Conheça as personagens de “Sol de Inverno” [com fotos]


Ana Mendes (Andreia Diniz)
Conheceu o marido quando ainda estudava na faculdade Gestão de Empresas. Sonhava ter uma carreira de prestígio, numa empresa grande. No entanto, a vida de Ana tomou um rumo muito diferente do que desejava quando descobriu que estava grávida.

Casou-se com Manel e o casal decidiu que Ana passaria o primeiro ano de vida do filho, Vasco, em casa. Os anos avançaram, e Ana continuou no lar, doce lar, imersa nas lides domésticas, no cuidado do filho, na vida prendada de casal – o oposto do que projetara para a primeira década pós-faculdade.

Gradualmente começa a sentir-se infeliz, farta de estar em casa, mas Manel está demasiado concentrado na sua carreira para prestar atenção. Um dia, Ana toma uma decisão: ir-se embora. Deixa o filho ao cargo do pai e vai lutar pela vida com que sempre sonhou.


Nuno Mendes (Rui Neto)
Irmão de Ana, filho de Horácio e Rosa. Tem 33 anos, é homossexual e mantém uma relação com Simão Aragão com quem vive.

Simão tem dificuldades em sustentar-se, mas Nuno (que apesar de ser licenciado em Direito, pouco se serviu do curso) tem uma pequena loja de flores com relativo sucesso e tem algum dinheiro.

Sempre incentivou o namorado a fazer ilustrações e paga as contas do namorado. Pouco depois do início da ação, os dois decidem que querem ser pais e Nuno dá início ao processo de adoção de uma criança – Camila.

É com a chegada de Camila que os pais de Nuno começam a aceitar a relação, apesar de Horácio não compreender, continua a olhar com algumas reservas para Simão, mas esforça-se por tratá-lo como mais um membro da família.


Horácio Mendes (Alexandre Sousa)
Encarregado geral na fábrica da Boheme, com 57 anos, tem algumas dificuldades em lidar com tantas mulheres. Tenta impor a sua autoridade mas não tem grande sucesso.

Não aceita a fuga da filha e que não está disposto a perdoar-lhe. Trabalhou com o genro (Manuel) quando ele era diretor da empresa e ficou impressionado quando ele abdicou da carreira para tomar conta do filho.

Não consegue aceitar que tem um filho homossexual, que vive com outro homem e vai ter muitas dificuldades em lidar com a adoção de uma criança.


Rosa Mendes (Lia Gama)
Rosa tem 56 anos e sempre trabalhou no ramo da hotelaria como rececionista. Mãe de Ana e Nuno, é casada com Horácio.

Ela e o marido, nasceram e conheceram-se numa aldeia perto de Viseu e apaixonaram-se quando ainda eram miúdos. Vieram muito novos estudar e trabalhar para Lisboa. Apesar das origens humildes, conseguiram dar uma vida estável à família e pagar os cursos universitários aos filhos.

São um exemplo perfeito de uma classe média com condições mínimas para sobreviver à crise. Rosa é católica. A família é o mais importante para si, pelo que lhe custa imenso entender a fuga de Ana e o abandono do marido e do filho.

Também não sabe lidar com a homossexualidade de Nuno, mas apesar disso é menos intransigente com os filhos do que o marido. Vai ser a primeira a tentar perdoar Ana e a aceitar a opção de Nuno.


Luís (Marco Delgado)
Chegou a ser uma promessa da equitação de nível internacional, mas após um acidente de automóvel, no qual sofreu múltiplas fraturas na perna direita, foi obrigado a retirar-se.

Depois desse incidente, Luís da Cunha trabalhou como instrutor de equitação em diversas escolas, mas o futuro brilhante eclipsou-se, o que o frustrou e endureceu.

Também desapareceu o nível de vida que tinha, que insistiu em tentar manter, endividando-se e recorrendo a negócios menos claros.

Quando consegue convencer a milionária Laura a treinar a filha Margarida, vislumbra uma oportunidade única de subir na vida e uma oportunidade para conseguir pagar as dívidas que foi acumulando.

Com objectivos pouco nobres, seduz a jovem cavaleira. No momento em que Margarida decide afastar-se, Luís revelará a sua faceta mais negra, fazendo chantagem com ela e ameaçando revelar os segredos que sabe.

É sedutor, galã, mas também interesseiro e desonesto.

Concha Vasconcelos (Ana Marta Ferreira)
É filha de Lé (de uma relação desta com um Holandês, no seu período hippie que foi pouco mais do que fugaz e com quem tem pouco contacto). Odeia o nome que tem e tudo o que tem a ver com a postura hippie da mãe.

É licenciada em Economia e trabalha numa companhia de seguros. A relação com a mãe é pautada pela diferença de filosofias de vida. Concha é materialista e gostava de ter sucesso financeiro na vida.

As suas noções de gestão entram em conflito com as da mãe, que é demasiado easy going, e o seu sentido de responsabilidade é o que, por vezes, salva a Lé e o seu albergue de irem à ruína. Tem dias em que Concha é uma filha que se sente mãe da mãe.

Inês Galego (Bárbara Lourenço)
Tem 20 anos e é a melhor amiga de Margarida. Conheceram-se no colégio e tornaram-se inseparáveis desde aí.

Vem de uma família de classe alta, com pais muito rígidos e conservadores que sempre a tentaram controlar, mas sem sucesso. Inês está constantemente a tentar quebrar as regras e pisar o risco.

Está na faculdade, mas gosta pouco de estudar. Prefere andar em festas, beber, namorar e divertir-se até pisar o risco.

Pages: 1 2 3 4 5