“Mar Salgado”: Resumo de 29 de dezembro a 4 de janeiro

 93º Episódio 

Destaque: Amélia fica em estado de choque e entra em histeria quando recebe uma mensagem de Carlota a dizer que não aguenta mais, que a enganaram desde que nasceu e que a sua família e a sua vida são uma mentira. Carlota desfere o golpe de misericórdia ao decretar que nunca mais os quer ver. Amélia grita que Carlota vai fazer uma loucura e André tem de agarrar a irmã.

Carlota chora revoltada, depois de Leonor lhe revelar que é a sua mãe biológica e que Gonçalo é o seu pai. Assaltada por um mar de dúvidas e perguntas, a rapariga vive um turbilhão de emoções e reconhece com mágoa que a sua vida tem sido uma mentira. Leonor, também perturbada, oferece-se para a acompanhar a casa e falar com Martim e Amélia, mas Carlota afasta-se e diz com o ódio na voz que quem tem de fazer isso é ela. Leonor deixa-se tombar na areia e chora.

Amélia conversa com Catarina e dá conta de que Carlota saiu com Tiago. Incomodada, desabafa com a amiga que a filha ainda está a recuperar e que não devia ter saído sem a sua autorização. Tiago entra em casa nesse instante sem Carlota e Amélia fica em estado de choque quando ele, depois de muita insistência, conta que a namorada foi encontrar-se com Leonor. Catarina tem de lhe ir buscar um comprimido, ao ver que a amiga mal consegue respirar. Amélia está em pânico com a ideia de que Leonor conta a Carlota que é sua mãe.

André vai a casa de Leonor para falar com ela para lhe dizer que Martim e Amélia decidiram contar a Carlota que ela é sua filha. Diogo é obrigado a contar que a irmã foi encontrar-se com Carlota, convencido de que lhe vai contar toda a verdade.

Carlota vai ter com Martim ao hotel e descarrega em cima dele todo o ódio que sente por ter sido enganada por toda a família, que lhe escondeu que os seus verdadeiros pais são Leonor e Gonçalo. Martim tenta justificar-se e afirma que também só há pouco tempo soube a verdade e que foi por isso que decidiu separa-se de Amélia. Carlota recusa-se a compreender as razões dele e da mãe para lhe terem escondido a identidade dos pais e afirma que o que fizeram foi uma nojeira. Martim tenta confortá-la mas ela vai embora a dizer que precisa de estar sozinha.

Patrícia repara que a sobrinha sai do hotel bastante perturbada e vai atrás dela para tentar perceber o que se passou. Carlota, depois de muita insistência, conta que com amargura ter descoberto que a família a enganou toda a vida e lhe escondeu que os seus pais biológicos são Gonçalo e Leonor. Patrícia é apanhada de surpresa mas disfarça e mente a Carlota, dizendo que a culpa de tudo o que se passou foi de Leonor e não de Gonçalo, pois ela quis obrigá-lo a casar chantageando-o por estar grávida. A miúda confessa que já não sabe em quem deve acreditar e insiste em ficar sozinha para pensar, reafirmando que a única coisa que tem como certa é que a sua vida tem sido uma mentira.

Assim que fica a sós, Patrícia telefona a Gonçalo e conta-lhe que Carlota já sabe de tudo. Ele fica furioso com Leonor e diz que tem de ir falar com Carlota. Patrícia apela ao bom senso do marido e faz-lhe ver que a miúda precisa de espaço e de tempo para assimilar tudo o que ficou a saber sobre a sua vida. Gonçalo aceita esperar um pouco e fica satisfeito ao saber que Patrícia e Kika vão voltar para casa. Antes de se despedir da mulher, conta que teve de ir à fábrica para fotocopiar uns documentos.

João vai a casa de Henrique e Laurinda a pensar que eles já sabem que Vitória está grávida e que o pai do bebé é Mateus. O mestre fica constrangido por apanhá-los de surpresa mas Henrique dá a sua palavra de honra de que o filho, apesar de ser um irresponsável, vai assumir todas as responsabilidades e casar com Vitória. João fica mais tranquilo e vai embora.

Bento implora a Eva que lhe retire a multa que aplicou mas a sobrinha mantém-se irredutível. Ele propõe como alternativa que ela lhe empreste dinheiro mas Eva lembra-lhe que ainda lhe está a dever algum. Laurinda entra na cozinha a dizer a Henrique que tem de engolir o orgulho e chamar Mateus lá a casa para o obrigar a assumir o filho. Ao mesmo tempo pede a Eva que avise Vitória de que vai ter todo o apoio durante a gravidez. Bento aproveita para fazer o choradinho à irmã e ao cunhado, tentando arranjar dinheiro para pagar a multa que Eva lhe passou. Henrique e Laurinda respondem quase de rajada que não lhe dão nem mais um tostão.

Sebastião tenta convencer Madalena a desistir de ir servir às mesas no Hotel Salinas mas acaba por ficar desapontado porque a namorada resiste a trabalhar com ele recebendo por isso, e insiste que quer ter a sua independência.

Amélia vai a casa de Leonor procurar por Carlota e quando percebe que ela não está acusa Leonor de lhe ter destruído a família. Leonor age com calma e responde que Gonçalo é que lhe destruiu a vida e que se alguém tinha o direito de falar com Carlota era ela, por ser a sua mãe verdadeira. Amélia está de cabeça perdida e recusa a proposta de Leonor para que procurem juntas a rapariga.

Enquanto faz a mala para regressar com a filha a casa, Patrícia conta a Kika que Carlota descobriu toda a verdade e que já sabe que é sua irmã. Kika volta a dizer que odeia que o seu pai também seja o pai de Carlota, confessando que não sabe o que dizer à irmã.

Martim e André conversam muito preocupados com o facto de Carlota ter descoberto toda a verdade sobre a sua vida e decidem ir para a casa de Frederico e Antónia, convictos de que ela também irá lá ter.

Vera encontra André no hotel e insiste em convencê-lo a aceitar a sua ajuda para vender a aplicação informática que acabou de criar. Ele trata-a com frieza e responde que está com um problema familiar entre mãos e que nem sequer está interessado na sua ajuda. Vera fica angustiada por tardar em reconquistar André.

Laurinda e André impõem condições a Mateus para o ajudarem a sustentar Vitória e o filho que vem a caminho. Ele conta que ela decidiu abortar e que nem sequer quer ter o bebé, mas quando percebe que os pais querem que ele vá trabalhar com a mãe na empresa dela, reage com indignação e vai embora. Henrique aclama Laurinda, convicto de que Mateus não tem outra alternativa senão aceitar a ajuda que lhe estão a dar.

Vitória conversa na Lataria com Eva e Madalena, recusando aceitar ter o filho e queixando-se de que elas não a estão a apoiar na sua decisão.

Madalena conta a Eva que Sebastião não está a gostar da ideia de ela ir trabalhar para o restaurante do hotel. A irmã diz que ela é que está certa e que a melhor coisa que uma mulher pode ter é a sua independência.

Carlota entra como um furacão em casa e depois de se desviar de Amélia e Martim que tentam abraçá-la, exige explicações para a mentira em que transformaram a sua vida. Amélia, em lágrimas, tenta explicar as suas razões para ter escondido que os seus pais biológicos são Gonçalo e Leonor. Martim tenta igualmente aplacar a fúria de Carlota mas sem sucesso. Antónia emociona-se ao ver o sofrimento da neta, quando ela lembra que Gonçalo foi capaz de lhe pedir amostras de ADN quando sabia perfeitamente que é o seu pai biológico. Gonçalo entra em cena nesse momento e escolhe mentir mais uma vez, para convencer Carlota de que a culpa de tudo o que está a acontecer é de Leonor, que nunca a quis ter. A Carlota recusa-se a conversar com ele, diz que o odeia e responsabiliza-o pelo facto de a sua vida ser uma mentira, fugindo de casa em lágrimas. Amélia atira-se a Gonçalo, culpando-o por estar a perder a filha. Ele, por sua vez, acusa André e o irmão dispara que está na hora de ele assumir o que fez. Amélia incita Martim a ir atrás de Carlota, mas nem ele nem André conseguem perceber para onde foi. De repente, Carlota passa por eles a conduzir a sua mota em alta velocidade.

No centro de mergulho, Leonor relata a Júlia o encontro que finalmente teve com Carlota e o momento em que lhe contou que é a sua mãe. Júlia percebe a angustia da amiga e trata de lhe dar confiança, acreditando que ela e Carlota vão acabar por criar os laços de mãe e filha.

Amélia fica em estado de choque e entra em histeria quando recebe uma mensagem de Carlota a dizer que não aguenta mais, que a enganaram desde que nasceu e que a sua família e a sua vida são uma mentira. Carlota desfere o golpe de misericórdia ao decretar que nunca mais os quer ver. Amélia grita que Carlota vai fazer uma loucura e André tem de agarrar a irmã.

Pages: 1 2 3 4