“Mar Salgado”: Resumo de 1 a 7 de dezembro

74º Episódio 

Destaque: Gonçalo quase chega a vias de facto com André quando o vê a sair do quarto de Patrícia, que está de robe e lingerie, dando a falsa ideia de que se envolveu com o cunhado.

Vanessa pede emocionada a Leonor que fique com ela no Dubai, assumindo que ela é o que de mais parecido teve com uma mãe

Gonçalo faz um escândalo à porta do quarto que Patrícia ocupa no hotel e exige saber o que se passa entre ela e André. O irmão fica indignado e esclarece que apenas foi dar apoio a Patrícia, lembrando que foi ele o responsável por ela ter saído de casa. Gonçalo diz à mulher que é uma oferecida e que se despe para o cunhado, pois não quer perder os privilégios de pertencer à família Queirós. Sem se deter, exige ao irmão que se mantenha longe de Patrícia. Depois da discussão, Gonçalo vai-se embora e Patrícia pede desculpas a André por tê-lo deixado numa posição delicada. Ele afasta-se, deixando-a destroçada. No caminho ainda se cruza com Vera e esforça-se por esboçar um sorriso, quando recusa o convite que ela lhe faz para jantarem. Vera não insiste mas consegue que ele aceite considerar a hipótese de passarem, sem segundas intenções, um fim-de-semana na casa que ela tem no Alentejo.

Sílvia faz uma surpresa a Diogo e entrega-lhe o equipamento que lhe comprou para correrem ou fazerem marcha, assumindo que está a cumprir o pedido que Leonor lhe fez para tomar conta dele. Diogo não revela o que sente, mas está feliz com o interesse de Sílvia pelo seu bem-estar e pela sua saúde. Simpático, convida-a para ir espreitar o carro novo que comprou.

Xavier recebe Júlia e Elsa para jantarem lá em casa e confessa que foi buscar os petiscos todos à Lataria. Elas sorriem e ele aproveita para insistir que está cheio de saudades, que quer que elas voltem e que nunca mais lhes fará mal. Júlia, deixa claro que essa não é uma decisão para se tomar de ânimo leve, enquanto Elsa deixa entender que ainda está traumatizada com os maus-tratos que ele lhes infligiu. O pai fala sempre com cordialidade e diz que está disposto a esperar por elas o tempo que for preciso, reconhecendo que as pessoas só sentem falta de algo quando o perdem.

Ao pequeno-almoço, Kika conta a Patrícia que o pai lhe mandou uma mensagem a que ela não respondeu. Nem de propósito, Gonçalo aparece nesse instante acompanhando Frederico e pergunta à filha porque não lhe respondeu. Ela reaje com agressividade e responde que não quer falar com ele nem olhar para a sua cara. O pai insiste em explicar-lhe que só almoçou com aquela mulher para lhe exigir que o deixe de perseguir se uma vez por todas. Kika diz que não acredita numa única palavra e nem o avô é capaz de a convencer a pensar o contrário. Gonçalo pede a Patrícia para lhe falar em particular e exige-lhe que volte para casa, pois não vai permitir que ela o afaste da filha. Para a convencer, tenta que ela assuma que se envolveu com André mas ela reafirma que apenas o chamou para desabafar e para não ceder à tentação de tomar mais uma dose de comprimidos. Gonçalo afirma que vai reconquistar a filha e deixá-la sozinha. Patrícia afirma que se ele quer guerra, então ela contará a Leonor que Carlota é sua filha com ele. Gonçalo contra-ataca e lembra-lhe que tem tanto a perder quanto ele, pois foi sua cúmplice em todos os crimes que cometeu. Antes de se retirar, Gonçalo lembra cheio de raiva que se for ao fundo a leva consigo.

No Dubai. Miguel faz mergulho com Leonor e relembram os tempos em que ela ali trabalhava com ele. Vanessa lamenta por não poder ir com eles. Miguel trata-a pelo nome de Mónica, afinal o seu nome verdadeiro e oferece-lhe trabalho. A miúda mostra-se cautelosa, por não dominar a actividade do centro mas recebe a confiança de Miguel e Leonor. Esta pede o computador emprestado ao amigo para falar com o irmão.

Diogo conta-lhe que Sílvia está a cumpri à risca o que ela lhe pediu e que está a tomar conta dele. Miguel atira a piada de que ter ama-seca na idade dele é um luxo. Vanessa também conta a Diogo que está a adorar estar no Dubai. Ele acaba por abreviar a conversa com a entrada de André na empresa. O patrão fica surpreendido ao saber que Leonor viajou para o Dubai com Vanessa, para afastar a miúda de Gonçalo. André disfarça o incómodo por ter visto Leonor com Miguel ao lado.

Amélia faz o controlo de qualidade no embalamento das conservas da fábrica e comenta com Sílvia, Rute e Idalina o naufrágio do Rainha Celestial, adivinhando o sofrimento pelo qual passaram. Rute aproveita logo para publicitar o seu amor a Messias e realçar que detesta o preto e não se via a enviuvar tão cedo. A patroa diz desconhecer que ela era casada. Ela diz que não é, mas que é como se fosse. Descarada, lamenta que Gonçalo tenha sido esfaqueado por Leonor, atirando que era um desperdício um homem tão elegante ficar com a mãe escangalhada. Amélia garante que não e retira-se. Sílvia repreende a irmã, que foi inconveniente e Idalina acha que ela está a tentar cair nas boas graças dos patrões.

Rogério cumpre o primeiro dia como carteiro e espalha o seu encanto pelo mulherio do bairro. Depois vai ter com a mãe
à Lataria. Ela elogia-o e Rogério insiste com a mãe para que volte a frequentar a igreja com a assiduidade com que o fazia. Ela muda de assunto e afirma que tem de habituar as beatas da terra à sua presença.

Laurinda vai almoçar com Mateus ao Hotel Salinas. Ele repete a história de que ganhou muito dinheiro com a venda de uma aplicação importante, justificando assim o facto de poder pagar o quarto onde está alojado. Laurinda não se conforma e insiste que ele deve aceitar trabalhar com ela na sua empresa e ir tentando arranjar algo na sua área, ao mesmo tempo. O filho mostra-se incomodado e continua a alimentar os seus sonhos megalómanos.

Patrícia vai pedir desculpa a André por tê-lo beijado e por o ter deixado mal visto aos olhos do irmão. André ouve a cunhada com grande paciência mas no final da conversa manda-a embora, criticando-a por o ter deixado numa posição complicada. Patrícia fica triste quando ele assume sem pejo que o melhor é afastarem-se.

Carlota conta a Tiago que as informações que a mulher brasileira que alega poder ser sua mãe lhe deu, até fazem algum sentido. Apesar da sua confiança, o namorado alerta-a para o facto de não dever criar grandes expectativas, pois a mulher pode estar a fazer uma enorme confusão. Carlota mostra-se expectante com a aula de Vela, onde Tiago faz a sua estreia, tal como Pedro e Elsa. Tiago avisa que só aceitou assistir para ela depois o deixar em paz com a vela.

Gonçalo conta a Amélia que Patrícia ameaçou contar toda a verdade a Leonor para se vingar dele. A irmã acha que a cunhada não o irá fazer, pois está tão comprometidas com o segredo, quanto eles.

Nuno dá a aula de vela aos miúdos e Carlota aproveita para se mostrar solidária com Kika, ao vê-la em baixo depois de o pai ter voltado a trair a sua confiança. A prime reaje inicialmente com azedume, mas acaba por fazer as pazes.

Depois da aula teórica que Nuno dá, os jovens fazem-se ao mar e Hugo provoca Kika. A miúda trata-o mal, como de resto é hábito. No entanto, enfrenta uma corrente mais traiçoeira no seu barco e acaba por virá-lo, caindo á água. Hugo farta-se rir e ela fica furiosa.

Ao fim de uma semana no Dubai, Leonor faz com Miguel o balanço da adaptação de Vanessa à sua nova vida. Miguel aproveita para se insinuar a Leonor e dar a entender que gosta dele e não é só como amigo. Ela percebe mas Vanessa interrompe, aparecendo feliz por ter ganho uma gorjeta simpática só por ter levado os pertences de um cliente para o carro.

Leonor diz que tem de ir fazer a mala para regressar a Portugal. Vanessa faz menção de lhe fazer um pedido mas acaba por desistir.

Rute entra no bar e mostra uma tatuagem falsa que fez com o nome de Messias, dando a entender que se trata de um desenho que nunca mais sai. Vitória censura-a por estar a vincular-se para a vida a alguém que a rejeitou. Joni aparece na Lataria e insiste em desestabilizar Tina, pois continua a espalhar que ela ainda é virgem. Vitória, saturada de discussões leva mais uma bebida energética a Mateus e diz-lhe que ele está a abusar daquilo e que gasta demasiado tempo a jogar no computador. Mateus prefere desvalorizar a situação e convida-a a ir ter com ele ao hotel. Vitória continua a estranhar que ele tenha dinheiro para custear aquele luxo mas acaba por combinar ir lá ter.

Henrique ralha com Filipe porque o filho tem de pagar mais uma divida ao fisco que pensava estar liquidada. O pai aceita ajudá-lo e vai buscar o livro de cheques, dando conta de que a caderneta das poupanças de Laurinda não está no lugar. A mulher ajuda a revolver tudo à procura da caderneta mas não a encontra, estranhando o que está a acontecer. Determinada a saber o que se passa, Laurinda decide ir ao banco de manhã cedo, para verificar se alguém lhe roubou o documento e se andam a fazer levantamentos com ela.

Martim conta a Carlota que já marcou encontro com a irmã da funcionária da fábrica que terá intermediado a sua adopção. A filha pede-lhe que a deixe ir consigo e o pai anui, pedindo-lhe apenas que nada conte a Amélia, para que a mãe não fique nervosa.

Vanessa deixa Leonor á beira das lágrimas quando assume ter adorado passar aquela semana com ela no Dubai, quase suplicando para que ela não regresse a Portugal e fique ali com ela para sempre.

Pages: 1 2 3 4 5 6