“Mar Salgado”: Resumo de 27 de outubro a 2 de novembro

 42º Episódio 

Destaque: Xavier ameaça Júlia e Elsa de morte se o abandonarem.

Vanessa desperta do coma e fica em pânico quando Gonçalo a vai visitar, ameaçando matá-la se contar a Leonor que ele a tentou fazer desaparecer. Assustada, com o apoio de Simão, a rapariga desaparece sem deixar rasto, para desespero de Leonor.

Leonor fica incomodada com a presença de Gonçalo no quarto de Vanessa e esta assustada por vê-lo ali, temendo que tenha voltado para lhe fazer mal. Leonor apressa-se a tirar Gonçalo dali e diz que quer falar ele. Antes de sair e sem que Leonor se aperceba, ele ameaça Vanessa de morte se ela contar a Leonor o que se passou.

Para disfarçar, Gonçalo conta a Leonor que André lhe contou do acidente e que uma vez que ela decidiu dizer a toda a gente que ele é o pai da rapariga, não quis dar a ideia de que não cumpre as suas obrigações. Prosseguindo com o seu discurso cínico, acrescenta que quer fazer o teste de ADN urgentemente, para provar que não é o pai de Vanessa e para que o deixem em paz de vez. Leonor afirma que não quer nada dele, a não ser distancia. O médico de Vanessa faz o ponto de situação sobre o seu estado de saúde e, embora queira fazer-lhe mais alguns exames, considera que poderá dar-lhe alta em breve, quase seguro de que não ficou com sequelas resultantes do acidente. Gonçalo ouve a conversa com grande atenção e exclama para Leonor que se trata de boas notícias. Ela fica irritada e manda-o embora.

Quando regressa ao quarto, Leonor pede a Vanessa que lhe revele finalmente o que lhe queria dizer quando Gonçalo apareceu e conte porque é que quer que ela a proteja. Vanessa aproveita a entrada da enfermeira Marília que a quer levar para ir fazer mais exames, e diz que prefere conversar noutra altura porque agora está cansada. Leonor não a contraria, mas fica desconfiada.

Mateus vai à haPPy para conversar com André e insiste que ele tem de compensá-lo pelo trabalho que desenvolveu na empresa. André faz-lhe ver que tem sido infantil e que as entrevistas que tem dado não correspondem ao que aconteceu na realidade, pois foi justamente despedido. Mateus insiste em dizer que só vai parar quando for compensado com a sociedade na haPPy ou com uma indemnização. André assume que nunca irá aceitar tal coisa e Mateus afirma que será o tribunal a decidir quem tem razão e vai embora. Diogo pergunta a André se Mateus tem alguma hipótese de provar o que diz e o patrão assegura que não, lamentando apenas o facto de ir perder tempo e dinheiro com esta batalha jurídica.

Patrícia fica muito desagradada por Vanessa ter despertado do coma e estar de boa saúde, tanto quanto parece. Amélia fica apavorada e tem uma crise de choro, dizendo que não aguenta mais mentir a Martim e que talvez seja melhor contar toda a verdade sobre Carlota e assumir que Leonor é a sua mãe. Amélia teme que a família jamais a perdoe por mentir sobre a mãe verdadeira de Carlota. Gonçalo assevera que Vanessa não vai falar, pois já foi ameaçada e não se atreverá a contar que foi contratada para fingir ser a filha de Leonor. Patrícia percebe que tem de ajudar Gonçalo a serenar a irmã e acrescenta que pelos filhos as mães fazem tudo. Amélia soluça, muito nervosa, apesar de Gonçalo lhe garantir que vai fazer desaparecer Vanessa e que Leonor, sem ter uma filha, regressará ao Dubai.

Cremilde conta a Aurora que Joni andou à pancada e a vendedora de legumes e frutas pensa que foi por causa de Tina. A peixeira afirma que a filha nem o pode ver mas Aurora, que também é vidente, acha que há algo entre os dois. Bento aproxima-se e oferece-se para acompanhar Cremilde a casa. Ela volta a chamar-lhe chicharro podre e garante que quer é distancia. Depois de Cremilde ir embora, Bento pede a Aurora que o ponha a falar com o espírito do falecido marido de Cremilde, pois quer mandar-lhe uma mensagem.

Joni vai a casa de Tina e ela, embora não demonstre, fica impressionada com as mazelas que ele exibe. O peixeiro põe as cartas na mesa e faz-lhe uma declaração de amor, tentando beijá-la. Tina finge tratá-lo com desprezo mas quando o põe fora de casa, sorri contente pela declaração que Joni lhe fez.

Henrique conta muito aliviado a Laurinda que Vanessa já saiu do coma e a mulher agradece ao Senhor dos Navegantes por atender as suas preces. Henrique pergunta por Filipe e apressa-se a ir ter com o filho ao armazém, receando que ele faça mais disparates. Laurinda afirma que ele tem de dar um voto de confiança ao filho. Nesse momento, Eva entra em casa e pergunta se pode instalar-se no seu antigo quarto. Os pais ficam estupefactos quando ela anuncia o fim da sua relação com Ricardo e começam a fazer perguntas a que ela não quer responder. Sara salva Eva de dar explicações e leva-a consigo para a cozinha dizendo que lhe vai preparar um chá.

Vanessa está de regresso ao quarto, depois de ter feito mais alguns exames médicos. Leonor pede-lhe que conte finalmente o que pretendia dizer-lhe quando despertou do coma. A rapariga começa por dizer que não se lembra mas depois inventa uma desculpa, afirmando que foi ter com Simão e que ele estava à pancada com uns jovens que acabaram por lhe roubar as suas coisas, quando tentou ajudá-lo. Leonor ouve a história e pede a Vanessa que lhe peça ajuda sempre que necessitar. Depois emociona-se, quando a rapariga garante que vai tentar relacionar-se melhor com ela.

Amélia vai à haPPy e desabafa com André, confessando pavor de pensar que Martim descubra que Carlota é filha de Gonçalo e que não lhe perdoe por ter compactuado com essa mentira. André reafirma que ela deve contar a verdade ao marido e confiar mais no amor que ele tem por si.

Xavier prepara-se para sair para o mar e quando percebem que ele vai deixá-las trancadas em casa, Júlia e Elsa enfrentam-no dizendo que não o pode fazer. Elsa é a mais assertiva e Júlia manda-a para o quarto, temendo que a filha apanhe outra tareia. Xavier afiança que mata as duas se o abandonarem e Júlia chora, percebendo finalmente que está numa situação extreme de que pode não conseguir sobreviver.

Eva assume que está desfeita e até se sente menos mulher pelo facto de Ricardo a ter trocado por outro homem, culpabilizando-se pelo fim da relação. Sara, contraria a angústia da cunhada e afirma que ele é que teve a culpa de tudo. Laurinda interrompe a conversa e entra com Ricardo na cozinha, dizendo que ele quer falar com Eva. Ricardo explica que já conhecia Bruno antes de a ter conhecido a ela e que tentou lutar contra a sua natureza, pois desejou constituir família para corresponder aos desejos de todos. Eva recusa-se a ouvir as suas justificações e indica-lhe a porta da saída.

Diogo deixa André a sós com Leonor, justificando que combinou ir a casa de Sílvia para conversar com ela. A irmã obriga-o a levar o kit das injecções por causa dos diabetes e ela acaba por aceder, embora contrariado. Enquanto combinam onde vão jantar, Leonor recebe uma chamada a dizer que encontraram dois telemóveis de Vanessa e comenta com André que acha estranho que os pertences da filha tenham sido encontrados no centro de Setúbal, quando ela foi atropelada perto do porto. Leonor confessa estar desconfiada de que Vanessa lhe anda a mentir, embora por outro lado ache que o acidente as aproximou. Os sentimentos ficam à flor da pele e Leonor acaba por não resistir a fazer de novo amor com André.

Xavier sai de casa e lança um último aviso à mulher e à filha, garantindo que as mata se fugirem de casa. Elsa fica muito nervosa e tenta escapar, assim que o pai sai de casa. Júlia abraça a filha que respira com dificuldade, chorando que ele vai acabar por matá-las.

Idalina trata Rute por galdéria e exige a Messias que se separe dela. O filho fica ofendido e pede à mãe que tenha respeito pela namorada que escolheu, garantindo que tudo o que dizem a seu respeito, não passa de calunias de gente invejosa. Rute bate-lhes à porta e leva pataniscas para Messias, que está de saída para a pesca. Idalina fica irritada e trata-a com desprezo, embora a a namorada do filho seja gentil ao ponto de dizer que as pataniscas que fez não chegarão aos seus calcanhares. Subtilmente e fazendo-se de vítima, Rute tenta virar Messias contra a mãe e ele acaba mesmo por sair de casa sem lhe dar sequer um beijo, o que a deixa amargurada com aquela atitude.

Diogo pede de novo desculpas a Sílvia por ter desmarcado o jantar através de uma simples mensagem e ela também reconhece que não se devia ter aborrecido com ele, pois o que estavam em causa era a saúde de Vanessa. Diogo renova o convite para jantar mas ela afirma que Daniel já está a cozinhar e devolve o convite para que fique e coma com eles. Diogo fica satisfeito e ela pergunta se levou o kit de injecções para a diabetes. Ele responde que sim mas insiste em dizer que não precisa de se injectar.

Leonor despede-se de André, depois de se terem voltado a amar. Fica um pouco incomodada quando ele pergunta se quer que a acompanhe até ao hospital, confessando que quer protegê-la de mais uma desilusão se vier a saber que Vanessa afinal não é sua filha. Leonor afirma que vai fazer outro teste de ADN, embora continue convencida de que a miúda é a sua filha. Os dois despedem-se com um beijo, confessando que já não conseguem estar afastados.

Simão vai ao hospital e trata Vanessa por Mónica, que é de facto o seu verdadeiro nome. Ela conta que Gonçalo a atacou e enfiou na mala do carro e confessa que tem medo que ele volta a tentar acabar consigo. Simão constata que ela não pode ficar ali à espera que ele a mande para os anjinhos e incentiva-a a tomar uma decisão sobre o que fazer.

Amélia namora com Martim e está prestes a contar-lhe a verdade sobre Carlota, disposta a dividir o amor da filha com a mãe verdadeira. Martim está na expectativa de que a mulher lhe conte algo importante, mas ela é interrompida pela chegada de Carlota e Gonçalo que os chamam para jantar. Amélia perde a coragem e quando Martim quer retomar a conversa ela disfarça e diz apenas que terá de lidar com os ciumes que pode vir a ter da mãe biológica de Carlota, se ela alguma vez aparecer. Martim desconfia que não era aquilo que ela queria dizer.

Leonor entra no quarto do hospital e fica assustada por não encontrar Vanessa. Imediatamente chama a enfermeira e apanha um balde de água fria quando Marília conta que a rapariga desapareceu. 

Pages: 1 2 3 4 5 6