“Mar Salgado”: Resumo de 27 de outubro a 2 de novembro

 40º Episódio 

Destaque: Messias cede à fúria e dá uma tareia a Joni, depois de ter sabido que o peixeiro agarrou e beijou Rute.

Martim vai pedir satisfações a Gonçalo depois de Carlota contar que o tio contratou um detective para procurar a sua mãe biológica no Brasil, para além de lhe ter pedido uma amostra de saliva para lhe fazer um teste de ADN.

Gonçalo leva a sua mão ao rosto de Vanessa mas é obrigado a deter-se porque Henrique entra no quarto do hospital onde ela está internada. Gonçalo justifica que se enganou e entrou ali por engano. Henrique reconhece-o e conta que foi ele quem atropelou a rapariga. A enfermeira volta a entrar no quarto e informa Henrique do estado em que Vanessa se encontra. Marília diz que ela está em coma e que tanto pode recuperar, como não resistir. Gonçalo assiste com interessa à conversa e pouco depois retira-se discretamente, enquanto Henrique não esconde a sua preocupação.

Em casa, Leonor arranja-se para ir ao hospital confirmar se a rapariga que lá deu entrada é Vanessa, mas recrimina-se por ter discutido com ela e de não a ter vigiado convenientemente. Diogo tenta tranquiliza-la, acreditando que nada de grave terá acontecido, mas Leonor continua muito ansiosa.

Amélia tenta demover Martim de ir com ela para a fábrica, à procura de pistas que permitam encontrar a mãe biológica de Carlota, mas ele lembra que prometeu ajudar a filha. Amélia argumenta que se começar a fazer perguntas às funcionárias vai expor a família e a ela em particular, mas Martim promete ser discreto e não vacila nas suas intenções.

Carlota e Tiago faltam às aulas para estarem juntos em casa dele e conversam sobre as mensagens de incentivo que ela tem recebido pela internet desde que decidiu encontrar a sua mãe verdadeira. Os jovens acabam por se envolver e Tiago sugere que vão para o quarto. Carlota confessa que ainda não está preparada para se envolver com maior intimidade e Tiago diz que não tem pressa e que está disposto a esperar. Catarina aparece em casa inesperadamente e zanga-se com eles assim que percebe que faltaram às aulas. Tiago e Carlota ficam envergonhados e Catarina assegura ao filho que o obrigará a ter explicações se voltar a fazer o mesmo, enquanto avisa Carlota de que contará aos seus pais se faltar outra vez. Determinada, ordena-lhes que se preparem, pois vai deixá-los na escola antes de voltar ao trabalho.

Leonor olha desesperada para Vanessa e confirma em lágrimas que ela se encontra em estado grave, depois do acidente que sofreu. O médico mostra-se reservado e não ousa dar garantias de que ela volte a acordar. Henrique explica que não pôde evitar o atropelamento e Leonor fica intrigada ao saber que Vanessa estava perto do porto quando foi colhida, estranhando igualmente que não tivesse nada com ela, nem sequer o telemóvel.

Diogo conta a André que Leonor foi ao hospital na expectativa de encontrar Vanessa, temendo que possa ter-lhe acontecido algo de grave. André diz que vai ter uma reunião mas pede a Diogo que o informe se souber alguma notícia.

Patrícia fica desapontada ao saber por Gonçalo que Vanessa não morreu e confessa que não gosta nada de perder o controlo da situação. Gonçalo diz ter esperança de que ela não sobreviva e diz que tem de desligar porque tem alguém a bater-lhe à porta do gabinete. Fica intrigado quando vê Amélia acompanhada por Martim, questionando a que se deve a presença do cunhado na fábrica, onde aparece raras vezes. Martim diz que pretende ouvir algumas funcionárias na tentativa de obter pistas que lhe permitam descobrir o paradeiro da mãe biológica de Carlota. Amélia, muito contrariada, reafirma que acha que a investigação do marido é um erro, enquanto Gonçalo tenta demonstrar que o seu esforço é inglório e que pode levantar suspeitas entre o pessoal da fábrica. Como Martim não desiste das suas intenções, Gonçalo acede contrariado em pedir aos recursos humanos que lhe entregue uma lista de funcionárias com quem ele possa falar.

Bento arranja um peixe com movimentos bruscos, ao mesmo tempo que recrimina Joni por tê-lo enganado ao não revelar que Catarina é gay e não gosta de homens. O patrão mente e jura que não sabia de nada. Tina e Cremilde atendem os seus clientes mas mantêm-se atentas à conversa. Bento dramatiza o seu estado de alma por ter falhado a conquista de Cremilde e Catarina e Joni não resiste a rir da situação. Rapidamente perde o sorriso, quando Messias aparece no mercado como um furacão e lhe pede satisfações por andar a assediar a sua namorada. Joni começa por negar que alguma vez se tenha envolvido com Rute, mas acaba no calor da discussão por dizer que ela se mete com todos e que é uma oferecida. Messias perde a cabeça e atira-se ao peixeiro agredindo-o com violência. Bento acobarda-se e assiste a tudo sem intervir, obrigando Cremilde a separá-los, sob a ameaça de chamar a polícia. Tina ainda incendeia mais a briga, gritando que Joni é um mentiroso. Messias vai embora a prometer mais uma sova a Joni se ele voltar a chegar perto de Rute.

Eva toma um café com Daniel e confessa a sua preocupação com o pai, por ter atropelado uma rapariga, embora saiba que a polícia conclui que Henrique não teve culpa do acidente. Laurinda entra no restaurante e ao vê-los aproxima-se, insistindo para que Daniel volte a almoçar lá em casa. Ele fica desconfortável por ter de continuar a fingir que é namorado de Madalena, para proteger a relação dela com Sebastião. Antes de ir ao balcão buscar as iguarias que encomendou para mimar o marido, Laurinda pergunta a Eva e Daniel se querem ir almoçar lá em casa. A filha responde que estão de serviço e só estão a fazer uma pausa. Laurinda afasta-se e vai ter com Beta para ir buscar o que encomendou, enquanto Eva e Daniel comentam que ele e madalena têm de fingir que se zangam para acabarem com a farsa de serem namorados. Laurinda decide fazer uma chamada e telefona para Madalena que está em casa de Sebastião a namorar. A mãe convida-a para almoçar e ela inventa que já combinou com Daniel, dizendo que ele está de folga. Laurinda fica desconfiada, pois acabou de falar com ele, mas contrapõe apenas que julgava que ele estava a trabalhar.

Depois de desligar o telefone, Madalena diz a Sebastião que tem de mandar uma mensagem à irmã para que ela não se descaia sobre a folga de Daniel. O namorado tira-lhe o telefone das mãos e diz para mandar a mensagem mais tarde porque agora lhe pertence.

João conforta Leonor, depois de saber do acidente que Vanessa sofreu. Leonor deixa-se abraçar pelo mestre, ao mesmo tempo que confessa o receio que tem de perder a filha.

Martim conversa com Fernanda, que foi colega e amiga de Graça na fábrica. A mulher duvida que Graça tenha estado envolvida num processo de adopção e que tenha entregado uma criança de outra mulher. Martim fica de novo desiludido por não conseguir pistas que o levem à mãe biológica de Carlota.

Sílvia conta que Joni apanhou uma tareia de Messias por se ter envolvido com Rute. Esta deseja que o peixeiro não tenha estragado o nariz, porque faz magia com ele. Idalina percebe que alguém andou à pancada e fica furiosa ao saber que o filho bateu em Joni por causa de Rute. Esta finge-se ofendida e nega ter traído Messias, acusando o peixeiro de a ter agarrado. Idalina jura que lhe bate se ela arranjar problemas a Messias, acreditando que o filho ainda vai abrir os olhos.

Vitória conversa com Messias depois da briga que ele teve com Joni e lembra que o avisou de que Rute lhe ia dar muitos problemas. Ele continua a dizer que a namorada nunca o enganou e que já limpou a honra, prometendo desfazer qualquer um que se aproxime dela.

Laurinda dá um raspanete a Madalena por lhe ter mentido ao dizer que almoçou com Daniel. A filha fica aflita mas consegue inventar uma desculpa, dizendo que mentiu porque foi comprar bilhetes para que ela possa ir a um espectáculo com o pai. Laurinda fica desconfiada e Madalena desaparece para o quarto o mais depressa que pode.

Messias despede-se de Rute antes de ir para o mar com o pai e reafirma-lhe todo o seu amor, garantindo que Joni nunca mais se vai aproximar dela. Rute mantém a sua capa de rapariga fiel e afirma que só a caluniam por inveja, referindo-se a Sílvia, Idalina e Vitória. Para acalmar o namorado, oferece-lhe cerejas e diz que lhe escreveu um bilhete romântico que colocou na caixa. Messias pede-lhe um beijo mas ela esquiva-se.

Xavier continua a manter a mulher e a filha sequestradas em casa e mostra-se arrependido por lhes ter batido. O pescador trata Júlia com carinho e promete que vai mudar de comportamento, justificando que deu uma sova em Elsa pelo muito amor que lhe tem, jurando que ambas são a sua vida. Júlia duvida das boas intenções do marido e continua assustada, ainda mais depois de ele dizer que vai telefonar ao mestre João para avisar que não vai trabalhar na faina porque está adoentado.

André vai a casa de Leonor e acarinha-a, enquanto ela chora a contar os detalhes do acidente que deixou Vanessa em coma. Num impulso, André acaba por beijar Leonor, que corresponde, embora reconhecendo que não está em condições de pensar em nada, a não ser na filha. Ele decide ir embora mas Leonor convida-o para jantar.

Martim conversa com Carlota e fica estupefacto quando ela conta que o tio Gonçalo contratou um detective para procurar a sua mãe biológica no Brasil e que também lhe pediu uma amostra de saliva para um teste de ADN. Martim vai ao quarto de Gonçalo e assim que ele abre a porta confronta-o com aquilo que a filha acabou de lhe dizer, exigindo que o cunhado se explique, pois ambos sabem que a mãe de Carlota não está no Brasil. 

Pages: 1 2 3 4 5 6