“Sol de Inverno”: 21 a 27 de outubro

36º Episódio

Laura pressiona Isabel para que conte toda a verdade e justifique o facto de receber da Boheme mil euros por mês, através de uma empresa fictícia. A empresária quase desmaia quando Isabel conta que teve um caso fugaz com Francisco e que Salvador é o filho que resultou dessa relação.

Joana desabafa com Matilde, expurgando a desilusão por ter sido enganada pela mãe e pelo namorado, afirmando que já tomou a decisão inabalável de procurar o pai.

Laura recompõe-se do choque, bebendo um copo de água que Isabel lhe entrega. Depois fica a saber que só ela e Dulce, a sua empregada, sabem que Salvador é filho de Isabel e certifica-se de que ela manterá o segredo. Laura promete a Isabel não despedir Dulce, nem tirar a “renda” mensal com que Francisco lhe comprou o silêncio. No entanto deixa bem claro que se a verdade for tornada publica ou se Salvador souber da história, será ela, Isabel, a pagar por isso.
Joana agradece à prima por tê-la ouvido e mantém-se decidida a encontrar o pai, apesar de ele ter violado a mãe. Nesse momento o seu telemóvel toca e ao ver que de trata de uma chamada de Beatriz, acaba por rejeitá-la, assumindo que não quer nem consegue falar com a mãe. Matilde aconselha-a, para que ganhe um pouco de paz, a esquecer Rodrigo. Joana está disposta a fazer um esforço, mas ciente de que será muito difícil.

Beatriz pede a Sofia que ligue a Joana na esperança de saber se a filha está bem. Assim que a tia liga à sobrinha ela atende logo e avisa que já está a caminho de casa. Beatriz fica aliviada por saber que a filha está bem, mas angustiada por ela não querer falar consigo.

Lúcia fica irritada com o facto de Vicente ter decidido ir à festa havaiana mas é obrigada a disfarçar a sua contrariedade à frente de Matias e Violeta. Tomás faz companhia a Mariano, o único convidado que não respeitou a regra de ter uma referência branca bem visível, que confira à noite o estatuto de Luau.

Nuno discute com Simão e deixa claro que se ele voltar a importunar Henrique por causa dos ciúmes, não o deixa entrar mais na loja de flores. Simão percebe que foi longe demais e acata o que Nuno diz.

Lé diverte-se na praia com os amigos alemães que não se cansam de tocar e dançar. Concha assiste irritada e lamenta que eles continuem a fazer tamanha algazarra. Tomás fica desmoralizado ao reparar que Vicente pega em Lúcia às cavalitas, acabando por cair os dois, tal como Matias e Violeta que se perdem de riso ao verem os pais.

Depois de fazerem amor, Salvador e Matilde falam sobre o futuro e ela mostra desejo de casar e ter filhos. Salvador assegura que a ama, como que indicando ter o mesmo projecto de vida. Concha envia-lhes uma mensagem desafiando-os para o Luau, mas o casal prefere ficar em casa, em clima de grande romantismo. Fátima prepara-se para apresentar Carlos como seu namorado a toda a gente que está na festa, mas ele consegue esquivar-se à popularidade.
Margarida critica Eduardo e acusa-o de ser preconceituoso quando ele diz que receberá com agrado a visita de Simão, desde que o irmão não leve o amigo consigo. Laura chega a casa e vem muito abalada, embora consiga disfarçar. Eduardo brinca e atira que já pensava que a mãe não o queria ver. Ela pergunta-lhe como está e desculpa-se pelo atraso com um problema que teve de resolver na Boheme. O filho fica a saber que já saíram os resultados da auditoria e pede à mãe para ver o relatório. Laura aconselha-o a recuperar-se bem e com tempo, sugerindo que ele e Andreia façam companhia um ao outro. O casal troca um sorriso amarelo. Dulce vem de dentro, entretanto, e é chamada pela patroa à biblioteca, estranhando o que é que ela possa querer conversar.

Laura mostra-se magoada com Dulce e diz que ela não é merecedora da confiança que a levou a tratá-la como elemento da família, pois escondeu-lhe durante anos que Isabel é a mãe biológica de Salvador. A empregada defende-se e diz que Francisco é que arranjou o problema, só a ele competia resolvê-lo. Dulce dispõe-se a ser sacrificada mas implora a Laura que não lhe despeça o filho. A patroa garante que não vai despedir ninguém, mas avisa que o segredo é para se manter. Dulce promete que a sua boca continuará fechada.

Fátima tenta limpar uma nódoa que Mariano pôs na camisola quando entornou o cocktail e vai dizendo que ainda vai dar um mergulho. O livreiro fica envergonhado com as palavras que ela utiliza quando recorda os banhos que dava na Afurada, onde a água é gelada. Carlos vai buscar Fátima e ela sai com o namorado da festa a dizer que vão fazer magia. A um canto, Simão conversa com Nuno e Concha diz mal de Lé a Artur, queixando-se de que a mãe escolheu ter uma vida de ajuda aos outros e de uma descontracção sem limites, quando por ela nada fez. Artur desvia a conversa, desagradado com o rumo que ela está a levar. Célia, já enjoada, continua a ouvir Fábio que só sabe dizer que foi injustiçado na empresa, garantindo que um dia ainda vai alcançar o lugar mais alto da estrutura. Ela diz que gosta da música que está a tocar e fica aflita e envergonhada quando ele a arrasta para dançar. Tomás e Benedita já estão meio embriagados e ele conta que já chegou a ter um emprego com horários fixos e que largou tudo pela sua liberdade. O professor de surf lava a secretária para dançar e faz um brinde a Lúcia, que não acha piada ao que vê.

Vicente insinua-se a Lúcia dizendo que podiam tentar viver juntos, agora que já são adultos. Ela nem quer ouvir falar do assunto e dispara que a adolescência é a idade da parvoíce por alguma razão.
Fátima veste-se de cartomante e leva Carlos à loucura, assegurando que as próximas horas que vão passar serão mágicas.

Lúcia fica furiosa quando na manhã seguinte ao Luau descobre que Tomás dormiu na praia com Benedita e acorda-os, atirando-lhes areia para cima. A secretária desperta e diz que tem de ir embora, mas deixa o seu contacto escrito a batom no braço de Tomás.

Margarida estranha o silêncio de Dulce quando ela serve o pequeno-almoço mas a empregada justifica que não dormiu bem. Eduardo deseja ir com a mãe para a empresa e embora ela afirme que é melhor que continue a repousar, ele diz que nem vai ter de fazer grandes esforços pois pode ir no carro com Carlos. Teresa previne que tem de passar pelo hospital para ver como é que Teresa está.

Teresa recebe a visita de Salvador depois de falar com o médico e perceber que não está muito bem de saúde, uma vez que o rim que Eduardo lhe doou ainda não está ambientado ao seu corpo. Salvador dá conta do quanto está feliz com a sua nova vida, faltando apenas trabalho para que tudo esteja perfeito. Para animar a irmã promete oferecer uma jantarada na casa nova assim que ele estiver recuperada e fora do hospital.

Isabel fala ao telefone com Dulce sobre o facto de Laura ter descoberto que Salvador é seu filho biológico. Ambas concluem que se mantiverem esse segredo bem guardado como até aqui, nada de mal acontecerá. Depois de desligar, Isabel cruza-se com Benedita e pergunta à irmã onde dormiu. A secretária diz que acha que ela não vai querer saber, embora garanta que se fartou de Eduardo, saindo de seguida sem mais satisfações.

Margarida fica zangadíssima ao ver Luís dentro de casa, correspondendo ao convite de Andreia para beberem um cafezinho. Ciumenta a rapariga não se ensaia para mostrar o seu desagrado e diz ao treinador que não gosta nada daquelas confianças.

Vasco confessa a Manel que gostou da casa da mãe mas mostra-se preocupado se tiver de escolher morar com um ou com outro, ou se isso tiver de ser decidido em tribunal. Manel assegura a Vasco que ele e a mãe resolverão a contente o problema que criaram.
Sofia começa a tratar de ver a melhor forma de montar o seu próprio negócio, incentivada por Adelino. Joana sai do quarto a dizer que tem de ir tratar de uns assuntos, mas a tia e o avô ficam convencidos de que ela vai mesmo tentar localizar o pai.

Eduardo tenta seduzir Benedita mas ela faz questão de assumir que o que tinham acabou e que não quer mais nada com ele.

Laura vai a caminho do quarto de Teresa para visitar a filha mas é impedida por um enfermeiro que alega que o médico está a falar com a paciente.

Efectivamente, o médico abeira-se de Teresa e diz-lhe que o seu organismo está a rejeitar o rim que foi transplantado. Teresa fica naturalmente angustiada.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7