“Mar Salgado”: Resumo de 06 a 12 de abril

 188º Episódio 

Destaque: Amélia faz um escândalo em casa de Leonor ao ver que Carlota lá foi jantar com Martim e ameaça tentar de novo matar-se, se elas não se afastarem. Carlota não resiste à chantagem da mãe adotiva e diz a Leonor que vai ter de se separar dela até que Amélia fique curada. Martim apoia a decisão da filha e Leonor fica magoada, sem querer ouvir as suas explicações.

André fica estupefacto quando olha para o corpo maltratado de Patrícia e ela lhe diz que o pai dele a tentou matar.

Amélia, completamente descontrolada, acusa Carlota de lhe ter mentido por ter ido jantar com Martim em casa de Leonor. Esta assegura que a filha não foi viver com ela e ataca Amélia, criticando-a por fazer chantagem emocional com a filha, que vive apavorada com a ideia de que ela pode tentar de novo o suicídio. Entre gritos e lágrimas, Amélia lamenta que Leonor não a tenha deixado morrer, disparando que isso seria do agrado de todos. Carlota fica muito perturbada e Martim leva Amélia de regresso a casa da mãe, já que ela se recusa a ir para a clínica.

Em casa dos Queirós, Antónia, Catarina e Kika estão angustiadas por não saberem onde Amélia foi. Antónia recebe entretanto uma chamada de Martim a dizer que está a levar a ex-mulher de regresso, depois de ela ter ido a casa de Leonor fazer uma cena por Carlota ter ido lá jantar com a mãe biológica. Kika também recebe uma chamada, mas do outro lado ninguém responde. A rapariga fica intrigada e Antónia levanta a possibilidade de se tratar da mãe dela. Com efeito, foi mesmo Patrícia que telefonou a Kika, limitando-se a chorar, ouvindo a sua voz.

Antónia desabafa com Catarina que é tal o ódio que sente na família que se não fosse pelas netas, quem se internava era ela.

Cremilde mostra-se ansiosa por não ter notícias de Patrícia mas Tina desvaloriza o desaparecimento da irmã e diz à mãe que está enervada sem motivo, acreditando que ela deve ter fugido para não ser presa. Adelaide obriga Rogério a limpar as figuras religiosas que têm em casa e diz que assim escapa às tentações da rua. Cremilde conta entretanto que Juliano a foi desafiar para pertencer a um grupo para reactivar a associação cultural. Tina mostra interesse em participar e Adelaide acha que seria bom para ver se arranja namorado. A neta diz logo que não está interessada em arranjar marido.

Hugo estranha que Sílvia defenda que a empresa de André seja responsabilizada pela morte de César e Daniel conta que já contactou um advogado para processar a hAPPy. Rute aparece na sala e revela que vai convidar a tia para madrinha de casamento. Os irmãos ficam indignados com ela, acusando-a de estar apenas interessada na indeminização que a tia deverá receber pela morte do filho.

Messias fica desiludido com os pais porque Idalina e João reafirmam que não vão ao seu casamento com Rute, por não quererem testemunhar a sua desgraça.

Diogo regressa a casa e encontra Leonor arrasada e a chorar. A irmã conta-lhe que Amélia estragou o jantar com Carlota e voltou a fazer chantagem emocional com a filha para as afastar. Diogo tenta animar Leonor, mas é obrigado a reconhecer que também não está nos seus melhores dias, pois ficou a saber que o rapaz que morreu a testar o jogo que desenvolveram na empresa é primo de Sílvia, que agora deve estar a odiá-lo. Leonor faz-lhe ver que Sílvia não o odeia e está apenas a descarregar nele a dor de ter perdido o primo.

Amélia impressiona Antónia e Catarina, falando descontrolada, garantindo que só volta para a clínica se lhe prometerem que Carlota e Leonor ficarão afastadas uma da outra, pois prefere morrer a perder a filha. Martim é obrigado a fazer essa promessa para tranquilizar a ex-mulher.

Vitória recusa que Laurinda e Mateus a acompanhem à consulta de obstetrícia e mostra-se convencida de que vai ter autorização para voltar a trabalhar. Mateus continua a manchar a imagem de André no mercado informático e é censurado por Laurinda e Vitória, que o acusam de se estar a aproveitar da morte de uma pessoa para subir na vida e tirar clientes ao antigo amigo.

Diogo fica em choque quando descobre que foi o responsável por ter introduzido as coordenadas erradas no jogo da hAPPy que acabaram por provocar o acidente que resultou na morte do primo de Sílvia. André defende que se há alguém responsável é ele próprio, uma vez que é o dono da empresa e adianta que vão mesmo ser processados.

Antónia ameaça denunciar Frederico à polícia se ele não confessar o que fez a Patrícia e dá-lhe conta de que toda a família o odeia.

Uma das enfermeiras que trata Patrícia diz que ela deve apresentar queixa contra o marido por a ter agredido, pois recolheram provas suficientes para que ele seja castigado. Patrícia prefere esperar e refletir sobre o que vai fazer, dizendo que não quer que a filha saiba o que se passou.

Rute fala com entusiasmo do seu casamento e conta a Aurora que vai ser tudo como fazem os ricalhaços. Entretanto comenta com a amiga, que Ágata recebeu cartas do Casanova e que tinha a colcha vermelha à janela. Aurora fica enciumada e vai contar a novidade a Nucha e Vanda. Agostinho ouve as três mulheres combinarem desvendar a identidade do homem para se vingarem e sai atrás delas, muito apressado.

Vitória conta muito feliz a Mateus e João que o médico lhe deu alta e permitiu que ela regresse ao trabalho, sem prejuízo da gravidez. Mateus quer que ela continue a morar em casa dos pais dele mas Vitória recusa. O pai fica desalentado por ela não querer ficar com o pai do filho, nem que ele a ajude na Lataria. Entretanto, Messias é chamado pelos homens do bairro para apanhar o Casanova do Sado. A multidão aproxima-se em fúria da varanda de Ágata onde Rogério está pendurado, pronta para o linchar. O carteiro suplica à espanhola que o deixe entrar em casa, mas sem sucesso. Quando Messias se prepara para o puxar para a rua, Agostinho surge a conduzir uma carrinha e salva Rogério, resgatando-o à multidão.

Kika escuta Cremilde comentar com Tina e Adelaide o desaparecimento de Patrícia e têm de lhe explicar que há muito não têm notícias dela. Kika fica perturbada com a possibilidade de a mãe se ter querido despedir dela quando foi ao colégio para a ver. Messias interrompe a conversa e deixa todas em choque quando diz que acabaram de descobrir que Rogério é o Casanova do Sado e que Agostinho o salvou de ser linchado pelos homens enganados do bairro. Adelaide fica comprometida e dispõe-se a esclarecer a situação, negando que o filho seja o depravado que eles pensam que é.

Carlota diz a Leonor que vai ter de se afastar dela para não perturbar Amélia e até que ela esteja curada. Martim apoia a filha, o que deixa Leonor muito magoada. Carlota e Leonor despedem-se em lágrimas.

Gonçalo tenta convencer Antónia a rescindir o contrato com os Pelicano, mas a mãe recusa fazê-lo, reafirmando que está em condições de gerir a fábrica como quer. Entretanto, recebe uma chamada de Vicente e combina ir ver os quadros dele ao final da tarde. Gonçalo finge-se desagradado e avisa a mãe de que deve ter cuidado com o seu novo amigo. Frederico irrompe pelo gabinete e Antónia pede ao filho que os deixe a sós. Gonçalo fica surpreendido mas acata o desejo da mãe. Frederico diz, muito nervoso, que foi intimado a prestar declarações na polícia e protesta com ela por tê-lo denunciado. Antónia, antes de o pôr fora do gabinete, diz que está na hora de pagar por tudo o que fez e que se está de consciência tranquila, não tem de se preocupar.

Patrícia chama André à clinica onde está a recuperar das agressões que Frederico lhe infligiu e, fingindo-se emocionada e fragilizada, conta-lhe que o pai dele tentou matá-la e a deixou naquele estado. André nem quer acreditar no que ouve.

Pages: 1 2 3 4 5 6