“Mar Salgado”: Resumo de 27 de outubro a 2 de novembro

39º Episódio 

Destaque: Júlia e Elsa tentam fugir de casa e dos maus tratos que Xavier lhes inflige, mas ele regressa mais cedo do que estava previsto e mantém-nas sequestradas.

Desesperado por ter atropelado Vanessa, Henrique pede que alguém chame uma ambulância para levar a rapariga ao hospital.

Leonor regressa a casa e como não encontra Vanessa, liga-lhe para saber onde ela está. Fica preocupada, pois o telemóvel está desligado.

Os paramédicos prestam os primeiros socorros a Vanessa e Henrique pede para a acompanhar mas é informado que tem de falar primeiro com a polícia. Gonçalo aproxima-se do local para tentar perceber a gravidade dos ferimentos que Vanessa sofreu mas quando vê a polícia decide ir embora.

Em casa da família Queirós, Frederico mostra-se indignado com o facto de Vanessa ter agredido Kika e esforça-se por confortar a neta. Patrícia conta que Leonor pediu desculpas pelo sucedido mas o sogro diz que Gonçalo tem de intervir para proteger Kika, quer Vanessa seja ou não também sua filha. Antónia acrescenta que gostava de falar com Leonor para perceber melhor o que se passou entre as duas raparigas e Patrícia fica nervosa e diz à sogra para não se maçar com o assunto.

Xavier prepara-se para sair para o mar e Júlia, ainda dorida pela sova que ele lhe deu, entrega-lhe a lancheira com o farnel. O marido tenta mostrar-se simpático e diz que no Domingo as vai levar a jantar no restaurante de Vitória. Elsa tenta disfarçar o nervosismo e aceita a proposta do pai. Xavier despede-se da mulher e da filha e assim que ele sai, Júlia diz a Elsa que vão fugir de casa e que o pai nunca mais lhe vai tocar. Elsa fica perplexa, mas acaba por ir para o quarto fazer a mochila que vai levar consigo.

Leonor confessa a Diogo a sua angústia por não saber de Vanessa e conta que discutiram por ela ter batido em Kika. O irmão desvaloriza o desaparecimento de Vanessa e arrisca que ela deve ter ido apenas dar uma volta. Leonor não fica convencida mas muda de assunto e lembra ao irmão que está a na hora de ir ter com Sílvia, aconselhando-o a ir namorar um pouco. Diogo esclarece que ela não é sua namorada e sorri quando a irmã reforça que não namoram, ainda.

Laurinda saúda Eva com entusiasmo, feliz com o facto de ela ter ido jantar a casa dos pais. A filha não está tão entusiasmada e conta que a sua relação com Ricardo está cada vez pior. Filipe conversa muito agitado ao telefone e quando desliga, assume que se esqueceu de pagar o gasóleo e que, por isso, os barcos não podem sair para a pesca nessa noite. Laurinda avisa-o de que o pai vai zangar-se e Filipe desculpa-se com o facto de ele o ter posto a tratar de assuntos que devem ser tratados pelo funcionário do escritório. Henrique chega entretanto, mas nem consegue zangar-se com o filho, pois está muito perturbado por ter atropelado uma rapariga. Todos ficam apreensivos com o acidente e Henrique conta como tudo aconteceu, revelando que a jovem está em coma e que não se sabe de quem se trata, pois não tinha com ela qualquer elemento que a identifique. Eva fica curiosa com o que o pai acaba de dizer.

Júlia e Elsa preparam-se para fugirem de casa mas nesse instante Xavier abre a porta e fica estupefacto ao vê-las com as malas na mão. Júlia diz ao marido para a deixar passar com a filha, garantindo que nunca mais lhes baterá. Xavier sente-se injustiçado e fecha a porta à chave, decretando que não vai permitir que o abandonem.

Leonor recebe a visita de João e conta-lhe que está angustiada por não saber de Vanessa, confessando que está a ter grandes dificuldades para lhe impor regras. O mestre confia que as coisas vão melhorar mas Leonor não está certa disso.

Diogo vai a casa de Sílvia e atrapalha-se quando a convida para jantar. Ela brinca com a situação e aceita muito divertida, enquanto ele não esconde a vergonha pela forma desajeitada como fez o convite. Rute intromete-se na conversa e aconselha o restaurante do Hotel Salinas, onde já foi com Messias, aconselhando Diogo a ter cuidado com a irmã, que é uma forreta.

Bento leva uma flor a Catarina e convida-a para jantar, insistindo em seduzi-la. Tiago não resiste e desata a rir, enquanto Catarina põe cobro ao equívoco do peixeiro e assume que é gay, que não gosta de homens. Bento fica em estado de choque com aquela revelação.

Joni vai beber uma cerveja ao restaurante de Vitória e ela atende-o, muito contrariada. Messias aparece nesse instante e, perante a estranheza da irmã ao vê-lo ali, conta que os barcos não saíram para o mar porque o filho do patrão se esqueceu de pagar o gasóleo e que vai aproveitar para estar com a sua sereia. Joni comenta que a sua senhora é um avião, salvaguardando o devido respeito. Depois de Joni ir embora, Vitória não resiste e conta ao irmão que o peixeiro que ele acha tão simpático anda metido com Rute. Messias não acredita que a namorada o esteja a trair com Joni e diz que vai tirar aquela história a limpo.

Sem perder tempo, Messias vai a casa de Rute e pergunta-lhe directamente se ela o anda a trair com Joni. A namorada é apanhada de surpresa mas consegue recompor-se, fingindo-se indignada e com a acusação, garantindo que só tem olhos para ele. Rute deixa cair algumas lágrimas forçadas e conta que Joni a tentou beijar mas que ela o afastou e lhe bateu. Messias acaba por acreditar nela e ainda lhe pede desculpa.

Gonçalo conta a Patrícia que não conseguiu fazer desaparecer Vanessa porque a miúda conseguiu escapar-lhe foi atropelada na fuga, ficando em coma. Patrícia lamenta que ela não tivesse morrido, pois isso significaria o fim dos problemas que estão a passar.

André conversa com Nuno sobre Vanessa e duvida que ela seja sua sobrinha. O amigo conclui que se ele estiver certo, alguém manipulou os testes de ADN para enganar Leonor.

Diogo regressa a casa e encontra Leonor muito preocupada por continuar sem notícias de Vanessa. Depois de confessar os seus receios de que a filha não queira continuar a viver lá em casa, pergunta ao irmão como correu o seu encontro com Sílvia. Ele responde que se atrapalhou quando a convidou para jantar, temendo que ela o ache um cromo.

Patrícia conta a Gonçalo que tentou baralhar André, destapando a possibilidade de Leonor ter dado à luz duas meninas, em vez de ter sido mãe de um casal.

Henrique confessa a Laurinda que mal dormiu, preocupado com o estado de saúde de Vanessa, temendo que ela não desperte do coma e acabe por morrer. Henrique sai de casa para ir ao hospital ver a rapariga e Laurinda aproveita para perguntar a Madalena como é que Daniel está, insistindo para que ela traga o namorado mais vezes para o conhecer melhor. Madalena tenta acabar com a conversa, pois está cada vez mais desconfortável por estar a mentir aos pais. Mateus exibe o jornal com a entrevista que deu para denunciar que está a ser roubado pelo antigo patrão. A mãe e a irmã tentam fazer-lhe ver que ele não tem de receber seja o que for, mas Mateus continua a achar que o tribunal lhe vai dar razão.

Filipe diz que não vai trabalhar, pois sabe que o pai não o vai querer no escritório, depois de ele se ter esquecido de pagar o gasóleo, fazendo com que os barcos não pudessem sair para pescar. Laurinda e Madalena insistem que ele deve esquecer o incidente e ir para o escritório. Filipe recusa-se a receber conselhos da irmã, que não tem nem nunca teve qualquer emprego.

Xavier deixa Júlia e Elsa fechadas à chave em casa, enquanto vai às compras. Quando regressa, a mulher diz que tem de ir trabalhar e Elsa lembra que tem de ir para a escola. Xavier recusa-se a libertá-las, assegurando que não vai deixá-las fugir.

Leonor telefona de manhã para um hospital e fica em pânico ao receber a descrição de uma paciente que ali deu entrada nos cuidados intensivos e que se assemelha a Vanessa.

Gonçalo aproveita o facto do quarto onde Vanessa está não ter mais ninguém e aproveita para entrar, ficando a observá-la com um ar sinistro.

Pages: 1 2 3 4 5 6