“Mar Salgado”: Resumo de 8 a 14 de dezembro

 76º Episódio 

Destaque: Carlota combina encontrar-se com uma mulher que conheceu na internet e que afirmou poder ser sua mãe biológica. O encontro corre mal porque quem aparece é um homem que tenta raptar Carlota. Leonor está por perto nesse momento e corre em seu auxílio.

Leonor fica atordoada com a iniciativa de Vera que se mostra decidida a lutar por André. Recomposta da surpresa, Leonor esclarece que nunca poderá ter seja o que for com ele, pois existem demasiados problemas a separá-los e afirma a Vera que ela tem o caminho livre. André chega nesse momento e pede desculpa a Leonor pelo atraso. Vera prepara-se para os deixar conversar, mas é Leonor que causa surpresa ao decidir ir embora, dizendo que está atrasada para um compromisso. André fica confuso e ela afirma que o que tinha para lhe dizer não é importante. Vera disfarça e diz-lhe que esteve apenas a ter uma conversa de circunstância com ela, convidando André para tomar uma bebida consigo.

Antónia toma chá com Kika e aproveita o momento para tentar convencê-la a voltar para casa, dizendo que o pai gosta muito dela e que está arrependido de a ter desiludido mais uma vez. A neta responde que Gonçalo não lhe liga e que o que mais detesta nele é o facto de mentir permanentemente. A avó insiste que ele pode ter cometido erros, mas que não deixará de ser o seu pai. Kika fica a pensar no assunto.

Madalena recusa ir sair com as amigas e Sebastião pergunta-lhe porquê. Ela justifica que da última vez que isso aconteceu ele se zangou. O namorado corrige e relembra que só não gostou que ela tivesse chegado de manhã e que não o tivesse avisado de nada. Madalena acaba por acrescentar que também não tem dinheiro e recusa-se a aceitar que seja ele a pagar a sua saída. Sebastião recebe beijos consecutivos de Madalena quando determina que ela vai convidar Vitória e Sílvia para jantarem com eles ali em casa.

Daniel critica Eva por ter multado sem dó nem piedade uma peixeira idosa que estava a vender peixe na rua sem ter licença. Ela discute com ele e afirma que só está contra ela porque não conseguiu conquistá-la. Daniel obriga Eva a reconhecer que não lhe é indiferente e que só não podem envolver-se porque são colegas na Polícia Marítima.

Carlota e Martim concluem que o detective que ele contratou para localizar a mãe biológica dela, mentiu e promete fazê-lo responder a todas as perguntas que estão por esclarecer. Amélia surpreende Carlota e Martim abraçados e eles disfarçam o motivo. Carlota pede para convidar Tiago para jantar e o pai concorda, desde que Catarina não se importe.

André procura Leonor para lhe perguntar porque é que se foi embora depois de o ter convocado para falar com ele pessoalmente. Ela mostra-se evasiva e inventa que lhe queria dizer que os dias que passou no Dubai a levaram concluir que está melhor sem ele. Depois de se mostrar magoado por Leonor achar que ele está a apoiar o irmão, André vai embora destroçado com a posição dela.

Júlia fica feliz e abraça Elsa quando a filha aceita regressar a casa com ela, depois de lhe garantir que o pai prometeu nunca mais as tratar mal. Xavier, por seu lado, festeja na Lataria com os amigos o regresso da mulher e da filha a casa e paga as bebidas a todos.

Messias entra no bar e fica extasiado quando Rute mostra a tatuagem que fez no peito com o nome dele. Matreira, Rute beija-o e volta a conquistar o seu coração, sob o olhar reprovador de Vitória que percebe que o irmão caiu na armadilha.

Tina vai a casa de Joni exigir-lhe que deixe de espalhar que ela ainda é virgem. Ele troça da sua aflição e tenta beijá-la. Tina dá-lhe uma joelhada violenta que faz o peixeiro agonizar de dor.

Cremilde fica um pouco contrariada quando Adelaide conta que foi visitar Patrícia ao hotel. A sogra deixa claro que não é por ter casado que a neta se vai esquecer que tem família. Rogério justifica o tempo que passou a conversar no mercado com Aurora e afiança que aquele não é o seu tipo de mulher, preferindo as discretas como Cremilde. Esta fica muito agradada com a gentileza do cunhado.

Laurinda, destroçada e de lágrimas nos olhos, pergunta onde é que errou na educação de Mateus, depois de ter descoberto que foi ele a roubar dinheiro da sua conta poupança. Eva consola a mãe e afiança que a vontade que tem é a de procurar o irmão e dar-lhe uma tareia. Henrique, ainda muito enervado, decreta que Mateus deixou de ser seu filho.

Mateus fica furioso com Filipe, porque o irmão dá razão aos pais e critica sem rodeios o facto de ele os ter roubado.

Carlota conversa com Tiago e conta que está esperançada que a sua mãe biológica ainda esteja viva, pois as informações que o detective forneceu ao pai, parecem não ser verdadeiras. Carlota acrescenta que a mulher que vivia no Brasil já regressou a Portugal e que quer encontrar-se com ela. Tiago desconfia que o encontro pode correr mal e oferece-se para ir com ela. Carlota diz que vai marcar o encontro com Filomena.

Patrícia recebe Gonçalo com sete pedras na mão quando ele lhe aparece para deixar Kika no hotel, depois de ela ter aceitado o convite da avó para jantar lá em casa com eles. Gonçalo acusa-a de estar a fazer um bom trabalho ao virar a filha contra ele, pois não abriu a boca durante todo o caminho. Patrícia responde que ele fez isso muito bem sozinho e Gonçalo volta a insinuar que ela anda metida com o irmão. A mulher chama-lhe ordinário e repete que nada teve nem tem com André. Gonçalo saúda aquela declaração e conta que o irmão deve estar de partida para o Brasil, tentado a aceitar a proposta que Vera lhe fez para comprar a sua empresa. Patrícia fica enervada.

Leonor e Diogo jantam em casa do mestre João. Ela conta que Vanessa já está encaminhada no Dubai e que se sente confortada por isso, apesar de ela não ser a sua filha verdadeira. Pedro dispara que isso não aconteceu por pouco e Idalina repreende-o, tal como quando ele diz a Diogo que Messias está a matar saudades de Rute porque ela tatuou o seu nome num dos peitos. João suspira com o facto de o filho ter feito as pazes com Rute e afirma que têm de voltar para o mar para ele ganhar juízo. Idalina fica horrorizada só de se lembrar do naufrágio. Sobre André, Leonor conta que está melhor separada dele e que foi estupidez pensar que as coisas seriam diferentes, deixando escapar a ponta de ciúme que sente, mas que João não alcança.

Nuno tenta demover Júlia de voltar para Xavier e ao ver que ela está convencida de que o marido mudou, acaba por beijá-la. Júlia recebe o beijo estarrecida e ele afasta-se subitamente, desculpando-se pela sua atitude. Ela vai acabar de arrumar as suas coisas e Nuno fica desconcertado com tudo o que aconteceu e vai desabafar a sua mágoa com André. O amigo, por seu lado, conta que Leonor só lhe quis dizer que ele a deve esquecer e envolver-se com Vera. Nuno constata que ao menos ele tem isso.

Amélia fica em estado de choque quando Martim lhe conta ter descoberto que o detective que procurou a mãe biológica de Carlota os enganou e que não vai desistir até descobrir a verdade. O marido acrescenta que falou com a irmã da funcionária da fábrica e que lhe afiançou que Graça nunca se envolveria na venda de bebés. Amélia tem uma tontura de que Martim não se apercebe e dá mostras de estar esgotada com a situação.

Tiago fica contrariado por não poder acompanhar Carlota ao encontro com Filomena, já que Catarina combinou reunir com a directora de turma dele nessa manhã. Tiago avisa a namorada mas ela recusa alterar o encontro para a tarde.

Vera pressiona André a tomar uma decisão sobre a proposta que lhe fez para vender a empresa e como o encontra indeciso incita-o a ir conhecer a empresa no Brasil. André pondera e autoriza-a a marcar a viagem. Diogo entra na hAPPy nesse momento e pergunta ao patrão se já tomou alguma decisão. André confessa que ainda não mas revela que vai ao Brasil para conversar sobre o assunto.

Tomás informa Leonor que vai ter de cumprir a ordem de afastamento de Gonçalo que o juiz decretou e ela fica revoltada, garantindo que fará o que for preciso para obrigar Gonçalo a dizer onde está a sua filha. Tomás avisa que não estará disposto a colaborar com ela em coisas ilegais, pois não quer que ela vá presa.

Carlota espera por Filomena no local em que combinaram encontrar-se, mas quem aparece é Hélio, que diz ser o marido da mulher e que revela que ela ficou internada no hospital e que por isso não pôde comparecer. Hélio convence Carlota a ir visitar Filomena para se conhecerem mas ela desconfia dele e diz que vai ligar ao namorado. O homem agarra-a e tenta forçá-la a entrar numa carrinha suspeita. Carlota debate-se e tenta pedir socorro. Por coincidência, Leonor está no parque de estacionamento e quando se apercebe que Carlota está em perigo, corre em seu auxílio.

Pages: 1 2 3 4 5 6