“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 28 de setembro a 4 de outubro de 2015

“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 28 de setembro a 4 de outubro de 2015

22º Episódio 

Incapaz de convencer Catarina a abortar, João fica desesperado e pede um encontro com Maria, na expectativa de que ela o ajude a resolver o problema. Maria é apanhada de surpresa e fica atónita ao saber que a filha está grávida.

Catarina pede com arrogância a Olga que lhe leve uma taça com uvas à piscina. Apesar de se sentir maltratada, a empregada limita-se a cumprir a ordem. Entretanto, Leandro aparece na quinta e Catarina fica desagradada por se ver forçada a suportá-lo, embora disfarce o incómodo. Leandro não percebe e faz-se convidado para dar uns mergulhos e fazer-lhe companhia.

Henrique discute com Maria e trata-a de forma depreciativa, depois de ela manifestar a vontade de pedir uma auditoria externa às contas da clínica. Maria explica que não pretende hostilizar ninguém e apenas como as coisas funcionam, mas acrescenta que perante tanta resistência, começa a pensar que algo não está bem. Teresa e Duarte não se opõem e só Benedita refere que Maria está a ter uma postura agressiva, embora também não tenha nada contra a auditoria. Henrique ainda tenta provocar Maria mas ela não lhe dá troco, proferindo apenas algumas palavras de agradecimento a António por ter decidido fazê-la feliz ao incluí-la no seu testamento.

Rúben começa a fazer abdominais na loja mas quando Adriana aparece finge que está a ver o pó do chão. Ela percebe e não se deixa enganar. Depois convida-o para um café, que ele tem de recusar por estar à espera de um fornecedor. Adriana pede então a Rúben que lhe fale mais em pormenor de Maria, para perceber quem é a mulher que quer associar-se ao pai no restaurante. Rúben dá as melhores referências de Maria, mas acaba por ficar desiludido com Adriana que desmarca a saída que tinha combinado com ele, para estar com um amigo alemão que vem passar uns dias a Portugal. Despeitado, Rúben telefona a uma amiga com quem não está há algum tempo.

Catarina conversa com Leandro, contrariada por tê-lo como companhia à beira da piscina. Ele fala dos seus objectivos de vida, feliz por estar a acabar o curso profissional para trabalhar na restauração. Ela ironiza por achar que o rapaz tem pouca ambição, mas oferece-se para meter uma cunha à mãe para ele ir trabalhar para o Sirga, revelando que Maria se vai tornar sócia do restaurante. Depois, Catarina farta-se da conversa e diz que vai trocar de roupa, fazendo-lhe uma festa na cara, que deixa Leandro embevecido.

Quando Maria chega a casa, conta que Henrique lhe deu luta na reunião da administração da clínica, mas que no final não teve outro remédio senão aceitar a auditoria que ele exigiu. Catarina despreocupa a mãe e assume que estará sempre a seu lado para a ajudar.

Adriana conta a Luís as informações que obteve sobre Maria junto de Rúben, mas o pai fica com dúvidas sobre se deve ir com a sociedade em frente. Entretanto, propõe-se confeccionar um jantar inesquecível para a filha e o amigo alemão. Ela esclarece que se trata apenas de um amigo e não de um namorado.

Benedita acaba de jantar com William e desabafa as suas preocupações sobre as represálias que pode vir a sofrer, bem como a revista, por causa da reportagem que publicaram sobre os inexplicáveis rendimentos de um juiz. O marido é de opinião que não deverão ter problemas, desde que o que escreveram corresponda à verdade.

Beatriz pede desculpa a Pedro por chegar mais tarde a casa mas o filho responde para a serenar que nessa noite é ele que trata do jantar. Beatriz arrepende-se depois de dizer que está a sentir-se muito pressionada pelo trabalho, pelo pai que insiste no divórcio e reconhece que não o deve preocupar com estas suas coisas.

Henrique faz com os irmãos o rescaldo da reunião na clínica e sente-se atacado por Duarte, que não vê qualquer problema na auditoria às contas que Maria requereu. Henrique sente a sua gestão colocada em causa e dispara que também não se mete no negócio dos vinhos. Duarte argumenta que até gostava que as vindimas na quinta se transformassem numa festa de família, ideia que Henrique repudia. Benedita pergunta por Jonas a Teresa e a irmã revela que ele está a viver um momento complicado com a perspectiva de ter de deixar de dançar.

Jonas está desanimado e duvida que alguma vez consiga voltar a dançar. Rita apoia o pai e arrisca que os médicos até podem estar enganados. Já Thomas não tem papas na língua e acha que o padrasto deve começar a pensar em mudar de actividade, de preferência para uma em que ganhe dinheiro. Jonas fica melindrado, embora não queira transparecer. Rita reprova a atitude do irmão.

Sofia avisa Henrique que se a auditoria na clínica avançar ele vai ter problemas, pois há muitas contas que podem ser questionadas. Henrique conta com a cobertura do director financeiro que também tem lucrado com a sua gestão.

Catarina acorda estremunhada e Maria estranha que ela esteja a dormir tanto, quase falhando o jantar. A filha justifica que anda mais cansada por causa dos exames mas quando Maria conta que conseguiu o lugar no Mercado do Bom Sucesso, entusiasma-se para ajudar a tratar do processo. Entretanto, ao saber o que é o jantar, confessa que até ficou enjoada e Maria diz que vai preparar outra coisa, sem desconfiar do estado da filha.

Inês confessa a Sofia, com grande mágoa ao pequeno-almoço que não é capaz de perdoar a João por ele ter engravidado Catarina. A mãe é de opinião que o grande objectivo de Catarina é o de conseguir tudo o que ela tem, aproveitando-se do facto de ela achar que as pessoas são sempre boas. Sofia sugere a Inês que se afaste de João e conheça outras pessoas, aproveitando o fim do curso, dispondo-se ainda a pagar-lhe uma viagem. Inês assume que quer ficar sozinha.

Francisca diz a João que ainda não acredita que vai ser avó, mas o filho responde imediatamente que isso não vai acontecer. Miguel vem a falar ao telemóvel a apoiar uma decisão de um amigo e, quando desliga, volta a pressionar João para convencer Catarina a abortar, recusando que a criança tenha o seu nome, dispondo-se ele próprio a ir falar com ela. Francisca pede ao marido que deixe o filho resolver o problema sozinho, tentando evitar que eles discutam. Miguel manda-a calar, se não quer ter a cozinheira e a filha sentadas à mesa e exige que o deixe resolver o assunto, como faz sempre.

Durante o momento de tensão que João vive em casa dos pais, Catarina faz uma ecografia e a médica confirma-lhe que o bebé está de perfeita saúde. Ela comenta com cinismo que o namorado vai ficar muito feliz.

Henrique decide avançar como os ensaios clínicos em pacientes, apesar de saber que os efeitos secundários poderão ser nefastos para os doentes. Inácio ainda tenta chamar o médico à razão, mas Henrique prefere não arriscar o financiamento que estão a receber. Depois de deixar Inácio, Henrique cruza-se com Joana e vi com ela até ao gabinete, comunicando-lhe que a sua investigação foi aprovada, que pode constituir a sua equipa e avançar para conseguir financiamento. Ela pretendia incluir Inácio como seu colaborador, mas Henrique recusa-se a ficar sem outro investigador experiente.

Benedita revela a Beatriz que a reportagem que ela fez sobre os rendimentos inexplicáveis do juiz, atingiu o pico de vendas nos últimos 5 anos. No entanto, também dá a má notícia de que o magistrado as processou por difamação e que vão estar por conta própria, já que a administração da revista não quer meter-se no assunto, com medo de sofrer retaliações dos poderosos que foram colocados em xeque. Beatriz está convencida de que nada lhes acontecerá até porque têm o direito de manter o anonimato das fontes. Esta convicção cai por terra porque, nesse preciso momento, a revista é invadida pela polícia que leva consigo todos os computadores da revista, pesar dos protestos das jornalistas.

Nesse momento, Miguel desculpa-se a Henrique por causa do ataque a Benedita, justificando que não havia outra forma de reagirem às denúncias que a revista fez sobre o seu colega juiz. Henrique assegura que não se quer meter nesse assunto, nem no outro que envolve a gravidez de Catarina e que provocou a ruptura entre Inês e João, convicto de que o que ela quer é estatuto e um nome.

Catarina volta a ir o encontro de Inês para se reaproximar dela, jurando que não premeditou envolver-se com João. Inês volta a virar-lhe as costas, deixando-a a falar sozinha.

Francisca pede boleia a João para o seu curso de pintura. O filho apressa-a, dizendo que tem de ir resolver um assunto urgente à faculdade e acrescenta que ela devia retomar o hábito de conduzir. A mãe acha que já não é capaz.

Beatriz pressiona Benedita para continuarem a investigação sobre os rendimentos do juiz mas a cunhada afirma que tem de reunir com a administração para saber até onde ela está disposta a ir.

Pedro e Duarte pescam no ancoradouro e o miúdo fica envergonhado quando o pai percebe que ele gosta de Patrícia de uma forma especial.

João espera que Catarina saia da faculdade para a convidar a entrar no carro e censura-a por lhe ter envido a ecografia do bebé. Ela afirma com veemência que não vai desistir da gravidez e avisa-o de que quando o filho nascer vai envenená-lo tanto contra ele até que a criança o odeie. Sem se deter nas ameaças, Catarina assegura que está disposta a levar as coisas a bem, mas acrescenta que se ele quiser complicar, também sabe jogar esse jogo. João fica desesperado depois de ela sair do carro e dá um murro no volante.

Teresa prepara-se para sair de casa e encontra Jonas, desanimado, a ler um artigo sobre um bailarino que contraiu uma lesão parecida com a sua. A mulher lembra-lhe que combinaram tentar todos os tratamentos para tentar recuperá-lo mas Jonas está muito descrente. Para o animar, Teresa incentiva-o para irem assistir ao espectáculo que estreia nessa noite e em que ele ficou impossibilitado de participar.

Maria formaliza a sociedade com Luís e deixa-o perplexo quando diz que depois têm de falar sobre a ementa. Entretanto, recebe uma chamada de João e vai encontrar-se com ele. João, desesperado por não conseguir convencer Catarina a abortar, tenta saber qual é a opinião de Maria sobre a gravidez. Maria é apanhada de surpresa e fica em choque por saber naquele momento que a filha está grávida. 

Pages: 1 2 3 4 5 6