“Mar Salgado”: Resumo de 27 de outubro a 2 de novembro

 41º Episódio 

Destaque: Eva surpreende Ricardo num quarto do Hotel Salinas com o amante e percebe que o companheiro é homossexual.

Vanessa desperta do coma e Gonçalo aparece no hospital quando ela se prepara para contar a Leonor que estava a fugir dele quando foi atropelada.

Gonçalo justifica a Martim que disse a Carlota, só para a acalmar, que contratou um detective no Brasil para procurar a mãe e que a amostra de saliva que lhe pediu para o teste de ADN foi apenas uma forma de dar consistência à história. O cunhado não esconde a sua insatisfação e avisa Gonçalo para não voltar a inventar tais histórias, pois não que desestabilizar a filha.

André acaba de jantar com Leonor e Diogo e tenta transmitir confiança na recuperação de Vanessa. Leonor acompanha-o à porta e permite que ele lhe faça uma festa e a beije na despedida. Depois de André sair, Diogo brinca com a irmã e constata que o jantar até correu bem. Leonor confessa que foi bom estar com André.

Diogo vai para o computador e envia uma mensagem a Sílvia, desculpando-se por não ter ido jantar com ela como tinham combinado. Ela acaba por lhe ligar e recrimina-o por lhe ter mandado uma mensagem telegráfica a desmarcar o encontro. Atrapalhado, Diogo justifica que não quis deixar a irmã sozinha, quando ela tem a filha em coma no hospital. Sílvia fica ainda mais furiosa e desliga-lhe o telefone na cara. Rute entra na sala, toda aperaltada para ir sair com Joni e começa a troçar da irmã, que viu gorado o jantar com Diogo. Sílvia responde à provocação e tenta diminui-la por nunca ter viajado de avião, mas fica indignada quando percebe que Rute vai sair com Joni e que continua a enganar Messias.

Rute entra no restaurante de Vitória e começa a seduzir Joni. Fica estupefacta quando vê o estado em que Messias lhe deixou a cara e irritada porque o peixeiro decreta que não está para andar à pancada por ela e que, por isso, está tudo acabado entre eles. Tina entra nesse momento em cena e Rute enfrenta-a por tê-la denunciado. As duas amigas envolvem-se à pancada mas é Joni a sofrer uma vez mais, pois tina falha a cara de Rute e acerta-lhe uma estalada no nariz, deixando-o agarrado à cara. Rute vai embora do bar e Tina, sentindo-se desdenhada, abandona Joni às suas dores e vai comer para a esplanada.

Sara vê Ricardo a entrar o mais discretamente possível numa das suites do Hotel Salinas e telefona a Eva, dizendo que não sabe como lhe contar aquilo que acaba de ver.

Filipe vê uma reportagem na televisão sobre novos agricultores e diz logo que seria um bom negócio para ele gerir. Madalena duvida mas desinteressa-se da conversa quando Mateus entra em casa. A irmã vai logo ter com ele para que lhe dê os bilhetes que pediu que comprasse para os pais. Madalena fica irritada quando vê que Mateus comprou entradas para um espectáculo de dança contemporânea, certa de que Laurinda e Henrique não vão gostar. Mateus dispara que não sabe porque é que lhe pede favores e Madalena fica ainda mais irritada com ele.

Na cozinha, Laurinda esforça-se por animar o marido que está arrasado pelo facto de Vanessa estar ainda em coma depois de ele a ter atropelado. Henrique confessa que está mais angustiado porque a vida de Leonor nunca foi fácil e que agora ainda lhe acrescentou mais uma tragédia. Madalena interrompe a conversa dos pais e oferece-lhes os bilhetes para o espectáculo de dança. Laurinda continua desconfiada e acredita que a filha anda a enganá-la com qualquer coisa. Henrique sugere à mulher que ofereça os bilhetes a Sara e Filipe, pois não está virado para a dança. Laurinda aproveita para criticar a nora, vincando que está a trabalhar e que por isso será difícil que vá ao teatro com Filipe.

Eva não resiste e vai ao Hotel Salinas porque quer ver com os próprios olhos com quem Ricardo a está a trair. Sara fica aflita porque teme que ela faça um escândalo. Eva não desiste e a cunhada indica-lhe o quarto onde o companheiro está. Depois de bater à porta, Ricardo abre-a e Eva entra de rompante no quarto à procura da mulher com quem acha que ele está. Fica estarrecida quando percebe que Ricardo está com um homem e que lhe escondeu durante três anos que é gay. Eva discute com Ricardo e insulta-o para expurgar a raiva que sente, chegando mesmo a apontar-lhe a pistola de serviço. Depois recupera alguma calma e sai, para ir buscar as suas coisas a casa. Eva vai embora com as lágrimas nos olhos, enquanto Ricardo fica cabisbaixo, arrasado pela humilhação que acaba de sofrer.

Leonor desabafa com Diogo a angustia que sente por não estar no hospital ao lado de Vanessa mas o irmão faz-lhe ver que é desnecessário esse sacrifício, uma vez que a rapariga continua em coma. Leonor confessa o medo que tem de perder a filha.

Martim confronta Amélia com o facto de Gonçalo ter inventado que contratou um detective no Brasil para procurar a mãe biológica de Carlota e de ter pedido à miúda uma amostra de saliva para fazer um teste de ADN. Amélia desvaloriza o que o irmão fez e aconselha o marido a não ser tão desconfiado. Martim não se conforma e até desconfia de que a mulher lhe está a esconder algo, ao mesmo tempo que também acha estranho que não haja alguém na fábrica que se lembre de uma funcionária que recebeu uma criança que entregou para adopção. Amélia pede a Martim com determinação para que deixe de a massacrar com aquela história e ele percebe que não vale mesmo a pena insistir.

Gonçalo conversa com Patrícia enquanto se preparam para deitar e mostra-se agastado pela forma como Martim lhe foi pedir satisfações, por ter dado falsas expectativas a Carlota de poder encontrar a sua verdadeira mãe no Brasil. Já Patrícia deseja que Vanessa não desperte do coma e que Leonor se convença de que está a chorar uma filha morta. Gonçalo, sedutor, sobe para a cama e diz à mulher que é terrível e que vai para o inferno, roubando-lhe um beijo.

Leonor nada no mar, como que ganhando coragem para suportar mais um dia com Vanessa em coma.

Amélia fica impressionada pela frieza com que Gonçalo deseja que Vanessa não desperte do coma e acusa-o de estar a ser cruel, fazendo Leonor acreditar que a rapariga é a filha que perdeu há dezasseis anos. A irmã confessa que já não consegue mentir mais a Martim e que seria preferível contar-lhe que Carlota é de facto a filha de Leonor. Gonçalo argumenta que se o fizer, será o mesmo que entregar Carlota a Leonor. Amélia fica muito angustiada.

Patrícia vai ao centro de mergulho à procura de Leonor quando esta se prepara para ir ao hospital e finge-se chocada ao saber que Vanessa está em coma, depois de ter sido atropelada. Patrícia abraça Leonor, mas ela não está muito convencida de que aquela reacção seja genuína e diz que se houver alguma novidade avisa. Patrícia esboça um sorriso de satisfação ao perceber a aflição que Leonor está a viver e por constatar que a rapariga ainda não voltou a si.

Pedro vai a casa de Elsa para saber o que se passa com ela e Xavier diz que a filha está doente, mandando o filho do mestre João para a escola e avisando-o de que não o quer perto da filha. Depois de fechar a porta, Elsa diz ao pai que não precisava de tratar assim o rapaz. Ele insiste em mantê-la afastada dos rapazes e manda Júlia ligar a Idalina a avisar que teve uma emergência e que teve de ir ver os pais à terra. Júlia e Elsa percebem que Xavier tenciona mantê-las prisioneiras em casa por tempo indeterminado.

Eva conta a Daniel que Ricardo acabou com ela, enquanto lamenta com grande sofrimento, ter feito planos para a sua vida com a pessoa errada. O parceiro insiste em saber o que verdadeiramente se passou e ela revela, quase a chorar, que descobriu que o companheiro afinal é homossexual. Daniel fica de boca aberta e abraça Eva para a confortar.

André pergunta a Gonçalo se foi ele quem atropelou Vanessa, argumentando que o facto de ela estar em coma é muito conveniente para ele. O irmão aplica-se a desempenhar o papel de inocente na história e assegura que não teve nada a ver com o acidente, nem com o facto de Vanessa ter aparecido na vida de Leonor. André escuta com desconfiança as explicações de Gonçalo, sem conseguir perceber se o irmão está a mentir ou a falar verdade.

Leonor afaga o cabelo de Vanessa suplicando-lhe emocionada que acorde. De repente, Vanessa abre os olhos e começa a agitar-se, sem perceber onde está e aflita por estar entubada. Leonor chama a enfermeira com insistência. Marília acorre ao quarto e começa a conferir os sinais vitais de Vanessa, perante a angústia de Leonor.

Na haPPy, Diogo lê o jornal a quem Mateus deu uma entrevista, queixando-se de que a empresa não lhe está a dar o devido valor por uma aplicação informática que desenvolveu sozinho, antes de ser despedido. André, incomodado, afirma que ele só diz disparates e que já convocou uma reunião para resolverem o diferendo de uma vez por todas. Patrícia aparece nesse momento e convida André para almoçar. Ele diz que não pode e Diogo recebe uma mensagem de Leonor a avisar que Vanessa despertou do coma. Patrícia fica nervosa e trata de se ir embora, tentando não dar nas vistas.

O médico que tem acompanhado Vanessa no hospital acredita que ela não vai ficar com sequelas resultantes do acidente que sofreu e Leonor fica radiante por isso. Já no quarto com a rapariga, tenta perceber o que é que ela estava a fazer no porto quando foi atropelada e se pretendia fugir de casa por terem discutido. Vanessa, um pouco ansiosa e confusa, responde que ela tem de a proteger se lhe contar o que realmente sucedeu. Leonor fica na expectativa com tanto mistério e pergunta do que é que ela tem de ser protegida. Vanessa já não responde e fica mesmo em pânico com a entrada de Gonçalo no quarto, a confirmar que afinal é verdade que ela acordou. 

Pages: 1 2 3 4 5 6