“Mar Salgado”: Resumo de 20 a 26 de abril

 208º Episódio

Destaque: Frederico perde a coragem para matar Patrícia ao ver que ela está acompanhada de Kika, que chora abraçada à mãe. O empresário esconde a arma tão depressa quanto pode mas, ao aperceber-se do transtorno que provocou à neta, desiste de dar explicações e vai-se embora.

Ao contrário do que prometeu a Leonor, Gonçalo vai à clínica e responsabiliza Amélia por ter feito com que a mergulhadora perdesse o bebé. A irmã fica transtornada a olhar para o irmão

Kika olha em pânico para o avô e grita para a mãe que ele está a empunhar uma arma. Patrícia, igualmente transtornada, conta que Frederico anda atrás de si com o propósito de a matar. O empresário balbucia que seria incapaz de fazer mal à neta e decide ir embora, depois de Patrícia dizer que vai chamar a polícia. Kika e Patrícia ficam a chorar abraçadas.

Diogo junta-se a Martim e Leonor, tentando confortar a irmã por ter perdido o bebé. Carlota aparece entretanto e fica desgostosa quando a mãe conta que acabou por perder o irmão que ela tanto desejava ter.

Antónia fica incrédula quando Kika e Patrícia justificam que ainda ali estão em casa porque acabaram de ser ameaçadas por Frederico com uma pistola e aceita que a nora passe a noite com a filha. Patrícia diz que vai ligar a Cremilde para dizer à mãe que não vai dormir a sua casa. Antónia segue para a estufa para ver como Amélia está. A filha continua apática e pede à mãe que não a leve de volta à clínica. A chegada de André com promessa de ficar para jantar acalma a irmã, embora ela continue a lamentar-se por Leonor lhe ter roubado o marido e a filha e de fazer agora a felicidade deles, por estar grávida. Antónia fica penalizada com o sofrimento da filha e conta a André que o pai apontou uma arma a Patrícia e Kika. O filho mal acredita no que ouve e a mãe interroga-se sobre como foi possível a família chegar a este ponto.

Eva passa pelo centro de mergulho e conversa com Nuno, justificando o desejo que lhe manifestou de casar e ter filhos. O namorado afirma que o casamento não o assusta e ter filhos também não, mas prefere que tudo aconteça com naturalidade e não por imposição. A conversa é interrompida pela chegada de Jorge que vem acompanhado por Daniel, confessando que cometeu uma irregularidade com um dos barcos. Eva prepara-se imediatamente para passar uma multa, o que deixa Nuno ainda mais irritado com ela.

Henrique descobre que Laurinda lhe escondeu que dispensou Mateus do trabalho nos viveiros de marisco para que ele possa angariar clientes para constituir a sua própria empresa de informática. Desiludido com a mulher Henrique duvida que o filho queira verdadeiramente trabalhar, não esquecendo que lhes roubou as poupanças para ir viver num hotel de cinco estrelas. Mateus chega entretanto e diz que acabou de assinar um contrato de um ano com um cliente e que se o pai não fosse um tirano, ninguém lhe mentia. Henrique vai embora zangado e Laurinda diz a Mateus que é a última vez que o encobre.

João conta a Cremilde que ao passar pela sua casa teve de proteger Patrícia, que estava aterrorizada a olhar para Frederico que tinha acabado de forçar a entrada. O mestre pergunta que contas é que o sogro terá para ajustar com ela e Cremilde, muito nervosa, responde que desde que a filha se separou de Gonçalo, Frederico não a larga. João não fica convencido e pensa que deve haver algo mais, que explique a obsessão do empresário, aconselhando a amiga a manter os olhos bem abertos.

O advogado de Frederico fica em choque quando ele conta que apontou a pistola a Patrícia e que Kika assistiu à cena, ficando em pânico. O doutor Pinto aconselha Frederico a desaparecer por um tempo, enquanto tenta evitar que ele seja imediatamente preso.

Cremilde acaba de falar ao telefone com Patrícia e lamenta os problemas que ela está a viver. Tina mostra-se indiferente ao sofrimento da irmã e lembra à mãe que se não fosse ela a ligar-lhe, Patrícia nem se incomodaria sequer a avisar que não ia para casa. Cremilde ralha com Tina e diz que ela devia apoiar a irmã. Bento aparece para colocar o vidro que Frederico partiu e faz-se convidado para o jantar. Cremilde não vai na conversa e diz-lhe que se despache e que vá à sua vida. Tina vem do estendal onde foi apanhar a roupa seca e está furiosa porque lhe desapareceu o vestido novo, pensando já em ir pedir satisfações a Rute. Cremilde avisa que não a quer a acusar pessoas sem ter provas.

Pedro está aflito depois de ter sido apanhado por Júlia quando estava aos beijos com Elsa e esta de soutien. Hugo diz que tiveram pouca sorte mas nem isso acalma o amigo, que receia que Júlia vá falar com os seus pais. Entretanto, ficam ambos espantados ao constatarem que a sondagem que fizeram para as eleições da associação cultural e recreativa, revela que Joni vai vencer Tina. Quando se preparam para sair, Rute aparece e diz que o seu vestido apareceu. Hugo esconde que está comprometido e diz que não tem nada a ver com isso e ela fica convencida que foi Daniel que o fez desaparecer.

André está ainda incrédulo com o facto de o pai ter apontado uma arma a Patrícia e Kika. Gonçalo chega entretanto para ir buscar a filha com quem combinou jantar fora mas ela prefere ficar com a mãe, contando-lhe que o avô lhes apontou uma arma. O pai promete ter uma conversa com o avô abraça Kika que corresponde ao ato protetor do pai. Antónia pede-lhe que se vá embora e Gonçalo prepara-se para o fazer quando passa por Amélia, censurando-a pelo escândalo que fez no centro de mergulho com Leonor. Amélia fica perturbada e André convoca o irmão para falarem a sós. André indigna-se por ele ter contratado um gigolô para seduzir a mãe, mas Gonçalo acusa-o de estar é verdadeiramente preocupado com o facto de Leonor esperar um filho de Martim. As acusações entre os irmãos continuam e Gonçalo sugere a André que lhe venda a sua parte da empresa. Ele recusa, dizendo que nunca mais o quer ver na fábrica.

Depois de perder o bebé e sem a presença de Carlota que preferiu voltar ao hotel, Leonor desabafa o seu desgosto com Diogo e busca apoio nas palavras do irmão.

Júlia tenta conversar com Elsa, fazendo-lhe ver que ainda é muito nova para se entregar pela primeira vez a um rapaz, depois de a ter apanhado com Pedro já em trajos menores. Elsa fica irritada com o sermão e acusa a mãe de estar cada vez mais parecida com o pai.

Vitória comenta com Tina o escândalo que Rute fez por causa do vestido que ela levou ao debate e Tina desconfia que ela foi ao estendal roubar-lho, pois o vestido desapareceu. Vitória espera que ela e Joni se comportem quer ganhem ou percam as eleições. Hugo e Pedro aparecem nesse instante e revelam que a sondagem dá vantagem a Joni. O peixeiro festeja e pede champanhe a Vitória. Tina fica irritada e acha que os miúdos fizeram mal as contas.

Bento faz uma vigília solitária com velas acesas á porta de Cremilde, reclamando o seu perdão. Adelaide envenena Cremilde e diz que não o deve deixar entrar, nem quando o peixeiro reclama um prato de sopa porque ainda não comeu. Tina vem desalentada com a forte possibilidade de perder as eleições para Joni. A avó lembra que vai contar os votos, insinuando que não a deixará perder a eleição. Cremilde não verga em relação a Bento e põe-no fora de casa.

Gonçalo vai entregar a Leonor o casaco que ela esqueceu no seu carro quando a levou ao hospital e mostra-se preocupado com o seu estado de saúde. Ela revela que perdeu o bebé mas ressalva que a discussão com Amélia não teve nada a ver com esse facto. Gonçalo aceita não dizer nada à irmã e deseja as melhoras de Leonor, surpreendendo-a com a sua atitude carinhosa.

Kika intercede a favor de Patrícia e pede a Antónia que deixe a mãe voltar a viver lá em casa. A avó aceita fazer a vontade a Kika e Patrícia mostra-se grata, oferecendo-se para levar a filha à escola e dar boleia a Antónia para a fábrica, adiantando que já tem a tempo inteiro o segurança que contratou.

Carlota mostra-se arrependida por não ter ficado com Leonor, agora que a mãe precisa de apoio por ter perdido o bebé. Tiago é de opinião que ela deve ficar com Leonor nessa noite e que não deve preocupar-se com o que Amélia pensa. Carlota diz que vai fazer o que o seu coração manda e prepara-se para sair, contando ao namorado que o tio Rodrigo está á espera deles para os levar à escola. Tiago fica desconfortável, mas disfarça.

Amélia regressa à clínica e Gonçalo espera que Catarina a deixe a sós. Quando isso acontece, diz-lhe com dureza que a discussão que teve com Leonor no centro de mergulho fez com que ela perdesse o bebé. Amélia fica transtornada a olhar para o irmão. 

Pages: 1 2 3 4 5 6