“Mar Salgado”: Resumo de 29 de setembro a 5 de outubro

 16º Episódio

Leonor fica desesperada por Alice não desembarcar e Tomás sugere que ela telefone para alguém da família. Leonor confessa com desalento que não conhece qualquer parente da enfermeira e o advogado reafirma que sem o testemunho dela o processo contra Gonçalo será arquivado. Leonor balbucia não acreditar que tudo acabe ali e diz estar desconfiada que foi Gonçalo a convencer Alice a desistir.

Gonçalo e Patrícia assistem num estado de grande tensão ao noticiário e ficam a saber que o campo onde Alice prestava serviço humanitário na Síria foi atacado e que a enfermeira pode ter morrido ou estar desaparecida. Gonçalo diz que o seu amigo Fonseca lhe perdeu o rasto e que só gostava de ter a certeza de que ela não apareça a qualquer momento. Patrícia deseja a morte de Alice para acabar com a angústia de que ela possa testemunhar a favor de Leonor.

Amélia e Martim tomam o pequeno-almoço e ele mostra o seu desagrado por ela ter puxado o assunto da adopção à frente de Carlota, sabendo que ele quer contar-lhe que também ele é filha adoptiva. Amélia garante que falou casualmente do tema e que ao menos ficaram a saber como ela reagiria mal se soubesse a verdade. Martim acaba por ceder aos argumentos da mulher e diz que desiste, pelo menos por agora, de contar a Carlota que eles não são os seus pais biológicos.

Tina e Joni disputam a freguesia apregoando os seus peixes mas ela leva a melhor conquistando um cliente. Entretanto, repara nos amores-perfeitos que Bento ofereceu a Cremilde e comenta que ela está toda derretida. A mãe responde que foi só um agradecimento pelo seu esforço a promover a paz entre as bancas. Nesse instante, Nucha aparece com cara de poucos amigos à procura de Bento e conta que ele comprou fiado um raminho de amores-perfeitos e que ainda não lhe pagou. Cremilde fica em choque e atira as flores para o balde onde estão as vísceras dos peixes. Joni entra em cena e ajuda Tina a afastar Nucha dali. A florista vai embora furiosa e Cremilde segue no lado oposto à procura do seu pretendente caloteiro. Tina agradece a ajuda que Joni deu para que a mãe não fosse envergonhada à frente de toda a gente.

Cremilde encontra Bento e dá-lhe um raspanete por não ter pago as flores que lhe ofereceu. Ele persiste em convidá-la para jantar mas a peixeira insiste que só teve um homem na vida e que pretende continuar assim. Bento afirma que quer que todos saibam o que sente por ela e Cremilde ameaça arrancar-lhe a tripa se o fizer. Ele estremece e avança para a florista.

Leonor invade o gabinete de Patrícia e antes que ela consiga perceber o seu estado de espírito, pergunta se Gonçalo teve alguma coisa a ver com o facto de Alice não ter regressado a Portugal. Patrícia argumenta que nem tudo o que acontece de mal no mundo é culpa do marido e lembra que o acampamento onde a enfermeira estava foi atacado e que existe uma lista de mortos e desaparecidos. Depois, tenta acalmar Leonor e conversar num tom mais calmo mas ela faz menção de ir embora avisando que se Gonçalo insistir em não lhe contar a verdade sobre os filhos, irá para os jornais e para as televisões para revelar a sua história. Leonor vai embora furiosa e Patrícia sorri, enviando uma mensagem a Gonçalo a dizer que Alice não chegou a Lisboa.

Amélia e Catarina põem a conversa em dia e a investigadora conta que para adoptar Tiago teve de abdicar da sua relação com Joana, pois a companheira não queria ter filhos. Para além disso, o pai morreu e deixou um mar de dívidas que ela teve de liquidar, para dar à mãe uma velhice tranquila. Joana explica que a relação com o filho nem sempre é fácil, pois só agora tem a sensação de que ele começa a confiar nela, afastando a ideia de ser abandonado como foi tantas vezes antes da adopção. Amélia conta, por sua vez, que Martim anda com a mania de contar a Carlota que é também filha adoptiva, mas que ela ainda não se sente com coragem para isso.

Tiago segue Elsa, Pedro e Hugo que vão a mais uma aula de percussão. De repente muda de humor e desiste de os acompanhar. A caminho do parque de estacionamento, olha para dois jovens que estão a tentar roubar o capacete e a mota de Carlota. Ela defende-se como pode mas está prestes a ceder, quando Tiago intervém e luta com os assaltantes. Um deles apercebe-se da presença da polícia e dá ordem de retirada. Carlota e Tiago apresentam-se e ela lava-o à enfermaria do colégio para fazer o curativo a uma ferida que resultou da luta.

Nuno conversa com André, que confessa estar satisfeito com o trabalho de Diogo na empresa. O amigo pergunta como vão as coisas com Leonor e ele responde que não vão. Ela chega nesse instante e Nuno apressa-se, com um olhar malandro, a deixá-los a sós. Leonor percebe o constrangimento de André e pergunta-lhe se anda a evitá-la por causa do beijo que ela lhe deu. Ele nega e Leonor conta que Alice acabou por não regressar e Portugal, pois o campo de refugiados onde estava foi atacado. A mergulhadora pede a André que a ajude a conseguir o contacto da mãe da enfermeira. Ele responde que pode pedir ao pai mas recusa envolver-se nos problemas de Gonçalo.

Na copa da fábrica de conservas a conversa gira à volta do prémio que Frederico vai receber. Rute conta que ainda tentou assistir à entrevista que a SIC lhe foi fazer, mas mandaram-na embora. Sílvia atira que ela não sabe onde é o seu lugar e quando vira o rumo da conversa pergunta-lhe se já pagou a conta do gás. Rute responde que sim e que sabe bem resolver os seus problemas. Sílvia fica intrigada, sem saber onde é que ela arranjou o dinheiro. Júlia comenta que Leonor acaba de lhe ligar a convidá-la para ir a sua casa quando sair, mas ela mostra-se indecisa e diz que se calhar devia ir para casa. Idalina não entende que mal possa ter ir beber um café com uma amiga.

Tiago regressa a casa depois das aulas e Catarina repara na ferida que ele traz na mão, antecipando que ele se meteu em confusões logo no primeiro dia de aulas. Ela conta que impediu que uma rapariga fosse assaltada e Catarina acaba por felicitá-lo por ter ajudado. Depois, quer saber como correram as aulas e ele responde que gostou muito da experiencia da percussão, mas desvaloriza o resto, argumentando que isso não importa, pois a qualquer momento podem ter de mudar-se. Catarina garante que agora vão ter estabilidade e promete que ele nunca mais irá viver numa instituição. Tiago não parece nada convencido.

Frederico elogia o vestido de Kika para a gala onde ele vai receber o prémio internacional com que foi distinguido. O avô comenta que ela tem perfil para liderar a fundação Queirós daqui a uns anos mas Kika responde que Carlota vai tomar conta de tudo por ser a mais velha. Frederico afirma que a prima pode tomar conta da empresa e ela a fundação. Carlota chega acompanhada por Amélia e Frederico também lhes elogia a indumentária de gala, perguntando onde estão Gonçalo e Patrícia. Nesse momento, o filho e a nora acabam de se arranjar para a gala. Gonçalo diz à mulher que não acredita que Leonor vá mesmo para a Comunicação Social expor a sua história e celebra, ao mesmo tempo, o desaparecimento de Alice. Patrícia não está muito tranquila, mas deixa-se levar pela confiança de Gonçalo.

Júlia fica incrédula quando Leonor lhe conta as razões que a fizeram regressar a Portugal. A amiga pergunta se ela, como trabalha na fábrica, não terá escutado alguma conversa que a possa ajudar. Júlia conta que Frederico e a família vão estar numa gala no Hotel Salinas. Leonor fica muito interessada e Júlia despede-se, cheia de pressa para regressar a casa, justificando que Xavier deve estar quase a sair para o mar.

Nuno pergunta a André o que aconteceu para andar a esquivar-se de Leonor quando pareciam dar-se tão bem. Ele conta que o irmão estragou a vida dela e que a história que não pode contar é mesmo grave e pode destruir a sua família. André mostra-se decidido a afastar-se de Leonor.

Sebastião está tão apaixonado por Madalena, que decide aderir às novas tecnologias para estar sempre em contacto com ela. Para evita desencontros e depois de a beijar, retira de uma gaveta o telemóvel que Antónia lhe ofereceu e pede à namorada que ponha lá o seu número, o único que quer ter.

Filipe resmunga por ter de passar uma noite na pesca. Enquanto o pai lhe vai buscar as botas para usar no barco, Sara entrega-lhe os comprimidos para o enjoo, dizendo que vale a pena o esforço para deixar Henrique contente.

Xavier volta a bater em Júlia, furioso porque a mulher se atrasou a preparar o farnel para ele levar para o mar, por ter estado em casa de Leonor. Depois de o pai sair em fúria de casa, Elsa ajuda a mãe a levantar-se do chão. A mãe chora baixinho para não atormentar a rapariga, mas Elsa tem a tristeza estampada no rosto.

Leonor aparece na gala de homenagem a Frederico Queirós e vai ter com Gonçalo, que está entretido a conversar com um grupo de mulheres. Amélia, Patrícia e André ficam perplexos ao vê-la. Gonçalo acede a conversar e retira Leonor da sala. Ela exige-lhe que conte a verdade sobre os filhos desaparecidos e que lhe diga onde está a menina que sobreviveu. Gonçalo mantém que o que Alice contou é mentira e que o único bebé que nasceu da sua relação, morreu. Leonor ameaça fazer um escândalo na gala e denunciá-lo aos jornalistas. Ele fez-lhe frente e ameaça processá-la por difamação.

Antónia pergunta se Leonor foi convidada para a festa porque acabou de a ver a falar com um jornalista. Gonçalo precipita-se para a recepção do hotel e constata, em pânico, que Leonor está mesmo a dar uma entrevista. (conclusão) 

Pages: 1 2 3 4 5 6