“Jardins Proibidos”: Resumo de 22 a 28 de dezembro

Episódio 87

No seu escritório, Lena mostra a Vasco os papéis que Teresa tem de assinar para ceder os seus direitos da fábrica. Não têm dúvidas que Teresa não vai desconfiar, mas Lena tem receio de que Chico descubra a verdade. Vasco mostra-se confiante e pede à namorada paciência, têm de se preocupar com um obstáculo de cada vez.

Alfonso, no jardim da clínica, tenta adaptar-se à cadeira de rodas, mas tem ainda uma grande dificuldade em movimentar-se com destreza.

Enquanto Maria João elucida Mónica sobre as circunstâncias dos pacientes, Alfonso cai. Mónica, instintivamente e sem saber que se trata do espanhol, corre em seu auxílio.

Mónica é intercetada por Maria João, que lhe explica que ela não o deve socorrer, pois ser ajudado por uma estranha, pode ser contraproducente para um paciente nessa situação. Alfonso, ajudado por um enfermeiro, chora de raiva e pede para voltar para o quarto.

Maria João e a diretora da clínica, Luísa esclarecem Mónica acerca do estado de espírito destes pacientes e dizem que ela terá de frequentar um curso de preparação para aprender a lidar com estas situações. Mercedes, que vinha a entrar, vê Mónica e liga de imediato a Tomás, atemorizada.

Para espanto de Marta e Teresa, Diogo aparece lá em casa sem aviso. Está destroçado e pede às médicas que lhe digam o que se passa com Raquel.

Marta confirma que o cancro se espalhou e que por isso, vão ter de retirar o bebé o mais rapidamente possível. Diogo chora com a gravidade da situação e tanto Marta, como Teresa, prometem fazer tudo para que as duas sobrevivam.

No bar, Carol coordena, entusiasmada, a decoração para a festa de noivado. Mónica partilha com as amigas que vai fazer voluntariado na clínica e não se apercebe que Tomás está à escuta.

Vera e Carol continuam a organizar a festa enquanto Tomás discute com Mónica. Ele tenta dissuadi-la, argumentando que lhe vai fazer mal e que é uma desculpa para esquecer Alfonso. Mónica não lhe admite a intrusão, afirmando veemente que vai levar a cabo o programa de voluntariado. Os dois olham-se em despique e Tomás acaba por lhe pedir desculpa.

No hospital, Nuno pede de novo a Sofia para que lhe diga o que sabe sobre Patrícia, olhando-a embevecido quase sem a ouvir. Sofia sorri a observá-lo e conta-lhe que se lembrou de ver Patrícia a ter uma acesa discussão com Vanda.

Nuno dá-lhe o seu contacto para que ela lhe ligue se precisar. Despedem-se a olharem-se com intensidade.

Teresa, Marta e Eduardo conversam sobre o estado de Raquel durante o jantar, mas são interrompidos pela visita de Vasco. Eduardo e Marta saem para evitar mais constrangimentos. Vasco traz o contrato e tenta convencer Teresa a assiná-lo imediatamente. Teresa não lhe faz a vontade e afirma que faz questão de ler linha por linha, para desconforto de Vasco.

Clarinha entra na sala para avisar a mãe que Lourenço está a chorar e Teresa vai preparar o biberon do filho, dizendo a Vasco que o melhor é ele voltar amanhã. Vasco insiste em ficar, desconcertado e quase sem dar por isso, pega em Lourenço que para de chorar no conforto dos braços do pai. Teresa, distraída com a situação, acaba por assinar os papéis à pressa e Vasco sai, completamente confuso com o que sentiu com o bebé ao colo.

Aníbal finda a celebração de Vasco e Lena com um assunto da máxima importância. Mais furioso do que o normal, Aníbal questiona Lena sobre o paradeiro de Luz, a sua sobrinha, que ao contrário do que ele esperava, encontra-se numa família de acolhimento que a pretende adotar. Ou Lena efetua os trâmites para reaver a menina em vinte e quatro horas, ou ela e Jú se vão arrepender, avisa Aníbal.

Na casa de Chico o cenário é bem diferente, Xavier leva um presente a Lurdes, que o abre comovida. Lurdes começa a chorar e Xavier, embaraçado, pede desculpa, sem imaginar que essa seria a reação à surpresa. Mas as lágrimas de Lurdes são de felicidade e os dois beijam-se pela primeira vez.

Lena, nervosa, apressa-se a ir ao encontro de Jú, que não tem vontade de falar com ela. Lena explica-lhe que o tema é Luz e indaga-a acerca do seu paradeiro. Jú diz-lhe que Luz está perfeitamente feliz e estável junto a Raquel e Diogo e que tudo fará para os manter juntos. Lena acusa-a de tomar decisões à revelia da Segurança Social e que essa criança não pode, de modo algum, ser adotada. Jú olha-a confusa.

Personagem Luísa – atriz Sylvie Rocha

Pages: 1 2 3 4 5 6