Personagens

Personages

JOSÉ MARIA SOUSA DE ATAÍDE – Rogério Samora

JOSÉ MARIA SOUSA DE ATAÍDE (56 ANOS) é o grande vilão e o alvo das Poderosas. Vindo de uma família nobre e falida lisboeta, estudou Direito em Coimbra, mas nunca exerceu. Casou por dinheiro com uma mulher rica que, convenientemente, acabou por num acidente. Logo a seguir, saiu de Portugal e abraçou a carreira de agente desportivo, mas de segunda linha. É um fura-vidas que se serve da sua linhagem nobre como um disfarce. A sua próxima vítima é Marina e o seu património, mas José Maria vai ter de enfrentar a força de três mulheres que vão fazer de tudo para o destruir.

É ganancioso, manipulador, mentiroso, agressivo, violento e calculista. Tem um charme extraordinário, é culto e interessante, um cinquentão cheio de pinta e maldade. Tem uma relação de amor-ódio com o pai Homero e o irmão Miguel. Formam um clã e José Maria garante-lhes algum conforto com os seus planos de caçador de fortunas, mas nunca hesitará em deixá-los para trás se for necessário. Até porque nunca perdoou o pai pela morte da mãe. A perda da matriarca e uma descoberta no futuro serão os calcanhares de Aquiles deste implacável ser humano.

 

MARINA NOGUEIRA – Margarida Marinho

MARINA NOGUEIRA (50 ANOS) é a próxima vítima de José Maria. Dona da quinta de Santa Mónica arrecada milhões com as exportações de fruta e vegetais. Viveu anos num casamento sombrio com Emídio. Amava-o, mas não conseguia suportar o seu vício no álcool. Quando Emídio morre, Marina vive. A sua vontade de ser feliz é tão grande que Marina sucumbe logo a José Maria, com quem já se tinha envolvido no passado. Ele fá-la sentir-se a mais bela de todas as mulheres. Marina é a felicidade em pessoa sem saber que todos os que a rodeiam têm uma agenda escondida. José Maria, o noivo, só quer a sua fortuna. Amélia, a secretária que adora, só quer vingar-se de José Maria e só entrou naquela casa para estar mais perto dele. Jacinta, a melhor amiga, ama ainda o homem com quem ela está. E Luísa, a filha, entra num pacto para destruir aquele que escolheu para seu marido.

Talvez um dia Marina agradeça às Poderosas. Mas até lá, vai lutar contra o mundo para poder ser feliz com José Maria.

 

AMÉLIA HENRIQUES – Soraia Chaves

AMÉLIA HENRIQUES (38 ANOS) nasceu pobre e mal-amada num Portugal profundo e rural. A mãe Dália, não resistiu ao charme do pouco escrupuloso Homero Sousa de Ataíde e acabou abandonada com uma filha nos braços: Amélia. Dália entrou em depressão profunda e decidiu suicidar-se num poço. Amélia assistiu a tudo.

Amélia fica a cargo de uma vizinha que a maltrata. Mais tarde, engravida de um amante ocasional e pretende manter a criança. Aquele bebé é o passaporte para a sua felicidade, mas é surpreendida pela morte da sua filha que teria o mesmo nome da mãe: Dália. O inferno e a prisão acabam quando ela encontra a vizinha sem vida.

Nasce então uma nova Amélia. A menina ingénua e sonhadora é agora amarga e desconfiada. Ganha força, ganha vida, ganha alma e concentra-se apenas num objectivo: vingar-se de José Maria, o verdadeiro culpado pelo sofrimento da sua mãe, fazê-lo pagar pela morte dela e levá-lo a matar-se também num poço.

Une-se a Jacinta e a Luísa. É a cabecilha das Poderosas e também a mais cerebral e mais ponderada.

A vida irá finalmente premiá-la através do amor de Rúben José e de uma descoberta especial.

 

JACINTA LOURENÇO – Maria João Luís

JACINTA LOURENÇO (48 ANOS) é a última Poderosa a aceitar entrar na vingança. O amor que ainda sente por José Maria pode torná-la na primeira Poderosa a arruinar o pacto.

Oriunda de uma família humilde do norte, foi trabalhar, ainda adolescente, para casa de uns senhores em Lisboa. Conheceu José Maria e deixou-se encantar, caindo na cantiga do bandido. Sonhou com uma vida ao lado de José Maria, mesmo sabendo que ele era casado. José Maria enviúva e Jacinta sente que é agora o momento, mas ele abandona-a e ainda a acusa de ter matado a mulher dele. Jacinta é presa.

Agora, é uma mulher elegante e empresária bem-sucedida. Agora, é também dura, solitária e nunca mais voltou a amar. Todo o seu carinho vai para o sobrinho Dinis, a sua luz. A sua tranquilidade é abalada quando percebe que a sua melhor amiga, Marina, vai casar com… José Maria.

Com sede de vingança, Jacinta une-se às Poderosas. Mas o amor que ainda sente pelo vilão leva-a a cometer erros e a cair nas suas garras. E o pior é que a menina e a mulher têm algo em comum: um segredo escondido a sete chaves.

LUÍSA NOGUEIRA – Joana Ribeiro

LUÍSA NOGUEIRA (28 ANOS) é a mais nova das Poderosas e a mais intempestiva também. Sofreu muito com a morte do pai Emídio que mudou radicalmente a relação que tinha com a mãe. Prometeu-lhe que ia cuidar da família e tem feito esse esforço, mas a chegada de José Maria é uma ameaça a essa promessa e ao património.

Luísa luta, faz frente, age sem pensar, deixa-se levar pelo coração. É inteligente, decidida, empenhada e o seu maior prazer é cozinhar. Irá abraçar o projecto da cantina com toda a sua paixão.

Apesar de intensa, teve namorados, mas nunca amou nem nunca se entregou verdadeiramente. Dinis surge no seu caminho e isso muda. A ligação entre eles é tão forte que nada parece poder afastá-los. Nem as proibições de Jacinta nem as malvadezas da ex-namorada de Dinis, Violeta. Mas os maiores inimigos de Luísa e de Dinis serão eles próprios. Luísa viverá dividida entre uma vingança e um amor, entre a vontade de salvar a família e a vontade de ficar ao lado de Dinis.

GONÇALO NOGUEIRA – João Jesus

GONÇALO NOGUEIRA (20 ANOS) é filho de Marina e irmão de Luísa com quem tem uma relação forte e cúmplice. Sempre foi excessivamente mimado e protegido pela mãe. Não conseguiu completar o 12º ano, mas mente dizendo que está na faculdade (há três anos que finge ir e vir todos os dias de um fictício curso de Direito). Só quer sair, divertir-se, beber. Tem comportamentos de alcoólico, preocupando a família que já perdeu um membro dessa forma.

Aparentemente é só o jovem rico, rebelde, fútil e mulherengo. É só o rapaz que namora ao mesmo tempo com Inês e com Cila. Mas, na verdade, é muito mais do que isso. É frágil, carente e cobarde. A sua vida muda quando José Maria entra na vida da sua mãe e, consequentemente, na sua. Gonçalo irá sofrer nas mãos do vilão, será uma das maiores vítimas e acaba por se afundar ainda mais.

Os caminhos tortuosos levam Gonçalo até Dália. Encontra nela uma cúmplice, uma companheira que não julga e isso é tudo o que Gonçalo quer: nada de rótulos, nada de julgamentos, liberdade total. Mas Gonçalo nunca se livrará de uma coisa do peso do sangue.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7