“Mar Salgado”: Resumo de 29 de dezembro a 4 de janeiro

 94º Episódio 

Destaque: Carlota vai até ao alto de uma falésia e relembra a conversa com Leonor, quando esta assumiu ser a sua mãe e também que Gonçalo e Patrícia lhe garantiram que ela nunca a quis. Movida pelo desespero, Carlota abeira-se do precipício e ameaça mergulhar no vazio em direcção ao mar.

Amélia fica em pânico depois de receber a mensagem de Carlota a dizer que nunca mais a vão ver. André abraça a irmã enquanto ela chora desesperada nos seus braços.

Gonçalo tenta acalmar a fúria de Kika e garante que ela é a sua única filha, jurando que a ama mais do que tudo na vida. Ela reage com ódio e acusa-o de estar sempre a mentir, ao mesmo tempo que deixa a certeza de nunca mais se deixar enganar por ele. Kika sai do quarto muito zangada e deixa o pai a sós com a mãe. Patrícia censura Gonçalo por demonstrar uma preocupação excessiva com Carlota, levando a que Kika tenha tantos ciúmes. Ele fica irritado e justifica que não pode fingir que não se preocupa com a aproximação de Leonor à filha, garantindo que nunca permitirá que isso aconteça.

Martim, Antónia e Frederico esforçam-se por acalmar Amélia, cada vez mais perturbada por não ter notícias de Carlota. André telefona para a polícia e Gonçalo comenta que a miúda deve estar muito confusa por saber que ele e Leonor são os seus pais biológicos. Martim acusa-o de ser o responsável pelo desaparecimento da filha e Frederico impõe-se, exigindo a Gonçalo que se vá embora. O filho fica indignado mas acaba por aceder, a pedido de Antónia, que pretende evitar uma discussão maior. Amélia procura conforto em Martim e pede-lhe que fique com ela nessa noite mas o marido recusa e reafirma que o facto de Carlota ter desaparecido não altera o seu desejo de se separar dela.

Leonor confessa a Júlia estar preocupada com o desaparecimento de Carlota e o medo de voltar a perdê-la. A amiga recomenda-lhe que seja paciente, convicta de que Carlota precisa de tempo para assimilar a ideia de que ela é sua mãe. Júlia pede entretanto ajuda a Leonor para trabalhar com o computador do centro de mergulho, reconhecendo que ainda não se adaptou ao novo emprego.

Carlota chora sozinha na praia, desgostosa e perdida por ter sido enganada por todos à sua volta, sabendo agora que os seus pais biológicos são Gonçalo e Leonor.

Rute aperalta-se toda para sair, convencida de que Messias a vai levar de novo a dormir no Hotel Salinas. No entanto, o namorado insiste em que não se pode dar ao luxo de continuar a gastar tanto dinheiro e prefere um programa mais económico, sugerindo que fiquem em casa a ver um filme a comer pipocas. Ela fica indignada e ainda mais irritada quando Messias agarra numas flores que tem à mão e oferecendo-lhas a pede em casamento. Em jeito de ultimato, Rute diz a Messias que ou a leva a sair, ou a conversa vai acabar mal.

Vitória censura Mateus por ter ido falar com os pais dela e ter contado que ela está grávida de um filho seu. Mateus, por seu lado, promete tornar-se responsável, casar com ela e assumir o filho, até porque os seus pais querem que eles vão viver para casa deles. Vitória fica irritada e insiste na ideia de abortar.

Xavier entra em casa e fica desagradado por encontrar Elsa a namorar com Pedro. O rapaz faz menção de ir embora e Xavier incentiva-o, com o argumento de que já é de noite. Júlia aparece depois de Pedro ter ido embora e Xavier protesta por ela estar a chegar a casa àquela hora. Júlia desculpa-se e diz que ainda não está ambientada ao novo trabalho, mas promete despachar-se mais cedo dali para a frente. Com maus modos, Xavier diz que está cheio de fome e pede uma cerveja à filha, controlando a sua fúria com dificuldade. Elsa comenta com a mãe que ele está de muito mau-humor, mas Júlia desvaloriza a reacção do marido, confessando que está muito contente com o emprego no centro de mergulho.

Diogo namora com Sílvia em casa e ela diverte-se com a timidez que ele tarda em perder. Leonor entra em casa nesse momento e, depois de Sílvia ir embora, leva o irmão a confessar que namora com ela. Diogo assume que está muito feliz e conforta a irmã, mostrando-se convicto de que Carlota lhe dará notícias brevemente.

Tiago fica indignado quando André, Amélia e Catarina lhe contam que Carlota desapareceu porque Leonor lhe contou que é sua mãe e que Gonçalo é o seu pai. O rapaz culpa Amélia por ter escondido a verdade e André decide ir à procura da sobrinha.

Catarina ampara Amélia e tenta minimizar o seu sofrimento pelo desaparecimento de Carlota, achando que nunca mais a vai ver.

Antónia e Frederico não escondem a sua grande preocupação com Kika, que também está arrasada por ter sabido que afinal Carlota é sua irmã. Antónia desabafa com o marido que nunca pensou que a família tivesse tantos segredos. Frederico fica desconfortável e nada diz.

André vai a casa de Leonor e conta-lhe que Carlota desapareceu. A mergulhadora recebe-o com frieza e faz questão de dizer que não se sente minimamente culpada com a situação, pois viu-se forçada a contar a verdade à filha, já que nem Amélia, Martim ou Gonçalo o fizeram. André defende Martim e revela que o cunhado foi tão enganado como toda a gente. Leonor fica surpreendida, mas trata de dizer a André que o importante agora é encontrarem Carlota.

No dia seguinte, Patrícia toma o pequeno-almoço com Amélia, que continua destroçada sem notícias de Carlota, imaginando que até pode ter cometido uma loucura. André esforça-se por animar a irmã e Patrícia mostra-se feliz por ele não ter ido para o Brasil, pois a família precisa dele mais do que nunca. André assente mas mostra-se desinteressado.

Vera lamenta-se a Martim por não conseguir que André converse com ela e lhe conte o problema que o atormenta. Martim tenta esquivar-se a contar o que se passa, mas acaba por contar que Carlota desapareceu depois de descobrir que é filha biológica de Leonor e Gonçalo. Vera fica surpreendida e ouve com grande atenção o relato de Martim.

Tiago conversa com Catarina em clima de grande tensão e também a censura por não ter contado que sabia que Leonor e Gonçalo são os pais de Carlota. A mãe faz-lhe ver que não podia revelar um degredo que não era seu e, para o acalmar, convida-o para ir consigo e Joana às compras. Tiago fica ainda mais irritado e recusa.

Messias diz a Vitória que adorava ser tio, pressionando-a para ter o bebé e casar com Mateus. Ela fica desagradada com a insistência do irmão e irritada porque Bento se apercebe da conversa e lhe dá os parabéns, começando a idealizar logo o casamento. Vitória pede-lhe que não comente que ela está grávida e vai para a cozinha da Lataria. Bento aproveita o encontro com Messias para lhe pedir dinheiro emprestado para pagar a multa que Eva lhe passou e alicia-o para o negócio do jogo da bolha. Messias, na sua ingenuidade, fica de pensar no assunto.

Cremilde prepara-se para sair com Adelaide para a missa e a sogra mete na cabeça que é uma óptima oportunidade para passarem por casa de Patrícia para ela conhecer a sua bisneta Kika. Cremilde apressa-se a dizer que isso não é boa ideia. Adelaide fica por momentos sozinha na sala e vai abrir a porta quando ouve a campainha. Fica espantada ao ver um rapaz musculado que pretende falar com Tina. Antes de ir chamar a neta, diz a Ruben para se pôr à-vontade. Quando regressa com Tina, depara-se com o rapaz de tanga, fazendo um escândalo por encontrá-lo em trajos menores. Ele conta que foi contratado para proporcionar a Tina umas horas de prazer. Ela percebe que se trata de mais uma partida de Joni e depois de expulsar Ruben, jura que se vai vingar do peixeiro.

Gonçalo exige a Patrícia que o apoie e convença os pais a aceitá-lo de novo em casa. Se não o fizer, ameaça contar a todos que ela foi sua cúmplice na morte de Alberto, o pai de Leonor.

Leonor procura Martim para se desculpar, reconhecendo que foi injusta com ele por pensar que também tinha escondido o facto de ela ser a mãe biológica de Carlota. Ambos acabam por concordar que o importante agora é encontrarem a filha.

Amélia continua arrasada com o desaparecimento da filha e é confortada por Antónia.

Carlota vai até ao alto de uma falésia e relembra a conversa com Leonor, quando esta assumiu ser a sua mãe e também que Gonçalo e Patrícia lhe garantiram que ela nunca a quis. Movida pelo desespero, Carlota abeira-se do precipício e ameaça mergulhar no vazio em direcção ao mar.

Pages: 1 2 3 4