“Mar Salgado”: Resumo de 30 de março a 5 de abril 2015

176º Episódio 

Destaque: Para surpresa geral, o juiz que decide a atribuição da guarda de Kika pergunta a Antónia se aceita ficar com a neta a seu cargo. Antónia é apanhada desprevenida mas aceita ficar com a menina

Carlota confronta André com o ramo de flores que ele enviou a Leonor e com a declaração de amor que lhe fez. O tio confessa que não conseguiu esquecer Leonor, mas para mente ao dizer que ela gosta de Martim. Carlota não aceita as explicações do tio e afirma que ele é mais uma desilusão na sua vida.

Diogo prepara-se para ir correr com Maria Rita e conta a Leonor que decidiu deixar de andar atrás de Sílvia, uma vez que ela não o quer. A irmã suspira e deseja que André também a deixe em paz. Diogo não acredita que a irmã tenha deixado de gostar dele, mas não insiste em contrariá-la.

Kika conversa com os amigos e assume que não quer morar com qualquer dos pais e que deseja ficar em casa da avó Cremilde.

Cremilde regressa a casa depois de ter ido ao advogado e pede a Tina que testemunhe a seu favor na audiência que vai decidir a guarda de Kika. Mãe e filha ficam surpreendidas quando Rogério entra com um penso na cabeça, dizendo que bateu com a cabeça num poste para fugir de uma cão que o atacou na rua.

Adelaide procura Agostinho e acusa-o de ser o responsável por Rogério ter ficado um depravado. O padre responde que se pudesse ter uma conversa com ele de pai para filho, poderia corrigi-lo mas Adelaide nem quer ouvir falar com o assunto e fica indignada quando Agostinho conta que já sabia que Rogério é o Casanova do Sado, prometendo salvá-lo do pecado, nem que seja à pancada.

Bento tenta convencer Laurinda e Henrique a deixá-lo voltar a dormir lá em casa, a troco de lhes contar quem é o namorado de Eva. Henrique pega em Bento pelos colarinhos e depois de o ameaçar, fica a saber que o namorado da filha é Nuno, o dono do centro de mergulho. Laurinda estranha que Eva, com tão pouco tempo de namoro já durma com o rapaz e deseja que tudo corra melhor do que com o namorado anterior.

Madalena discute com Sebastião quando ele a confronta com as anotações que fez do que ela escreveu no blogue, voltando a acusá-la de ter exposto a sua vida. O escritor culpa Madalena por Matilde ter querido entrevistá-lo e de ter ameaçado escrever sobre ele, mesmo depois de a entrevista ter sido recusada. Madalena fica indignada e vai-se embora. Entretanto, Antónia aparece e leva Sebastião para visitar Amélia.

Leonor discute com André depois de ele contar que o ramo de flores que lhe enviou foi parar misteriosamente às mãos de Carlota. André insiste em dizer que ela está a fazer a escolha errada ao casar com Martim e exige que diga que não o ama. Leonor faz isso mesmo, com lágrimas nos olhos, contrariando os seus verdadeiros sentimentos.

Maria Rita e Diogo correm com grande cumplicidade e ela insinua-se cada vez mais, agora que ele parece decidido a esquecer Sílvia.

Leonor garante a Carlota que não tem nada com André e a filha deixa-a mais descansada ao mostrar que acredita nela. Apesar disso, Carlota quer ouvir da boca da mãe que vai casar por estar apaixonada. Martim aparece nesse instante e quebra a conversa. Carlota disfarça e diz ao pai que estavam a falar sobre coisas de mulheres. Sem ter como fugir, Leonor aceita passar a noite com Martim.

Gonçalo faz companhia a Antónia ao jantar e pede-lhe que testemunhe a seu favor perante o juiz que vai atribuir a guarda de Kika. A mãe deixa claro que dirá apenas a verdade, lembrando-lhe que foi um pai negligente. Apesar de assumir a sua culpa, Gonçalo mostra-se confiante em que a filha ficará consigo.

Patrícia enche Kika de presentes mas a filha diz que não quer nada do que ela lhe ofereceu e reafirma que não quer ir morar com ela, nem com o pai. Patrícia fica furiosa com Cremilde e com Tina, acusando a mãe e a irmã de estarem a virar a filha contra ela. Tina troça da irmã e dispara que ela fez esse trabalho sozinha. Cremilde, por seu lado, revela que vai pedir a guarda de Kika, deixando Patrícia ainda mais fora de si.

Daniela incentiva Sílvia a tirar o curso de hotelaria, assegurando que vai ajudar nas despesas e combina com ela não dizerem nada a Rute, para que a irmã não fique a pensar que por causa disso vai poder gastar o dinheiro que lhe apetecer.

Bento lamenta-se por ter de pagar o quarto em casa de Nuno. Joni está entusiasmado por ir sir com Carla e contraria o empregado dizendo que ele deve estar cheio de dinheiro com o que recebe do jogo do peixe. Bento mente e diz que não ganha tanto dinheiro como ele pensa. Joni tenta saber com quem é que ele trabalha, mas Bento diz que não conhece as pessoas.

Nuno insiste com André para que esqueça Leonor mas o amigo confessa que não é capaz, acreditando que ela também o ama.

Laurinda conversa com Sara no pomar e conta-lhe que Filipe está destroçado por estarem separados. Sara não aceita que o marido lhe tenha ido falar em ter filhos, agora que ela está a gerir o seu próprio negócio.

Tina testemunha perante o juiz na audiência pela guarda de Kika e fica atrapalhada quando é obrigada a confirmar que a sobrinha vive numa casa com apenas dois quartos para cinco pessoas e que recentemente os bombeiros tiveram de intervir por causa de uma fuga de gaz. Cremilde olha em pânico para Tina, enquanto Gonçalo esboça um sorriso de satisfação. Patrícia e Frederico também ficam satisfeitos com o rumo que a audiência está a levar.

Bento obriga Adelaide a aumentar a sua percentagem de lucro no jogo do peixe, ameaçando contar a toda a gente que ela é a mulher que fez com que o padre Agostinho tenha decidido abandonar o sacerdócio.

Antónia testemunha no tribunal que a nora e o marido se envolveram intimamente e que por isso acha que Kika não deve ficar com a mãe. Patrícia reafirma que se tratou de um equívoco e Frederico fica irritado. Antónia continua a responder às perguntas do juiz e confirma que a neta já disse que não quer viver com a mãe ou com o pai. Já sobre Cremilde, atesta que se trata de uma excelente pessoa, embora não possa dar a Kika o conforto a que ela está habituada. O juiz retira-se para conferenciar com os advogados e Cremilde aproxima-se de Patrícia dizendo-lhe que se ela tivesse consciência, faria a vontade à filha. Patrícia responde-lhe que Kika é muito nova para saber o que é melhor para si. Gonçalo espicaça a ex-mulher e diz que está convencido de que a guarda da filha lhe será atribuída.

Amélia prepara-se para ir para a clínica onde se vai tratar e conversa com Carlota, radiante com a perspectiva de morarem juntas quando regressar. A filha esboça um sorriso amarelo, pouco entusiasmada. Martim entra no quarto de Amélia e conversa cordialmente com ela mostrando-se feliz com a sua opção de se tratar.

Para surpresa geral, o juiz que decide a atribuição da guarda de Kika pergunta a Antónia se aceita ficar com a neta a seu cargo. Antónia é apanhada desprevenida mas aceita ficar com a menina. 

Pages: 1 2 3 4 5 6