“Mar Salgado”: Resumo de 8 a 14 de dezembro

 79º Episódio 

Destaque: Martim pede o divórcio a Amélia e incita-a a contar à filha as razões porque quer separar-se dela. Carlota fica na expectativa, longe de imaginar que o grande segredo familiar lhe diz respeito e esconde que a sua mãe biológica é Leonor

Martim censura Amélia duramente, questionando como é que ela foi capaz de mentir durante dezasseis anos escondendo que os pais de Carlota são Gonçalo e Leonor. A mulher defende-se argumentando que aceitar criar a filha do irmão, foi a única forma que encontrou de ter uma família, uma vez que não podia engravidar. Martim não se comove, apesar de Amélia chorar e gritar em desespero, e dispara que ela e Gonçalo são doentes, censurando-a por ter sido conivente com as mentiras do irmão. Amélia suplica ao marido que a perdoe mas ele assume não ser capaz de o fazer e que parte de si morreu naquela conversa. Martim vai embora e Amélia fica a chorar convulsivamente sem saber o que ele irá fazer a seguir.

Carlota vai com Tiago para casa dele e adivinha que quando chegar a casa vai levar um sermão dos pais por ter baixado as notas. Nem de propósito, recebe nesse momento uma chamada da mãe e mente, dizendo que está em casa de uma colega a fazer um trabalho de grupo. Depois de desligar, Carlota comenta com Tiago que a mãe estava com uma voz esquisita e palpita que ela já deve ter sido avisada das suas notas pela directora de turma. O namorado brinca e diz que num colégio de betinhas é assim, mas mostra-se seguro de que não se vão zangar com ela depois do que lhe aconteceu. Apesar do susto que apanhou, Carlota afirma que só vai tirar o anúncio que pôs na internet à procura da mãe biológica quando descobrir quem ela é.

Nuno conta a Leonor que a recomendou para trabalhar no centro de mergulho de um amigo e aproveita para lhe perguntar se tem estado com Júlia, agora que ela voltou para casa. Leonor é apanhada de surpresa e Nuno confessa que fez tudo para impedir que ela regressasse para os braços de Xavier. Mais conformado, Nuno pede a Leonor que peça desculpas a Júlia em seu nome pela forma como se despediu dela.

Martim confronta Gonçalo com os crimes que ele cometeu, chamando-lhe monstro. O cunhado justifica o facto de ter roubado os seus próprios filhos por ser jovem na altura e de ter sido enganado por Leonor, que não abortou como havia prometido. Martim fica ainda mais furioso quando Gonçalo argumenta que, afinal, acabou por lhe dar a ele e a Amélia a filha que nunca teriam juntos. O cunhado afirma que Carlota tem o direito de saber a verdade mas Gonçalo exerce a habitual chantagem emocional, garantindo que isso vai destruir a família. Martim exige-lhe que se afaste da filha e garante que se pudesse nunca mais lhe olhava para a cara.

Patrícia procura André na esperança de o demover a ir para o Brasil e usa a filha, dizendo que terá de prepara Kika para aceitar essa sua opção se a tomar. André insinua que ela está mais preocupada consigo do que com a filha e a cunhada acha norma essa preocupação pois são amigos e não gostará de o perder. Vera aparece nesse momento e Patrícia convida-os para cometem juntos. Vera recusa e conta que está ali para convencer André a aceitar a sua proposta. Patrícia endurece a expressão e despede-se de André, pedindo que pense no que lhe pediu.

Aurora beija o marido empenhadamente à porta de casa para permitir que Rogério escape sem que ele perceba que ela estava com outro homem.

Hugo conta a Pedro que vai haver um leilão na Lataria e que não podem faltar porque o que vai ser leiloado é a virgindade de Tina. O amigo fica espantado e diz que ele é maluco. Hugo confessa que gostava que a sua primeira vez fosse com um mulherão daqueles e pergunta a Pedro se já esteve na intimidade com Elsa. Pedro, indignado, garante que nem sequer falaram disso. Hugo sonha em poder “estrear-se” na cama com Tina, a virgem do Sado.

Vitória não autoriza que Messias feche a Lataria para o leilão e diz que o máximo que permite é que a cerveja tenha desconto. Messias fica frustrado mas esquece rapidamente o assunto pois Rute aparece-lhe à frente e faz uma cena de ciumes por ter sabido que vão fazer um leilão só com homens, adivinhando que eles escondam a intenção de fazerem uma farra com sirigaitas.

Daniel vai tomar um copo à Lataria e desabafa com Vitória, triste por Eva não querer nada com ele e estar prestes a mudar de capitania. Vitória promete mexer os seus cordelinhos, pois gostava de os ver juntos.

Filipe agradece a Henrique por lhe ter pago os impostos que tinha em atraso, garantindo que lhe vai pagar até ao último cêntimo. O pai desvaloriza o assunto e responde que ele pagará quando puder. Filipe acaba por confessar que agora não tem de dinheiro, pois vai precisar do que arranjar para alugar casa com Sara. Henrique pede-lhe que considere a possibilidade de voltar lá para casa, pois iria dar uma grande alegria à mãe, que tem a casa vazia. Filipe diz que vai falar com Sara, mas que não promete nada.

Tiago discute com Catarina porque a mãe esteve com Joana, voltou tarde para casa e não o avisou. Ela tenta acalmá-lo mas acaba por confirmar que decidiu dar mais uma oportunidade à namorada. Tiago fica ainda mais zangado, apesar de Catarina assegurar que não pretende ir viver com Joana. Ele contrapõe que não é coisa que o preocupe e que ela está a dar um tiro no pé, pois Joana não é para ela. Catarina pergunta-lhe se esteve com Carlota, mas ele mente e responde que não.

Carlota fica confusa quando Martim a leva para o Hotel Salinas em vez de irem para casa. O pai esclarece que teve uma zanga muito feia e que tem de ponderar que decisão vai tomar em relação a isso. Carlota sente-se culpada ao saber que o motivo da discussão foi o facto de o pai querer continuar a procurar a sua mãe biológica, contra a vontade de Amélia. Martim garante que Carlota não ficará sem uma explicação sobre o que está a acontecer.

Entretanto, Martim recebe uma chamada de Amélia e prefere atendê-la afastado da filha, para explicar que foram ambos para o hotel. A mulher pergunta se ele está a pensar tirar-lhe a filha, sob o olhar atento de Gonçalo e Patrícia que escutam a conversa. Martim diz a Amélia para não fazer drama e autoriza-a a ir ao hotel ver a filha, desde que não leve Gonçalo. Ela aceita e acaba o telefonema a dizer que o ama. Depois, conversa com Gonçalo e Patrícia, tão nervosa quanto eles, pois todos receiam que Martim já tenha contado ou tencione contar a Carlota que Leonor é sua mãe.

Henrique reentra furioso em casa a dizer que rebenta com Mateus. Laurinda fica aflita com o estado do marido e ele conta-lhe atabalhoadamente que o filho teve a coragem de apresentar queixa contra ele na polícia, denunciando-o por lhe ter batido. Laurinda fica ainda mais desgostosa e Henrique jura que o vai meter na cadeia, pois também apresentou queixa contra ele por tê-los roubado.

Filipe conversa com Sara e convence-a a voltar para casa dos pais dele, até que consigam ter uma vida mais desafogada para alugarem a sua própria casa.

Joni inicia o leilão da virgem do Sado, para espanto e indignação de Daniel e Messias que tentam impedi-lo. Hugo entra na licitação e Bento faz o que estava combinado para elevar o preço. Messias tem de gastar trezentos euros para preservar a honra de Tina e expulsa toda a gente do bar, com a ajuda de Daniel. No meio da confusão, Hugo consegue levar para casa o cartaz com a fotografia de Tina.

Leonor vista Júlia em casa e a amiga mostra-se convicta de que Xavier está realmente mudado, confiando que o marido nunca mais a vai maltratar. Leonor conta que Nuno lhe pediu que pedisse desculpas em seu nome e Júlia conta que ele a beijou quando se despediram, receando o pior se alguma vez Xavier soubesse do sucedido. Leonor, por seu lado, confessa que disse a André para aceitar a proposta que Vera lhe fez e ir para o Brasil, pois estão melhores com um oceano a separá-los. Júlia diz que continua a pensar que eles deviam ficar juntos.

André conta desiludido a Nuno que Leonor quer que ele se afaste dela e vá para o Brasil, apesar de ele ter repetido que quer ficar a seu lado. O amigo também acha que é o melhor que ele tem a fazer. Vera chega nessa altura e anuncia que já comprou a viagem para São Paulo. André não se mostra muito entusiasmado e Vera sugere que vão jantar fora. Ele tenta esquivar-se, mas Nuno acaba por insistir que em casa não há nada de jeito e jantarem fora é uma boa ideia.

Martim conversa calmamente no hotel com Amélia e, depois de mais uma vez a censurar por ter pactuado com os esquemas de Gonçalo, afirma que quer o divórcio, pois não consegue estar ao lado de uma mulher que o enganou a vida inteira. Amélia chora mas o terror apodera-se dela quando o marido assume que quer que Carlota fique a viver com ele. Apesar do drama que está a viver e de ver a sua vida a ruir, Amélia esforça-se para que Martim mantenha o segredo de que Carlota é filha de Leonor. Ele afirma que a única certeza que tem é que o seu casamento acabou.

Kika conta ao avô que adorou o barco novo e que quer mostrar-lho. Frederico responde que isso vai ter de esperar, pois tem de ir à fábrica de Matosinhos. Antónia confirma que a neta já sente saudades de casa e das suas coisas. O avô incentiva-a a convencer a mãe a regressarem, uma vez que já conseguiu persuadi-la a irem lá jantar.

Na estufa, Gonçalo e Patrícia conversam com grande preocupação, sem saberem o desfecho da conversa entre Martim e Amélia. Gonçalo aproveita o momento para pedir a Patrícia para se reconciliarem, pois precisam de estar juntos e unidos. Ela responde que apenas está disposta a ajudá-lo para proteger Kika, pois está casada das mentiras e infidelidades dele. Gonçalo aperta o cerco e diz que está disposto a esquecer que ela disse que preferia André em vez dele. Patrícia acaba por hesitar quanto ao que fazer.

Martim vai com Amélia ao quarto de Carlota e informa a filha de que ele e a mãe se vão separar. A rapariga interroga-se sobre o motivo da discussão e se tem culpa por querer descobri os seus pais biológicos. Amélia fica estarrecida quando Martim a incita a responder à filha, pois está na altura de ela perceber o que ela fez. 

Pages: 1 2 3 4 5 6