“Mar Salgado”: Resumo de 8 a 14 de dezembro

 77º Episódio

 Destaque: Martim convoca Leonor para lhe agradecer o facto de ter salvo Carlota de ser raptada e fica em estado de choque quando percebe que ela pode ser a sua mãe biológica

Leonor defende Carlota do seu raptor e depois de ele fugir agarra a rapariga e diz que a vai levar a casa.

Amélia e Antónia ficam em choque quando vêm Carlota entrar a chorar em casa, abraçada por Leonor. Amélia puxa a filha para si e ataca verbalmente Leonor, enquanto Antónia lhe pede que se vã embora. No entanto, acaba por pedir-lhe explicações, já que a neta não consegue falar. Leonor esclarece que se limitou a socorrer Carlota que estava a ser atacada por um desconhecido no parque de estacionamento. Antes de sair, oferece-se para ser testemunha da ocorrência se fizerem queixa na polícia. Antónia diz Amélia para ir buscar os comprimidos SOS para si e para a filha.

Gonçalo conta ao pai que o tribunal decretou a ordem de afastamento a Leonor e Frederico pergunta se ele não tem algo mais a contar-lhe sobre ela. O filho nega ter qualquer segredo guardado e prefere contar que o barco que encomendou para oferecer a Kika já chegou e que ela vai ficar radiante. Frederico aconselha-o a tentar reconquistar também a confiança de Patrícia, mas ele recusa rastejar pela mulher, que se portou mal ao sair de casa.

Patrícia sonda Vera para avaliar as intenções desta em relação a André e fica muito enciumada quando a empresária conta que vai levá-lo a conhecer a empresa no Brasil, confiante de que vai conseguir reconquistá-lo.

Diogo mostra-se convencido de que André vai decidir-se a vender a hAPPy depois de conhecer no Brasil a empresa que a quer comprar. O amigo insiste que se aceitar vender quer levá-lo consigo mas Diogo reafirma que não pode deixar a irmã sozinha. André recomeça a trabalhar, incomodado com a referência a Leonor. Diogo faz o mesmo mas fica pensativo por alguns segundos.

Já mais calma, Carlota conta à mãe e à avó que marcou encontrar-se com uma desconhecida, na expectativa de encontrar-se com a sua mãe biológica, mas acabou por ser o homem que a tentou raptar a aparecer e Leonor a salvá-la por estar por ali àquela hora. Amélia fica muito incomodada com a atitude da filha e insiste em dizer que a sua mãe biológica morreu. Apesar da irritação que sente, Amélia acaba por confortar a filha, com a ajuda de Antónia, também ela chocada com a situação.

Patrícia vai a casa de Leonor e esta trata-a com grande frieza dizendo-lhe que como o tribunal lhe impôs uma ordem de afastamento de Gonçalo, que lhe diga que Vanessa está fora do País e em segurança sem que lhe possam fazer mal. Patrícia faz-se de vítima e conta que se separou de Gonçalo e que foi viver para o hotel com Kika. Leonor regista a informação mas mantém-se firme no trato com ela e abre caminho para que se vá embora, deixando claro que não confia nela.

Amélia tem uma discussão violenta com Martim e culpa-o pela situação perigosa que a filha viveu, quando o homem a tentou raptar. O marido não se deixa manipular e afirma que não vai desistir de ajudar a filha a encontrar a mãe biológica nem de perceber porque é que o detective que contratou lhe mentiu. Amélia decreta um ponto final no assunto, mas Martim limita-se a dizer que podem conversar quando ela estiver mais calma e decide ir ver como está a filha. Amélia sai atrás dele.

No quarto de Carlota, Martim acarinha-a, embora ressalve que ela foi imprudente ao ir encontrar-se com alguém que não conhecia. Amélia lembra à filha como são perigosos os fóruns da internet e o marido dispara-lhe um olhar reprovador, ao mesmo tempo que diz que têm de ir apresentar queixa do homem na polícia. Amélia prefere que Carlota esqueça o assunto mas ela quer participar a ocorrência e mostra-se pesarosa por não ter agradecido a Leonor por tê-la salvo. Antónia aparece nesse momento e lamenta não ter conseguido avisar toda a família. Carlota fica desagradada e pede que Kika não saiba de nada, pois não está para ouvir comentários parvos.

Idalina aconselha Júlia a ter prudência quando regressar a casa mas ela acha que Xavier está mesmo mudado e que não vai mais tratá-la e à filha com pancada, como fez anos a fio, Entretanto, Rute vai provocar Idalina depois de ter reconquistado Messias. A mãe do rapaz trata-a com desprezo e Rute diz que não se admire se não receber o convite para o casamento. Idalina responde que ela nunca será uma Pimenta e a irmã de Sílvia desafia-a, acreditando que vai mesmo ficar com Messias.

Bento fica convencido de que Rogério vai ajudá-lo a conquistar Cremilde. O carteiro nem aceita qualquer recompensa por isso, pois também ele quer ficar com a cunhada. Aurora aparece nesse momento e Rogério insiste em elogiá-la, ao mesmo tempo que se mostra conhecedor da arte da cartomancia, vincando que acha uma feliz coincidência que ela leia nas cartas e ele as entregue como correspondência. Aurora entra no jogo de sedução e aceita que ele a visita um dia desses para lhe ler o futuro, dizendo que vão estar sossegados pois o marido é segurança e trabalha por turnos. Rogério fica inquieto, mas Aurora encoraja-o a aparecer.

Madalena combina toda contente com Vitória e Eva detalhes do jantar que Sebastião vai cozinhar para elas, recomendando-lhes que avisem Sílvia desse encontro, assegurando que Sebastião cozinha maravilhosamente. Eva lamenta não ter alguém assim e Madalena incita-a a dar uma oportunidade a Daniel. A irmã não dá o braço a torcer e insiste que não há hipótese de se entenderem, por serem colegas na Polícia Marítima. Vitória fica num misto de surpresa e excitação ao saber que Eva e Daniel já andaram aos beijos.

Leonor pede a Diogo que a ajude a descobrir como pode pôr o telemóvel de Gonçalo sob escuta e fica a pensar num estratagema para colocar outras escutas que o possam denunciar e levá-la a encontrar a filha.

Gonçalo oferece o barco novo a Kika, deixando-a radiante. No entanto, a miúda não demonstra a felicidade que sente, avisando o pai que não conseguirá comprar o seu perdão com a oferta de um barco. Apesar da animosidade da filha, Gonçalo vai assistir ao primeiro treino da filha na classe lazer. Nuno segue o treino perto de Kika, num barco a medir.

Carlota conversa com o inspector da judiciária destacado para o seu caso e presta declarações sobre a tentativa de rapto de que foi vítima e indica Leonor como sua testemunha.

Joni convida Bento a fazer-lhe companhia num petisco, mas avisa que só o faz porque precisa de falar. Bento comenta que Tina não tem mãos a medir com tanto pretendente a tirar-lhe a virgindade, Joni tem a ideia de fazer um leilão para leiloar a virgindade da peixeira e vingar-se assim da joelhada que ela lhe deu. Bento aceita ajudá-lo nessa tarefa.

Tina, por seu lado culpa a avó por estar a ser a chacota do mercado, com toda a gente a pensar que ela é mesmo virgem. Para evitar que a filha revele a Adelaide que já não é virgem, Cremilde acaba com a conversa.

Patrícia fala contrariada ao telefone com Cremilde quando Gonçalo e Kika entram no seu gabinete. A filha conta maravilhas do barco novo e acaba por agradecer ao pai o presente. Patrícia espera que a filha saia e pergunta a Gonçalo se não ter vergonha de estar a comprar Kika. Ele desvia o assunto e diz que quer jantar com a filha. Patrícia não se opõe desde que também esteja presente. Gonçalo fica contrariado mas é forçado a aceitar. Patrícia conta que Leonor lhe mandou dizer-lhe que levou Vanessa para fora do País, desconfiando de que a rapariga está agora no Dubai. Ele não se incomoda e até considera a notícia positiva.

Xavier recebe Elsa e Júlia em casa com grande simpatia, repetindo que está um homem novo e que nunca mais lhes fará mal.

Tiago culpa-se pelo que aconteceu a Carlota e confessa que a sua vontade é ir atrás do homem que tentou fazer-lhe mal. Carlota aninha-se no namorado e sente-se confortada, reafirmando que não vai desistir de encontra a mãe biológica.

Martim agradece a Leonor por ter-se dado ao trabalho de ir ao Hotel Salinas e por ter salvo Carlota. Por insistência do marido de Amélia, Leonor acaba por lhe contar porque é que alimenta uma guerra feroz com Gonçalo. Martim fica gelado quando ela diz que o cunhado dele sabe onde está a sua filha, pois até teve acesso a uma amostra de saliva quando quis manipular os testes de ADN que ela quis fazer com Vanessa. Martim percebe que Leonor e Gonçalo podem ser os pais biológicos que Carlota tanto procura. 

Pages: 1 2 3 4 5 6