“Sol de Inverno”: 21 a 27 de outubro

38º Episódio

Sofia reage com indignação ao pedido de casamento de Lourenço e para além de recusar, afirma também que não poderá ficar com o dinheiro que ele lhe deu em troca do diamante que agora lhe oferece em forma de anel de noivado. Sofia revela ainda que começou com Manel uma relação recente e que gosta muito dele. Lourenço percebe que cometeu um erro e tenta remediar a situação, propondo tornar-se sócio investidor do negócio dela, recebendo sessenta por cento dos lucros. Sofia fica de pensar no assunto e vai embora do apartamento, ainda muito perturbada com o que acabou de viver. Lourenço, por sua vez, é a imagem da mais profunda desilusão.

Laura chega a casa abatida e conta a Eduardo que veio do hospital e que o médico de Teresa está a considerar a possibilidade de a operar de novo. O filho desabafa que mais valia que a irmã tivesse continuado com a diálise em vez de ter feito o transplante renal. Eduardo fica aborrecido com a mãe porque ele continua a não querer que ele substitua Teresa na empresa, continuando esperançada que Salvador volte à Boheme. Eduardo insiste que pode desempenhar a função de administrador, até porque o irmão já arranjou trabalho numa consultora, mas Laura não lhe dá qualquer saída.

Eduardo vai deitar-se a lamentar ter dado um rim à irmã, constatando que o seu esforço foi inglório. Andreia chama-lhe egoísta e afirma que ele só foi dador porque a mãe o obrigou. Eduardo fica muito apreensivo, temendo pela sua saúde no futuro, enquanto a mulher se vira na cama e fecha os olhos para dormir.

Beatriz lembra a Sofia que sempre achou o interesse de Lourenço por ele era mais do que uma simples amizade. Sofia lamenta que por causa do pedido de casamento que ele fez não possa agora aceitar o seu dinheiro. A irmã discorda, convicta de que a proposta que Lourenço lhe fez para ser seu sócio faz com que ela não se sinta em divida para com ele. Sofia prefere pensar mais um pouco e aconselhar-se com Manel a quem tenciona contar o que se passou com o amigo.

Salvador regressa a casa e conta a Matilde que ficou mais aliviado depois de falar com Teresa, apesar de ter percebido que ela ficou devastada com a recaída que teve e com os riscos que pode correr se a rejeição ao rim se agravar. Salvador confirma que Laura está muito abalada e Matilde diz que ela ainda não deve saber que ele começou a trabalhar noutra empresa. O namorado acredita que Margarida ou Simão já lhe possam ter dito, convicto de que a atitude certa é manter-se afastado o quanto baste da Boheme para que a mãe não queira controlar-lhe a vida. Por falar em vida, Salvador diz a Matilde que deviam casar e ele afirma que está à espera do pedido oficial. Ele cumpre o seu desejo, meio a brincar e ela promete amá-lo e respeitá-lo se a levar ao colo para a cama porque está cheia de sono.

Na manhã seguinte, Salvador ajeita o fato para ir trabalhar e confessa que já não estava habituado a vestir-se assim. Ela, por sua vez, comenta que o amigo advogado que ele recomendou a Mariano vai ajudar o livreiro no processo do avô. Salvador e Matilde acabam por concordar que Mariano é realmente uma pessoa problemática. Matilde conta que ele desistiu de conquistar Fátima e que está agora a tentar arranjar noiva na internet.
Laura fala ao telefone com Horácio e pede-lhe que passe no escritório, porque precisa de lhe falar e não consegue ir à fábrica ter com ele.

Margarida termina o pequeno-almoço e prepara-se para ir treinar no picadeiro. Fica irritada e cheia de ciúmes quando Andreia lhe pergunta se vai treinar a manhã toda, uma vez que se Luís tivesse tempo, gostava de ter mais uma aula para a prender a montar. Eduardo reage com espanto e saúda com ironia o facto de ela ter arranjado com o que ocupar o tempo. Agora é Andreia que se contém para não responder. Laura passa pela sala e anuncia que está de saída para a Boheme, confirmando que só irá ao hospital à hora do almoço para falar com o médico de Teresa. Margarida assume que gostava de ver a irmã e a mãe diz que não estão a facilitar visitas, comprometendo-se a dizer-lhe que todos estão com ela.

Sofia conta a Manel que Lourenço a pediu em casamento. O namorado, depois de sentir algum incómodo pela situação, e de ouvir Sofia dizer que rejeitou a sua ajuda financeira, opina que a proposta que o amigo lhe fez para se tornar seu sócio, acaba por ser uma situação interessante que não configura qualquer favor, uma vez que vai ter a maior parte do lucro correspondente à maior parte do que vai investir. Manel brinca com Sofia e diz que ela esteve quase a trocá-lo. Sofia abraça-o quando Vasco está a entrar na sala, levando a que o pequeno peça desculpa por estar a incomodar. Manel e Sofia desviam as atenções e prepara-se para o ir levar à escola.
Joana vai ter com Matilde à livraria e conta-lhe que já conseguiu saber onde o pai trabalha, pois consultou a sua declaração de IRS. A prima encoraja-a a telefonar-lhe e ela faz a chamada. Joana fica em choque ao saber que ele, Fernando Dias, já não trabalha no banco para onde ela ligou. Apesar de receber mais informações que lhe desagradam, Joana disfarça o incómodo e diz à prima que não lhe deram qualquer pista sobre o paradeiro do pai.

Benedita recebe uma chamada de Tomás e aceita o convite que ele lhe faz para almoçar, pese embora estar surpreendida por ela não a ter esquecido. Eduardo chega entretanto e trata-a com frieza, adoptando um relacionamento institucional de patrão para secretária. Pergunta pela mãe, dá-lhe indicações para que lhe marque reuniões e pede que lhe leve um café.
Laura reúne com Horácio e pergunta-lhe o que acha de Isabel. O encarregado da fábrica apressa-se a dar as melhores referências, confirmando tratar-se de uma excelente gaspeadeira. A empresária sorri, cínica, afirmando que tinha essa ideia e que decidiu promovê-la, pedindo a Horácio que a convença que será uma óptima oportunidade se aceitar trabalhar no atendimento na loja Boheme do Porto. Horácio mostra reservas de que a gaspeadeira tenha competência para o atendimento ao publico mas Laura ressalva que ela terá formação, insistindo com ele para que a convença.

Rita embirra com Célia ao vê-la arrumar o posto de trabalho antes de fazer a pausa a que tem direito. Isabel arrasta a colega, dizendo que não está com paciência para aturar a chefe. Fábio cruza-se com Célia que o cumprimenta, envergonhada. Rita repara e chama-o com rispidez, oferecendo-lhe uma fatia de bolo que fez. Ele desconfia e ela prova uma fatia para mostrar que não o está a envenenar, aproveitando para dizer que lhe pode fazer o jantar se ele quiser. Fábio volta a desconfiar e pergunta o que é que ela pretende, fingindo-se tão simpática. Rita tem uma fúria e responde que ele escusa de ser parvo.

Isabel e Célia falam mal de Rita mas Lídia explica-lhes que ela é assim porque sofreu muito com o ex-marido que a enganou e maltratou. Horácio chama Isabel à parte e pergunta de Lurdes já deu notícias. A operária confirma que não e ele diz que as pessoas têm dificuldade em admitir que precisam de ajuda. Isabel mostra-se convicta de que ela e o marido não vão conseguir descobrir quem lhes deu o frigorífico.

Artur garante aos pais que não foi ele a comprar-lhes o frigorífico e garante à mãe que não anda metido em negócios esquisitos, apesar de estarem com tantas dificuldades. Jacinto pergunta à mulher se ela se descaiu e contou alguma coisa a Horácio ou a Rosa. Lurdes garante que não mas lembra-se repentinamente que Isabel estava lá em casa quando o frigorifico velho avariou e que só ela e Célia sabiam disso. Artur pergunta se elas terão dinheiro para isso e a mãe afirma que sim, não pensando no entanto que elas fossem capazes desse gesto. Jacinto resmunga e diz que detesta dever favores.

Lourenço procura Sofia e pede-lhe novamente desculpas por lhe ter proposto casamento. Ela acaba por aceitar tê-lo como sócio no seu novo negócio.

Teresa e Laura ficam devastadas quando o médico lhes vai comunicar que a infecção alastrou e que Teresa vai ter de ser novamente operada para tirar o rim que Eduardo lhe doou.

Fátima irrita-se com Mariano pelo facto de ele dizer que Carlos só tinha segundas intenções ao querer namorar com ela. A empregada acaba no entanto por reconhecer que o namorado está em falta, pois não atende os seus telefonemas nem responde às suas mensagens. Mariano e Lé mostram que já perceberam que Carlos só quis divertir-se à custa de Fátima. O livreiro conta a Lé que o advogado amigo de Salvador já lhe resolveu o problema do processo que o avô lhe pediu para tratar, elaborando um parecer que ele só teve de assinar por baixo.

Carlos confessa a Dulce que vai ter de acabar tudo com Fátima porque já está farto dela, mas só o fará depois de saber que surpresa lhe tem reservado. Dulce vê o filho a ler revistas e percebe que o súbito interesse dele pela culinária é apenas com a intenção de conquistar mais mulheres.

Laura entra desesperada na Boheme e chama Benedita ao gabinete dizendo que quer mobilizar toda a empresa no sentido de encontrar outro dador compatível com Teresa, pois o organismo da filha rejeitou o rim que Eduardo lhe doou.

Margarida protesta com Luís e Andreia, ciumenta por ele estar ainda a dar a aula de equitação à cunhada, quando ela está à espera para fazer o seu treino de competição. Luís não gosta da forma como Margarida lhe fala mas aceita trabalhar com ela mais uma hora do que é normal. Ela ameaça arranjar outro treinador se ele não tiver disponibilidade.

Benedita passeia antes do almoço com Tomás e ambos confessam que gostaram da companhia um do outro na festa da praia. Ele afirma que a achou mais bonita quando a viu acordar do que quando a conheceu.

Beatriz lamenta que Joana persista em encontrar o pai e deseja que isso nunca aconteça. Matilde fica cheia de pena da tia e conta-lhe que a prima estava bastante determinada para encontrá-lo.

Joana vai a uma prisão e depara-se com um recluso, perguntando se ele se chama Fernando Dias. O homem confirma que sim e estranha não a conhecer. Fernando fica atónito quando ela revela que é sua filha.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7