“Mar Salgado”: Resumo de 1 a 7 de dezembro

73º Episódio

 Destaque: Patrícia sai de casa com Kika, assumindo que não aceita mais as traições de Gonçalo. Ameaçada pela concorrência de Vera, atrai André ao seu quarto no Hotel Salinas e tenta conquistá-lo. O cunhado rejeita-a mas quando se vai embora depara-se com Gonçalo que lhe pergunta furioso se ele anda metido com a sua mulher. Patrícia fica paralisada ao ver o marido

Gonçalo fica irritado e pergunta a Patrícia se teve algum caso com o irmão dele. A mulher afirma que nunca ouve nada entre ele e André, mas Gonçalo lembra-se que ela fez tudo para o separar de Leonor. Ainda mais indignada, Patrícia reafirma que não fez outra coisa durante o casamento senão protegê-lo e que a paga que teve foi ser traída. Patrícia agarra na mala e sai do quarto, enquanto Gonçalo não disfarça a fúria que sente.

Kika já explicou aos avós a intenção de se ir embora com a mãe lá de casa por causa das traições do pai. Frederico e Antónia tentam que reconsiderem mas Patrícia aparece de mala na mão e deixa claro que não vão mudar de ideias. Amélia também tenta demovê-las mas sem êxito. Carlota também fica chocada com a situação e Kika diz com raiva que agora a prima pode ficar com o seu pai. Gonçalo faz uma última tentativa para demover a mulher, ameaçando-a de a deixar sem nada. Patrícia responde que o que menos a preocupa naquela altura são os direitos conjugais e sai. Gonçalo exalta-se e Antónia diz que terá de deixar que a mulher e a filha se acalmem para tentar convencê-las a voltar para casa. Frederico não acredita quando Gonçalo afirma que apenas esteve a almoçar com uma cliente.

Leonor e Vanessa despedem-se emocionadas de João, Idalina e Pedro, antes de viajarem para o Dubai. Rute aparece toda vestida de preto depois de elas irem embora e lembra a Idalina que ali está para a levar consigo a assistir à missa que mandou rezar em agradecimento por Messias se ter salvo do naufrágio do Rainha Celestial. João prefere ficar em casa, mas incentiva a mulher a ir com Rute, atendendo às boas intenções que ela revela. Idalina acaba por ir com Rute mas afasta-se quando ela faz menção de lhe dar o braço.

Martim ajuda Patrícia a instalar-se com Kika no Hotel Salinas e diz que não percebe o que deu a Gonçalo para não preservar a família. Depois de agradecer o apoio do cunhado, Patrícia tenta convencer Kika a irem jantar mas a filha prefere comer no quarto, perturbada com mais uma traição do pai, reafirmando que ele é que devia ter saído de casa e que nunca lhe perdoará.

Vera janta com André e desculpa-se por tê-lo beijado, lamentando ter provocado um incidente com Leonor. Ele apressa-se a esclarecer que o que tinha com Leonor é passado e que aquela relação jamais terá futuro. Vera não confessa a sua satisfação mas diz que está ansiosa por ver a remodelação que ele está a fazer na antiga casa em que viveram e recorda o tempo em que tinha receio que os vizinhos os vissem juntos. Patrícia avista-os ao longe e disfarça o ciúme, aproximando-se da mesa. Depois de fingir que gosta de rever Vera pede para falar com André a sós e conta-lhe que saiu de casa com Kika por terem apanhado Gonçalo a almoçar com a amante que há tempos foi fotografada com ele aos beijos. André fica indignado com o comportamento do irmão e promete ir falar mais tarde com e sobrinha, pois Patrícia conta que ela está muito revoltada com o pai.

Gonçalo confessa a Amélia que teme que Patrícia conte a Leonor o segredo que guardam só para se vingar dele, mas a irmã defende que Patrícia jamais o fará porque não quer que a filha sofra mais do que já sofreu. Antónia revela que a nora e a neta já estão instaladas e Gonçalo lamenta que elas não lhe tenham atendido o telefone. Frederico repreende-o por se ter exposto publicamente com a amante e ele garante, muito irritado, que vai resolver as coisas com a mulher e a filha.

André conforta e acalma Kika, pois a sobrinha está muito revoltada com o pai. O tio diz-lhe que Gonçalo pode ter muitos defeitos mas que gosta muito dele. Patrícia elogia o jeito que André tem para lidar com Kika e lamente ter-lhe estragado o encontro com Vera. Ele esclarece que foi apenas um jantar de trabalho e que a antiga namorada fez uma proposta para que ele venda a hAPPy e se mude para São Paulo. Patrícia regista a informação e despede-se de André com um beijo prolongado que lhe dá na cara.

Vanessa acaba de tratar do passaporte com Leonor e Diogo, no aeroporto. De repente, ficam em pânico ao verem um polícia que se lhes dirige a soprar o seu apito. No entanto, respiram de alívio ao perceberem que o agente está a chamar à atenção de um automobilista que está mal posicionado. Diogo despede-se delas e pede a Vanessa para não desapontar Leonor. A rapariga garante que aprendeu a lição e segue com Leonor para apanharem o avião para o Dubai.

Patrícia sonda Vera para saber até que ponto ela está interessada em reconquistar André e tem de disfarçar o ciúme porque ela não esconde o seu arrependimento por ter desistido dele, afirmando que se depender de si, vai regressar ao Brasil levando-o consigo.

Carlota lamenta que Kika tenha ido embora com Patrícia, apesar de estarem sempre a discutir. Martim fica feliz com a demonstração de tolerância que a filha lhe está a dar. Já quando ela insiste em procurar o pai biológico, Martim não se mostra receptivo, até porque Carlota sugere que falem com a irmã da funcionária da fábrica que conhecia a história da sua adopção.

Madalena conversa com Eva e conta-lhe que discutiu com a mãe por causa de Sebastião, confessando que lhe custa estar afastada dos pais por eles não aceitarem a sua relação com um homem mais velho. A irmã, por seu lado, confidencia que anda a fugir de Daniel, depois de ele a ter beijado e de ter posto a nu os seus sentimentos.

Filipe discorda de Henrique porque o pai quer comprar um barco em segunda mão para substituir o Rainha Celestial que se afundou. Laurinda muda o rumo da conversa e pergunta ao filho se ele e Sara já encontraram alguma casa que lhes agrade. Ele confessa que são todas demasiado caras para o que podem pagar e comenta que Mateus está hospedado no Hotel Salinas. Os pais estranham que ele tenha dinheiro e Filipe conta que o irmão revelou que vendeu uma aplicação informática a um antigo cliente. Henrique duvida que isso seja verdade e receia que o filho tenha andado a pedir dinheiro emprestado, ressalvando logo que não vai responsabilizar-se pelas suas dívidas. Laurinda diz que vai visitar Mateus para perceber o que se passa.

Patrícia conversa com Sara sobre a sua saída de casa e assume que o mais provável é mesmo pedir o divórcio a Gonçalo. Amélia chega entretanto e pede a Patrícia que não se deixe guiar pela raiva que está a sentir do marido e que não conte a Leonor que Carlota é sua filha. A cunhada diz que só vai continuar a guardar aquele segredo para proteger a sua filha Kika.

Vera avista Amélia quando esta sai do gabinete de Patrícia. As amigas acabam por ir tomar um café e pôr a conversa em dia. Claro que um dos temas é André e Vera assume claramente que o vai disputar com Leonor, se isso for necessário.

Elsa olha para a embalagem do MP3 que Xavier lhe ofereceu e Júlia incentiva-a a aceitar o presente do pai. Aproveitando o momento, aproveita para contar que ele as convidou para jantar lá em casa e convence a filha a aceitar.

Rute conversa com Tina no bar de Vitória e queixa-se de Messias que continua a ignorá-la. Tina quase não lhe presta atenção, furiosa com o facto de Joni andar a espalhar que ela ainda é virgem, insistindo em chamar-lhe virgem do Sado. Joni entra no bar com Bento e a discussão com Tina é inevitável. Pedro e Hugo gozam a situação e Tina ameaça atacar o ponto sensível de Joni, para o impedir de a caluniar.

Gonçalo invade o gabinete de Patrícia com a intenção de a convencer a voltar para casa. No entanto, ela volta a acusa-lo de ter voltado a traí-la e afirma que não vai permitir que o marido volte a enganá-la. Gonçalo ameaça que a fará perder toda a boa vida que teve por ser uma Queirós e faz uma cena de ciumes, desconfiado de que ela teve um caso com André. Patrícia reafirma que o irmão é muito mais homem do que ele, mas afiança que nada teve com o cunhado. Gonçalo vai embora furioso, enquanto Patrícia telefona a André, dizendo que precisa do seu apoio, pois o irmão acaba de a insultar de tudo, depois de terem discutido. André conta a Nuno o que acaba de acontecer e diz ao amigo que vai ter com a cunhada para a apoiar.

Gonçalo tenta descontrair dando um passeio de mota mas está demasiado perturbado para o conseguir.

Vanessa vive os primeiros tempos no Dubai, estranhando aquela nova cultura. Leonor e Miguel respondem às suas dúvidas e acarinham-na de modo a que não se sinta assustada com uma mudança de vida tão radical. Vanessa agradece a Leonor tudo o que está a fazer por ela.

André vai ter com Patrícia ao quarto do Hotel Salinas e ele apresenta-se de roupão e cabelos molhados, empenhada em mostrar a sua infelicidade pela ruptura com Gonçalo, ao mesmo tempo que tenta seduzi-lo, mostrando-se muito fragilizada. Assim que a oportunidade surge, atira-se ao cunhado e beija-o na boca. Ele afasta-a e Patrícia deixa cair o robe, desnudando-se, ao mesmo tempo que afirma estar a assumir o que sente. André fica revoltado e sai do quarto. Ela segue-o e ambos se confrontam com a chegada de Gonçalo, que pergunta ao irmão se anda metido com a sua mulher.  

Pages: 1 2 3 4 5 6