“Mar Salgado”: Resumo de 30 de março a 5 de abril 2015

 177º Episódio 

Destaque: Antónia expulsa Patrícia e Frederico de casa, anunciando sem apelo nem agravo que decidiu morar ali com Kika, assumindo assim as responsabilidades que o tribunal lhe atribuiu

Patrícia protesta de indignação assim que o atribui a guarda de Kika a Antónia. Frederico não esconde a sua surpresa e Gonçalo não perde a oportunidade de provocar Patrícia que se dirige à sogra para dizer que não é justo o que ela lhe está a fazer. Antónia percebe o desconforto de Cremilde e garante-lhe que não impedirá que a neta continue a vê-la.

 Maria Rita constata que Diogo já convive melhor com o facto de ser diabético e ele reconhece que a ajuda da associação tem sido fundamental para isso. Entretanto, Diogo convida a amiga para jantar e vai ter com André, que está alheado de tudo por causa de Leonor. Diogo reafirma que a irmã lhe disse que quer que ele a deixe em paz e André responde que ela pode ficar descansada porque é isso mesmo que vai fazer.

Carlota despede-se de Amélia antes de ela ir para a clínica e volta a prometer que não irá morar com Leonor. Catarina aparece com Tiago, pois vai levar Amélia à clínica. Depois de elas saírem, Tiago diz a Carlota que ela não devia ter cedido à chantagem emocional de Amélia e devia ter ido morar com Leonor. Carlota responde que quando a mãe adoptiva estiver curada, as coisas mudam.

Patrícia chora por ter perdido a filha e Frederico mostra-se preocupado pelo revés que sofreu, uma vez que agora será Antónia a gerir o património da família, afastando-o por certo da condução das empresas. Patrícia teme voltar a ficar sem nada e Frederico acolhe-a nos seus braços, garantindo que enquanto for vivo nada lhe faltará. A expressão de Patrícia revela uma grande frieza quando balbucia que está ansiosa por construir um futuro com ele.

Antónia comunica a Gonçalo que vai querer participar nas decisões das empresas e que não vai deixar tudo nas mãos dele. O filho ainda tenta argumentar que nunca iria roubar o que pertence por direito às suas duas filhas. Antónia não esconde que não confia nele e a única consolação de Gonçalo é o facto de Patrícia não poder tocar em mais nada que seja da família. Antónia mostra o receio de que ela já os tenha depauperado.

Cremilde desabafa no mercado com Tina, lamentando que Kika não fique a morar com elas. Joni dá largas à sua satisfação pela noite de sonho que passou com Clara, aproveitando para provocar Tina. Bento elogia a elegância de Cremilde e convida-a para jantar em casa de Nuno, onde agora está a morar. Cremilde não está para conversas e responde que não janta com aldrabões.

Adelaide bate em Rogério e obriga-o a confessar que é o Casanova do Sado, ralhando com o filho que já foi o responsável por terem fugido de Odemira quando se meteu com a mulher do chefe dos correios. Para aplacar a fúria da mãe, Rogério lembra que ela também andou metida no jogo da bolha e que ficou com o dinheiro de muita gente. Adelaide continua a bater no filho e ele promete que nunca mais se mete com as mulheres alheias.

Leonor pede desculpa a Leonor por se ter enganado com uma marcação no centro de mergulho. Percebendo que a amiga está aborrecida com ela, volta a lamentar por se ter envolvido com André. Leonor responde-lhe mal e exige-lhe que não se meta na sua vida privada. Júlia fica magoada e vai embora com as lágrimas nos olhos. Leonor acaba por perceber que se excedeu.

Antónia vai a casa de Cremilde reafirmar que, apesar de ter ficado com a guarda de Kika, não a vai afastar da neta, pedindo-lhe inclusivamente que continue a olhar por ela, enquanto não arranja casa para morarem. Cremilde fica agradada com a atitude de Antónia. Kika regressa da escola e é apanhada de surpresa quando as avós lhe dizem que o juiz decidiu que ela vai viver com Antónia. No entanto, acaba por ficar satisfeita, afirmando que a única coisa que não queria era ficar a viver com os pais.

Joni confidencia a Bento que vai levar Clara a ver os golfinhos do Sado. Bento faz-se logo convidado para os acompanhar com Cremilde mas Joni diz que isso está fora de questão.

Henrique aparece no centro de mergulho, para surpresa de Nuno e Júlia, dizendo que já andava há algum tempo para ir conhecer o espaço. Nuno fica desconfiado, temendo que Henrique já saiba que ele namora com Eva.

Filipe fica destroçado, depois de Laurinda contar que a conversa que teve com Sara no pomar a deixou cada vez com mais duvidas que eles consigam salvar o casamento.

Madalena pede a Matilde que não escreva a reportagem sobre Sebastião mas a amiga jornalista mostra-se inflexível e garante que não vai perder a oportunidade de melhorar a sua carreira, publicando uma grande história de amor. Madalena fica irritada e angustiada.

Antónia conta a Sebastião como decorreu a audiência pela guarda de Kika em tribunal, confessando que não gostou de ver a família em guerra. O irmão reconhece que a menina fica muito bem com ela e Antónia diz que precisa da sua ajuda para resolver o problema da casa onde vai morar com ela.

André equaciona a possibilidade de se afastar do centro de mergulho para não se cruzar com Leonor mas Nuno opõe-se, dizendo que não quer perder o seu companheiro de vela e que ele tem é de esquecê-la.

Leonor não esconde a sua revolta por Amélia ter conseguido evitar que Carlota fosse viver consigo. Martim tenta acalmá-la e faz-lhe ver que tem de ter um pouco mais de paciência até que Amélia esteja curada. Entretanto, pergunta se André voltou a procurá-la e Leonor mente, assegurando que nunca mais o viu.

Amélia dá entrada na clínica, receando não ser capaz de aguentar a ansiedade por ali estar. Catarina apoia a amiga e diz que ela tem de concentrar-se na cura, para depois encarar a vida de outra forma.

Kika conta a Pedro, Elsa e Hugo que o tribunal decidiu que vai viver com a avó Antónia. Hugo teme que ela deixe de se dar com eles mas Kika garante que isso não vai acontecer. Quando ficam a sós. Hugo e Kika beijam-se.

Patrícia está deprimida por ter perdido a guarda de Kika e Frederico tenta animá-la, dizendo que a vai compensar por tudo o que tem passado. Nesse instante, Antónia entra em casa com Sebastião e diz que quer assumir as responsabilidades que o tribunal lhe atribuiu, mudando-se com Kika para aquela casa. Patrícia tem um momento de felicidade, pensando que assim ficará mais perto da filha mas Antónia, como quem larga uma bomba, diz-lhe e a Frederico que façam as malas para saírem dali ainda nesse mesmo dia. Patrícia e Frederico olham para Antónia com indignação.

Pages: 1 2 3 4 5 6