Semana 49: Eduardo exige a Laura que mate Emídio

Esta semana em “Podia Acabar o Mundo”:

                            (03 a 09 de dezembro de 2012)

165º Episódio

Vera, António e Rogério, são confrontados com o assassínio do segurança de Mercedes e do médico que este guardava, para testemunhar contra Eduardo. A polícia judiciária chegou tarde demais ao barracão e não evitou a antecipação de Eduardo.

Este fica tão feliz que se dispõe a fazer novo donativo para que Geraldo encomende a sondagem eleitoral para medir as possibilidades que tem para ser eleito presidente da câmara. Joana ajuda à euforia de Geraldo, concordando que ele é o melhor patriarca que podiam desejar, recordando com nostalgia o grande amor da sua vida e pai biológico de Geraldo e Eduardo, Afonso Álvares.

Apesar da convicção de Vera sobre a morte do segurança e do médico espanhol, o inspector Cerdeira não toma como adquirido que tenha sido Eduardo o responsável pelos crimes. Catarina, recorda-se que depois de se zangar com Vera, foi à Quinta do Paço contar a Rodrigo e Vitória as suspeitas que existiam sobre Eduardo para concluir que foi Vitória a alertar Eduardo para a existência de uma testemunha que o podia comprometer.

Catarina, num assomo de consciência, tenta repor a verdade com Rodrigo mas este rejeita qualquer conversa. Mercedes, escondida, ouve toda a conversa, aguardando o melhor momento para agir.

Raimundo mal dormiu durante a noite e partilha com Albertina as preocupações com o resultado dos tratamentos que Inês realizou na sua luta contra o cancro. Num dia tão importante e decisivo, Inês recebe o apoio de Mateus, que reza com a irmã.

Catarina vai confrontar Vitória por causa da morte da testemunha que poderia levar Eduardo à cadeia mas Vitória recusa conversar com a prima, expulsando-a de casa.

Mercedes, de arma na mão, espera que Vitória fique sozinha para avançar contra ela, mas vai sendo sucessivamente impedida pelo entra e sai na herdade. Vitória, entretanto, pede a Rodrigo que volte para casa, atormentada pela possibilidade de ter contribuído para a morte de duas pessoas.

Albertina, constatando o desânimo de Raimundo, exige ir com ele conhecer o resultado dos tratamentos de Inês.

Mercedes enfrenta Vitória e confirma todos os crimes contra os Álvares frisando que o chefe da organização é Eduardo. Vitória, movida pelo desgosto da morte do pai tenta lutar contra Mercedes mas é ameaçada por esta com uma arma e obrigada a sair de casa para ir ao banco passar para o nome de Mercedes as acções que tem na sociedade agrícola.

Alexandra leva a Inês o resultado dos tratamentos que esta fez contra o cancro.

Rogério tenta confortar Luísa que está cada vez mais desesperada com a possibilidade de atentarem contra a sua vida na prisão.

Rodrigo luta com Mercedes para tentar salvar Vitória. Mercedes tenta alvejar Rodrigo mas acaba por ser abatida a tiro por Eduardo. Este colhe os louros da sua intervenção, até porque no meio da disputa ofereceu as suas acções da quinta a Mercedes, para que esta poupasse a vida de Vitória. Perante o que presenciou, Rodrigo aceita enterrar as divergências do passado, e faz as pazes com Eduardo.

Inês está curada e partilha essa emoção com Raimundo, que chora depois de saber que pode finalmente ter uma vida normal ao lado da mulher que ama.

Vera sabe por Catarina que Mercedes morreu e fica incrédula com a mestria de Eduardo que mais uma vez passa impune.

Joana e Geraldo ficam chocados quando Mateus coloca em causa o remorso que Eduardo sente por ter morto Mercedes.

Rodrigo, por outro lado rende-se finalmente e confessa a Vitória que já acredita que Eduardo se transformou numa boa pessoa.

Vera não vai na onda de Eduardo e exige a Rodrigo que fale com ela, mesmo na presença de Vitória. Tudo para dizer que se Mercedes não era boa rês, Eduardo não é o anjo que parece.

Albertina e Raimundo começam a preparar, emocionados, o regresso de Inês a casa.

Sónia deixa Cláudia a falar sozinha quando a namorada lhe diz que conseguiu a custódia provisória de Jaime.

Laura perde a paciência e diz a Emídio que como Eduardo não lhe atende os telefonemas vai procurá-lo à Quinta do Paço.

Pages: 1 2 3 4 5