Conheça as personagens de “A Impostora” [com fotos]

Pureza Ferreira da Costa [Eunice Muñoz]

Matriarca de uma família de linhagem aristocrática, é uma mulher cheia de vitalidade, espirituosa e com paciência, para dirigir e gerir uma família de mulheres, que vivem em constante conflito, como se fosse uma casa de loucas. Acaba por arranjar maneira de pôr sempre um termo às discussões, pois odeia que se discuta. É esperta, sagaz, com uma rede de contactos invejável, controladora de negócios distintos, que faz questão de manter separados. Mãe de Assunção, tem com a filha um negócio escuso a que um requintado antiquário serve de fachada. Avó de Carolina e Felipa, mantém com a primeira um negócio escuso, a que a fábrica de joias da família serve de fachada. No entanto, nem Carolina nem Assunção suspeitam que mantém negócios individuais com cada uma delas. Usa a sua matreirice para conseguir escapar das situações mais embaraçosas e reverter tudo a seu favor. Bisavó de Maria Augusta (Guta), tem adoração especial por esta, mas, se tiver que ser implacável com ela, é na mesma, sempre a bem da família. Mas não é uma mulher conservadora. Só aparentemente, porque está muito mais à frente no tempo que o resto da família.

Assunção Ferreira da Costa Lencastre [Helena Isabel]

Filha única de Pureza, é uma mulher muito bonita, elegante e sofisticada, que viveu largos anos em Moçambique, onde o marido foi combatente. Regressaram a Portugal, mas o marido não conseguiu viver com o stress pós-traumático da guerra. Ele acabou por voltar a Moçambique, onde viria a morrer. A partir desse momento, fechou-se para o amor e passou a dedicar-se à família, servindo de conciliadora entre a temperamental Carolina e a doce Felipa, que passam a vida às turras. Também teve de reerguer os negócios da família e, sempre com o apoio da mãe, recorreu a meios menos ortodoxos para recuperar o brilho e a riqueza de outrora. É pragmática e decidida, embora, por vezes, se sinta insegura das decisões que toma. Quando menos espera, o amor vai bater-lhe à porta. Mas ele é casado e terá resistência em deixar que o coração fale mais alto que a razão.

Carolina Ferreira da Costa Lencastre [Sandra Faleiro]

Filha mais velha de Assunção, é moderna, arrojada, temperamental e despudorada. Não tem papas na língua, diz todas as verdades na cara por mais que magoem e é um autêntico furacão. Aonde chega, torna-se no centro das atenções. Não se importa de fazer um escândalo onde quer que seja, pois está a marimbar-se para a opinião dos outros. É sexualmente liberal, envolvendo-se com um homem diferente a cada noite. Gestora da fábrica de joias da família, gere o negócio com mão de ferro e passa a vida às turras com Felipa, sua irmã e designer na fábrica. Aliás, a fábrica serve de fachada a um negócio escuso, que apenas ela e a avó conhecem. Reconhece pouca ou nenhuma autoridade à mãe. Apesar disso, quer controlar a filha, Maria Augusta (Guta) de todas as maneiras e feitios. Teve um envolvimento fugaz com Rodrigo no passado, do qual engravidou. Na verdade, foi apaixonada por Rodrigo e nunca mais conseguiu preencher esse vazio sentimental. Daí que se entregue a um homem diferente a cada dia sempre na esperança de preencher esse espaço. Apaixonar-se-á mais tarde pelo mesmo homem que a irmã, envolvendo-se com Felipa numa guerra, onde vale tudo. Até tirar olhos.

Felipa Ferreira da Costa Lencastre [Núria Madruga]

Filha mais nova de Assunção, é bonita, serena, doce e meiga, exceto no trato com Carolina, com que se envolve em discussões frequentes. Não tem pudor em ofender a irmã, mas sempre sem perder a classe. Reputada designer de joias, namora com Gustavo e vive em permanente angústia sempre que ele está a fotografar em cenários de conflito. Sente-se preterida pela profissão do namorado, que criou uma espécie de barreira no relacionamento de ambos, que ela não consegue ultrapassar. Por mais que ame Gustavo, sente-se incompleta naquele relacionamento. Quando ele fica cego, vê-se liminarmente afastada da vida dele, passando por um período mais depressivo em que deixa de acreditar no amor, até que o reencontra. Mas terá de disputar esse homem com a irmã Carolina, numa batalha nada fácil ou suave. Tem uma relação de grande cumplicidade com a sobrinha, Guta.

Maria Augusta Lancastre Varela (Guta) [Bárbara Branco]

Jovem bonita, lutadora, sonhadora e irreverente, que nunca baixa os braços diante das adversidades, nem tem medo de enfrentar qualquer guerra. Filha de Carolina e Rodrigo, foi criada apenas pela mãe, tendo uma imagem idealizada do pai, que se encontra a milhares de quilómetros e vê pouquíssimas vezes em anos. A sua forte personalidade choca com a da mãe e não é raro vê-las em discussões acesas e frequentes. Vem estudar escultura para a faculdade de belas artes em Lisboa, mas o seu sonho é ser cantora e compositora. Apaixona-se por Lázaro, um jovem negro e de condição social inferior, mas o seu lado idealista leva-a a lutar por esse amor contra tudo e contra todos. Tem a oposição declarada da mãe e encapotada da avó e da bisavó, mas terá o apoio do pai, Rodrigo, que regressa a Portugal e com o qual desenvolve uma relação de conhecimento e aproximação. Tem no primo, Dinis, o seu melhor amigo, sem saber que este a ama, e vive a discutir com Beatriz. A sua tia Felipa é a sua confidente, com a qual tem grande proximidade. Acaba por abandonar os estudos para se dedicar apenas à música, apostada em ser uma cantora de sucesso.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13