“Mar Salgado”: Resumo de 8 a 14 de dezembro

 80º Episódio 

Destaque: Vitória conta a Madalena que está grávida e que o filho é de Mateus.

Kika escuta escondida uma discussão entre Patrícia e Gonçalo e fica a saber que o seu pai é também o pai de Carlota

Carlota fica boquiaberta quando Amélia assume que ela e o pai tinham razão para estarem desconfiados, pois pagou mesmo ao detective para os levar a crer que Dina era a sua mãe biológica. A rapariga procura entender as razões para aquela mentira e a mãe justifica que tinha e tem pânico de a perder. Carlota diz esperar que Amélia não volte a mentir-lhe, pois não lhe perdoará. Nem a ela, nem ao pai. A mãe diz-se arrependida do que fez e garante que só actuou daquela forma para a proteger porque a adora. Carlota dispara com dureza que naquele momento já tem grandes dúvidas disso. Martim está muito tenso e teme o rumo da conversa. Por isso aconselha Amélia a ir embora e falar com a filha mais tarde.

Já a sós, no corredor do hotel, Martim dia a Amélia que decidiu manter o segredo e não contar a Carlota que é filha de Leonor, mas ressalva que só tomou esta decisão para a proteger. Amélia volta a pedir desculpa a Martim por tudo que lhe fez, elogiando-o por ter sido o marido perfeito e reconhecendo que foi o amor da sua vida. Ele dá-lhe garantias de que ela poderá continuar a ver a filha. Amélia desaba a chorar convulsivamente depois de ficar sozinha.

Diogo mostra a Leonor o mini microfone que arranjou para poderem montar uma escuta a Gonçalo, na esperança de obterem uma pista sobre a filha dela. No entanto, percebem que não será fácil entrar no gabinete de Gonçalo e que a autonomia do aparelho também será um obstáculo. Leonor acha que o microfone não deve ser suficiente e avalia se não será melhor começar a seguir Gonçalo. O irmão lembra-lhe que lhe foi dada uma ordem de afastamento e ela lembra-se de recorrer a Santana.

Antónia e Frederico estranham que Amélia não tenha ido jantar e não se tenha justificado. Patrícia diz que pensava que ela tinha ido jantar com o marido e a filha, acrescentando que a cunhada anda preocupada com assuntos dela. Kika acha que até foi melhor jantarem só eles, pois pôde matar melhor as saudades que tinha daquela casa. O avô lembra que o quarto dela está à sua espera e Antónia faz pressão para que elas voltem para casa. Patrícia afirma que eles podem ver a neta sempre que quiserem, pois não vai privá-los da sua companhia. Gonçalo entra na sala e Patrícia vai ter com ele. O marido conta-lhe que Martim decidiu divorciar-se de Amélia e que a irmã pediu para a avisarem quando os pais forem dormir, pois está demasiado em baixo para os enfrentar. Patrícia fica mais descansada quando Gonçalo confirma que Carlota continua sem saber que Leonor é sua mãe biológica e que Amélia acredita que Martim não vai desvendar o segredo. Gonçalo convida Patrícia para tomar uma bebida mas ela diz com rispidez que o jantar convívio acabou e que vai regressar ao hotel com Kika.

Tiago recusa-se a conversar com Joana e avisa-a que não é pelo facto de ela ter reatado com Catarina que vai achar que ela mudou e passou a gostar dele. Ácido como nunca, acrescenta que ela escusa de procurar fazer programas familiares, pois não irá aceitá-la nunca. Catarina repreende o filho mas ele regressa ao seu quarto, imune às advertências. Joana fica desconfortável mas pede á companheira que não ralhe com Tiago por sua causa e prefere achar que ele há-de ceder com o tempo. Catarina deseja que ela tenha consciência do passo que estão a dar, mas previne que não vai obrigar Tiago a nada. Joana afirma que está disposto a esperar o tempo que for preciso.

Joni não vê a hora de dizer a Tina que a sua virgindade foi leiloada por trezentos euros na Lataria e que foi Mateus a ganhar o privilégio de estar com ela. Bento comenta que Rute deve andar a falhar na “ração” de Mateus para ele gastar tanto dinheiro para ter Tina. Por falar em dinheiro, Bento faz ver a Joni que se arriscou muito a colaborar no leilão, que lhe pode criar dissabores com Cremilde. Joni aceita dar-lhe metade do dinheiro, entregando a outra metade a Tina, adivinhando que ela vai ficar furiosa.

Amélia perde a cabeça com Gonçalo e bate-lhe no peito, depois de ele se mostrar indiferente ao facto de Martim lhe ter pedido o divórcio e exigido a guarda de Carlota. Amélia grita que ele é um egoísta que só pensa em si mas o irmão domina-a com facilidade e lembra-lhe que tudo o que fez foi arranjar-lhe uma filha que ela nunca teria, acrescentando que ela nunca se incomodou por ter mentido ao marido durante tantos anos. Gonçalo frisa que ficou sem Patrícia e Kika, que também saíram de casa.

Leonor tem um pesadelo em que vê Gonçalo a levar-lhe a filha ainda bebé, desaparecendo com ele no mar. Diogo desperta a irmã, que acorda estremunhada, consciente de que acabou de ter mais um dos seus pesadelos. O irmão defende que ela está a precisar de descansar sem pensar nos problemas que a atormentam.

Vera e André tomam uma bebida no hotel e conversam com grande descontracção. Ela dá conta do que ele irá encontrar se decidir mudar-se para São Paulo, apontando a grande oportunidade profissional que isso significaria. André repara que os empregados esperam que eles saiam e aceita a sugestão de Vera para irem continuar a noite no seu quarto. Levanta-se para pedir a conta e comprar mais uma garrafa de bebida. Martim surge entretanto no bar e conta ao cunhado que pediu o divórcio a Amélia, prometendo explicar-lhe melhor o que sucedeu. André segue com Vera para o quarto e não consegue resistir aos seus beijos, acabando por se envolver com ela.

Carlota sente-se responsável pela separação dos pais, mesmo com Martim a insistir que pediu o divórcio à mãe, apenas por discordarem no que respeita à busca dos seus pais biológicos. Carlota fica desconfiada e pergunta ao pai se não lhe está a esconder mais alguma coisa. Martim fica muito enervado por ter de mentir mais uma vez. Kika junta-se a eles e estranha que ali estejam. Martim explica à sobrinha a situação e pede a ambas que se dêem bem e sem brigas. Kika aceita o pedido do tio e diz a Carlota que já está farta de viver no hotel.

Antónia e Frederico massacram Amélia com perguntas, pois estranham que uma discussão seja o suficiente para passar a noite no hotel com a filha. Gonçalo percebe a ansiedade da irmã e sai em seu auxílio.

André tenta não acordar Vera enquanto se veste, mas ela acaba por despertar e dizer, antes de ele deixar o quarto, que gostou muito de passar a noite com ele.

Ao sair do quarto de Vera, André é apanhado por Patrícia que se esforça bastante para disfarçar a fúria que sente ao perceber que ele passou a noite com a ex-namorada e que nem se preocupou em desmentir.

Kika pede a Patrícia para voltar para casa mas a mãe recusa, perguntando-lhe se já se esqueceu do que o pai lhes fez. A filha afiança que não se esqueceu e que nunca irá perdoar a Gonçalo mas enfatiza que se trata do seu pai e que acredita que ele está a ser sincero quando disse que agora tudo seria diferente. Patrícia afirma que é o que todos os mentirosos dizem e decreta que vão continuar a viver no hotel. Kika fulmina a mãe com o olhar e levanta-se a dizer que vai até à piscina. Na verdade, telefona ao pai e pede-lhe que a vá buscar para almoçarem juntos, assumindo que está farto de estar naquele hotel.

Vitória procura Madalena em casa de Sebastião e conta à amiga que está grávida, certa de que o pai do bebé é Mateus. Ainda sem saber o que fazer, pede a Madalena que não comente nada com ele. Sebastião chega entretanto, desiludido com o trabalho do revisor do seu livro, Madalena sugere-lhe que antes de entregar os textos os passe para o computador, para facilitar a compreensão do que escreve. Ele não parece muito convencido de que isso resulte e lhe poupe trabalho.

Elsa e Pedro divertem-se ao verem Hugo de braço dado com o cartão com a figura de Tina, como se fosse sua namorada. Quem não acha piada é Rute, que repreende o irmão e fica furiosa ao saber que Messias gastou trezentos euros no leilão da virgindade de Tina. Hugo repara que a tatuagem que ela fez está a desaparecer e Rute disfarça, dizendo que ele não está a ver bem. Pedro confirma com o amigo que a tatuagem é falsa e murmura que Messias fez as pazes com Rute, precisamente porque ficou rendido ao facto de ela ter feito a tatuagem.

Tina fica fora de si quando Messias lhe pede desculpas por ter autorizado o leilão da sua virgindade na Lataria e que o responsável pela brincadeira foi Joni. Tomada por uma fúria incontrolável, Tina ameaça o peixeiro, encostando-lhe uma faca ao pescoço e só o larga quando ele e Bento lhe entregam o dinheiro que ganharam. Depois de devolver o dinheiro a Messias, Tina despeja um balde com vísceras de peixe em cima de Joni, que fica enojado.

Carlota cruza-se com Carlota no centro de mergulho e Martim acusa algum desconforto com o encontro. No entanto, ele e a filha agradecem a Leonor tê-la protegido e resgatado ao homem que a tentou raptar. Leonor fica a conversar com Nuno e conta-lhe que correu bem o primeiro dia de trabalho no centro de mergulho em Sesimbra. Depois, confidencia que Júlia não está zangada com ele por a ter beijado, mas avisa que é melhor deixá-la em paz, agora que ela voltou para o marido.

O secador de cabelo de Kika avaria e ela, muito aborrecida, vai usar o da mãe no quarto dela.

Carlota passeia com Tiago na praia e acha que foi a responsável pela separação dos pais, embora lhe custe compreender como é que a mãe foi capaz de a enganar. O namorado contraria-a e afirma que ela não deve sentir-se responsável pelo desentendimento dos pais. Tiago também não está no seu melhor e lamenta o assédio de Joana a Catarina.

Patrícia e Gonçalo entram no quarto do hotel a discutirem, porque ele disse que foi buscar a filha para almoçar e que foi ela a pedir-lhe que o fizesse. Sem saberem que Kika está no quarto de banho, falam abertamente do que pode suceder se Carlota vier a saber que é filha dele e de Leonor. Kika fica estarrecida quando percebe que Carlota é sua irmã e recua para não denunciar a sua presença. Os pais saem do quarto para irem à sua procura, enquanto ela fica imóvel e de lágrimas nos olhos.

Pages: 1 2 3 4 5 6