“Mar Salgado”: Resumo de 30 de março a 5 de abril 2015

 180º Episódio 

Destaque: Com a justiça a apertar o cerco, Patrícia manipula Francisco para que fuja com ela para o estrangeiro.

Gonçalo, afastado das empresas, contrata Vicente, para que este o ajude a manipular a mãe, levando a que Antónia lhe permita reassumir o controlo dos negócios da família

André não se compadece com a vitimização que Patrícia faz clamando pela sua inocência e prefere acreditar na notícia de jornal que a anuncia como arguida, suspeita de ter sido cúmplice de Xavier no rapto de Leonor. Antes e sair da hAPPy, Patrícia deixa claro a André que não vai descansar enquanto não se vingar da família dele e de tudo o que lhe está a fazer.

Gonçalo pede à mãe que lhe dê uma oportunidade de se reaproximar de Kika e tem a ideia de levar Cremilde e Tina para a visitar, já que ela gosta tanto da outra avó e da tia. Antónia acaba por ceder ao pedido do filho, embora não confie nele. Gonçalo ainda tenta seduzi-la a ficar em casa a instalar-se, em vez de assumir o controlo das empresas mas a mãe mantém-se irredutível e pede-lhe que a leve para a fábrica.

Leonor comenta com Júlia o facto de Patrícia ter sido constituída arguida e ter de ir a tribunal, suspeita de ter ajudado Xavier a raptá-la. Júlia sente-se culpada pelo que o marido fez à amiga e penaliza-se por tê-la traído com André, perdendo assim a amizade que tinha com ela. Leonor não resiste às lágrimas de Júlia e, embora não consiga dizer que a perdoa, tenta aliviar a tensão com que a tem tratado desde que soube que ela se envolveu com André.

Diogo e Maria Rita pedem desculpa a André por chegarem atrasados ao trabalho mas ele está demasiado concentrado e não valoriza o assunto. Depois de ele sair, empenhado em conquistar mais um cliente importante, Maria Rita seduz Diogo mas ele esquiva-se da investida, lembrando-lhe que estão no local de trabalho. Ela não desiste e deixa-o embaraçado ao dizer que vai esperar pelo almoço para o beijar.

Sílvia conta a Idalina que se inscreveu num curso de hotelaria, alertando para o facto de passar a usufruir das regalias que a empresa oferece a quem estuda em pós-laboral, pedindo-lhe que guarde segredo por não querer que Rute saiba que ela voltou a estudar. Rute chega entretanto e conta que Patrícia foi constituída arguida, suspeita de cumplicidade no rapto de Leonor e trata de renegar a proximidade que tinha com a patroa, insinuando que se trata de uma criminosa. Idalina muda de assunto e pergunta-lhe o que é que fez a Messias para o filho andar tão triste. Rute confessa que ela a desiludiu porque lhe prometeu um carro descapotável e agora quer dar-lhe um familiar. Idalina confessa que está a perder a paciência com ela. A conversa é interrompida pela chegada de Antónia, que vem acompanhada de Gonçalo e dá contra de que a partir de agora vai estar mais presente na fábrica e que tenciona reunir com todas as chefes de secção. Idalina coloca-se ao dispor para o que a patroa precisar. Rute balbucia que a madame pôs os patins ao velho e que agora vai mandar ali.

Gonçalo tenta convencer Antónia a deixá-lo gerir a fábrica mas a mãe insiste em começar a controlar tudo, aceitando no entanto que ele seja o seu braço direito. Entretanto, Antónia recebe a chamada de Vicente, aceitando tomar um café com ele e dar-lhe alguns conselhos sobre como organizar a sua carreira de pintor. Gonçalo mostra-se apreensivo e recomenda à mãe que tenha cuidado com o que faz, numa insinuação ao caso que ela teve com Samuel. Antónia agradece que ele não se meta na sua vida.

Sebastião vai ao Hotel Salinas e confronta Madalena com a entrevista que a amiga dela publicou numa revista cor-de-rosa sobre a sua relação com uma bloguer com metade da idade dele. Madalena ainda tenta defender-se mas a fúria de Sebastião é superior e leva-o a dizer que a culpa também é sua porque nunca se devia ter envolvido com uma miúda irresponsável. Madalena fica em lágrimas a folhear a revista, enquanto ao longe, Vicente assiste à cena e toma notas num bloco.

Frederico confronta Patrícia com o facto de ter sido constituída arguida, suspeita no rapto de Leonor. Ela finge-se ofendida e dispara que se ele não confia nela, será melhor que cada um siga o seu caminho. O empresário volta a deixar-se manipular e conta-lhe que já arranjou forma com o seu advogado de fugirem para o estrangeiro usando passaportes falsos. Ela mostra-se feliz com a notícia e tenta perceber se Frederico tem realmente dinheiro suficiente para lhe dar a vida de luxos com que sempre sonhou e a forma de lhe deitar a mão. O sogro não adianta grande coisa e diz que vai falar com o advogado. Depois de Frederico sair do quarto, Patrícia apaga o sorriso cínico com que falava com ele.

Adelaide aproveita-se da fragilidade de Cremilde pelo facto de ter ficado sem Kika, para a convencer a ir almoçar fora. Quando a nora se rende à sua insistência e se vai preparar para sair, Adelaide telefona Bento para combinar com ele onde deve levar Cremilde e avisa-o que depois de o ajudar a estar com a sua pescadinha, quer que ele a deixe em paz com os seus segredos.

Messias visita Vitória em casa dos Pelicano e a irmã estranha que ele esteja tão desanimado que até perdeu o apetite. Messias confessa que ficou desiludido com a atitude de Rute, por ela ter imposto como condição para casar que ele lhe ofereça um descapotável. O pescador começa a achar que ela pode não ser a princesa que ele pensava ter encontrado. Vitória não se furta a lembrar de que já tinha avisado que ela quer é o seu dinheiro.

Na Lataria, Vanda e Nucha comentam com desagrado o desaparecimento súbito do Casanova. Noutra mesa, Daniel censura Eva por não lhe ter contado que anda com Nuno e ela suspeita que ele está é com ciumes. Daniel nega e levanta-se irritado, a pretexto de ir à casa de banho.

Antónia conversa animadamente com Vicente no restaurante do hotel e vai-lhe dando conta de como evolui a sua vida familiar, deixando-se enredar na simpatia do antigo gestor e agora pintor. Gonçalo chega entretanto e interrompe a conversa, mostrando-se algo desagradado por ver a mãe com o “artista” e falando com alguma hostilidade para Vicente. Ao sentir a censura do filho, Antónia decide que vai ajudar Vicente a dar visibilidade à sua obra.

Depois de se despedirem de Vicente, Antónia censura Gonçalo por ter siso mal-educado com o homem e ele defende-se, insinuando que só a quer proteger por estar frágil com a recente separação e poder envolver-se com alguém pouco recomendável como sucedeu com Samuel. Antónia afasta-se convencida de que a preocupação de Gonçalo é genuína, mas ele esboça um sorriso disfarçado.

Eva reage com irritação à insistência de Laurinda, que lhe aparece em casa para perceber se ela anda ou não com o senhorio. Eva acaba por confessar que namora com Nuno, justificando que nada disse por se tratar de uma relação recente. A mãe acusa-a de ter multado o pai só para se vingar por ele ter aparecido no centro de mergulho e Eva reafirma que só cumpriu o seu dever, como é habitual.

Sara vai falar com Filipe, tal como ele lhe tinha pedido e fica surpreendida quando ele lhe estende os papéis do divórcio para assinar. Sara afirma que nunca quis separa-se, que o ama e que só quer gerir o seu negócio em paz. Filipe dispõe-se a respeitar a sua vontade e Sara beija-o com paixão, fazendo as pazes com o marido.

Cremilde caminha com Adelaide, intrigada pelo facto de a sogra ter querido andar antes do almoço. Ao avistar Bento, percebe que ela arranjou tudo para que se encontrassem. O peixeiro aproxima-se, carregando consigo um cesto de piquenique e Cremilde acaba por se deixar convencer a ir ver os golfinhos com ele. Disfarçadamente, Adelaide faz sinal a Bento de que estão quites.

Leonor mostra-se contrariada com o facto de Carlota ter ido jantar com Kika e Antónia em casa dos Queirós e apesar de Martim desvalorizar a situação, Leonor teme nunca mais conseguir ter a filha consigo.

Frederico conta a Patrícia que já tratou de tudo para fugirem juntos para o Panamá, escapando de vez à justiça. Ela mostra-se preocupada por ele confiar cegamente no advogado para lhe transferir o dinheiro de que necessita para viver sem constrangimentos. Frederico lembra que o doutor Pinto sempre teve acesso ao seu dinheiro e que nunca o enganou. Frederico abraça Patrícia que fica com um olhar furioso sem que ele se aperceba.

Gonçalo regressa ao hotel e senta-se à mesa com Vicente, entregando-lhe um envelope com dinheiro, para pagar os serviços que contratou para manipular Antónia.

Pages: 1 2 3 4 5 6