“Mar Salgado”: Resumo de 29 de dezembro a 4 de janeiro

92º Episódio 

Destaque: Leonor consegue encontra-se com Carlota na praia e revela-lhe finalmente que é a sua mão biológica. Carlota fica em estado de choque e sem reacção

Gonçalo insiste em afirmar que o pai se tem desviado o dinheiro da Fundação Queirós para proveito próprio e aconselha a mãe a ter muito cuidado com os papéis que assina. Antónia fica alarmada com a revelação e pergunta ao marido se o que o filho está a dizer é verdade. Frederico nega tudo e expulsa Gonçalo de casa.

Leonor conversa com Pedro sobre as aulas de vela e ao saber que ele é amigo de Carlota pede-lhe o número do telemóvel da filha dizendo que lhe quer ligar para saber se ela está melhor.

João e Idalina mostram-se chocados com a gravidez de Vitória, mas dispõem-se a apoiá-la e querem que ela case com Mateus. A filha responde que não quer ter a criança e que tenciona abortar, pois não quer ser mãe do filho de um irresponsável. Messias aparece no calor da discussão e, ao perceber que a irmã está grávida, dá-lhe os parabéns, feliz com a ideia de vir a ser tio. Vitória fica aborrecida por haver agora mais uma pessoa a saber da sua gravidez.

Rogério ganha coragem e beija Cremilde. Ela demora algum tempo a reagir mas acaba por afastá-lo, indignada com o seu atrevimento e exigindo respeito. Rogério pede desculpa, muito atrapalhado.

Diogo inscreve-se numa corrida com Sílvia e pede-lhe namoro, explicando entre sorrisos e brincadeiras que a inscrição ficou mais barata porque o fez na condição de namorados. Entre avanços e recuos, Sílvia puxa-o para si e beija-o com paixão.

Gonçalo vai a casa de André e diz que está ali para ver a sua cara de satisfação por Leonor ter invadido a casa dos pais e lhes ter contado tudo sobre Carlota. Sem se deter e carregado de ódio, Gonçalo acrescenta que Leonor fez uma cena escabrosa, deixou Amélia à beira de novo ataque de pânico e que Antónia e Frederico ficaram arrasados por saberem que Carlota é mesmo sua neta biológica e irmã de Kika. André rejeita a acusação de ter destruído a família e culpa Gonçalo pela situação que criou.

Leonor conta a Diogo que conseguiu o número de Carlota através de Pedro. O irmão aconselha-a a dar tempo antes de ligar à filha mas Leonor não está disposta a esperar.

Já mais calma, Amélia conta aos pais que decidiu com Martim irem para a casa que têm no Algarve com Carlota para lhe revelar que Leonor e Gonçalo são os seus pais biológicos. Frederico ainda sugere subornar Leonor para se afastar de Carlota mas Antónia e Amélia opõem-se a essa solução.

Amélia justifica a Carlota a reacção que teve quando viu Leonor a correr atrás do carro quando iam a caminho do hospital e aproveita para lhe dizer que decidiu com o pai levá-la para a casa do Algarve, onde pode recuperar melhor do acidente que sofreu na vela. Carlota mostra-se contente por poder estar com os pais, embora Amélia reafirme que a reconciliação está fora de causa.

Madalena aproveita a visita que Martim faz a Sebastião para conseguir emprego no Hotel Salinas. O escritor fica desagradado pelo facto de Madalena aceitar servir às mesas do restaurante, por ser a única vaga disponível de momento.

Gonçalo conta a Patrícia que saiu de casa dos pais porque se desentendeu com Frederico e pede-lhe que volte a morar lá, pois precisa de se manter a par do que se passa. Patrícia acusa-o de estar preocupado com Carlota e de lhe dar preferência em vez de acarinhar Kika, que é a sua verdadeira filha. Gonçalo reafirma que trata Carlota como sobrinha e que será sempre melhor que Kika regresse a casa dos avós. A mulher admite pensar no assunto para bem da filha, mas nunca para o defender.

Leonor ganha coragem e telefona a Carlota, pedindo-lhe para se encontrarem, pois tem novidades para lhe contar sobre os seus pais biológicos. A rapariga estranha o contacto mas aceita encontrar-se com ela sem que ninguém saiba, na esperança de ficar a saber quem são os seus pais verdadeiros.

Patrícia fica surpreendida ao encontrar Vera, pois pensava que ela já estava a caminho do Brasil. Ela justifica-se dizendo que quer ajudar André, insinuando que não desistiu de o reconquistar. Patrícia disfarça a irritação e o ciúme que sente, certa de que André não quer ser ajudado.

Eva segue com Daniel pelo cais e vê Cremilde a comprar peixe fora da lota. De imediato avança para ela e começa a passar-lhe uma multa. Daniel e Cremilde tentam fazer com que ela feche os olhos à infracção, mas Eva mantém-se inflexível. Bento apercebe-se da situação e para salvar Cremilde resolve dizer que o peixe é seu. A sobrinha apreende a mercadoria e decide multar o tio. Bento fica lívido ao ver que tem de pagar quinhentos euros de multa.

Júlia aparece bem arranjada para ir trabalhar no centro de mergulho e Xavier não consegue disfarçar o ciúme, fazendo um esforço gigantesco para controlar a fúria que o invade. Ela desvaloriza o facto de o marido preferir que ela ficasse em casa e diz que ficou contente por ele não ter contrariado a sua vontade. Depois de Júlia sair de casa, Xavier descarrega a sua raiva derrubando uma cadeira com violência.

André vai a casa de Leonor para saber como é que ela conseguiu entrar em casa dos pais dele. Leonor nem se dá ao trabalho de mentir e assume que lhe roubou as chaves e o comando do portão. André fica magoado por ela não lhe ter pedido ajuda e Leonor fala com agressividade e reafirma que não que a sua ajuda.

Carlota aproveita o facto de Catarina e Amélia estarem entretidas a conversar para pedir a Tiago que fique a controlá-las para ela poder sair de casa para se encontrar com Leonor. Tiago prefere acompanhá-la mas Carlota assume que quer ir sozinha.

Patrícia mente a Antónia e Frederico, dizendo que foi tão enganada quanto eles por Gonçalo e mostra o desejo de voltar lá para casa com Kika, agora que ele saiu. Os sogros acreditam na sua inocência e afirmam que ela terá sempre o seu apoio.

Martim mostra-se triste com André por não lhe ter contado assim que soube que Leonor era a mãe de Carlota. O cunhado justifica que guardou segredo para proteger Amélia e Carlota e Martim revela que decidiu ir com elas para o Algarve e contar a verdade á filha.

Leonor espera na praia que Carlota caminhe até si e, a chorar, confessa que o que tem para lhe contar não é fácil. Depois de ganhar coragem, revela-lhe que é a sua mãe. Carlota fica em choque e sem reacção. 

Pages: 1 2 3 4