“Mar Salgado”: Resumo de 29 de setembro a 5 de outubro

 14º Episódio

Patrícia consegue convencer Leonor a perdoá-la, comprometendo-se a ajudá-la a descobrir a verdade sobre o que aconteceu ao filho dela. Patrícia finge-se empenhada em recuperar a sua amizade e diz que embora não acredite que o marido seja um monstro ao ponto de fazer desaparecer bebés, será a primeira a condená-lo, se for culpado. Leonor afirma que vai fazer um esforço para voltar a confiar nela e aconselha-a a fazer as pazes com a mãe e a irmã, já que Cremilde gostava de passar mais tempo com a neta. Ardilosa, Patrícia afiança que vai esforçar-se para se reaproximar da mãe e da irmã e pede a Leonor que desista da queixa que apresentou contra Gonçalo. Ela afirma que o fará, assim que ele aceitar esclarecer a verdade sobre os filhos e diz incentiva Patrícia a convencer o marido a falar com ela, pois não deseja vingar-se, mas apenas esclarecer o passado. Só deste modo aceitará retirar a queixa que fez contra ele. Patrícia encaixa o golpe mas fica desapontada por não conseguir completamente os seus intentos.

Amélia conta a Gonçalo que Martim voltou a insistir que devem dizer a Carlota que são seus pais adotivos. O irmão reafirma que ela tem de convencer o marido a estar calado, mas Amélia até acha que o melhor era contar-lhe toda a verdade e assumir que ele, Gonçalo, é o pai da rapariga e que Leonor é a mãe biológica. Gonçalo fica furioso com Amélia e avisa que até podem ir ambos presos se ela prosseguir com aquela ideia.

Madalena despede-se de Sebastião depois de terem feito amor. O escritor quer que ela passe a noite consigo mas Madalena conta que não pode faltar ao jantar de família. Sebastião conforma-se, mas não esconde que está completamente apaixonado.

Bento prepara-se para assistir ao jogo do Vitória de Setúbal que vai dar na televisão, munido de cerveja e tremoços. Henrique avisa-o que o jantar vai ser em família e com a televisão desligada, forçando o cunhado a ir embora, amuado.

Eva conversa com Laurinda na cozinha e deixa a mãe entusiasmada ao confidenciar que pretende ter um bebé e em breve porque a idade já não lhe permite esperar por muito mais tempo.

Patrícia põe Gonçalo a par da conversa que teve com Leonor e ele reafirma que ela tem de a convencer a retirar a queixa que apresentou, acrescentando que tem de arranjar alguém que vá à Síria pressionar Alice a não testemunhar o que sabe. Patrícia acha que será inútil calar a enfermeira e mostra-se irritada por André estar cada vez mais próximo de Leonor.

André visita Leonor, tal como ela lhe pediu. Porém, quando a amiga conta que fez queixa de Gonçalo à polícia, André toma a decisão de não ficar contra a família e diz que não está disposto a prejudicar o irmão. André vai embora e Leonor fica frustrada por perder uma ajuda preciosa para saber se Gonçalo lhe tirou os filhos à nascença.

Nuno conversa animado com Joni e conta-lhe que já alugou os dois quartos disponíveis que tinha, a uma rapariga de nome Catarina que chega no dia seguinte com o filho de dezasseis anos. Nesse momento a campainha da porta soa e Nuno confronta-se com a chegada de Bento que invade a casa de minis na mão, fazendo-se convidado para ver o jogo de futebol. Joni opõe-se mas Nuno cede ao teatro de Bento e acede a que ele fique. Rapidamente se arrepende, quando o convidado forçado derrama uma das cervejas no chão.

Depois do jantar, Henrique sugere a Laurinda que contrate Sara para trabalhar no escritório da sua empresa pois continua desempregada. Laurinda não gosta da ideia e argumenta que aquele trabalho não tem a ver com a área da nora. Esta entra na cozinha e o casal fica em silêncio. Sara oferece-se para lavar os copos do jantar mas a sogra não aceita, justificando que prefere ser ela a ter o trabalho porque são copos de cristal. Henrique prepara-se para ir para a sala mas reentra a discutir com Mateus, porque o filho recusa ir trabalhar para a empresa da amiga da mãe. Filipe critica o pai por querer mandar sempre na vida de toda a gente e Henrique protesta por nenhum dos filhos querer saber da gestão das empresas da família, acrescentando que Eva é a pior por andar sempre a passar multas aos seus barcos. Laurinda pede que acabem com as discussões e a conversa acaba por se tornar mais divertida quando Sara confirma que conheceu uma pessoa, mas que ainda não pode considerar que seja um namorado. Todos brincam com a situação, excepto Henrique que fica com cara de caso.

Martim e Sebastião degustam um vinho enquanto conversam sobre a nova relação do escritor. Este assume recear que a diferença de idades possa tornar-se num problema e Martim aconselha-o a aproveitar enquanto dura. O director do Hotel Salinas de Mar confidencia que está com um problema familiar entre mãos, já que pretende contar a Carlota que é adoptada. Sebastião concorda que a sobrinha tem direito a saber a verdade e mostra-se convencido de que ela a aceitará.

Patrícia apercebe-se da presença de André na estufa e apela à sua sensualidade para tentar que ele repare em si. Ao constatar que ele está preocupado oferece-se para ouvir os seus desabafos. Ele prefere ir deitar-se e Patrícia fica sozinha e desconsolada.

Leonor conta a Diogo que André não gostou que ela tenha denunciado Gonçalo à polícia e que se passou para o lado do irmão. Já sobre Patrícia, assume que não voltará a confiar nela como antes. Diogo afirma que ela gosta de André mas ela afirma que são apenas amigos e que contava com ele como aliado dentro da família Queirós. O irmão dá-lhe o recado de Miguel, que pretende falar com ela e vai buscar uma sanduiche à cozinha. Leonor fica apreensiva e faz-lhe notar de que tem de ir ao médico pois está sempre cansado e passa a vida a comer. Ele desvaloriza e concentra-se no computador.

Leonor é forçada a esperar que a doutora Graça Correia termine as consultas que está a dar no hospital para poder falar com ela e tentar perceber se o bebé que morreu há dezasseis anos atrás era mesmo seu filho.

Carlota e André vêm da piscina a conversar com grande cumplicidade e ela confessa que está muito feliz por ir viajar com os pais, acrescentando que esta é a altura ideal porque a mãe tem andado muito nervosa. André sorri, comprometido.

Amélia grita com Martim ao pequeno-almoço quando ele volta a dizer que quer contar a Carlota durante a viajem a Praga que foi adoptada por eles. Amélia pede desculpa ao marido que a beija na testa e lhe pede que pense no assunto, pois aquela conversa não pode esperar.

Leonor fica perplexa quando a médica que recebeu o bebé que foi abandonado na igreja no dia em que ela deu à luz, morreu mas não por estar gravemente doente. Graça Correia afirma que a criança foi tratada mas que acabou por falecer inesperadamente por asfixia. Leonor não esconde o espanto e entrega um papel como o seu número de telefone, pedindo à médica que lhe ligue se recordar de mais alguma informação importante.

Filipe faz má cara a Henrique quando o pai decide que ela vai acompanhar o mestre João na próxima pescaria, para saber como é que se trabalha nos barcos. Cremilde vai ter com Henrique e este manda entregar-lhe o peixe que tinham separado para ela. Eva detecta a transacção e volta a multar o pai, considerando que a venda foi ilegal, por não terem pesado o peixe. Henrique fica furioso e ameaça deserdá-la.

Joni repreende Bento, avisando-o que depois do comportamento que teve em casa de Nuno, não voltará a ver lá um jogo de futebol. Bento reconhece que se entusiasmou mas contrapõe que devia era estar zangado com ele, pois só pode ver a partida porque Nuno permitiu. Joni deixa a banca e vai provocar Tina. Esta elogia a beleza de uma freguesa que não via há algum tempo, para começar a levar vantagem nas vendas. Joni sorri com malandrice.

André está a tomar café com Patrícia antes de uma reunião com Martim. Está desconfortável e apressa o fim da conversa, quando Leonor se aproxima e pede para falar com ele. Patrícia, contem-se e nada diz.

Já a sós, Leonor começa por dizer a André que não quer ficar afastada dele, apesar de continuar empenhada em saber o que aconteceu aos seus filhos e a enfrentar Gonçalo se necessário for. André confessa que prefere afastar-se dela, pois não consegue ser apenas seu amigo. Leonor confessa que também gosta dele e acaba por beijá-lo. Patrícia observa a cena ao longe e fica furiosa. André conta a Leonor que está atrasado para a reunião e combinam falar mais tarde.

Patrícia finge que está a chorar e mente a André, dizendo que acabou de saber que Carlota é filha de Gonçalo e Leonor, dizendo-se enganada pelo marido. André acredita nela e abraça-a para a confortar. Patrícia consegue o que quer e aproveita para beijar o cunhado, que é apanhado de surpresa. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6