“Mar Salgado”: Resumo de 30 de março a 5 de abril 2015

178º Episódio 

Destaque: Patrícia tenta recuperar Kika, mas a conversa corre mal e acaba por dar uma estalada na filha. Ela grita que a odeia e tenta ir embora mas a mãe agarra-a por um braço. Leonor intervém e empurra Patrícia, forçando-a a largar Kika. As duas rivais olham-se com raiva, em preparação para o confronto

Frederico e Patrícia contestam Antónia e recusam sair de casa para ela ir morar ali com Kika. O marido afirma que ela não tem moral para lhe exigir tal coisa e a nora suplica para que a deixe ficar junto da filha. Antónia mantém-se inflexível e apoiada por Sebastião dá-lhes até ao dia seguinte para se mudarem.

Gonçalo visita Kika em casa de Cremilde. A avó guarda alguma distância para lhes dar privacidade enquanto conversam. Gonçalo acalenta a esperança de passar mais tempo com a filha mas ela avisa que se ele começar a andar atrás dela em casa da avó Antónia, voltará rapidamente para casa da avó Cremilde. O pai fica desapontado e depois de Kika os deixar a sós, Cremilde diz-lhe que a filha não é parva e que sabe que para eles vale dinheiro. Gonçalo considera que a sogra vai ter remorsos por julgá-lo tão mal.

Júlia insiste em falar com Leonor sobre André e a amiga responde que não está interessada em conversar sobre ele, preferindo esquecer que ele existe. Carlota aparece nesse instante e Júlia encaixa a reprimenda deixando-a a sós com a mãe. Carlota fala claramente comprometida pelo facto de ter desistido de ir viver com Leonor e explica-lhe que só decidiu assim por ter receio de que Amélia cometa outra loucura e tente matar-se outra vez. A mãe não nega que ficou desapontada mas acaba por abraçar Carlota e aceitar a sugestão para jantarem as duas com Martim no hotel.

Antónia conta a André que já comunicou a Frederico e Patrícia que os quer fora de casa para poder ir para lá viver com Carlota. O filho fica surpreendido, ainda mais depois dela assumir que também não quer que o pai volte às empresas, assumindo ela o controlo de tudo. Para isso pede-lhe que lhe passe uma procuração para poder tomar decisões. André fica irritado por ver a família a desagregar-se e decide começar a ir às reuniões da empresa. Antónia acha uma boa decisão, pois poderá aconselhá-la.

Sebastião conta a Martim que Antónia impôs a Frederico e a Patrícia que deixam a casa livre para ela ir morar para lá com Kika. Martim reconhece que nunca pensou que a família chegasse ao ponto a que chegou e o escritor diz que para Amélia até foi bom ter ido para uma clínica, longe das confusões. Entretanto, quando o tema de conversa passa a ser Madalena, Sebastião conta indignado que uma amiga dela lhe quis fazer uma entrevista sobre a história de amor que eles viveram. Martim faz-lhe ver que Madalena gosta muito dele e que por isso encerrou o seu blogue. Sebastião regista a informação com agrado mas insiste em que é tarde demais para se reconciliar com a namorada.

Já Madalena, conversa com Vitória e lamenta que Sebastião não tenha compreendido o seu amor e a amiga fica incrédula por ela ter abdicado de um projecto de que tanto gostava.

Henrique e Laurinda conversam muito preocupados com o facto de Eva estar a viver com Nuno e não lhes ter contado nada. Henrique chega a temer que o rapaz seja gay como Ricardo e desiluda a filha uma vez mais. Laurinda está mais desagradada por ela estar a partilhar o quarto com o rapaz, com um namoro ainda tão recente.

Eva passa pelo centro de mergulho e troca alguns carinhos com Nuno, enquanto conversam sobre o facto de ser melhor tornarem publico o namoro, já que Henrique parece estar desconfiado de que eles estão juntos. Daniel fica desagradado quando vai chamar Eva para regressarem à capitania e os vê a darem um beijo.

Teresa pergunta a Martim se Leonor gostou do lindo ramo de flores que ele lhe enviou. Martim fica surpreendido mas tenta não demonstrar e apressa-se a pedir a Leonor que vá falar com ele ao hotel.

Patrícia continua a manipular Frederico e mostra-se muito abalada por ter perdido Kika e por Antónia lhes ter feito o ultimato para que deixem a casa. Fingindo-se deprimida, começa a insistir na ideia de fugir para qualquer lado, sabedora de que Frederico tem muito dinheiro no estrangeiro que lhe pode proporcionar uma vida farta. Para dar consistência ao seu jogo, Patrícia beija o sogro.

Martim mostra-se desapontado com Leonor por ela ter escondido que André lhe mandou flores. Ela pede desculpa por lhe ter voltado a causar desconfiança, justificando que quis evitar mais discussões. Martim deixa-se beijar, mas não fica convencido com as explicações da noiva.

Rute irrita Idalina na fábrica quando lhe pergunta se sabe se Messias já foi tratar de comprar o descapotável que lhe prometeu. Sílvia esconde de Rute o que é que foi fazer a Lisboa, dizendo que foi fazer compras, em vez de confessar que foi tratar de se inscrever no curso de hotelaria.

Adelaide pede a Agostinho para fazer um exorcismo a Rogério, convencida de que ele está possuído pelo demónio e que é por essa razão que anda atrás das mulheres do bairro. O padre prefere falar com ele, pois considera que Rogério tem apenas um problema de comportamento. O carteiro apoia Agostinho e ela pergunta que tipo de padre é ele, arrependendo-se logo a seguir, pois a resposta é que se trata de um padre que quer deixar de o ser por amor. Adelaide bate em Rogério quando ele diz que o seu êxito junto das mulheres de deve a um magnetismo pessoal e umas boas gemadas de manhã.

Messias vai ter com Clara ao stand e reafirma a vontade de comprar um carro familiar em vez do descapotável que Rute cobiçou. Antes de tomar uma decisão, diz que vai ter de consultar a noiva.

Bento implora a Cremilde que aceite ir com ele ver os golfinhos do Sado mas nem o facto de se ajoelhar demove a peixeira, que o deixa a falar sozinho. Sem vontade de perdera esta batalha, Bento aproveita-se de saber os segredos de Adelaide, ameaçando contar que ela é a mulher amada do padre, se não interceder por si junto de Cremilde, convencendo-a a ir passear com ele. Ela diz com resignação que fará por ele o que puder.

Elsa pede ajuda a André para lhe arranjar o computador e ele diz que primeiro que tudo tem de avisar a mãe de que está com ele.

Kika conversa com Pedro e Hugo no centro de mergulho e conta aos amigos que a avó Antónia a vai levar de regresso a casa para morarem apenas as duas. Nuno informa-os que devido ao vento não podem ir velejar e Kika decide ir para casa, assim que vê a mãe a chegar. Patrícia convence-a a aceitar ir lanchar com ela, pois precisa de lhe falar.

Amélia fica furiosa com Frederico, por perceber que o pai só a foi visitar para que se junte a ele na luta com Antónia, de forma a não ser afastado das empresas da família. Amélia avisa, muito enervada, que vai entregar uma procuração à mãe, para não o deixar a gerir com Patrícia os negócios da família. Frederico insiste em afirmar que não tem um caso com a nora, mas só leva a que a filha discuta com ele.

Patrícia tenta convencer Kika a viajar consigo para Nova Iorque mas a filha recusa a deixar-se comprar, acusando a mãe de ter vergonha da avó Cremilde, dizendo que não é igual a ela. Patrícia fica indignada por Kika lhe levantar a voz e dá-lhe uma estalada quando ela afirma que ela casou com o pai para ser alguém e que agora, para continuar a ser uma Queirós, decidiu ficar com o avô. Kika grita que a odeia, que nunca mais a quer ver e prepara-se para ir embora. A mãe segura-lhe o braço com força e ela grita de dor. Leonor aparece entretanto e ordena a Patrícia que largue a filha. Ela recusa e grita-lhe que não se meta. Perante as recusas sucessivas de Patrícia, Leonor perde a paciência e empurra-a com força. O olhar das rivais é de ódio, prestes a confrontarem-se. 

Pages: 1 2 3 4 5 6