“Mar Salgado”: Resumo de 20 a 26 de abril

206º Episódio 

Destaque: Amélia invade o centro de mergulho e discute com Leonor, acusando-a de lhe ter destruído a vida familiar com Carlota e Martim e de querer acabar com ela de vez, dando a Martim o filho que ela nunca conseguiu. Leonor tenta acalmar o ódio de Amélia mas esta agarra-a e abana-a com violência. Gonçalo aparece nesse momento com Júlia e consegue afastar Amélia de Leonor, dispondo-se a levar a irmã de volta para a clínica. A irmã recusa e desaparece do centro ainda mais furiosa. Com a tensão que se gerou, Leonor agarra-se à barriga e olha em desespero para Júlia, temendo perder o bebé.

Amélia fica completamente descontrolada quando confirma que Leonor está grávida e que vai conseguir dar um filho a Martim. Carlota fica muito nervosa e tenta acalmar a mãe adoptiva, mas é Tiago que levanta a voz para que ela não grite com a filha. Catarina percebe que a única solução é levar Amélia rapidamente para a clínica, temendo que ela fique ainda mais agitada.

No hotel, Leonor conta a Martim que teve uma tarde de compras maravilhosa com a filha, tal como muitas vezes imaginou. Entretanto, Rodrigo chega perto deles à procura de Carlota para fazerem um programa juntos e deixa Leonor e Martim intrigados, desvalorizando o facto de ela não estar, pois tenciona ficar uma boa temporada a matar saudades da família e dos amigos.

Patrícia chama Gonçalo a casa de Cremilde, atitude que surpreende muito a mãe. Depois de ficarem a sós, Patrícia mostra-se contra o facto de ele querer levar Kika a uma regata em Miami e diz que não vai autorizar. Gonçalo troça da ex-mulher e responde que ela não pode fazer seja o que for para o impedir, já que a guarda da filha pertence e Antónia. Patrícia fica muito irritada e, depois de o ex-marido sair, conta à mãe que ele só quer reaproximar-se da filha por causa do dinheiro que ela vale.

Bento paga a custo o prémio de jogo a Messias. Mesmo assim ainda tenta que ele lhe faça um desconto mas a ameaça de Vitória de que vai chamar o pai apressa-o a liquidar a divida. Messias assegura que com o dinheiro que acaba de receber vai pagar as dívidas que ainda tem e guardar o que sobrar.

Vitória e Madalena comentam o estado de Tina, que espera e desespera pela chegada do admirador mistério, que já está bastante atrasado. Tina acaba por ir ter com as amigas, desiludida e a achar que o seu pretendente anda a gozar com ela.

Entretanto, Hugo anda em casa de um lado para o outro e confessa a Pedro que não tem coragem para se ir declarar a Tina. Daniel regressa do trabalho e estranha por encontrá-los em casa e ao saber que o irmão deixou uma miúda à sua espera diz que isso não é bonito.

Catarina regressa a casa perturbada, depois de ter deixado Amélia na clínica, Joni passa por ela e protesta por nem sequer lhe fazer um elogio à indumentária que escolheu para ir ao debate com Tina na Lataria. Catarina desperta da sua angustia e diz que ele está muito elegante. Joni vai embora e Catarina desabafa com Tiago as suas preocupações, pois Amélia ficou muito abalada ao saber que Leonor espera um filho de Martim. Entretanto, Catarina tenta que Tiago aceite denunciar o amigo que falsificou os documentos que ele apresentou para casar com Carlota. Apesar de correr o risco de ficar marcado no registo criminal se não colaborar com a justiça, Tiago recusa entregar o amigo. Catarina fica irritada com o filho.

Carlota volta a culpabilizar-se por mais uma crise de ansiedade de Amélia, que ouviu da sua boca que Leonor vai ser mãe de um filho de Martim e que, por causa disso, pode voltar a cometer uma loucura. Leonor e Martim insistem em afirmar que Amélia sofre de uma doença mental complicada mas que quando ficar boa, tudo regressará ao normal. Leonor fica sensibilizada ao ver que Carlota comprou umas botinhas para o bebé que Leonor vai ter.

Rodrigo faz uma visita a Antónia a pretexto de matar saudades por ter passado muito tempo no estrangeiro mas assim que pode, avisa-a que Gonçalo está a ser chantageado por Helena Amaral, que reclama dinheiro para não revelar que há três anos foi violada e agredida por ele. Antónia não se mostra surpreendida e diz que Gonçalo terá de resolver o problema sozinho, pois já nem sequer o considera seu filho. Rodrigo fica frustrado.

Cremilde justifica ao padre Agostinho a ausência de Patrícia no debate entre Tina e Joni para as eleições da associação recreativa, porque ela e a irmã sempre se deram mal. Tina desabafa com Madalena, desiludida porque o seu admirador secreto se desculpou com um engarrafamento de trânsito para não se comparecer ao encontro. Madalena acha que até pode ser verdade, mas Tina garante que não lhe vai dar mais oportunidades. Hugo escuta a conversa e comenta com Pedro que é capaz de ter estragado tudo com Tina, desejando agora que Rute não apareça e veja que ela está a usar o vestido que era seu. Antes do início do debate, Clara dá os últimos conselhos a Joni, enquanto Madalena faz o mesmo com Tina. O padre Agostinho abre o debate e dá a palavra a Tina para a primeira intervenção.

Elsa insiste com Júlia para que a deixe ir ter com Pedro à Lataria mas a mãe lembra-lhe que ainda está de castigo. No entanto, acaba por ceder aos desejos da filha, depois de ela lhe oferecer um produto de beleza e de Pedro aparecer, convidando-a para ir consigo assistir ao debate entre Tina e Joni, no bar de Vitória. O debate entre os dois candidatos à presidência da associação recreativa é quente e picante, pois tanto Joni como Tina continuam a provocar-se e a dizer mal um do outro perante a plateia que os apoia. Clara apoia o namorado e Hugo vai dizer a Tina que gostou muito de a ouvir.

Entretanto, Elsa segreda a Pedro que podem faltar ao último tempo na escola, porque vão ter a casa só para eles. O miúdo lembra-lhe que tinha dito que gostava que a sua primeira vez fosse especial. Elsa assegura que desde que seja com ele, será sempre especial.

Adelaide passa discreta entre as pessoas que estão na Lataria e vai ter com Bento para confirmar se ele já liquidou a divida que tinham com Messias. Bento diz que já pagou e acrescenta que seria bom que ela começasse a dizer que o quer para genro ou toda a gente ficará a saber que ela tirou a batina ao padre. Adelaide vai-se embora furiosa.

Sara, mostra a Filipe um teste de fertilidade positivo e diz que essa é uma noite ideal para tentarem que ela engravide. Quando se preparam para irem para o quarto, Laurinda e Henrique interrompem-nos, pois querem saber que opiniões têm sobre a intenção de Madalena em ir para o Dubai. Nem Sara nem o marido vêem qualquer problema nisso, mas os pais insistem que ela não deve ir para tão longe só para fugir de Sebastião.

Madalena conta a Messias que decidiu viajar para o Dubai e abraça-o com carinho. Rute entra na Lataria e vai provocar o ex-noivo, dizendo que ele esqueceu-a depressa. Idalina chama egoísta a Rute, por querer que o filho andasse aos caídos por causa dela. Ela tenta reagir e João dispara que é melhor estar calada e ir-se embora. Rute argumenta que foi apoiar a amiga Tina mas quando a vê com o vestido que era seu, arma um escândalo que nem Tina nem ninguém consegue perceber a razão. Rute exige-lhe que prove que comprou o vestido e Tina limita-se a afirmar que lho ofereceram. Joni aproveita para ganhar votos e grita que é lamentável que a sua adversaria eleitoral seja uma ladra. Tina e Rute envolvem-se à pancada e só Cremilde e João conseguem separá-las. Durante a rixa, Hugo fica desesperado, escondendo-se atrás de Pedro.

Na manhã seguinte, Rute discute com Daniel, pensando que ele ofereceu o vestido a Tina para a reconquistar. O irmão assegura que já nada tem a ver com ela e acusa Rute de estar a inventar um pretexto para não devolver o vestido à loja. Ela, furiosa, promete voltar a procurá-lo quando voltar do trabalho. Hugo murmura para os seus botões que está tramado.

Madalena estranha que Mateus esteja em casa e ele mente, dizendo que está com dores de garganta e que até foi a mãe quem sugeriu que não fosse trabalhar. Para mudar de assunto, Mateus pergunta-lhe o que é que lhe deu para se mudar para o Dubai e ela esclarece que tem de se afastar para esquecer Sebastião. Entretanto, Henrique aparece em casa de surpresa e fica muito desconfiado pelo facto de ali encontrar o filho. Mateus insiste em mentir e reafirma que está com dores de garganta. O pai desconfia mas acaba por aceitar a explicação, recomendando apenas que se ponha bom depressa porque a mãe precisa da sua ajuda.

Rute chega atrasada ao trabalho e é repreendida por Idalina. Esta e Sílvia deixam-na irritada, mostrando-se favoráveis a um romance entre Messias e Madalena. Rute fica tão zangada que até atira com uma lata à cabeça da irmã, acusando-a de agora sair todas as noites, insinuando que com um homem diferente de cada vez. Sílvia defende-se dizendo que não é igual a ela. Idalina confirma, disparando que felizmente há poucas raparigas iguais a Rute. Ela fica furiosa com o comentário.

Antónia mostra a André a factura de aluguer de uma galeria de arte, prova de foi Gonçalo a contratar o gigolô para a seduzir. André não esconde que está chocado pelo comportamento do irmão.

Entretanto, Antónia recebe uma chamada de Martim que procura Amélia, informando que ela saiu da clínica e que ninguém sabe onde ela está. Antónia fica muito preocupada.

Gonçalo pressiona Ricardo para que convença Helena a ficar calada e a guardar segredo sobre a noite dramática em que ele a violentou. Rodrigo prossegue o seu plano para extorquir dinheiro fácil ao amigo e reafirma que ela não vai desistir de o chantagear enquanto ele não lhe pagar o que pede. Gonçalo mostra que nada receia e muito menos um novo escândalo, insistindo que se Helena quer dinheiro, terá de falar com ele. Rodrigo fica comprometido com a situação.

Amélia invade o centro de mergulho e discute com Leonor, acusando-a de lhe ter destruído a vida familiar com Carlota e Martim e de querer acabar com ela de vez, dando a Martim o filho que ela nunca conseguiu. Leonor tenta acalmar o ódio de Amélia mas esta agarra-a e abana-a com violência. Gonçalo aparece nesse momento com Júlia e consegue afastar Amélia de Leonor, dispondo-se a levar a irmã de volta para a clínica. A irmã recusa e desaparece do centro ainda mais furiosa. Com a tensão que se gerou, Leonor agarra-se à barriga e olha em desespero para Júlia, temendo perder o bebé.

Pages: 1 2 3 4 5 6