“Bem-Vindo a Beirais”: Resumo de 13 a 19 de abril

[tps_header]A RTP já disponibilizou o resumo da série “Mar Salgado” da semana de 13 a 19 de abril[/tps_header]

Episódio de dia 13 de abril: “Um coelho a fugir e um cabrito a voar”

Olga informa o Padre Justino que o Patriarcado lançou um concurso e que a paróquia com as melhores festividades da Páscoa irá ganhar um prémio. O prémio é uma ajuda financeira para as turmas de catequese e para obras na igreja. Matias junta-se a eles e concorda que devem participar. Olga sai radiante, prometendo tratar de tudo. Rita vai até à barbearia e diz a Tozé que Beirais tem a tradição da caça aos ovos da Páscoa e todos os anos é uma pessoa diferente. Tozé continua sem achar muita graça ao assunto, mas Rita refere que este ano ele foi o escolhido. Tozé fica preocupado e está determinado a livrar-se do papel. Marina faz a lista de compras para o almoço de Páscoa, enquanto conversa com Susana. Luís entra e descobre que se esqueceu de encomendar cabrito. Marina sai irritada para tratar do assunto.

Tozé consegue convencer Matias a assumir o papel de coelho da Páscoa com o argumento de que facilitará a sua integração entre os beiralenses. Na sociedade, Olga explica aos beiralenses que vão participar num concurso para ver que paróquia tem a melhor celebração da Páscoa. Olga explica que vão fazer a representação da última ceia e que Vasco irá fotografar e que vão enviar a fotografia para o bispo. Todos querem fazer o papel de Cristo e decidem fazer uma corrida de ovo na colher para decidir quem irá fazer esse papel. Começa a corrida. Tozé tenta boicotar Matias, mas Matias vence a corrida com o ovo na colher e fica com o papel de Cristo. Olga fica ressabiada e Tozé aflito porque vai ter que fazer de coelho da páscoa. Marina chega preocupada e conta aos cangalheiros que não conseguiu comprar o cabrito.

Joaquim oferece-se para lhe fornecer e Marina dispõe-se a pagar. O grupo entra na sociedade recreativa e Olga recusa representar Maria Madalena. Padre Justino tem algum trabalho a supervisionar a distribuição dos papéis. Marina e Susana dão os parabéns a Matias. Na barbearia, Rita termina de ajeitar a fatiota de Tozé. Ela comenta a obsessão das crianças pelo coelho da Páscoa e deixa Tozé ainda mais desconsolado e inquieto. Olga e as sócias terminam os preparativos para a recriação da Última Ceia. Os homens entram trajados e Joaquim fica furioso ao descobrir que não pode devorar a ceia. Os Guardas ironizam com a demora da sessão fotográfica. Tozé entra espavorido, perseguido pelas crianças. Pede socorro aos Guardas, mas estes divertem-se e recusam intervir.

Olga irrita-se com a ausência do apóstolo Pedro. Tozé chega escoltado pelos Guardas. Todos se impacientam com a demora que as exigências de Olga implicam. Olga sai quase em lágrimas porque todos começam a destruir a encenação. Marina e Padre Justino repreendem-nos. Todos se mostram penalizados e dispõem-se a pousar para a fotografia. Mais tarde, Vasco e Padre Justino entram e anunciam que venceram o prémio de originalidade do Patriarcado. Olga comove-se ao saber da notícia.

Pages: 1 2 3 4 5