Semana 31: Mariana tenta fugir com a filha para o Brasil

295º Episódio

Júlia consegue impedir Mariana de fugir para o Brasil com Carolina, fazendo-a perceber que ao tomar tal atitude perderia a filha para sempre. Mariana chora convulsivamente, confortada pelo abraço da mãe.
Artur e Jorge comentam o resultado da reunião com a administração da empresa que detém as revistas Blondie e concordam que é preferível terem decidido cortar nos salários, poupando as pessoas ao desemprego. Artur convida Jorge para jantar e diz-lhe para levar Carminho e a filha, pois Júlia vai gostar de os receber. Jorge aceita e também reconhece que essa distracção vai fazer bem a Carminho que tem andado enervada nos últimos dias, por causa da doença de Inês.
Isabel fica horrorizada quando Áurea lhe conta que Inês tentou suicidar-se outra vez e que agora se quer tratar com electro-choques. No entanto, Isabel tenta transmitir alguma confiança à amiga dizendo que esse tratamento tem obtido excelentes resultados. O tema da conversa muda para a experiencia teatral de Áurea e esta diz que conta com Isabel e Urbano na estreia da peça, pois se não fossem eles nunca teria ido para o teatro terapêutico. Isabel garante que ela e o marido irão vê-la com o maior gosto. Áurea pergunta por Mónica e Isabel assume que o facto da filha estar radiante com os irmãos no Porto a faz temer que ela não queira voltar para casa. Áurea confessa que tem o mesmo receio de Bruno, não vá ele querer ficar para sempre em Londres com o pai. Isabel mostra-se certa de que o filho não lhe faria uma coisa dessas, ainda mais numa altura em que Inês está internada. Áurea sente-se culpada por não poder estar permanentemente com a filha na altura em que ela mais precisa. Isabel acha que a filha vai compreender que ela tenha de trabalhar.
Alberto e Ester visitam Inês na clínica. O avô muda os canais no comando da televisão e resmunga por não estar a dar nada de jeito, zangado porque assim Inês não se pode distrair. Ester chama a atenção para o facto de Inês não estar em condições de apreciara a televisão, tal é a sonolência em que mergulhou devido aos sedativos. Ester explica que Áurea não pode ali estar por que está a trabalhar. Inês não se incomoda com isso, mais preocupada em saber quando é que vai começar o tratamento por electro-choques. Alberto adianta-se e diz que essa é uma questão a pensar muito bem, pois não está convencido que esse tratamento resulte. Carminho entra no quarto nesse momento e Inês queixa-se à tia de que não querem que ela faça o tratamento para sair da clínica. Carminho defende que aquele tipo de tratamento é para a família um pouco assustador mas também diz que ela é que decide se o faz ou não. Inês fica mais agitada e acusa Duarte de não querer que ela melhore, pois deseja que ela fique louca para sempre. Percebendo o rumo que a conversa está a levar, Ester aconselha a neta a descansar um pouco e faz-lhe festas na cabeça, levando-a a adormecer.
Duarte está em conversa animada com Mafalda, fazendo-lhe companhia num almoço tardio. Gui chega ao pé deles, alarmado por não encontrar o passaporte de Carolina e começa a desconfiar que Mariana foi a responsável por isso, contrariando o irmão que acha que ele está a ficar paranóico. Para tirar duvidas, telefona à ex-mulher e fica ainda mais preocupado, porque o telemóvel está desligado. Gui diz que está com um mau pressentimento.
Júlia entrega um chá a Mariana para a acalmar e faz-lhe sentir o erro que ia cometer de fugisse com Carolina. Confessa que está magoada por ela não lhe ter dito o que ia fazer e avisa-a de que o passaporte da filha tem de desaparecer, pois Gui não pode desconfiar que ela queria desaparecer com a menina. Em relação a João, Júlia aconselha-a a não lhe contar nada, pois ele vai sentir-se traído. Mariana acusa o toque e sente-se desconfortável, embora reconheça que só pensou em ficar para sempre com a filha.
Cátia diverte-se a dar conselhos a Matilde sobre a forma de adiar a primeira relação sexual com Cristóvão. A rapariga pensa que ela a está a ajudar, sem perceber que o que Cátia deseja é acabar com o namoro entre os dois.
Luísa vai à loja de Nicole para cobrar a massagem que ela não pagou. A manicura fica atrapalhada mas justifica a falha por se ter esquecido. Luísa, desconfiada, pergunta-lhe se não gostou do trabalho de Ivo, uma vez que saiu a correr sem sequer terminar a massagem. Nicole, cada vez mais aflita, garante que gostou muito mas que se lembrou que tinha umas coisas urgentes para tratar, por causa da viagem de Tânia. Luísa vai-se embora mas sem ficar convencida.
Gui irrompe pela casa de Mariana dentro, desesperado à procura da filha e a perguntar para onde é que a ex-mulher a levou. Júlia responde calmamente que elas foram ao circo. Mariana aparece e manda-o calar, dizendo que acabou de adormecer a menina. Gui acredita na encenação e diz que foi tudo um mal entendido, pois ao não encontrar o passaporte da filha, pensou que Mariana a tivesse raptado. João chega nesse momento, a tempo de ouvir Mariana a dar justificações a Gui sobre a ida ao circo. Não se desmancha e sustenta a mentira que ela e Júlia contam a Gui, mas fica claramente desconfortável com a situação. Júlia quebra as desconfianças e diz que vai buscar a neta ao quarto para que Gui a possa levar.
Duarte regressa a casa com Martim e na companhia de Mafalda. A conversa está agradável e acabam por combinar fazer programas juntos.
Júlia esforça-se por acalmar a ira de João que acusa Mariana de o ter traído, ao esconder que ia fugir com Carolina. Mariana diz que o ama e que pensava contactá-lo mais tarde para ir ter com elas. Júlia confessa que não consegue defender a filha, mas recomenda-lhes que conversem com calma e que se lembrem que se amam. Já de saída pede a João que mantenha segredo, pois se Gui desconfia que Mariana queria fugir com a filha, arranja-lhe um processo complicado em tribunal. João ouve as desculpas de Mariana e as suas justificações mas acaba por sair de casa dizendo que tem de ir pensar, sob pena de dizer alguma coisa de que se arrependa. Mariana fica sozinha, a chorar.
Nonô conta a Lucas que a mãe a quer arrastar para Porto Santo nas férias. Ele comenta que é só areal e pouco mais. Nesse momento recebe uma chamada do irmão que combina encontrar-se com ele, porque precisa de conversar. Lucas diz a Nonô que achou que João está estranho.
Isabel conversa com Urbano e queixa-se de a verem como a psicóloga do centro comercial, aludindo aos desabafos de Nicole sobre o problema sexual de Hernâni e às angústias de Áurea por causa da doença de Inês. O marido afirma que isso só acontece porque as pessoas confiam nela. Isabel lembra que não podem falhar a estreia da peça de Áurea e Rafael.
Bruno, assiste ao ensaio da peça de teatro e confessa a Áurea e Rafael que tem pena de não estar na estreia. O encenador aconselha-o a aproveitar a estadia em Londres para ir ao teatro porque lá estão sempre em cena muitas peças. Bruno fica um pouco triste e quando o filho vai à casa de banho, Áurea conta a Rafael que ele se sente um pouco culpado por viajar com a irmã tão doente.
Amélia comenta com Ester que lhe faz impressão que Inês queira sujeitar-se a um tratamento com choques eléctricos. A patroa diz que têm de pensar muito bem se permitem que isso aconteça mas também não está a ver o médico recomendar um tratamento que não seja eficaz.
João desabafa com Lucas a sua mágoa por Mariana ter tentado fugir com a filha, mantendo-o à margem de tudo. João está certo que não tem o papel que pensava ter na vida da companheira. Lucas percebe a tensão que o irmão está a viver e leva-o para fazer uma corrida, assegurando que no final conseguirá pensar melhor no que vai fazer.
Vera volta a questionar Sebastião, desconfiada que ele teve uma recaída e voltou a consumir droga. O namorado nega e Vera pede-lhe que fale com ela se voltar a sentir que quer consumir. Quando vão para pagar as bolachas que foram comprar, Sebastião diz que não tem dinheiro. Vera saca de uma nota e diz que têm de ir ao multibanco para que ele lhe pague o bilhete do concerto. Sebastião pede para saldar a divida quando receber o que leva Vera a desconfiar novamente dele. No entanto, o rapaz justifica que comprou alguns livros de cozinha e por isso não tem muito dinheiro. Vera acaba por acreditar nas suas palavras.
Amélia e Ester lamentam não ver Joaninha há muito tempo. Ester assume que o problema de Inês não tem facilitado a vida e o receio de que Áurea se possa ressentir disso também não ajuda. Alberto afirma que têm de proteger a filha e a neta, enquanto Ester confia que Inês irá melhorar. Alberto constata que está a braços com muitos problemas ao mesmo tempo. Ester desdramatiza e diz que têm de pedir a Carminho que lhes leva a neta para a verem.
Jorge e Artur conversam com Júlia e Carminho sobre os cortes de ordenados que vão sofrer na revista. Júlia tem de ir ver o jantar que está a fazer e Carminho vai com ela para a cozinha. Artur diz a Jorge que ainda não contou a Júlia que está a pensar regressar a Lisboa, porque quer assegurar-se de que a transferência é mesmo viável. Enquanto isso, Júlia tira uma nódoa que fez na blusa de Carminho e reafirma que está empenhada em defender o seu casamento com Artur, afastando-se de Duarte. Carminho aproveita para confessar que, apesar de Jorge ser o homem da sua vida, tem reparado ultimamente num professor do ginásio, que a faz sentir como uma adolescente.
João regressa a casa e, apesar das súplicas de Mariana, diz que não lhe consegue perdoar e que se vai embora.

Pages: 1 2 3 4 5