“Rainha das Flores”: Resumo dos episódios de 9 a 15 de maio de 2016

“Rainha das Flores”: Resumo dos episódios de 9 a 15 de maio de 2016

4º Episódio 

Destaque: Narcisa percebe a dimensão da fortuna de Rosa e decide ficar a morar para sempre na casa dela, certa de que acaba de garantir o seu futuro

Rosa confessa a Narcisa que está muito baralhada porque lhe aparecem pessoas no quarto que se dizem familiares e de quem ela não se recorda. Por outro lado, pergunta à irmã pelo pai e pelo filho dela, Bruno. Narcisa omite que o pai já morreu, estranha que Rosa se recorde do seu filho e pergunta-lhe onde está o marido dela. Rosa diz apenas que ele tem aparecido mas que é um estranho para si.

Entretanto, Daniel está no gabinete de Marcelo e mostra-lhe o vídeo que fez na Holanda com Rosa, discorrendo que tinha a esperança de que ela se lembrasse dos momentos felizes e românticos que viveram naquela viagem. O médico vai conversando, mas incomodado ao ver os momentos de maior intimidade entre eles. Daniel volta a estranhar que a mulher lhe tenha escondido que tem uma irmã e Marcelo acha que se o fez deve ter tido as suas razões.

Daniel entra no quarto de Rosa e fica surpreendido por encontrar Narcisa. Ela justifica que soube por ele que ela estava naquele hospital e que decidiu ir vê-la. Contudo estranha que a irmã se lembre dela, do filho e do pai, sem que consiga recordar a família que constituiu. Daniel confirma que ela não se lembra da filha, dele, nem tão pouco da empresa. Narcisa fica curiosa e muito interessada ao ficar a saber que Rosa é uma grande empresária de Tomar, considerada a Rainha das Flores.

Hugo, dengoso fala ao telefone com Lia. Gabriela provoca-o e diz esperar que tanto mel não seja fruto de outras colmeias.

As plantas que Rosa tinha comprado chegam às estufas e Maria mostra-se preocupada por não saber o que a patroa queria fazer com elas, receando que se estraguem se ela não tomar rapidamente a liderança da empresa.

Marcelo conversa com um colega e apressa-o para que decida se quer comprar a casa que ele pôs à venda para pagar a indemnização ao rapaz que ficou paraplégico na obra e ainda se mostra preocupado em gerir a vontade dos pais que também querem vender a sua casa para o ajudar e ao irmão. Marcelo antevê que vai passar anos duros até conseguir fazer face a tantas dívidas. Daniel interrompe-lhes a conversa e apresenta Narcisa a Marcelo, dizendo que ela já esteve com Rosa. O médico considera que é muito importante para ela estar em contacto com uma pessoa de quem se lembra, acrescentando que acha normal as confusões que ela ainda faz. Narcisa insiste em que tem trabalho à sua espera em Espanha e que não pode continuar ali. Daniel assegura que lhe dará tudo o que ela precisar e Marcelo lembra que Rosa pode continuar sem memória durante muito tempo, talvez até permanentemente. Narcisa ouve com atenção e fica curiosa mas também muito indecisa sem saber se aceita ficar a apoiar a irmã.

Rosa, também pressiona Narcisa para que fique consigo e ela acaba por concordar. Depois telefona a Bruno e diz-lhe que mudou de ideias e que afinal vai ficar em Lisboa mais dois ou três dias e que só depois irá para Espanha. O filho estranha a mudança de planos mas Narcisa confidencia que já percebeu que ali não falta dinheiro e que talvez possa rechear a carteira. Daniel aproxima-se e Narcisa apressa-se a desligar a chamada, justificando que Bruno não pode ir ter com ela porque tem de estudar para um teste. Daniel agradece por ela ter decidido ficar ao pé da irmã e insiste em dar-lhe o dinheiro que lhe havia prometido. Narcisa, sempre a fingir, responde que isso é o que menos importa, apesar da insistência do cunhado em cumpri a palavra dada.

César inclui Paula no seu plano para convencer Marcelo a aceitar que os pais vendam a casa para os ajudar. Ela fica curiosa sem perceber qual será o seu papel na trama de César.

Em casa de Rui, Rute, muito ansiosa, insiste em vender a casa para ajudar os filhos. Fialho pede à mulher que se acalme, receando que volte a sentir-se mal. Rui é de opinião que não se devem precipitar-se e compreende que Marcelo não queira que eles vendam a casa, pois será todo um passado que se perde, no fundo a história da família. O momento encerra alguma nostalgia e Rui acaba por se recordar da mulher que recentemente faleceu, reconhecendo que passa por alguns momentos de solidão. Rute sugere-lhe que fale com a filha e convença Renata a regressar de Espanha, onde está a trabalhar. Rui confessa que não quer que ela se sinta obrigada a regressar.

Paula vai falar com Marcelo ao hospital e coloca em prática o plano traçado por César, contando que ele está tentado a fugir do País para escapar às dividas que o caso perdido em tribunal originou. Marcelo fica irritado e acha que o irmão é um verdadeiro cobarde. Paula aperta o cerco e lembra-lhe que se César desaparecer ele ficará sozinho a arcar com todas as dívidas. Marcelo fica exasperado a pensar no que ela lhe disse.

Rosa e Narcisa rezam juntas. Quando a oração termina, Rosa pergunta à irmã porque é que se afastaram e deixaram de se dar. Narcisa conta a sua versão, dizendo que tudo aconteceu depois de ela decidir ir viver com Tó, o pai de Bruno que já a tinha abandonado quando o filho nasceu e que a convenceu a emigrar com ele. Narcisa prossegue a narrativa da sua desdita e conta que o amor da sua vida voltou a abandoná-la e que ela não teve coragem de regressar à casa paterna e que decidiu criar o filho sozinha. Rosa comove-se com aquela história e promete à irmã que nunca mais a abandonará. Narcisa também derrama algumas lágrimas, fixando o rosto da irmã.

Marisa e Tiago entram num verdadeiro turbilhão quando Piedade decide mudar à última hora tudo o que tinha idealizado para o aniversário do clube.

Narcisa despede-se de Rosa, preparada para seguir com Daniel para Tomar. Marcelo lembra a Daniel que é importante que tragam mais fotos e vídeos para tentarem que Rosa recupere a memória. Depois de o marido sair, Rosa desabafa com o médico que não se lembra de Daniel e confessa que foi muito bom voltar a ver a irmã. Depois, pede a Marcelo que a ajude a caminhar um pouco. Ele acede e durante a conversa que travam, encoraja-a a encarar o futuro com confiança, segurando-lhe nas mãos com muito carinho a que ela retribui com um sorriso.

Daniel chega a casa com Narcisa e apresenta-a a Cármen, Júlia e Sofia. O ambiente é de algum constrangimento mas Cármen quebra o gelo oferecendo-se para mandar aquecer o jantar. Narcisa recusa amavelmente e opta por ir descansar de um dia que qualifica de muito intenso. Cármen vai indicar-lhe o quarto e Júlia comenta com o pai que a tia não é nada parecida com a mãe. Sofia concorda com a irmã mas Daniel assegura que é certo que Narcisa é mesmo irmã de Rosa e que seria muito bom que ficasse entre eles até que a mulher melhorasse.

Quando batem à porta, César manda Paula esconder-se no quarto, convencido que se trata de Marcelo que aí vem. O irmão entra em casa e carregado de ironia diz que já não esperava encontrá-lo ali, convencido de que ele já tinha fugido. César, sonso, pergunta-lhe que assunto ali o trás e Marcelo diz que decidiu aceitar que os pais os ajudem e que concorda que eles vendam a casa, desde que vivam depois todos juntos e que paguem o que o pai e a mãe lhes emprestaram. César disfarça o seu contentamento e aceita as condições que o irmão impõe.

Depois de estar com o irmão, Marcelo vai a casa dos pais e diz-lhes que decidiu aceitar a sua ajuda, embora contrariado. Rute e Fialho ficam satisfeitos, consideram que é a única solução, apesar de reconhecerem que também lhes custa desfazerem-se da casa e das suas memórias familiares.

Narcisa toma o pequeno-almoço em casa de Rosa e fica maravilhada com o tratamento que recebe. Quando Sofia a interpela para que conte porque é que Rosa escondeu durante tantos anos o facto de ter uma irmã, Narcisa dispõe-se a contar a versão que contou à irmã e revela que discutiram violentamente quando ela decidiu partir com o filho, aceitando emigrar com Tó, o pai de Bruno que voltaria a abandoná-la com um rapaz que criou sozinha.

Rosa cheira uma das gerberas que tem no quarto e recorda-se por breves momentos das estufas.

Narcisa acaba de contar os motivos que a afastaram de Rosa e reconhece que cometeu muitos erros. Cármen vinca que reconhecê-los é muito importante e Narcisa assume que todos os dias pede perdão a Deus pelo que fez, acrescentando que talvez aquela desgraça que aconteceu a Rosa seja a maneira de acertar o passado, dando razão de ser ao ditado de que Deus escreve direito por linhas tortas.

Daniel confidencia a Cármen que já não sabe se é Rosa que esconde algum segredo, ou se é Narcisa que não diz a verdade toda sobre os motivos pelos quais se afastaram.

Narcisa passeia pelo jardim da casa quando Daniel lhe vai entregar o dinheiro que lhe tinha prometido a troco da sua vista a Rosa mas ela recusa.

Rosa conta muito entusiasmada a Marcelo que quando cheirou uma das flores do quarto teve uma lembrança, ainda que muito fugaz. O médico concorda que esses momentos são muito importantes para a recuperação progressiva da memória.

Daniel leva Narcisa a visitar a Floriz e começa por lhe apresentar Moisés como um dos funcionários mais antigos. Maria diz que é um prazer conhecê-la e mostra a sua preocupação a Daniel com as flores que chegaram da Holanda, concordando ambos que vão ter de as plantar antes que se estraguem.

Narcisa visita as estufas e fica maravilhada com a sua dimensão. No regresso a casa pede a Daniel para passarem por uma igreja, pois gostava de colocar uma vela pela irmã. Quando se apanha sozinha na igreja, Narcisa deixa cair a máscara e reza agradecendo ao senhor ter-lhe devolvido a irmã num momento difícil da sua vida e que o castigo dela ao sofrer o acidente foi merecido e que a falta de memória que ela evidencia é um prémio para si. Narcisa fala com o Senhor e afiança que vai aproveitar a oportunidade que lhe está a ser concedida e deseja que a irmã nunca mais recupere a memória e que ninguém descubra o que ela fez no passado.

Depois de sair da igreja, Narcisa telefona a Bruno e diz ao filho que decidiu que já não vai para Espanha trabalhar e que vai ficar em Tomar, na casa de Rosa, para sempre. Narcisa esboça um sorriso malicioso. 

Pages: 1 2 3 4 5 6