“Jardins Proibidos”: Resumo de 22 a 28 de dezembro

Episódio 86

Nuno e Cristina recuperam da reviravolta no caso e continuam a inquirir Aníbal, e Lena tentar dar por encerrada a conversa entregando uma pasta com provas. Para os inspetores isso não é suficiente e Aníbal não tem alternativa senão contar a história da sua irmã, Natália. A polícia-stripper teve problemas com drogas, contraindo dívidas que não conseguia saldar com o salário da PSP. As dificuldades aumentaram quando engravidou e Natália não teve alternativa senão entregar a criança a uma instituição em Azeitão. Com a ajuda de Lena, a bebé Luz, foi parar à creche de Jú.

Marta e Eduardo informam Raquel que a bebé está saudável, mas que infelizmente o seu cancro se espalhou a outros órgãos, não tendo outra alternativa senão preparar o nascimento prematuro da bebé. Raquel nem consegue pensar com clareza, num dos piores momentos da sua vida e pede tempo.

Emília, acompanhada por Xavier, apresenta-se à porta de Teresa, que rapidamente lhe avisa que se veio para discutir, o melhor é ir-se já embora. Emília, abatida, apenas diz a Teresa que quer ver Clarinha e Teresa, agastada, cede dar-lhe cinco minutos com a filha.

Os inspetores continuam a inquirir Aníbal sob a supervisão de Lena. As provas que a advogada apresentou não eliminam o envolvimento de Aníbal no assassinato de Patrícia e o diretor vê-se obrigado a desvelar o seu alibi. Os pensamentos de Aníbal levam-nos à noite anterior e ao seu encontro com Emília, onde ele lhe entrega os verdadeiros testes de paternidade, corroborando a versão de Teresa que Vasco é o pai de Lourenço. A Ávila proíbe Aníbal de contar a verdade a quem quer que seja.

Aníbal diz aos inspetores que esteve com Emília Ávila na quinta, mas não o motivo da visita. Nuno e Cristina não têm mais remédio senão ir a Azeitão confirmar a versão de Aníbal.

Emília diz a Clarinha que já sentia muitas saudades dela e que ela é a única que nunca lhe quis mal. Clarinha, que adora a bivó, não a quer ver triste e afirma que há mais uma pessoa que lhe quer bem, saindo da sala para ir buscar o irmão, apesar dos protestos de Emília. Teresa aceita reticente e Clarinha pousa Lourenço no colo da bisavó. Emília perde-se em memórias antigas, mas é incapaz de as verbalizar a Teresa e sentindo-se extremamente emocionada, pede a Xavier que a leve para casa.

Maria João, a coordenadora do voluntariado no Boa Esperança, convida Mónica a acompanhá-la a outra clínica, onde vai precisar da sua ajuda. Mónica aceita de bom grado, apesar dos alertas de que se trata de um local impressionável, onde se curam jovens vítimas de acidentes de viação.

Alfonso grita com Isabel quando ela menciona a cadeira de rodas que lhe comprou. O jovem está exasperado e sente que Isabel está em negação acerca da sua paralisia. Alfonso expulsa Isabel do quarto e cai num pranto, revoltado.

No regresso a casa, o carro onde seguem Emília e Xavier é impedido de avançar por um camião de recolha de lixo que se atravessa na estrada.

Emília perde-se em pensamentos e ignora as chamadas de atenção de Xavier. Farta de estar parada no trânsito, sai do carro e exaltada, pede, de maus modos, aos almeidas para retirarem o camião. Os trabalhadores, em especial Simão, sentindo-se insultados, enfrentam a Ávila sem temor, exigindo respeito. Afrontados, Emília e Simão iniciam um bate-boca que apenas cessa quando Xavier a força a voltar para o carro.

Jú diz a Mariana achar que não se podem meter no que aconteceu entre Luís e Leonor, não pondo de parte inclusivamente a hipótese deles se reconciliarem no futuro, vincando que acima de tudo eles amam os filhos e nada do que fizeram foi com o objetivo de os prejudicar. Luís, que vinha a entrar, ouve Jú com ar emocionado.

Fernanda recebe os inspetores na quinta e ao entrarem na sala dão de caras com Emília, que os olha tensa quando estes lhe perguntam sobre a visita de Aníbal na noite passada.

No quarto, Alfonso experimenta pela primeira vez a cadeira de rodas. Mercedes tenta animá-lo, oferecendo-se para ir com ele dar uma volta no jardim. Alfonso explode, furioso e exige estar sozinho, para infelicidade de Mercedes. Ele não consegue acreditar que Mónica foi capaz de o abandonar desta maneira vil e cobarde.

Emília mostra-se irredutível e os inspetores, irritados, ameaçam voltar com um mandado. Sem vontade de os voltar a ver, Emília nega a visita de Aníbal para surpresa de Cristina e Nuno, que dizem que Fernanda, a empregada, lhes disse o contrário. Emília lança um olhar mortífero à criada.

Raquel, não consegue esconder a verdade ao marido sobre as metástases e o risco para a bebé, que terá de nascer prematuramente. Diogo chora e abraça a mulher, que lhe promete fazer tudo para não morrer.

Personagem “Maria João” é interpretada pela atriz Maria Zamora

Pages: 1 2 3 4 5 6