“Coração D’Ouro”: Resumo dos episódios de 5 a 11 de outubro de 2015

31º Episódio 

Henrique volta a ser vítima de chantagem e conta a Sofia, pedindo-lhe ajuda. Ao mesmo tempo, vai a uma clinica de doentes mentais para falar com Zé, o filho deficiente que Benedita nunca quis assumir, contando que este segredo faça com que a irmão deixe em paz na clinica.

Patrícia tem uma crise de falta de ar, como reacção ao novo medicamento, mas nem assim Henrique desiste de administrar o fármaco.

Henrique recusa demitir-se da presidência da clinica e, indignado, argumenta que o dinheiro que ganha não paga o trabalho que faz. Benedita não desarma e ameaça que se ele não sair a bem, será ela quem contará aos irmãos que ele tem desviado dinheiro. Só assim Henrique aceita marcar a reunião para lhes dar explicações e deixar o lugar.

Catarina vai até à vinha ter com Duarte e começa por fazer conversa a propósito dos vinhos. Ele percebe que o propósito é tentar convencê-lo de novo a fazer o teste de ADN e recusa, argumentando que lhe basta a palavra de Maria para acreditar que não são irmãos. Catarina fica muito irritada.

Teresa conversa ao telefone com Benedita e conta que Henrique a convocou para uma reunião. A irmã assume que também recebeu o correio eletrónico, mas mente ao fingir que não sabe de nada. Quando conclui o telefonema, Benedita tira um chocolate da mala, trincando-o nervosamente para se acalmar.

Henrique conta a Sofia que Benedita o quer afastar da presidência da clínica, devido às irregularidades que descobriu, pressionando-o para que confesse. A mulher reconhece que a irmã lhe está a dar uma oportunidade mas ele reafirma que não tenciona demitir-se e que está disposto a revelar um segredo de muitos anos para fazer a irmã ficar quieta. Sofia fica em pulgas para saber a novidade e ele conta-lhe que em tempos, Benedita esteve internada numa desintoxicação porque se viciou em heroína. Entretanto pede à mulher que recorra contacte o detective que contratou para o seguir, desconfiado que ele pode ser o chantagista.

Inácio vai por gasolina no posto e Paulo avisa que, por motivos de força maior, a bomba que ele escolheu não tem combustível, obrigando-o a mudar de local. Entretanto, dá ordem às empregadas que atendam o cliente e vai controlá-lo à distância. Inácio troca-lhe as voltas depois de pagar e aparece junto a ele e pergunta-lhe se agora está a praticar o número do desaparecimento. Jorge fica atrapalhado e Inácio entrega-lhe um cartão seu, para que se quiser assistir a um encontro de mágicos e aprender qualquer coisa, está à-vontade. Sandra e Fernanda procuram captar a conversa, enquanto Jorge fica irritado.

Rúben e Leandro protestam com Vítor, porque ele só faz massa com atum quando é forçado a substituir Fernanda na cozinha. O pai obriga-os a comer e avisa Leandro de que vai fazer uma comunicação aos jogadores da equipa no próximo treino. O filho procura saber se ele sempre vai deixar de jogar mas o pai não de descose.

Catarina, ainda amuada com Maria pressiona-a para que convença Henrique a deixá-la fazer o estágio no gabinete jurídico da clínica. A mãe reconhece que é uma situação desconfortável para si mas acede a fazer-lhe a vontade, na esperança de que o relacionamento entre ambas volte ao normal. No entanto, Catarina diz que isso só vai acontecer quando ela for sincera e lhe revelar quem é o seu pai. Maria fica triste com a frieza da filha.

Pedro tenta terminar os trabalhos de casa mas é massacrado por Beatriz que insiste em fazer-lhe perguntas sobre o pai, querendo saber se ele também vai levar a namorada quando forem viver juntos na casa nova. O filho volta a dizer que não existe qualquer namorada mas Beatriz não se convence. Pedro larga os livros e a mãe desiste finalmente de o perturbar.

Isabel é forçada a deixar o trabalho para ir à clínica, chamada de urgência porque Patrícia não se está a sentir nada bem.

Henrique fica surpreendido com a visita de Beatriz na clínica e mais admirado ainda quando ela lhe pede que despeça Joana, certa de que ela é a mulher que levou Duarte a sair de casa e a pedir o divórcio. O cunhado prefere que se encontrem mais tarde para discutirem o assunto com mais calma mas Beatriz vinca que está a contar com ele para se ver livre de Joana. Quando fica a sós, Henrique abre o correio no computador e fica perturbado ao ver mais uma fotografia sua que o compromete, acompanhada de mais uma mensagem a chantageá-lo.

Joana e Duarte conversam numa esplanada e ele tenta recuperar o relacionamento que já teve com ela, terminando com o convite para jantarem quando se mudar para a casa nova. A investigadora marca alguma distância e aceita jantar com ele e Pedro. Entretanto, Joana fala sem drama do ataque que Beatriz lhe fez e assume não ter medo dela e que quer levar o assunto a tribunal.

Patrícia está muito agitada e com falta de ar e é assistida por um médico que pede à enfermeira que retire Isabel do quarto, pois está a dificultar o trabalho para recuperar a menina.

Leandro vai à quinta para estar um pouco com Catarina, que o recebe com um grande sorriso mas dizendo que está de saída para a faculdade. Ele pergunta se já conseguiu que Duarte a ajudasse a descobrir quem é o pai mas ela diz que vai ter de usar outros métodos e que só descansará quando provar que é filha do “velho”. E um dos passos a dar, para começar, é ir trabalhar para o gabinete de advogados da clínica.

Henrique conta a Inácio que há uma doente a reagir menos bem ao medicamento que estão a testar mas, mesmo assim, ordena que o fármaco continue a ser administrado. Os investigadores trocam olhares de grande apreensão.

Seguidamente, Henrique avalia o estado de Patrícia que está agora mais calma e menos pálida. O médico afiança que ela teve uma reacção normal ao medicamento e mente ao dizer que já se notam melhorias traduzidas nas análises. Isabel volta a sorrir e transmite a sua confiança à filha.

Quando deixa o quarto da doente, Henrique encontra Maria que lhe pede que não se oponha à vontade de Catarina em estagiar no gabinete jurídico da clínica. Ele não esconde o seu desagrado mas promete não se intrometer no assunto, esperando que Maria também não pressione para Catarina seja admitida, alegando que ali ainda vale o mérito.

Catarina encontra João na faculdade e não resiste a provocá-lo, tentando que se sinta culpado por ela ter perdido o bebé e de até ter ficado aliviado com isso. Chama parva a Inês, que até deve estar disposta a perdoá-lo e quando ele diz que o deixe em paz, responde que o vai fazer, mas só por agora. João fica furioso com ela.

Inês dá instruções às costureiras da fábrica sobre a forma de fazerem os vestidos que desenhou. Sofia está embevecida a assistir à conversa e confessa à filha o orgulho que tem nela, confirmando que já está a tratar das patentes e dos registos das novas marcas. Inês muda de assunto e reconhece que devia ter seguido os conselhos dos pais para não confiar em Catarina. Sofia faz-lhe ver que essa desilusão vai ser útil no futuro para avaliar as pessoas.

Henrique chama Teresa à clínica na esperança de a conquistar como aliada e convida a irmã para fazer ali algumas horas, aplicando os seus conhecimentos de acupunctura, pois reconhece que a medicina alternativa resulta nesses casos. A irmã não desconfia das suas intenções e aceita, muito satisfeita.

Maria conta a Catarina que o responsável pelo gabinete da clínica ficou impressionado com as suas notas de curso e pediu para ela marcar uma entrevista. A filha responde com azedume que era bom que ele lhe desse o estágio. Maria convida-a para ir consigo até ao quiosque para acompanhar as obras que Vítor está afazer mas Catarina recusa, deixando-a entristecida.

No mercado do Bom Sucesso, Vítor explica a Maria que teve de comprar material e que o preço da obra deve subir. Fernanda entra em cena e manda-o acabar com as vigarices. Maria acaba com a discussão e diz que no final fazem as contas. A sós com a amiga, deixa-a radiante ao revelar que vai oferecer a Leandro a possibilidade de estagiar no restaurante. Ao mesmo tempo, confessa que as coisas com Luís vão caminhando melhor, apesar de ele ser teimoso. Fernanda brinca e dispara que ela também não lhe fica atrás. Maria assume as saudades que tem de cozinhar e diz que se calhar vai fazer um curso.

Catarina vai ao quarto de António e Olga, vendo a porta entreaberta, ousa perguntar se ela precisa de alguma coisa. Catarina manda-a embora com maus modos e agarra numa moldura com a fotografia de António com os quatro filhos e com outra sua na mão começa a tirar parecenças.

Sandra aproveita a ausência de Fernanda por momentos na bomba de gasolina e vai ao armazém para furtar mais umas garrafas de vinho. É surpreendida quando abre uma caixa e descobre o material de magia de Jorge. Ao retirar um vestido com lantejoulas fica a pensar que ele é mesmo um travesti e volta para o armazém a pensar o que vai fazer com a sua descoberta.

Henrique conta a Sofia que está outra vez a ser chantageado e a mulher reafirma que já o tinha avisado para ter cuidado com as festas. Ele jura que já não se encontra com alguém há muito tempo e até sugere que voltem a estar juntos como um casal normal. Sofia assume que não se importa mas deixa claro que nunca irá satisfazer as suas fantasias sexuais porque não foi nessa base que construíram a sua relação. O assunto muda para Benedita e Henrique confidencia que vai usar os trunfos que tem contra a irmã, para conseguir manter-se à frente da clínica. Sofia responde que Benedita nunca se devia ter metido com ele, sabendo das suas próprias fragilidades.

Benedita reclama com Beatriz por ela não lhe ter atendido as chamadas e confere que a cunhada está já a terminar o artigo que ela lhe encomendou. Beatriz não resiste a contar que Duarte já tratou de arranjar casa, mas assegura que não anda a vigiar o marido, justificando que foi Pedro quem lhe contou. Bendita repete que ela devia dar-lhe o divórcio mas Beatriz afirma que só o fará se ele concordar com as suas condições.

Henrique vai a uma instituição para falar com um dos doentes mentais que ali está internado. Depois de conversar com Zé, que se revela um exímio conhecedor de perfumes e música, Henrique dirige-se ao médico e decreta que está na altura de a irmã Benedita perder a vergonha e assumir o filho, que padece da síndrome de Asperger.

Pages: 1 2 3 4 5 6