“Jardins Proibidos”: Resumo de 5 a 11 de janeiro

Episódio 94

Chico e Rita conversam. Ele insiste que a amiga pode contar com todo o seu apoio e que acusar Teresa não vai melhorar a situação, não lhe vai trazer paz de espírito. Rita pondera.

Apesar da insistência do filho, Jacinta não se sente capaz de lhe contar a verdade. Muito emocionada e frágil, confessa que Simão é tudo e que daria a vida por ele. Simão, profundamente sensibilizado, abraça a mãe, que chora, angustiada.

Vasco, confuso, olha para Lena enquanto esta lhe diz que quando tiverem na sua posse as patentes referentes aos novos modos de fabrico, Chico será dispensável da fábrica.

Rita, decidida, afirma que a única condição para ela retirar a queixa é se Teresa lhe der autorização para visitar Clarinha sempre e quando desejar. Chico fica apreensivo, pois sabe que Teresa não o permitirá.

Carlos Pedro leva Gabi a casa de Teresa para a irmã brincar com Clarinha. As duas adoram-se e sentem-se muito à vontade uma com a outra.

Clarinha está triste pela morte da bivó e a amiga conforta-a. Gabi conta-lhe que gostava de ter conhecido a mãe. As duas abraçam-se, ternurentas.

No escritório de Lena, a advogada conta ao namorado que como representante legal do hospital, cabe-lhe a ela decidir se Teresa é expulsa ou se merece ser perdoada. Vasco, manipulado por Lena, diz com veemência que quer a carreira de Teresa destruída. Lena fica radiante.

Chico vai ter com Teresa, lamentando-se não ter conseguido que Rita desistisse da ação. Teresa tenta animar o amigo, pois sabe que ele fez tudo ao seu alcance e agrade-lhe por isso.

Vasco e Lena têm nas mãos os estatutos que outorgam a Vasco o poder sobre a fábrica. Vasco está cego por poder e avisa Lena que ele vai gerir o negócio sem a sua interferência.

Jú apanha Lena a vasculhar o cofre de Emília e fica irada. Vasco acorre em defesa de Lena. O choque de Jú acresce quando o sobrinho informa que a advogada vai ter todos os direitos na família e na quinta, pois vai ser sua mulher.

Jú sente repulsa por Lena e uma profunda deceção por Vasco quando este lhe diz que pretende casar com a advogada. Quando a tia abandona a sala, Vasco partilha com a agora noiva, que o que mais deseja é transformar a quinta num palácio para eles e Clarinha. Lena fica nas nuvens, embora se mostre apreensiva pois ainda não têm a certeza que Emília lhes tenha deixado toda a herança.

Nuno e Cristina vão a casa de Carlos Pedro para averiguar o que ele sabe sobre Vanda e Patrícia.

Ele conta que que as enfermeiras fizeram vários tours e que numa ocasião as viu de mãos dadas, opinando que a relação ia para além da amizade. O tratador de golfinhos conta que no dia da morte de Concha, após o passeio, Patrícia voltou para Lisboa mas Vanda não. Os inspetores ficam satisfeitos.

Os Catarino empalidecem quando Gabi lhes pede para visitar a campa da mãe. A menina não percebe a razão pela qual os pais e o irmão lhe dizem que não. Todos ficam apoquentados.

Xavier e Jú conversam sobre Emília. Os dois estão ainda abalados com o falecimento da senhora e tentam perceber o mistério à volta da sua morte. Xavier confidencia a Jú os encontros com Jacinta e Simão. Conta-lhe também que Lurdes se lembra de Emília ter tido um caso com um ator de revista.

Jú fica incrédula com cada pedaço de informação, percebendo que não conhecia a tia tão bem quanto acreditava. Em casa de Teresa, Clarinha diz à mãe achar que Emília veio lá a casa com o objetivo de ver Lourenço, pensando intrigadas por que será que ela ficou tão comovida quando tinha o bebé ao colo, agindo estranhamente como se estivesse profundamente arrependida.

Esperta e destemida, Gabi espera que o pai esteja a dormir para sair sorrateiramente de casa com uma mochila às costas. Jú mostra a Xavier o que encontrou no escritório de Emília: uma foto dedicada a ela de parte de Romeu.

Os dois estão espantados e Xavier reconhece o ator, diz que era muito famoso na época. Jú tem um pressentimento e pede-lhe que a leve até Jacinta. Já no cemitério, Gabi colhe flores para depositar nas campas dos pais, mas estranha só encontrar a do seu pai. Xavier mostra a Jú a casa de Jacinta.

Apesar de Xavier se oferecer para a acompanhar, Jú prefere fazer isto sozinha. Respira fundo e avança até à porta. Gabi aparece em casa e conta à família onde esteve.

Triste, pergunta à mãe por que lhe mentiu, deixando todos aflitos. Jacinta conta a Jú que cresceu na Quinta das Torres e a Ávila estranha nunca ter ouvido falar dela ao que Jacinta lhe responde que Emília não devia gostar de falar do passado. A idosa fica inquieta quando Jú lhe mostra a foto que encontrou no escritório.

Ludovina e Aniceto compreendem que Gabi precisa de saber a verdade e contam-lhe que a mãe está viva. Gabi sente-se abandonada, mas Ludovina explica-lhe que depois da morte de Pedro, Sónia sentiu que precisava de partir e por isso a deixou aos seus cuidados. Gabi quer saber mais, quer saber onde está a mãe biológica.

Quando Jú lhe pergunta sobre o ator na foto, Romeu, Jacinta pede-lhe educadamente que se vá embora, deixando Jú ainda mais intrigada. Eduardo olha sem argumentos para Teresa a dizer tensa ter a certeza que Aníbal, influenciado por Emília, vai fazer tudo para expulsá-la do hospital, além de que Lena também pretende acabar com ela, agora que é amante de Vasco.

Pages: 1 2 3 4 5