Personagens

 

VIRGÍNIA MATOS – Julie Sergeant

VIRGÍNIA MATOS (40 ANOS) chegou do Algarve ao Bairro das Almas quando tinha vinte anos. Veio com a irmã e com a esperança de uma vida melhor. É tão obcecada pelo mundo da televisão que faz castings para tudo o que é possível e é figurante sempre que pode. É uma palmista profissional, passa os dias a bater palmas e depois a correr para o clube de ténis onde trabalha. Tenta constantemente falar com produtores, realizadores e apresentadores porque na verdade o seu verdadeiro sonho é ser apresentadora de televisão. Sabe que está destinada a isso. É a sua missão na vida, mas um trauma do passado pode impedi-la de a cumprir.

Virgínia esconde um segredo: é secretamente apaixonada pelo cunhado Alfredo, há anos e anos. É por isso que, para esconder o seu sentimento do mundo e, acima de tudo, da irmã e do próprio cunhado, finge detestá-lo e está constantemente a criticá-lo e agredi-lo. Parte desta atitude é real: ela acha mesmo que ele é um traste e que não merece Valquíria. Mas a outra parte é a que ainda suspira por ele, pelo amor proibido que nunca será assumido.

MÓNICA PEREIRA – Andreia Dinis

MÓNICA PEREIRA (Andreia Dinis) | 36 Anos é uma amiga de Bruna do salão de estética onde Bruna trabalhou. Aparece deprimida, frágil e em processo de divórcio. Apenas escassos sinais mostram que ela não é apenas o que parece, umas frases ditas mais baixo, uns telefonemas ao ex, uns comentários… Bruna tem pena dela, estende-lhe a mão e abriga-a em casa. David não gosta dela, acha-a abusadora.

Mónica e Bruna começam a passar muito tempo juntas e David ressente-se. Julião adora Mónica, que, além de nova e bonita, diante dele se mostra conservadora e cheias de valores morais.

Bruna conta à melhor amiga que ela e o marido são proprietários da loja chinesa e que Julião não pode sonhar que assim o é.

Depois de muitas tentativas frustradas de sedução a David, Mónica começa a chantageá-lo: ou ficas comigo ou conto tudo ao teu sogro. Espertalhona e calculista, Mónica começa também a dar em cima de Julião porque pensa que pode também levar dali alguma coisa, algum lucro vindo do salão de jogos. Mónica é uma mulher com um objectivo… Ficar com o espaço da loja e com algum dinheiro abrir o seu próprio salão.

JULIÃO ROCHA – Adriano Luz

JULIÃO ROCHA (65 ANOS) é um velho do Restelo. Se fosse por ele, o 25 de Abril nunca teria acontecido, os estrangeiros eram banidos, os homossexuais presos, os divórcios e o aborto proibidos e as mães solteiras obrigadas a casar. “No tempo do Salazar é que isto era bom”. Ficou assim desde que foi abandonado pela mulher. A partir desse dia, passou a viver no passado, quando era feliz.

Amante do bilhar, é proprietário do salão de jogos “Rocha’s”, que junta mesas de bilhar às máquinas de flíperes e de jogos electrónicos. Tem pena, mas sabe que, se assim não for, vai à falência. O seu grande sonho é ensinar a alguém todos os truques e fazer do pupilo um campeão mundial.

Mas o seu grande amor é mesmo a filha Bruna. O grande amor e… o grande pavor também. Julião faz-lhe todas as vontades e até se sujeita a uma vida dupla para não lhe dar nenhum desgosto: acumula namoradas e affaires às escondidas. Não se conforma de Bruna ter casado com David. Acha-o um falhado. Vai ser surpreendido com o aparecimento de JJ, o filho transexual que desconhecia. Será a sua maior prova de fogo.

 

JULIÃO JÚNIOR – Miguel Bogalho

JULIÃO JÚNIOR (28 ANOS) é filho incógnito de Julião. Vive nos subúrbios e, depois da morte da mãe, decide procurar o pai. Julião nunca soube da existência dele e é apanhado de surpresa.

JJ é barman num bar em Lisboa. Bonito, masculino e forte, é aparentemente feliz. Aparentemente porque na verdade Julião não foi uma criança alegre nem é um adulto realizado.

Depois de a sua mãe morrer, foi em busca do seu verdadeiro “eu” e nada, nem a oposição do seu pai, o vai impedir de realizar o seu sonho e de saborear, pela primeira vez, a felicidade. Será Julião que vai acabar por ajudá-lo e, juntos, vão lutar contra o mundo.

 

BRUNA FILIPA ROCHA DE MAMEDE – Dânia Neto

BRUNA FILIPA ROCHA DE MAMEDE (36 ANOS) é filha única de Julião, mimada até à demência pelo pai. É séria, forte e muito reactiva. É também a mulher da casa, quem organiza tudo. Manda no pai e também no marido, David. São os homens da sua vida, mas o pai nunca aceitou o genro e Bruna carrega esse desgosto que aumentará quando são obrigados a viver os três debaixo do mesmo tecto.

Bruna trabalhou numa clínica de estética frequentada por famosos. Coscuvilheira por natureza, gostava de ser comentadora cor-de-rosa numa revista ou na televisão e o seu ídolo é o Cláudio Ramos. Viu-o uma vez e desde então nunca mais falou de outra coisa. “O Cláudio diz” é o seu lema. Fala com mau uso de pronomes, “Disse a ele”, “Mostrei a ela”, de dedo espetado, tique que tem quando se enerva. É trabalhadora e tem a mania das limpezas. Também tem a mania que todas as mulheres querem roubar-lhe o marido. Como ele também sente o mesmo por ela, a relação é explosiva e ciumenta. Gostava de ter uma mini Bruna ou um mini David, mas a vida não facilitar-lhes esse sonho.

DAVID MAMEDE – Rui Melo

DAVID MAMEDE (36 ANOS) é um homem sério, leva-se a sério e gosta que o mundo faça o mesmo. Inocente e esperto, mas com um português deplorável, principalmente nos usos dos tempos verbais. É completamente apaixonado pela sua mulher Bruninha e o seu ídolo é o sogro, Julião. Tem a obsessão de ser igual a ele. Infelizmente, Julião despreza bastante David – na mesma medida que o adora, porque reconhece o seu bom coração e o amor por Bruna – e a relação entre os dois é passiva-agressiva e muito cómica.

Fica desempregado e aventura-se na abertura de uma loja de chinês que criará a guerra no Bairro das Almas. O lado dos habitantes que estão contra seria mais fácil de domar se não estivesse lá o seu próprio sogro. Julião faz de tudo para fechar a loja sem saber que se trata de um negócio da filha e do genro. David e Bruna esforçam-se para manter o segredo, mas… Nenhum segredo o é para sempre.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7