfortável, pois sabe perfeitamente que foi Laura a urdir o plano para os afastar. Margarida recebe uma mensagem de Filipe a pedir-lhe que vá ter consigo dizendo que tem saudades e quando Salvador lhe pergunta se é Tomás quem está a falar com ela, Margarida mente e afirma que se trata de Alice, que pergunta quando é que ela a vai visitar.

Dulce leva Camila para lanchar e critica Carlos por ter feito as pazes com Fátima. Rita chega entretanto e repreende-a por lhe ter invadido a cozinha sem autorização. Dulce explica o que está ali a fazer e Rita adopta um comportamento arrogante, como se já fosse a dona de casa, ameaçando convencer Laura a correr com ela de vez da quinta, uma vez que agora namora com Eduardo. Dulce mostra-se crente de que o seu menino não a vai apresentar a alguém importante. Carlos recrimina a mãe por estar sempre a dizer mal de Fátima quando Rita é bem pior. Dulce mostra-se arrependida por ter cedido à futura nora o seu vestido de noiva mas acha que seria pior tê-lo de volta, porque segundo o ditado popular, ao inferno irá parar.

Lurdes conta a Fátima que vai fazer-lhe os arranjos no vestido de noiva, embora não tão rápido quando gostaria por se sentir cansada ao fim do dia. Isabel regressa do banco, inchada pelo tratamento personalizado que obteve, até com direito a segurança, por ser agora uma milionária. Isabel distribui mais presentes pelas amigas e Concha mostra-se deprimida por ter de estar em prisão domiciliária, sem ter notícias do seu advogado. Concha diz que vai falar com Concha para saber se ela tem novidades sobre o processo a que estão a responder.

Por foça das novas circunstancias que rodeiam agora a vida de Matilde, Sofia é forçada a contar a Adelino que o filho que ela espera pode ser de Salvador. O pai fica chocado, mas lembra-se que também não se tem portado bem ao ter um caso com Rosa. Adelino acaba por aceitar o deslize da neta.

Acácio vai ter com Mariano à livraria e ameaça bater-lhe se não se despachar a revelar as fotografias da despedida de solteiro de Carlos. O livreiro atemoriza-se e promete ter tudo pronto ao fim doa dia. Acácio vai embora e diz que vai marcar um encontro com os outros amigos.

Fábio queixa-se a Artur da teimosia de Célia por não concordar em baptizar o filho e confessa ao amigo que ainda não teve coragem de desmarcar com o padre a cerimónia que tinha combinado. Artur afirma que não gosta de se meter entre as questões dos casais e muito menos quando envolvem assuntos religiosos. Nisto, recebe uma mensagem de Acácio, que convoca os homens para uma reunião que ele acredita ser sobre a despedida de solteiro de Carlos. Horácio passa por eles tão distraído que nem lhes fala. Fábio desperta-lhe a atenção e conta que o incidente que envolve Manel com Andreia já está a dar que falar, perguntando se é isso que o fez distrair assim. Horácio fica agastado e censura o falatório, criticando as pessoas que estão sempre prontas para dizerem mal dos outros.

Manel consegue enganar Andreia e faz com que ela abra a porta do apartamento. Uma vez lá dentro, confronta-a com o facto de estar a acusá-lo falsamente de tentar violá-la, exigindo saber porque é que o está a fazer e o que ganha com isso. Ela finge ligar para a polícia mas sente-se culpada pela injustiça que está a cometer, quando Manel pergunta se ela acha que Vasco ainda não sofreu o suficiente. Andreia volta a dizer que é melhor que vá embora, pois será pior se a polícia o encontrar. Manel empurra-a e garante que jamais lhe perdoará o que está a fazer. Andreia fica com um grande sentimento de culpa às costas.

Laura comenta com Eduardo que está praticamente decidida a encerrar a fábrica da Boheme para começar a produzir noutro país. Ele apoia a decisão da mãe mas fica irritado quando ela diz que quer ainda saber o que Teresa pensa do assunto. Eduardo levanta a voz e reclama para si maior protagonismo e mais poder. Laura não se intimida e responde que ele está muito bem no lugar que está e que não deve querer dar um passo maior do que a perna. Eduardo fica frustrado com a resposta da mãe.

Salvador tenta concentrar-se no trabalho que está a desenvolver no computador mas só consegue recordar o dia em que acompanhou Matilde à ecografia. Depois de “descer à terra” tem a tentação de lhe telefonar mas acaba por perder a coragem. Salvador pousa o telefone e dirige-se a uma gaveta que contém algumas jóias que ele fica a observar. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6