“Mar Salgado”: Resumo de 06 a 12 de abril

 189º Episódio 

Destaque: Kika vê Gonçalo a dar dinheiro a Vicente e conta à avó o que presenciou, adivinhando que eles possam ter negócios. Antónia fica bastante preocupada e chocada com o facto

Patrícia atrai André à clínica onde está a recuperar e tenta fazê-lo acreditar que Frederico tentou matá-la, por ter recusado fugir com ele e por ter resistido ao seu constante assédio sexual. André ouve serenamente as queixas dela, mas estranha que o pai a tenha forçado a fazer o que não queria. Patrícia pede a André que a esconda a sua casa mas ele recusa, dizendo que a pode levar para casa da mãe dela ou até à polícia para que apresente queixa, mas que para sua casa nunca. André deixa Patrícia a falar sozinha, cheia de raiva por não ter conseguido enganá-lo.

Hugo não consegue controlar o desejo e mostra-se insensível aos desabafos de Kika que está preocupada com o desaparecimento da mãe e com a perseguição que estão a fazer ao tio Rogério, descoberto como Casanova do Sado. Hugo percorre o corpo da namorada com as mãos e ela dá-lhe uma palmada, protestando contra a sua indiferença. Kika farta-se e vai embora, acusando-o de só pensar no que não deve. Ele amua e deixa-a ir.

Carlota conta a Tiago que decidiu afastar-se temporariamente de Leonor para não perturbar Amélia. O namorado não acha bem que ele prejudique a sua relação com a mãe verdadeira só porque a adoptiva está a fazer chantagem emocional para as separar. Carlota aninha-se em Tiago e confessa, cheia de angústia, que não sebe o que fazer. Catarina chega entretanto e apoia a decisão de Carlota. Ao saber que Tiago teve nota negativa no teste que fez, decreta que ele vai deixar de trabalhar na entrega de pizzas, uma vez que não conseguiu conciliar o trabalho com os estudos. O filho protesta e quando fica a sós com Carlota diz que se Catarina pensa que vai controlar a sua vida, está enganada.

André tenta evitar que a sua empresa seja processada pela associação de turismo quando reúne com Raul, mas nem a intervenção de Diogo, que pretende assumir a responsabilidade pela morte de César, chega para abrir portas a um acordo. Raul despede-se até que se encontrem em tribunal. André exige a Diogo que pare de se martirizar e reafirma que como dono da empresa lhe compete assumir as responsabilidades pela tragédia que aconteceu. Acabada a conversa, André telefona ao pai e diz que precisa de falar com ele.

Martim tenta reconciliar-se com Leonor, justificando que está a apoiar Carlota na decisão de se afastar dela, pois é importante que a estabilidade da filha não seja afectada pela doença de Amélia. Leonor reaje com indignação, reafirma que Amélia está a fazer chantagem emocional com Carlota e lamente que ele esteja a lidar passivamente com a situação. Martim reforça que se trata de uma situação temporária, mas Leonor manda-o embora, dizendo que tem de continuar a trabalhar.

Antónia transmite a sua decisão inabalável a Gonçalo, reafirmando que o contrato com Henrique Pelicano é para manter e pede-lhe que entenda de uma vez por todas que quem manda agora nos negócios da família é ela. Depois, conta ao filho, que já está irritado, que Amélia voltou a ficar perturbada pela proximidade de Leonor a Carlota e teve uma recaída, prometendo tentar de novo o suicídio. Gonçalo diz que pode ir visitar a filha mas Antónia impede-o, concedendo no máximo que vá visitar Amélia. Ele pergunta o que é que o pai lhe queria mas a mãe limita-se a confirmar que o casamento acabou e que para ela, Frederico já não existe.

André confronta Frederico com o facto de ter visto Patrícia numa cama de hospital, acusando-o de a ter tentado matar, atirando-a do miradouro. O pai nega tudo e provoca mais uma desconfiança em André que estranha que ele não defenda a nora pela primeira vez. Frederico diz que afinal eles tinham razão e que Patrícia só estava interessada no seu dinheiro, pedindo-lhe que o leve até ela para que tenha coragem de falar à sua frente. André nega-se a revelar onde Patrícia está e deixa o pai furioso.

No bar de Vitória comenta-se a descoberta da identidade do Casanova e Messias teme que o padre não chegue a tempo de o casar com Rute, se estiver em confissão com Rogério. O facto de ser o carteiro o galã do bairro acaba por ser uma surpresa para a generalidade das pessoas. Entretanto, Mateus conta que foi contratado por um cliente que era de André e diz que com o tempo vai ficar com todos os que ele tem. Vitória dispara que ele está a ser mesquinho mas Mateus lembra que foi despedido por André, sem sequer receber uma indemnização.

Joni ainda está espantado por Rogério ser o Casanova do Sado, mas Bento afirma que sempre esteve seguro, apesar de o carteiro ser cunhado de Cremilde, pois a sua pescadinha só tem olhos para si e garante que não tarda nada ela estará de novo nos seus braços.

Cremilde confessa a Tina as suas preocupações, depois de ter sido interrogada pela polícia sobre o desaparecimento de Patrícia, acreditando que Frederico está a esconder alguma coisa. Tina desdramatiza a situação e está bem mais preocupada com Rogério, agora que o tio está a monte por se ter descoberto que é o Casanova. Tina interroga-se para onde o padre o terá levado.

Kika e os amigos que têm aulas de percussão ajudam Bento a preparar um concerto de tambores á porta de casa de Cremilde. Tina emociona-se e diverte-se com a situação, enquanto a mãe se delicia com a surpresa que o peixeiro lhe preparou. No final premeia-o com um beijo suave nos lábios, dizendo que o perdoará se continuar a portar-se bem.

Disfarçado, Rogério refugia-se na igreja e Adelaide repreende-o por ser o Casanova que se envolveu com as mulheres do bairro e não deixa de dizer que lhe faltou ter um pai à altura. Agostinho, que assiste à conversa fica incomodado. Entretanto, Adelaide sugere que ele vá para um seminário ou um mosteiro para fugir à ira dos homens que querem linchá-lo. Rogério protesta mas o padre concorda com Adelaide e diz que sabe quem o pode ajudar.

Vitória conta a Idalina que vai regressar a casa e Laurinda tem de se resignar com o facto, apesar de gostar que Mateus acompanhasse a gravidez dela. Adelaide entra na Lataria e não consegue evitar os comentários maldosos de Bento sobre Rogério.

Vicente prossegue o seu plano para seduzir Antónia e ela chega a dizer que talvez chegue a pedir-lhe conselhos sobre as decisões que terá se tomar na fábrica.

Diogo mantém-se inconformado pela morte do primo de Sílvia devido a um erro que ele cometeu. Leonor mostra compaixão pelo irmão e aconselha-o a seguir os conselhos de André, permitindo que seja ele e a empresa a assumirem o erro. Leonor regista com agrado que André esteja a proteger Diogo.

Messias implora a Idalina e João que não faltem ao seu casamento e Vitória dá uma ajuda ao irmão para convencer os pais.

Filipe fica desanimado porque se fartou de ligar para Sara o dia todo e ela só o atendeu à noite. Laurinda diz ao filho para pôr de lado esses ciumes todos.

Antónia vai levar Kika à aula de vela e fica a saber por Nuno que Carlota desistiu das aulas. Surpreendida, decide esperar que Leonor chegue para lhe perguntar se aquela decisão da neta tem algo a ver com ela.

André regressa à clínica para visitar Patrícia e a enfermeira diz que ela se foi embora, acrescentando que será melhor ele procurá-la, pois ela saiu dali muito perturbada.

Carlota, que foi procurar Carlota para lhe falar e vê Gonçalo a dar dinheiro a Vicente.

Leonor diz a Antónia que não acha correcta a chantagem que Amélia está a fazer com Carlota, afastando-a de si. Kika volta ao centro de mergulho e conta à avó que viu Gonçalo a dar dinheiro ao seu amigo Vicente, embora não tenha escutado a conversa. Antónia fica perplexa e em estado de choque com o que a neta diz ter acabado de ver.

Pages: 1 2 3 4 5 6