“Jardins Proibidos”: Resumo de 5 a 11 de janeiro

Episódio 93

Mariana, farta do ambiente em casa, vai até à casa dos Catarino onde é convidada para jantar.

Carlos fica surpreendido quando a vê e Mariana decide ir-se embora. Aniceto e Ludovina confessam o quanto gostam dela.

Mónica vai a casa de Tomás para desabafar. Sente-se perdida sem o trabalho na clínica e precisa de um ombro amigo. Tomás, satisfeito, diz que vai esperar por ela sempre e não a vai pressionar. Vanda, desesperada, pede a Aníbal que lhe arranje um alibi, ameaçando-o. Ela sai furiosa do gabinete, deixando Aníbal pensativo.

Em casa dos Correia, Amélia e Miguel estão apavorados. Sabem que agiram mal e que dependem de Célia para manter o segredo.

Nuno aparece em casa dos Gama para falar com Mariana sobre Concha, em privado. Tomás desce até à cave onde se encontra Tiago. Quando o irmão mais novo faz menção de ir à sala ouvir a conversa, Tomás trava-o com violência e ordena-lhe ficar ali. Tomás apercebe-se que foi excessivo e pede desculpa a Tiago, que se afasta, magoado.

Simão está no ringue, a perder contra um adversário muito mais forte. Simão está caído, tentando erguer-se. O árbitro declara vitorioso o oponente de Simão, que está ferido. A polícia chega e todos tentam fugir, mas Simão apenas se consegue arrastar.

Mariana conta a Nuno como Vanda tratou de Concha quando elas foram ao Boa Esperança, após um acidente de mota.

A polícia detém alguns apostadores. Simão consegue esconder-se e com grande dificuldade, põe-se de pé.

Clarinha não consegue adormecer. Vai até ao quarto de Teresa e Lourenço e descreve à mãe o quanto sente a falta da bivó. Teresa tenta consolar a filha, sofrendo por a ver tão triste. Simão chega a casa. Jacinta fica em pânico quando o vê, cheio de escoriações. Começa a fazer curativos, não reparando que ainda está de negro. Quando Simão lhe pergunta o motivo de estar vestida assim, Jacinta fica atrapalhada.

Jacinta, respondendo as inquisições de Simão acerca da sua roupa de luto, diz-lhe que simplesmente foi rezar e achou por bem vestir de negro. Simão não fica convencido, mas a mãe consegue distraí-lo ao fazer os curativos.

Ludovina chega à creche e assim que vê Jú, desata a chorar, pedindo ajuda. Jú fica preocupada. Chico entra na sala de estar onde Xavier e Lurdes preparam uma cesta para um piquenique. O neto fica muito feliz por ver a avó em tão boa companhia e a viver um novo amor. Quando o casal sai, Chico marca o número de Teresa e conta-lhe que combinou encontrar-se com Rita para a convencer a desistir da queixa. Ao desligar, repara em Vasco, que tinha entrado desapercebido.

No aeroporto vivem-se despedidas emotivas. Mónica sente o coração apertado ao abraçar Rui que viaja até África para a sua missão. Rui está tranquilo e convicto de que tomou a decisão acertada. Por seu lado, Eduardo e Marta dizem um “até breve”, já que a obstetra vai passar uma temporada nos Açores. Marta, emociona-se ao pensar em Lourenço, mas sabe que o bebé vai ficar bem.

Jú fica chocada ao ouvir a história sobre os pais de Gabi. Sónia abandonou o marido e a filha, alegando merecer mais do que uma vida de pobreza.

Jú prestasse a dizer a Gabi que foi ela quem ofereceu a boneca, até Ludovina encontrar uma maneira de contar a verdade à filha. Ludovina agradece, emocionada.

Amélia e Miguel regressam à papelaria, mas novamente, Célia não se encontra. Andreia informa-os que ela foi para o Norte tratar de uns assuntos e que não faz ideia de quando vai voltar. Os Correia sentem-se desconfortáveis com os comentários de Andreia, que já percebeu que o assunto concerne Inês. Vasco mostrasse irritado ao ver que Chico prefere ficar à espera de Rita para ajudar Teresa do que em ir com ele à fábrica.

Numa atitude mesquinha e infantil, Vasco insinua que Chico não liga aos negócios, nem a ele, o seu melhor amigo. Chico não se deixar afetar pelas insinuações, afirmando que precisa de ficar para falar com Rita, pois os amigos são mais importantes do que os negócios, mas que depois contará com a sua atenção total. Vasco fica inconformado. Marta chega à casa da irmã, nos Açores. É recebida por uma eufórica Cláudia e é evidente o carinho entre as duas irmãs.

Marta e Cláudia começam a pôr a conversa em dia, mas o momento é interrompido pela campainha. André, o ex-noivo de Cláudia, entra de rompante, tenso. André tenta desculpar-se, provar a Cláudia que podem resolver a situação e que a lingerie que ela encontrou é de um fantasma do passado. Cláudia chama-o de traidor e pede-lhe que saia, pois para ela está tudo terminado e é irreconciliável. A pedido de Marta, André acaba por sair, e Cláudia desaba num pranto nos braços da irmã.

Personagem Cláudia – atriz Madalena Brandão

Personagem André – ator Frederico Amaral

Pages: 1 2 3 4 5