“Sol de Inverno”: Resumo de 14 a 20 de abril

189º Episódio 

Destaque: Eduardo obriga Laura a colocá-lo como administrador da Boheme, concedendo-lhe o privilégio de assumir a presidência se algo lhe acontecer. A mãe tenta resistir mas Rita ameaça denunciá-la à polícia como assassina de Luís, caso não faça o que Eduardo exige

Laura recusa aceitar Rita como namorada de Eduardo e deixa bem claro ao filho que ela deverá manter-se como empregada da família. Laura vinca que está farta das suas paixões, lembrando-lhe que Andreia era uma desiquilibrada e que Thaís podia ter acabado com todos eles. Eduardo não insiste mais e vai ter com Rita à cozinha, começando por agarrá-la, chamando-lhe carinhosamente gata borralheira. Rita não vai em conversas e, ao saber que Laura não acedeu a tratá-la como namorada do filho, garante a Eduardo que ainda nesse mesmo dia ela vai tratá-lo nas palminhas e lhe vai dar um lugar na administração da empresa, Com um sorriso maldoso, Rita garante que não tem medo nem respeito por Laura e que não é como ele.

Simão e Nuno continuam desconfortáveis pelo escândalo que o pai biológico de Camila armou e Teresa sugere-lhes que convoquem os jornalistas para apresentarem a sua versão e para mostrarem que apesar de serem dois homens têm uma vida normal e que a menina está muito melhor com eles. Laura diz que não gosta nada da ideia mas Simão e Nuno ponderam seguir o conselho de Teresa.

Rosa pergunta a Ana se já lhe ligaram do ginásio e a filha mostra-se impaciente com a insistência da mãe, confessando que assim fica ainda mais nervosa. Mudando de assunto, Ana pergunta-lhe se sempre vai ajudar Nuno na florista e Rosa responde que isso só acontecerá quando ela arranjar emprego e mesmo assim, reforça que não tem a certeza se o fará, pois quer tratar de fazer as coisas de que gosta enquanto tem saúde. Adelino liga-lhe entretanto para combinar um encontro e Rosa mente a Ana, dizendo que se trata de Lurdes.

Adelino está a combinar encontrar-se com Rosa, quando Matilde aparece, forçando-o a desligar rapidamente. A neta pergunta-lhe se vai sair e o avô mente dizendo que combinou com uns amigos no café. Ela dispara que, tanto a mãe, como a tia, acham que ele tem uma namorada. Ele resmunga que agora falam nas suas costas mas fica mesmo desagradado é quando Matilde diz que convidou Salvador para almoçar lá em casa.

Salvador conversa com Margarida e Tomás e depois de lhes ter contado que se reconciliou com Matilde, garante que mesmo que ela seja condenada, não a abandonará. Quando fica a sós com Tomás, Margarida conta que está ensonada por ter dormido demais, escondendo do namorado que anda a traí-lo com Filipa. Movida pelo sentimento de culpa, Margarida faz carinhos ao namorado e fá-lo dizer que a ama e que ficará com ela para sempre. Tomás que não desconfia de nada, assume que a adora.

Isabel oferece-se para comprar um apartamento a Dulce mas ela recusa, dizendo que já não tem idade para mudança e que a quinta é a sua casa, onde viveu com o marido e deu Carlos à luz. Isabel afirma que não vai insistir mas que por si, vai mudar-se para um hotel de cinco estrelas, tal como fez Beatriz Costa. Dulce é de opinião que ela devia continuar no palacete em vez de gastar assim o dinheiro.

Rita vai ter com Eduardo à Boheme e leva consigo uma pasta com documentos que lhe entrega, dizendo que têm de ir falar com Laura para marcarem uma posição. Depois de ouvir o plano da namorada, Eduardo entra no gabinete da mãe e estende-lhe um documento que pretende que ela assine, dando-lhe um lugar na administração da Boheme, dando-lhe igualmente a primazia de a substituir como presidente, caso lhe aconteça alguma coisa. Laura ri de irritação pela arrogância do filho e acha que ele está louco. Rita intervém e afirma que se Laura não satisfizer a pretensão do filho, a denuncia à polícia como assassina de Luís. Laura ainda tenta apelar ao bom senso do filho, mas ele está de tal forma inebriado com o poder que Rita lhe está a proporcionar que só quer que ela assine o documento, ameaçando ir á polícia imediatamente se não o fizer. Laura diz que devia ter acabado com ela também, quando a viu nas cavalariças e antes de assinar o papel, garante que se vão arrepender amargamente do que estão a fazer.

Salvador ajuda Matilde a arrumar a loiça do almoço e recomenda-lhe que descanse e aproveite o facto de ter de permanecer em casa para fazer as coisas de que gosta. Depois de a beijar, garante que já nada mais lhe interessa e que quer passar com ela o resto da tarde. Matilde é tomada por uma grande inquietação, e liberta-se dele, pensando o que é que farão se ela for presa, certa de que Laura continuará a fazer tudo para os separar. Salvador garante que não permitirá que isso aconteça, pois está disposto a esperar por ela o tempo que for preciso. Matilde argumenta que ele não deve prometer o que não pode cumprir, receando mais ataques de Laura.

Sofia fica radiante quando Benedita lhe apresenta os primeiros relatórios de vendas da colecção da Mood, mostrando que o resultado superou em muito as expectativas. Beatriz partilha da satisfação da irmã, todas conscientes de que finalmente a Boheme tem concorrência à altura.

Ana está a ajudar Nuno com os arranjos de flores e a conversar com irmão, ouvindo-o reconhecer que não tem razões de queixa de Laura, que o tem tratado muito bem como namorado de Simão, embora nunca tenha aprovado a relação deles nem a adopção de Camila. A conversa é interrompida quando a irmã recebe uma chamada do ginásio a que se candidatou, comunicando-lhe que ficou com o emprego. Ana fica eufórica e Nuno beija-a em sinal de apreço pela conquista da irmã.

Laura conta a Teresa que decidiu atribuir um lugar a Eduardo na administração da empresa, escondendo que ele e Rita a obrigaram a isso. A filha aprova a decisão da mãe, mas já não concorda muito que a Boheme desloque a produção para o estrangeiro, pois isso vai obrigar a que muitos funcionários, sobretudo os mais antigos, sejam despedidos. Laura diz a Teresa que se não fizerem nada, os despedimentos serão ainda maiores e fica de lhe enviar as propostas que recebeu.

Horácio conta a Artur e Fábio que corre o boato de que a fábrica pode encerrar. Os rapazes ficam preocupados com o futuro e o encarregado pede-lhes que não contem o que acabou de lhes dizer, tudo pode não passar de um boato e é escusado alarmar os restantes trabalhadores.

Fátima vai à livraria levar o almoço a Mariano, porque ele se tinha esquecido dele em cima da bancada no palacete. Aproveitando esse facto pede-lhe que a contrate para o ajudar, já que Matilde agora está obrigada a permanecer em casa até ao julgamento. Mariano tenta esquivar-se mas Fátima é tão persuasiva que consegue que ele aceite a oferta.

Manel vai ao bar da praia garantir a Lúcia que está inocente e que não tentou violar Andreia, ao contrário de que ela quis fazer crer. Os clientes que estão no bar censuram Manel por estar ali e ele acaba por se ir embora magoado, pois Lúcia confessa estar confusa, sem saber se acredita nele ou em Andreia.

Tomás cruza-se com Manel que passa por ele e esboça um sorriso amarelo ao vê-lo. Salvador conta a Tomás que a mãe de um miúdo lhe foi pedir para tirar o filho da turma de Vasco e que ele acedeu por não estarem em condições de perder alunos. Os amigos concordam que Vasco não merecia estar a passar por outra situação difícil.

Nuno diz a Simão e Teresa que afinal prefere não dar qualquer entrevista sobre a perseguição que o pai biológico lhes está a fazer, preferindo recorrer aos serviços do advogado e processar Frederico.

Horácio felicita Ana por ter conseguido o emprego no ginásio. A filha tem o impulso de propor que façam um jantar para festejarem e convidem Manel e Vasco. Rosa afirma que mesmo que Manel esteja inocente e não tenha feito mal a Andreia, as vizinhas sempre fazem falatório. Horácio também acha que talvez não seja a melhor altura mas Ana corta a conversa e diz claramente aos pais que não concorda com a atitude que eles estão a ter contra o ex-marido.

Adelino conta a Sofia que Manel anda nas bocas do mundo por ter tentado violar Andreia. O taxista fica atrapalhado quando a filha lhe pergunta como soube daquela história, mas disfarça e conta que encontrou Rosa, por acaso, no café. Sofia fica perturbada ao saber desta novidade.

Gonçalo faz luz no espírito de Manel e faz com que ele fique a pensar na possibilidade de Laura ter dado dinheiro a Andreia para o acusar de violação, só para se vingar de ele a ter deixado.

Eduardo interrompe o trabalho de Laura quando entra na biblioteca e é mal recebido por ela. O filho diz que não precisa de ser tão hostil e Laura garante-lhe que depois do que lhe fez, nada vai ser como antes. Eduardo replica que se limitou a fazer o que ela tem feito a outras pessoas e que reclamou para si o que julga ter direito, já que até o irmão adoptado teve mais privilégios do que ele. Laura irrita-se e desfia o rol de queixas que tem dele e o que lhe suportou. Eduardo ironiza e diz com indiferença que só a foi avisar de que o jantar vai ser servido. Laura grita com raiva que não janta e Eduardo troça, recomendando-lhe que tenha cuidado com a saúde. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6