“Mar Salgado”: Resumo de 1 a 7 de dezembro

70º Episódio 

Destaque: Leonor é detida e presente ao juiz em tribunal, depois de esfaquear Gonçalo. Este aproveita para ir a casa dela na expectativa de encontrar Vanessa, mas é surpreendido com a presença de André.

Gonçalo agarra-se à mão ensanguentado, enquanto Leonor lhe pergunta com agressividade onde é que a filha está. Amélia entra no gabinete e fica aterrorizada ao perceber que o irmão está ferido. Ele grita-lhe que chame os seguranças e ameaça fazer com que Leonor vá parar à cadeia. Frederico aparece com dois seguranças que agarram Leonor. Esta debate-se com os homens e chama mentiroso e assassino a Gonçalo, perante a perplexidade de Frederico, que ordena aos seguranças que a levem para uma sala, enquanto chama a polícia.

Em casa, Vanessa mostra-se preocupada pela demora de Leonor e diz a Diogo que ela deve ter ido falar com Gonçalo. Diogo critica a rapariga por ter enganado a irmã, independentemente de agora confessar o seu arrependimento. Vanessa defende-se e diz que se ele tivesse sofrido o que ela sofreu na rua, também agiria por dinheiro.

Patrícia é avisada por Amélia que Gonçalo foi esfaqueado por Leonor e pede a André que fale com Diogo para que ele convença a irmã a ir definitivamente para o Dubai. André reafirma que ela tem de perceber que Leonor nunca se irá embora sem saber a verdade sobre o que se passou com os filhos. Patrícia insiste e André fica a pensar no que ela lhe pede.

Sílvia está apreensiva e decide avisar Diogo que Leonor agrediu Gonçalo na fábrica. Idalina avança e diz que é melhor ser ela a falar com ele. Rute, intriguista, avança a hipótese de Leonor ter engravidado e de Gonçalo não querer assumir o filho. Júlia insurge-se contra Rute e Sílvia critica a irmã, chamando-lhe bisbilhoteira. Idalina conta que já falou com Diogo e que ele vai falar com o advogado da irmã.

Leonor é levada para a esquadra pelos agentes da PSP. Gonçalo presta o seu depoimento á polícia e é aconselhado pelo inspector Rui, sobre as medidas que deve tomar para evitar que Leonor continue a incomodá-lo. Amélia fica em pânico, convencida de que Leonor está cada vez mais perto de descobrir que Carlota é a sua filha, temendo perdê-la de vez. Gonçalo tenta tranquilizar a irmã, mas ela repete que a sua vida está destruída, pois Martim também pode descobrir a verdade. Gonçalo diz à irmã para ficar calada, prometendo inventar uma desculpa credível para dar a Martim e Carlota.

Laurinda vai a casa de Sebastião e carrega consigo uma mala com pertences que podem fazer falta a Madalena. No entanto, o seu objectivo principal é sensibilizar o escritor de que a sua relação com a filha dela não tem futuro, pedindo-lhe que termine tudo com Madalena e permita que ela viva a vida de acordo com a sua idade. Sebastião argumenta que estão felizes, mas não deixa de ficar pensativo com a visita de Laurinda.

Madalena vai tomar o pequeno-almoço com Vitória à Lataria e conta que discutiu com Sebastião, que se zangou com ela por não o ter avisado que ia chegar tarde na noite em que foi com as amigas à discoteca. Mudando de assunto, Madalena pergunta por Mateus e fica surpreendida quando Vitória lhe conta que o irmão está hospedado no Hotel Salinas porque vendeu uma aplicação informática, ganhando muito dinheiro. Vitória conta ainda há amiga que tem uma amizade colorida e sem compromissos com Mateus.

Sara encontra Mateus no hotel e ele mente à cunhada, contando que recebeu uma quantia avultada por um trabalho, justificando o facto de estar ali hospedado. Ela acredita e ainda lhe diz que se souber de alguma casa para ele alugar lhe dirá.

Cremilde devolve a jaqueta que Bento lhe ofereceu e como ele não a aceita de volta, corta-a toda com a tesoura do peixe. Rogério comenta com Bento que a vida não lhe está a correr bem e o peixeiro pede-lhe ajuda para conquistar Cremilde. Rogério não gosta de ter concorrência mas finge que vai ajudá-lo. Joni mete-se com Tina e pergunta se Rogério é mais um dos seus namorados imaginários. Ela ameaça esventrá-lo com a faca da mãe se ele continuar a incomodá-la.

Vera faz uma proposta a André para que ele venda a hAPPy a uma multinacional de informática, garantindo que ficaria na mesma à frente da empresa, com a condição de se mudar para São Paulo. Ele diz que nunca pensou em perder o controlo da empresa que fundou mas, confrontado pela ex-namorada sobre se tem alguém que o prenda, responde que não. Vera avança sedutora, dando a entender que gostava de reatar a relação que tiveram. André acusa o beijo que ela lhe dá na face e a intimidade com que o faz.

Tomás censura Leonor por ter agredido Gonçalo e faz-lhe ver que como já tem antecedentes criminais pode ficar numa situação complicada. Leonor dispensa os sermões e argumenta que Gonçalo sabe do paradeiro da filha e que falsificou os testes de ADN para a despistar. Tomás faz ver a Leonor que nada do que afirma pode ser provado. Ela diz que tem de ligar ao irmão, antes de ser presenta ao juiz.

Diogo recebe a mensagem de Leonor e compromete-se a fazer o que ela lhe pede. Entretanto, batem à porta e Vanessa fica apavorada com a perspectiva de ser Gonçalo à sua procura. Afinal trata-se de André, que fica estupefacto quando a rapariga lhe conta que Gonçalo a tentou matar.

Antónia fica chocada ao saber que Leonor esfaqueou Gonçalo e ele aproveita para reforçar que Leonor enlouqueceu e Patrícia sustenta a versão do marido, afirmando que já não reconhece a amiga. Amélia não consegue disfarçar o nervosismo, enquanto pede que todos escondam de carlota e Kika o que se passou.

Gonçalo conversa em sigilo com Patrícia e diz que tem de encontrar Vanessa para a convencer a mudar a versão dos cotonetes, pagando-lhe mais dinheiro. Preocupado, pede à mulher que o acompanhe ao tribunal para provocar Leonor.

Adelaide quer ir visitar Patrícia porque quer conhecer a bisneta Kika. Tina nem deixa Cremilde responder e conta à avó que a irmã tem vergonha da família. Adelaide fica indignada mas Cremilde desvia a conversa e conta á sogra que o padre da paróquia perguntou por ela e que disse que gostava muito de a ver. Adelaide fica surpreendida.

Rogério finge-se disposto a ajudar Bento a conquistar Cremilde e fica surpreendido com o facto de ele já ter casado por quatro vezes. Messias entra na Lataria e Bento apresenta-lhe Rogério, o novo carteiro da zona. Este pede-lhe que mande cumprimentos ao pai, João. Messias volta a mostrar-se generoso e oferece-lhes as bebidas, para grande contentamento de Bento.

Leonor chega ao tribunal e é abraçada por Diogo que a aguarda. Aproveitando a proximidade do irmão, aproveita para confirmar que ele fez o que lhe tinha pedido. Gonçalo aparece entretanto e provoca Leonor, desejando que ela seja presa e tentando que ela reage e se prejudique ainda mais aos olhos da justiça. Tomás acalma Leonor e André manda o irmão embora. Gonçalo insiste em dizer que Leonor é perigosa e Diogo sai em defesa da irmã. Patrícia sussurra ao marido que a provocação não surtiu o efeito desejado mas ele acha o contrário, dizendo que vai procurar Vanessa em casa de Leonor, na expectativa de a apanhar sozinha.

Júlia conta a Elsa que Xavier as convidou para jantar, convencida de que ele está mudado e não pretende fazer-lhes mal. Elsa acaba por concordar.

Joana consegue, com a ajuda de Catarina, que Tiago aceite conversar com ela. Pede que lhe dê uma noiva oportunidade, desculpando-se por o ter rejeitado e garante que não é sua intenção separá-lo da mãe. Tiago não acredita e responde que ela quer conquistá-lo para que depois Catarina o mande embora. Joana argumenta que apenas pretende que possam ser uma família mas Tiago afirma que Catarina é a sua mãe, a sua única família e que não deixará que ela a volte e magoar. Joana fica frustrada por não conseguir que ele a aceite.

Carlota confessa-se frustrada e triste por não conseguir conhecer a sua mãe biológica nem as razões que a levaram a vendê-la. Amélia abraça a filha e tenta que ela esqueça o assunto, prometendo preencher com Martim o vazio que ela sente.

Gonçalo arromba a casa de Leonor na expectativa de encontrar Vanessa. Para sua grande surpresa depara-se com André, que lhe diz que Vanessa não está ali, mas que é todo ouvidos para saber o que é que ele pretende.  

Pages: 1 2 3 4 5 6