“Sol de Inverno”: Resumo de 14 a 20 de abril

 188º Episódio 

Destaque: Embora Sofia fique contrariada, Salvador conversa com Matilde e jura que ainda a ama, entregando-lhe uma nova aliança de casamento. Ela corresponde comovida à iniciativa de Salvador e confessa que o adora, beijando-o com paixão

Matilde assume perante o avô saber que o desiludiu por ter engravidado de Salvador quando namorava com João Maria. No entanto, Adelino mostra-se compreensivo para com a neta e reconhece que a relação entre as pessoas é complicada. Beatriz está de saída para ir ter com Mariano e a sobrinha pede-lhe que lhe diga que aguarda a sua visita e que ele lhe traga alguns livros novos, sem serem dramas ou policiais. A tia anui e vai ter com o namorado.

Mariano a Acácio são surpreendidos por Fátima à entrada do quarto do livreiro e têm de disfarçar o motivo que ali os levou. Acácio pergunta onde é a casa de banho, tentando que a filha não se aperceba de que eles se preparavam para ver as fotografias da despedida de solteiro do Carlos. Ela faz menção de entrar no quarto de Mariana mas este impede-a, com o pretexto de que tem ali uma diversão preparada para quando a namorada chegar. Fátima entrega-lhe a roupa que levava para arrumar e confia que o fará bem. No quarto, já sozinhos, Acácio e Mariano ficam desagradados ao verem numa das fotografias que revelaram que Mariano aparece vestido de mulher ao colo de Acácio. No entanto, decorridas mais umas revelações, percebem que têm um problema bem maior entre mãos, que terão de resolver.

Manel tenta comunicar com Vasco mas ele não retira os olhos da consola, O pai pergunta porque é que ele está a ter um comportamento assim e Vasco confessa que ficou aborrecido por ter ouvido Matias e Violeta contarem coisas menos abonatórias sobre ele. Manel jura ao filho que é incapaz de tratar mal uma mulher e pede-lhe que confie em si. Vasco deixa-se abraçar pelo pai, convencido de que ele está a ser sincero.

Laura chama os filhos à biblioteca e confronta-os com uma reportagem televisiva que mostra Frederico, amarrado a um edifício da segurança social. O pai de Camila, queixa-se de que lhe tiraram a filha e que a entregaram a duas florezinhas, mas que ele não vai desistir de ter a recuperar. Nuno tem uma fúria e quer ir ter com o homem, enquanto Simão repreende Eduardo que está com ar de escárnio e até diz que os visou no que se estavam a meter quando eles decidiram adoptar uma criança. Laura afirma a mesma opinião, dizendo que não devem reagir a quente, ao passo que tanto Simão como Nuno se sentem desapoiados pela mãe e o irmão.

Vicente confessa a Teresa estar deslumbrado com a grandeza da quinta e o bem-estar que ela proporciona, com os jardins e a piscina que o fazem ter vontade de não sair de lá, nem por nada. Margarida vai ter com a irmã e Vicente deixa-as a sós. Quando isso acontece, Margarida comenta com a irmã a situação trágica em que Matilde se encontra e fica incomodada por estar a ser cúmplice numa estratégia de Laura para afastar a ex-cunhada de Salvador. Margarida desabafa que andou a ouvir umas coisas, mas depressa se arrepende do que disse. Teresa fica desconfiada sobre o que ela quererá dizer, mas Margarida consegue esquivar-se, decidindo que tem de ir para a sala.

Sofia fica desagradada quando é obrigada a receber Salvador em sua casa, depois de ele explicar que combinou voltar a conversar com Matilde que ainda conversariam nesse dia. Sofia ainda diz que a filha já está a dormir, mas ela aparece nesse momento, fazendo com que a mãe se sinta a mais e os deixe a sós. Salvador deixa Matilde emocionada quando lhe declara que ela continua a ser a mulher da sua vida, ainda mais agora que transporta o seu filho no ventre. Ela pergunta se ele acredita em si e o rapaz afirma seguro que nunca duvidou da sua inocência. De seguida, pega numa caixa de onde retira a sua aliança de casamento, dizendo que mandou fazer uma nova para ela, pois não sabia se ainda guarda a original. Salvador troca alianças com Matilde, reforçando que se devem dar uma nova oportunidade de ficarem juntos. Ela parece que vai contrariá-lo mas, ao invés do que ele espera, confessa que o adora e acaba por beijá-lo.

Margarida conta a Simão que o escândalo da adopção de Camila já está publicado na imprensa cor-de-rosa e mostra-lhe a notícia que acaba de ler. Simão fica revoltado e Eduardo aproveita para o provocar. Laura põe cobro à discussão e garante que apesar de não gostar de andar nas bocas do mundo por más razões, vai apoiar Simão e Nuno e tentar que fiquem com a menina.

Horácio assiste às notícias e sente-se envergonhado em ver o filho no jornal da noite a ser referenciado como um homossexual que adoptou uma criança. Ana acha que vergonhosa é a atitude do pai biológico de Camila que depois de a ter abandonado, quer agora ficar com ela. Rosa critica Horácio por estar a criticar o filho e lembra-lhe que a família de Simão não o vai desamparar. Rosa dispara que era melhor que o marido ficasse calado quando às vezes diz certas coisas. Horácio fica desagradado e lembra que, como se não bastasse, o escândalo de Manel, agora aparece outro a envolver Nuno. Ana conta ao pai que Manel ficou de ir falar com eles e que garantiu ser mentira que tenha tentado violar Andreia. Rosa continua na dúvida.

Isabel finge-se indignada e brinca com Beatriz quando a amiga revela que já teve a primeira noite de intimidade com Mariano. Beatriz conta à amiga que a informação que pesquisaram e o que conversaram contribuiu para que Mariano tivesse ultrapassado a sua disfunção sexual.

No quarto de Mariano, os homens que estiveram na despedida de solteiro de Carlos vêm as fotografias que tiraram na noite em que fizeram a festa, constatando que fizeram figuras pouco dignas, enquanto se divertiam com as prostitutas que contrataram. Beatriz estranha a demora de Mariano e vai à sua procura, tentando entrar no seu quarto. Ele consegue evitar que isso aconteça, justificando que estão a apoiar Acácio, que está muito deprimido por ter perdido os seus carrosséis na feira.

Adelino e Sofia tenta demover Matilde de ficar com Salvador mas ela mostra-se decidida a reconciliar-se e garante estar preparada para os ataques que Laura vier a fazer-lhes.

Acácio começa a ficar embriagado e desata a falar com rimas, insistindo com Tomás para que o acompanhe nuns copos de tinto. Fátima desconfia de Carlos por ele ter ficado tanto tempo fechado no quarto de Mariano com Acácio e os outros amigos que foram a Espanha para a despedida de solteiro dele. Acácio salva a situação e conta que perdeu a licença dos carrosséis e que eles estavam a animá-lo. Fátima abraça-se a Carlos, radiante por vê-los tão amigos.

Rita começa a instigar ainda mais ódio no coração de Eduardo e diz que se ele quer que Laura o valorize tem de lhe fazer exigências e jogar o trunfo que tem na mão ao saber que foi ela que matou Luís. Eduardo fica pensativo e Rita aproveita para lhe dizer que quer deixar de ser empregada e ter o mesmo estatuto como sua namorada, que tem o professor insuflado, referindo-se a Vicente e os florezinhas, referindo-se a Simão e Nuno. Eduardo não resiste à sedução de Rita, dizendo que vai falar com a mãe. De seguida, atira-a para a cama e beija-a com grande paixão.

Teresa conversa com Vicente e confessa que ficou convencida de que Andreia está a mentir quando acusa Manel de a tentar violar. Vicente acha que ele já não é confiável e Teresa pede-lhe que, apesar de tudo, não afaste Violeta e Matias de Vasco. O namorado concorda em não o fazer e sobe para ir dormir. Simão junta-se à irmã e ao companheiro depois de ter ido deitar Camila. Nuno mostra-se preocupado por não ter revelado no inquérito de adopção que vivia com outro homem. Teresa tenta aliviar a tensão e diz que o advogado da família pode ajudá-los se necessitarem de aconselhamento jurídico para manterem Camila com eles. Margarida prepara-se para sair e mente ao dizer que vai ao cinema. Simão deixa a irmã tensa quando lhe diz para dar um abraço a Tomás, convencido de que ele vai sair com o namorado. Quando se encaminha para o seu carro, Margarida repara que Filipe está à espera dela, ficando alarmada por isso. O rapaz desdramatiza e Margarida fica algo irritada. Ele faz-lhe ver que são apenas amigos e convence-a a segui-lo até sua casa.

Salvador acaba de tomar banho e a primeira coisa que faz é escrever uma mensagem a Matilde dizendo-lhe que a ama.

Matilde sorri ao receber a mensagem de amor de Salvador e conta a Beatriz que se reconciliou com o ex-marido, mostrando-lhe a aliança de casamento. A tia confessa que fica feliz por ela, ao contrário de Sofia, que diz não ter ficado nada satisfeita.

Manel garante a Rosa e Horácio que está inocente e que nunca tentou violar Andreia. No entanto fica magoado com os ex-sogros que o olham com desconfiança, sem acreditarem na sua palavra. Ana faz a defesa de Manel e reprova a atitude dos pais. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6