“Sol de Inverno”: 21 a 27 de outubro

39º Episódio

Fernando pergunta a Joana como é que o descobriu e como é que se chama, ainda em choque por saber que ela é sua filha. Joana, por seu lado, questiona porque é que ele foi preso e se sabia da sua existência. O homem confessa que está na cadeia porque desfalcou alguns clientes do banco e assume que sabia da gravidez de Beatriz, mas que depois nunca mais a viu. A tensão aumenta quando Joana pergunta se ele realmente violou a mãe. Fernando não consegue responder e Joana fica furiosa e vai-se embora, deixando o pai destroçado.

Sofia conta a Manel que esclareceu com Lourenço os mal-entendidos que resultaram do pedido de casamento que ele lhe fez e que por isso aceitou que ele seja sócio do negócio que vai iniciar. Manel brinca e diz que se pudesse também investia, mas o dinheiro que tem nem dá para formar a empresa. O casal abraça-se reconfortado mas é interrompido pela chegada de Ana que vai ameaçar Manel de passar a visitar o filho Vasco mais vezes de surpresa, se o ex-marido não facilitar a sua reaproximação. Manel fica irritado por saber que Ana já entrou com o processo de regulação do poder paternal para garantir a guarda do filho. A discussão é presenciada por Sofia, que se sente muito desconfortável com isso.

Laura faz uma comunicação aos trabalhadores da fábrica e explica que precisa de encontrar outro dador compatível com Teresa, informando que o organismo da filha rejeitou o rim que tinha transplantado. A empresária fala ao coração dos seus funcionários, pedindo-lhes que façam os testes como um ato de solidariedade. Quando termina o seu discurso, Laura é rodeada por alguns trabalhadores que a confortam e dizem que vão fazer os testes. Célia e Isabel também avançam e Rita faz o mesmo para ganhar pontos junto da patroa.

No hospital, Teresa está muito debilitada e ouve palavras de conforto da boca do enfermeiro que lhe está a controlar a medicação e confirma que a vão operar no dia seguinte. Quando ele sai, Teresa mergulha em grande tristeza, também revoltada com a sua doença.

Laura, por seu lado, conversa com o médico da filha que lhe diz que tudo foi tentado para que o transplante a que Teresa se sujeitou resultasse. No entanto, a cirurgia de remoção é inevitável e Laura não contem a preocupação pelo risco que isso envolve.

Margarida não consegue disfarçar a irritação, quando Andreia lhe pede desculpa por ter atrapalhado o seu treino com Luís. A cunhada fica com a ideia que Margarida e Luís possam ser algo mais do que treinador e atleta, mas ela recompõe-se e disfarça dizendo que nunca se poderia interessar por um homem como ele. Andreia fica convencida e decide que vai dedicar-se à passadeira, que sempre lhe faz melhor do que montar.

Tomás e Benedita acabam de almoçar e conversam muito animados e com grande cumplicidade. Quando se despedem, fazem-no de forma desajeitada e acabam por se beijar na boca, lembrando-se de que já o tinham feito na noite do Luau na praia. Depois disso, combinam encontrar-se de novo no dia seguinte.

Mariano cria o seu perfil no facebook e aconselha-se com Matilde sobre como usar a rede social. Beatriz vai à livraria pedir a Matilde que fale com Joana e a convença a desistir da ideia de encontrar o pai. Logo de seguida, Beatriz ensaia ir embora e diz que os vai deixar trabalhar, ao que Mariano dispara que ela bem lhes podia dar trabalho se comprasse alguma coisa. A lojista dá o troco e garante que assim fará, quando Mariano for à sua loja comprar roupa. O livreiro fica a vê-la ir embora disfarçando que está a olhar.

Adelino prepara-se para sair de casa e voltar para o táxi, quando Joana aparece. O avô tenta perceber se ela está bem e Joana esforça-se por não deixar transparecer o que lhe vai na alma, dizendo que já se habitou mais à ideia do pai estar vivo. Adelino vai trabalhar e Joana vai chorar para o quarto, enroscando-se em si própria. Nesse momento recebe uma chamada de Matilde e limpa as lágrimas antes de atender. A prima convida-a para jantar e Joana aceita sem pestanejar.

Lé colhe legumes na sua horta e conversa com Lúcia sobre as virtudes dos produtos biológicos. Quando regressam ao palacete, Lé repara que a amiga está triste e Lúcia acaba por confessar que ficou incomodada por ter visto Tomás a dormir com Benedita na praia, estranhando a sua própria reacção, uma vez que está sempre a discutir com ele. Lé afirma que não vê mal algum no facto de ela assumir os seus sentimentos. Lúcia pede-lhe por tudo que não comenta a conversa que estão a ter com ninguém mas assusta-se porque Violeta aparece do nada à procura de Fátima. Lúcia só sossega quando percebe que a filha não ouviu nada.

Fátima irrompe pela casa da família Aragão à procura de Carlos, queixando-se de que ele não lhe responde às chamadas nem às mensagens. Margarida percebe que o motorista criou uma farsa, fazendo-se passar por membro da família e convida Fátima a tomar um chá para conversarem com mais calma, fazendo ela agora de conta que é irmã dele. Fátima aceita um cafezinho e diz que é para malhar no irmão dela quando ele chegar.

Laura recebe uma chamada do detective que está a investigar a vida de Salvador em Londres e manda-o descobrir onde pára a namorada com quem se relacionou durante mais tempo.
Eduardo entra no gabinete da mãe e pergunta se ela já foi ver Teresa ao hospital. Laura responde que a vão operar no dia seguinte. O filho insiste que os médicos não fizeram tudo o que podiam, mas a mãe não concorda. Laura não esconde o seu desespero e assume que está disposta a recorrer ao mercado negro para conseguir um rim que seja compatível com o organismo da filha. Eduardo oferece-se para pesquisar na internet e a mãe aprecia a sua iniciativa, dizendo que vai fazer o mesmo.

Isabel é apanhada de surpresa quando Horácio lhe apresenta a proposta que Laura mandou fazer-lhe, convidando-a para vendedora na loja Boheme do Porto, afirmando que se trata de uma promoção pelo bom trabalho que tem desenvolvido na fábrica. Isabel percebe que a estratégia da patroa é afastá-la de Salvador e diz a Horácio que uma mudança dessas tem de ser muito bem ponderada e que dará uma resposta mais tarde.

Célia conta a Fábio que Rita é rude e muitas vezes má, porque em tempos foi roubada e enganada pelo marido. Fábio fica com pena e assim que se cruza com Rita mostra-se muito simpático e elogia o bolo que ela fez no outro dia, acrescentando que ela devia até pensar lançar-se no negócio dos bolos. Rita fica muito satisfeita com o tratamento que Fábio lhe está a dispensar.

Benedita fica irritada porque Eduardo começa a sobrecarregá-la de trabalho para se vingar dela o ter rejeitado. Ele comenta em tom irónico que ela é melhor a fazer outro tipo de coisas do que a tratar de papei, mas cada um tem aquilo que merece.

Eduardo vai despedir-se de Laura dizendo que vai para casa e a mãe aconselha-o a convidar a mulher para jantar fora, num sítio romântico, pois nota que a sua relação com Andreia continua a não ser a melhor. Laura lembra que ela até desistiu da queixa por violência doméstica. Eduardo concorda com a mãe e agradece-lhe o conselho.

Beatriz nota que Joana esteve a chorar ela responde que as desilusões não passam facilmente. A mãe mostra-se inquieta com o facto de ela querer encontrar o pai mas Joana mente e diz que já desistiu dessa ideia, acrescentando que deseja que o tempo a ajude a perdoá-la pela mentira em que a fez viver até agora. Sofia arrisca dizer que o tempo cura tudo mas fica sem resposta quando a sobrinha lhe lembra que ela também ainda não se esqueceu do que Laura lhe fez.

Dulce fica perplexa quando entra na sala e vê Fátima em amena cavaqueira com Margarida. Esta dá a entender à empregada que está a manter a farsa que Carlos montou para conquistar Fátima. A certo momento, ambas percebem que se Laura entra em casa e descobre o que se está a passar, o motorista vai ficar em maus lençóis. Dulce e Margarida simulam um telefonema de Carlos que supostamente avisa que não vai voltar para casa e conseguem dessa forma que Fátima decida ir-se embora.

Eduardo caminha pela rua e encontra uma modelo, colega de Andreia na mesma agencia de moda. Durante a conversa, descobre por acaso que a mulher abortou de propósito para poder fazer a campanha dos perfumes. Eduardo fica furioso e despede-se à pressa de Cláudia, disfarçando o estado em que está.

Henrique explica a Nuno porque é que decidiu deixar a loja de flores aceitando trabalhar como ajudante do chefe de cozinha de um hotel. Nuno tira a limpo se essa decisão não teve a ver com a cena de ciúmes que Simão fez. O empregado diz que não, mas de forma que indicia o contrário. Simão chega nesse momento e leva-lhes café, ficando igualmente desconfortável ao saber que o empregado decidiu ir embora. Simão propõe a Nuno ficar a trabalhar com ele na loja e o namorado aceita fazer a experiencia.

Salvador despede-se de um colega de trabalho e telefona a Matilde prevenindo-a que ainda vai passar pelo hospital para ver Teresa, antes de voltar para casa. Matilde diz-lhe para estar à-vontade e recebe Joana que acaba de chegar. A prima confessa que estava a precisar de espairecer e conta que foi procurar o pai à prisão, saindo de lá com nojo do homem que viu à sua frente. Matilde abraça-a tentando dar-lhe algum conforto.

Andreia conversa com Margarida, enquanto espera pela chegada do marido. Eduardo chega tão transtornado que nem repara que ela se arranjou toda para irem jantar. Margarida chama a atenção do irmão mas ele só quer arrastar Andreia para o quarto, para falar com ela. A mulher não percebe aquela atitude e muito menos quando Eduardo começa a por alguma roupa dela dentro de uma mala de viagem. Andreia pergunta-lhe se enlouqueceu e, finalmente, ele assume ter descoberto que ela abortou de propósito por causa do trabalho publicitário que não quis perder. Andreia ainda tenta desmentir mas as provas são demasiado evidentes para que possa negar. Eduardo exige-lhe que deixe aquela casa imediatamente mas Andreia reage e afiança que só sairá e só lhe dará o divórcio, se ele lhe der metade de todo o património que tem. Eduardo fica estarrecido com aquela proposta.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7