“Mar Salgado”: Resumo de 29 de setembro a 5 de outubro

17º Episódio

Gonçalo fica desesperado e, aproximando-se de Leonor e Carlos, aconselha o jornalista a entrar para a gala, pois os discursos de entrega do prémio ao pai estão prestes a começar. Leonor insiste que a história que tem para divulgar sobre Gonçalo é mais importante do que a gala, mas é interrompida por André que a leva consigo para conversarem. Gonçalo mente a Carlos e diz que Leonor está a agir assim por se sentir rejeitada. O jornalista sorri e entra na sala.

André justifica a sua atitude a Leonor, que o critica por não estar a sue lado. O rapaz afirma que não seria justo que ela estragasse um momento tão importante para o pai dele, só porque tem uma suspeita. Leonor conta que Alice não chegou a Portugal e reafirma as suas desconfianças sobre Gonçalo, sentindo-se perdida e só por não saber dos filhos. André sustenta o choro de Leonor e abraça-a, decidindo-se por levá-la a casa.

Com quase toda a família na sala, Frederico recebe o prémio pelo trabalho humanitário da sua fundação e aproveita para lançar o novo projecto que tem em mãos para fazer mais uma escola em São Tomé e Príncipe. A sala irrompe em aplausos no final do discurso e os convidados correm a cumprimentar o homenageado.

Carlota aproveita para contar que viu Leonor na recepção e sugere à mãe que lhe vão falar, certa de que ela perceberá que nada tem a temer se a deixar fazer o curso de mergulho. Amélia repete, irritada, que ela fazer mergulho está fora de questão, enquanto Gonçalo ouve a conversa também em grande tensão.

Madalena e Sebastião saciam a fome depois de terem feito amor. O escritor pede que ela passe a noite consigo e Madalena envia uma mensagem aos pais, para os avisar de que dorme fora. Ele acha que a sua atitude revela que ela é de facto uma miúda e Madalena responde com maturidade que é justo que se não vive em casa própria, avise quem se preocupa com ela. Sebastião e Madalena beijam-se apaixonados.

Bento tenta convencer Laurinda de que tem demasiados encargos com uma das ex-mulheres e que por isso não pode pagar a Joni para que ele lhe dê emprego. A irmã responde que não pode ser ela a ter prejuízo para ele ter um emprego, aconselhando-o a tirar os pés da mesa e a sair do lugar de Henrique. O cunhado chega nesse instante e depois de contar que Filipe vomitou mesmo antes de entrar no barco em que foi acompanhar a faina da pesca, faz notar a Bento ter reparado que ele estava sentado no seu lugar. Fica irritado ao saber que Madalena avisou a dizer que ficava a dormir em casa de uma amiga. Henrique está desconfiado de que ela está com o namorado de quem não quis falar.

André leva Leonor a casa e ela não esconde o seu desespero por estar sem alternativas para obrigar Gonçalo a confessar que lhe fez desaparecer os filhos. André não suporta vê-la sofrer e acaba por beijá-la. No entanto, ambos acabam por concordar que acabaram de cometer um erro.

De regresso a casa, Frederico e Antónia mostram-se felizes pela forma como a gala decorreu e ele pergunta por André. Amélia justifica que o irmão teve um problema de última hora para resolver na empresa e o pai graceja e diz que tem de ganhar outro prémio para ele assistir à entrega. Amélia não está a aguentar mais fingimento e diz que vai ver Carlota antes de se deitar.

Gonçalo e Patrícia comentam a noite atribulada que tiveram por causa de Leonor e ele confessa que André acabou por salvar a situação ao levar Leonor so hotel. Patrícia arde em ciumes e envenena o marido, garantindo que se o irmão e Leonor se envolverem a sério será um problema grave com que ficarão para resolver. Gonçalo concorda que tem de arranjar u advogado que o guie, perante a ameaça que Leonor fez de ir para a imprensa contar a sua história, reforçando que está na hora de agir, farto de ser encostado à parede. Gonçalo espreita à janela e vê que André está a chegar a casa. Patrícia desce para falar com ele e tentar saber informações úteis sobre Leonor. No entanto, fica desiludida porque o cunhado responde às suas perguntas e decide ir deitar-se sem revelar qualquer dado relevante.

Entretanto, Leonor tem mais um dos seus pesadelos em que visualiza Gonçalo a roubar-lhe os filhos logo a seguir ao parto. A meio da noite, acorda sobressaltada.

Na manhã seguinte, Carlota mostra-se entusiasmada por viajar com os pais para Praga e Kika não esconde a inveja por ficar, desafiando o avô a levá-la num futuro próxima até um paraíso de praia e mar. Frederico não desvia os olhos do jornal mas afiança que está prometido. Martim desespera com Amélia, ainda a prepara a mala de viajem.

André conversa com Amélia e Gonçalo na estufa e avisa-os que têm de contar a Carlota toda a verdade, sob pena de ela vir a descobrir pelos jornais que é filha adoptiva e quem sabe, toda a verdade sobre o seu passado e que tem uma família diferente do que imaginava. Depois de ouvir o irmão, Gonçalo garante a Amélia que vai resolver o problema.

Nuno ensaia espreitar um desenho que Tiago está a fazer. Ele reaje mal e proíbe-o de sequer espreitar, fechando o bloco. Nuno convida-o para fazer uma aula de vela ou mergulho no ginásio mas ele volta a recusar, respondendo que quando quer ver peixes via ao aquário. Depois do rapaz ir embora. Catarina conta a Nuno o percurso de vida que ele teve, que o adoptou só com doze anos e que ele necessita de algum tempo de adaptação. Nuno aceita a explicação e mostra-se confiante em que o rapaz perceba que só o querem ajudar. Catarina pede para que ele coloque também Joni a par da situação e Nuno aceita colaborar. A rapariga fica aliviada.

Patrícia passa pelo centro náutico para tentar avaliar o impacto que a última noite teve nela, depois de ter tentado denunciar Gonçalo. A frustração de Patrícia é enorme, porque Leonor a avisa de que não vale a pena tentar proteger o marido, pois tenciona saber tudo sobre o que se passou com os seus filhos.

Bento faz uma aposta com Cremilde, que aceita jantar com ele à luz das velas, assim que ele conseguir vender na banca o dobro do peixe que elas conseguiram. Tina fica atónita com o risco que a mãe está a correr, mas ela desvaloriza. Cremilde dá como garantido que Bento vai perder por ser ignorante e calão.

Filipe regressa a terra muito agoniado, depois de passar uma noite inteira no mar. Antes de o barco atracar ensaia saltar para terra e acaba por cair ao mar. Henrique fica aflito, mas depois de o filho chegar são e salvo a terra firma, acaba por não esconder a sua desilusão pela sua falta de jeito. Ele grita com o pai que podia ter morrido, graças à sua teimosia.

Madalena entra em casa de manhã mas Laurinda exige que ela lhe diga com quem passou a noite. Ela responde que quando chegar a altura de apresentar o novo namorado, o fará. Sara conta que tem uma entrevista de emprego no Hotel Salinas. Madalena fica entusiasmada mas Laurinda mantém as suas desconfianças em relação às capacidades dela.

João visita Leonor no centro de mergulho e ela conta ao mestre, que procurou Gonçalo para que ele lhe contasse o que fez aos seus filhos. João concorda, depois de ouvir tudo, que André tem sido uma preciosa ajuda mas avisa Leonor de que Patrícia é um lobo com pele de cordeiro e que não deve confiar nela.

Gonçalo conta a Patrícia, com um sorriso na face, que o advogado que consultou é dos melhores de Lisboa e que os alegados crimes em que se envolveu já terão prescrito e que Leonor apenas fará figura de louca se avançar para a imprensa com a sua história. Gonçalo decreta que está na hora de serem eles a encostarem Leonor à parede.

Diogo deixa André espantado ao dizer que vai almoçar por estar cheio de fome, depois de ter passado a manhã a comer e a beber água. Leonor entra, depois de o irmão sair e seduz André, para conseguir que ele a ajude a provar que Gonçalo é o responsável pelo desaparecimento dos filhos. Leonor beija André ao de leve na boca e promete voltar a falar com ele mais tarde. Ele fica pensativo com o comportamento dela.

Tiago pergunta com maus modos a Pedro e Hugo se viram a Betinha da mota. Acaba por ir embora amuado porque eles não sabem de Carlota. Hugo envergonha Pedro e convida Elsa em seu nome, para ir à inauguração do Muxama. Ela ri da timidez de Pedro e da brincadeira de Hugo.

Sílvia apanha Rute a comentar ao telefone com uma amiga, que já arrancou 400 euros a Messias sem lhe ter dado ainda um único beijo. Depois de a irmã desligar o telefone, ralha com ela mas Rute não liga importância ao que ela diz. Idalina, por sua vez, ralha com Júlia porque ela diz que se calhar não vai à inauguração do bar porque a filha está a chocar uma constipação. Rute troça de Júlia por não a ver em festas e porque nunca a viu com roupas mais ousadas. Idalina chama-lhe assanhada enquanto Júlia confessa que o marido não gosta de a ver mostrar o corpo.

Patrícia finge estar a chorar e telefona a Leonor, dizendo que precisa de lhe falar no hotel por causa dos filhos. Leonor não perde tempo e vai ter com ela. Ao chegar, Patrícia reconhece que ela tinha razão e, apontando para Gonçalo, diz que o marido é um monstro e que lhe vai contar a verdade sobre os filhos. Gonçalo parece arrependido e revela que ela teve realmente gémeos e que nenhum deles nasceu morto. Leonor fica em choque com o que acaba de ouvir. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6