“Jardins Proibidos”: Resumo de 5 a 11 de janeiro

Episódio 96

A casa dos Gama está um pandemónio e Luís culpabiliza Dolores. A empregada sente-se desrespeitada e já não recebe há um mês. Agarra os seus pertences e vira costas a Luís, que no fundo sabe que com Leonor esteve sempre tudo organizado.

Simão recebe uma carta que o deixa totalmente desorientado. Os seus colegas notam o seu ar confuso.

Tomás e Mónica, afetuosos, passeiam pela cidade. O carro que leva Alfonso, Mercedes e Isabel detém-se num semáforo e o espanhol repara no casal.

Mónica e Alfonso fixam o olhar, repleto de surpresa, desilusão e dor. O carro avança e Alfonso sente-se derrotado. Mónica fica petrificada.

Luís chama Eduardo à razão, evidenciando que se ele integrar o processo como responsável por coação, tanto Teresa como ele correm o risco de ficar desempregados, uma situação insustentável com duas crianças menores. Eduardo fica pensativo.

Tomás tenta consolar Mónica, enquanto aproveita para deitar mais achas na fogueira, dizendo que Alfonso não merece tanta mágoa. Mónica anui, desgostosa e pede para voltar para casa.

Nuno e Cristina estão à porta dos Gama, pois foi encontrado o uniforme de Natália dentro de um saco. Tomás chega e ignora o pai que lhe pergunta se ele não deveria estar numa cirurgia.

Vera não esconde a sua felicidade e conta à mãe que conseguiu a bolsa. Amélia fica radiante e envolve a filha nos seus braços.

No hospital, Aníbal está incrédulo ao ouvir Rita anunciar que gostaria de retirar a queixa contra Teresa. Ele propõe que ela reconsidere, mas Rita já tomou a sua decisão.

Rita aparece no apartamento de Teresa disposta a contar-lhe que desistiu da queixa, mas a médica não a quer ouvir e pede-lhe que saia.

Célia sabe por Andreia que os Correia estiveram à sua procura, por isso não estranha a presença de Amélia na papelaria que lhe diz que precisam de conversar em privado. Célia fica angustiada, pois calcula que se trate de Inês.

Simão, com semblante preocupado, entra em casa de carta na mão. Conta a Jacinta que recebeu uma carta do cartório notarial indicando-lhe compareça numa reunião na quinta dos Ávila marcada para o dia seguinte. Jacinta treme ao ler a carta.

Lena desvaloriza a apreensão de Vasco acerca da leitura do testamento. Para a advogada é inconcebível que Vasco não seja o único herdeiro.

Rita, ainda em casa de Teresa, insiste em falar-lhe. Diz à médica que sabe que não havia forma de salvar o seu filho, que apenas deseja o melhor para Clarinha e que por isso retirou a queixa.

Teresa, surpreendida com a declaração de Rita, atende uma chamada de Eduardo a quem conta a novidade. Quando desliga, Rita já lá não está.

Jacinta, temerosa, pede ao filho que não dê importância à carta, que ainda o acusam de estar envolvido na morte da senhora, mas Simão mostrasse decidido a comparecer. Não faz parte do feitio de Simão virar costas a nada e está intrigado.

Simão não compreende a renitência da mãe em que ela não vá à quinta dos Ávila saber o que pretendem dele, pois foi ela que o mandou lá ir candidatar-se ao cargo de motorista. Jacinta insiste, desesperada, mas de nada serve.

Nuno e Cristina discutem o novo desenvolvimento no caso: a aparição da farda de Natália. O assassino parece seguir sempre o mesmo modus operandi de deixar os corpos num local e as roupas noutro, possivelmente no local do assassinato. Os inspetores conjuram qual a mensagem que o assassino lhes está a enviar.

No seu gabinete, Luís repreende duramente Tomás por ter mentido e faltado à cirurgia que ia assistir. Tomás tenta negar mas Vanda confirma que o jovem faltou às suas responsabilidades.

Tomás sai furioso e planeia vingança. Liga a Nuno e informa-o que sabe com quem esteve Natália na noite do crime. Os dois combinam encontrar-se. O carro para à porta da casa de Alfonso e Isabel tenta, uma última vez, demover o filho de ficar em Lisboa, mas sem efeito.

Apesar de calculista, Isabel ama o filho e custa-lhe partir para Madrid sem ele. Tanto ela como Alfonso ficam surpreendidos quando Mercedes afirma que fica em Lisboa, junto a ao seu amado. Eduardo abraça Teresa, contente por poder colocar o processo disciplinar para trás das costas.

Mas Teresa tem mais uma notícia: foi convocada à Quinta das Torres para a leitura do testamento de Emília. Teresa está tensa, pois sabe que independentemente da herança, vai ser um momento difícil já que Vasco e Lena não perdem uma oportunidade de a maltratar.

Lena não quer acreditar quando Aníbal lhe comunica que Rita desistiu da queixa contra Teresa. Desliga a chamada em fúria e não encontra conforto em Vasco, que opina que se trata de um assunto arrumado.

A advogada não é mulher de desistir à primeira e afirma que o assunto está longe de estar encerrado. No apartamento, Eduardo surpreende Teresa com champanhe, mas nem o gesto romântico e de comemoração são capazes de a animar.

Teresa teme que Vasco, que está totalmente manipulado por Lena, use Clarinha numa guerra de heranças. O inspetor Nuno vai ao encontro de Tomás em sua casa. Sem rodeios, pergunta ao jovem o que sabe sobre Natália.

Pages: 1 2 3 4 5